Ilustração sobre a Localidade

Entroncamento

O Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo,3 com cerca de 20 000 habitantes.4 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede do segundo menos extenso município do País, com apenas 13,73 km² de área5 e 20 206 habitantes (2011),6 7 o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 471,7 hab./km², subdividido em 2 freguesias.8 O município é limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas.

O Entroncamento tem três oragos padroeiros: a Sagrada Família9 , São João Baptista10 e Nossa Senhora de Fátima.

 

História

O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa (que liga o Entroncamento à Covilhã). O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio. Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha em 25 de agosto de 1926. Mais tarde (24 de novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente, por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de junho de 1991).

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Na Micam, a incerteza mundial mantém-se a sombra do calçado português
Empresas portuguesas queixam-se de quebra nos negócios face à mudança e à instabilidade económica. Joseli fala de quebra de metade da produção, enquanto a Fábrica de Calçado da Mata perdeu 2 milhões.

Incêndio em armazém em Óbidos fere cinco bombeiros
O incêndio, que deflagrou pelas 14h deste domingo, está a consumir um armazém de fruta na freguesia de Usseira, em Óbidos.

Daniel Vorcaro assombra Brasília
O escândalo do Banco Master, que foi liquidado pelo Banco Central, continua latente na capital brasileira, deixando políticos de todas as matizes em constante sinal de alerta. Opinião de Sílvia Caetano

Ao Estado a que chegámos
Os ministros sucedem-se, mas continuamos sem aprender, sem antecipar e sem prevenir. A pergunta que os portugueses acabarão por fazer é inevitável: que Estado é este a que chegámos, afinal? Opinião de Miguel Jerónimo

Brasil concentra 64,8% das startups de saúde na América Latina, diz estudo
Português João Silva é o dono de uma das 602 healthtechs no país e diz que, além de tecnologia, mercado precisa de flexibilidade operacional sustentada por gestão e dados, para ter bons resultados.

Juan Ayuso carimba Volta ao Algarve com vitória no Malhão
Espanhol da Lidl-Trek venceu em dia com chegada em alto. João Almeida procurou a vitória na etapa, mas não foi além de um quarto lugar na tirada e de um terceiro lugar na geral.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade