REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

São João da Madeira

Informações sobre o concelho

São João da Madeira é uma cidade portuguesa da Área Metropolitana do Porto com 21 713 habitantes (2011).1 2 Pertence à região Norte e à sub-região nortenha do Entre Douro e Vouga, estando integrado no Distrito de Aveiro.

É sede do mais pequeno município português em área, com uma única freguesia3 e apenas 7,94 km²,4 correspondendo à área da cidade, o que lhe confere uma elevada densidade populacional: 2 734,63 hab/km². O município é limitado a norte e oeste pelo município de Santa Maria da Feira, e a este e sul por Oliveira de Azeméis. Apesar das suas limitadas dimensões, São João da Madeira é, em termos populacionais, a segunda maior cidade do distrito de Aveiro e a maior cidade da região nortenha do Entre Douro e Vouga. O seu forte desenvolvimento, na segunda metade do século XX, levou à expansão da sua área urbana para fora dos limites do seu pequeno concelho.

Tornou-se município autónomo da vizinha Oliveira de Azeméis em 11 de Outubro de 1926, tendo sido elevado ao estatuto de cidade em 28 de Junho de 1984, pela lei n.º 13/84.

O lema de São João da Madeira é "Labor - Cidade do Trabalho". A cidade é conhecida, em Portugal, pela sua tradição na área industrial, particularmente em relação ao fabrico de chapéus e calçado. É reconhecida no país como a "Capital do Calçado".


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Cartas ao director

Atlético de serviços mínimos em estreia agridoce de João Félix
Avançado português desenhou uma jogada brilhante, mas saiu lesionado dez minutos depois.

Sporting sempre venceu, mas Sp. Braga foi mesmo guerreiro
“Leões” conseguiram vantagem fundamental ao intervalo, resistindo à tenaz reacção do rival, num jogo com muitas oportunidades e no qual os erros cometidos pelos minhotos pesaram.

Sindicato põe fim à greve já mandatado para marcar a próxima
Francisco São Bento defende que motoristas não estão a dar o passo atrás, mas sim o passo necessário para o processo avançar.

Santa Casa abre clínica dentária gratuita para todas as crianças e jovens de Lisboa
Projecto “único em Portugal” destina-se a jovens até aos 18 anos que residam ou estudem em Lisboa.

Um thatcherismo de fachada socialista
A principal vítima de todo este processo foi o direito à greve. Nada será como dantes. As greves em sectores vitais – médicos, enfermeiros, transportes públicos – podem estar a caminho da extinção.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade