Ilustração sobre a Localidade

Entroncamento

O Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo,3 com cerca de 20 000 habitantes.4 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede do segundo menos extenso município do País, com apenas 13,73 km² de área5 e 20 206 habitantes (2011),6 7 o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 471,7 hab./km², subdividido em 2 freguesias.8 O município é limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas.

O Entroncamento tem três oragos padroeiros: a Sagrada Família9 , São João Baptista10 e Nossa Senhora de Fátima.

 

História

O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa (que liga o Entroncamento à Covilhã). O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio. Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha em 25 de agosto de 1926. Mais tarde (24 de novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente, por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de junho de 1991).

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Ele no seu labirinto
O Deus dele, a Pátria dele e o Povo dele são caricaturas e contrafacções, representando formas intoleráveis de abuso para os que não brincam com coisas sérias. Opinião de José Manuel dos Santos

IPMA prevê chuva e vento a partir de domingo, tempo típico de Inverno
Não será nada muito assustador, mas há zonas muito fragilizadas, onde é preciso tomar precauções, alertam meteorologistas.

PSP destruiu mais de 325 mil armas em 14 anos
Espingardas são as armas mais destruídas. Entre 2018 e 2021 houve sempre mais de 30 mil armas destruídas por ano.

Roblox sob investigação nos Países Baixos por potenciais riscos para menores
A autoridade de protecção dos consumidores dos Países Baixos lançou uma investigação à plataforma de jogos Roblox para avaliar possíveis riscos para menores.

Michelin: Madeira espera “afluência quase massiva” de todos os chefs do guia
A 10 de Março, a Gala do Guia Michelin quer ser uma festa da gastronomia e dos produtos da ilha. O Savoy Palace vai receber mais de 500 convidados, com Daniela Ruah a apresentar e Napa a dar música.

iPhone leva Apple a facturação recorde de 121 mil milhões de euros
A Apple apresentou resultados históricos no primeiro trimestre, com o iPhone a garantir receitas nunca vistas e os serviços a crescerem, compensando a ligeira quebra nos computadores Mac.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade