Ilustração sobre a Localidade

Entroncamento

O Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo,3 com cerca de 20 000 habitantes.4 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede do segundo menos extenso município do País, com apenas 13,73 km² de área5 e 20 206 habitantes (2011),6 7 o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 471,7 hab./km², subdividido em 2 freguesias.8 O município é limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas.

O Entroncamento tem três oragos padroeiros: a Sagrada Família9 , São João Baptista10 e Nossa Senhora de Fátima.

 

História

O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa (que liga o Entroncamento à Covilhã). O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio. Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha em 25 de agosto de 1926. Mais tarde (24 de novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente, por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de junho de 1991).

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Cantora brasileira interpreta Orfeu no Festival de Ópera de Óbidos em Portugal
A mezzo-soprano Luisa Francesconi integra o elenco de Orfeu e Eurídice, nos dias 19 e 20 de setembro, no Festival de Ópera de Óbidos, que começa neste sábado (5/09).

Os amigos do Ernesto do Porto deixaram-lhe a parede em construção…
Siza, Vhils, Zulmiro de Carvalho, Valter Hugo Mãe e Fátima Carvalho são alguns dos “operários” da nova instalação no restaurante da Baixa portuense. O arquitecto Luís Pedro Silva foi o “empreiteiro”.

Japão: Outono em Kanazawa sem guarda-chuva
Capital da província de Ishikawa, a cidade é um exemplo de história e tradição, com os seus bairros típicos de gueixas e casas de chá, os seus jardins e parques onde se respira serenidade.

Léopold Sédar Senghor: uma história de zebras, tigres e uma gota de sangue português
Um dos mais importantes intelectuais negros do século XX, desenvolveu com Aimé Césaire o conceito de “negritude”. Apesar de ter sido Presidente senegalês 20 anos, só queria ser lembrado como poeta.

Um morto e 2000 deslocados em ataque a acampamento do treinador Carlos Queiroz
O ataque ocorreu na província de Niassa em Moçambique e o acampamento turístico foi saqueado, queimado e vandalizado.

Arranca a Champions

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade