Ilustração sobre a Localidade

Entroncamento

O Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo,3 com cerca de 20 000 habitantes.4 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede do segundo menos extenso município do País, com apenas 13,73 km² de área5 e 20 206 habitantes (2011),6 7 o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 471,7 hab./km², subdividido em 2 freguesias.8 O município é limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas.

O Entroncamento tem três oragos padroeiros: a Sagrada Família9 , São João Baptista10 e Nossa Senhora de Fátima.

 

História

O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa (que liga o Entroncamento à Covilhã). O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio. Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha em 25 de agosto de 1926. Mais tarde (24 de novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente, por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de junho de 1991).

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Desafio interno à liderança de Starmer ganha força no Reino Unido
Deputada trabalhista ameaça desencadear eleição para a chefia do Labour se nenhum membro do Governo britânico o fizer até segunda-feira. Primeiro-ministro garante que o seu “projecto” é de “dez anos”.

A perda de um animal é difícil para as pessoas – mas e para outros animais de estimação?
É fácil presumir que apenas os seres humanos têm uma verdadeira noção da morte e do seu significado. No entanto, a morte é universal na biologia.

Paul Magnier volta a vencer no Giro
Ciclista francês da Quick-Step ficou com a terceira etapa da Volta a Itália em bicicleta e recuperou a camisola rosa.

Sondagem: Trump “chumbado” por causa da inflação e de uma guerra mal gerida
Nova sondagem nacional confirma que o Presidente dos EUA atravessa o seu período de menor popularidade e aprovação. Cerca de 20% dos eleitores republicanos chumbam gestão da guerra no Irão.

Sirjap, Saimon e Rasmi: a geração nepalesa que não vem para a agricultura
As histórias de Sirjap Acharya, Saimon Kandel e Rasmi Sapkota mostram como a nova geração se vai fixando. Terceiro capítulo da série Filhos da migração sul-asiática.

Comissão de trabalhores acusa Governo de querer desmantelar INEM com nova reforma
Para os trabalhadores, a integração das ambulâncias nas ULS revela “desresponsabilização” e “cobardia institucional”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade