Ilustração sobre a Localidade

Entroncamento

O Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo,3 com cerca de 20 000 habitantes.4 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede do segundo menos extenso município do País, com apenas 13,73 km² de área5 e 20 206 habitantes (2011),6 7 o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 471,7 hab./km², subdividido em 2 freguesias.8 O município é limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas.

O Entroncamento tem três oragos padroeiros: a Sagrada Família9 , São João Baptista10 e Nossa Senhora de Fátima.

 

História

O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa (que liga o Entroncamento à Covilhã). O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio. Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha em 25 de agosto de 1926. Mais tarde (24 de novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente, por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de junho de 1991).

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Quer reduzir a exposição da família a microplásticos na alimentação? Eis seis medidas
Da escolha da frigideira à garrafa de água, especialistas sugerem formas práticas de diminuir o contacto dos alimentos com substâncias químicas associadas aos plásticos.

Morreram 12 pessoas em acidente com autocarro polaco na Hungria
Pelo menos dez pessoas ficaram feridas no acidente. Autocarro terá capotado depois de atingir uma vala. Seguiam no seu interior 57 passageiros e dois motoristas.

Amyl and the Sniffers, punk aceso num dia morno de Paredes de Coura
Na última noite do festival, o noise rock de Prostitute e o punk de Amyl and The Sniffers incendiaram. O que faltou em alma a Thundercat, Patrick Watson entregou com naturalidade.

Mary de Rachewiltz (1925-2026), amor de filha
Filha do poeta norte-americano Ezra Pound, Mary de Rachewiltz morreu no fim de Julho, em Itália, aos 101 anos. Dedicou a sua vida à obra do pai. Crónica de António Araújo

Stewart Home: “Quem pratica ioga acredita em tudo o que os professores dizem”
A culpa é da relação hierárquica entre mestre e alunos, defende o autor britânico, que aponta no livro Ioga Fascista, o lado sombrio do ioga, do fascismo às falsas promessas de saúde.

Ucrânia: Drone que invadiu espaço aéreo da Roménia abatido por caça da NATO
O drone foi interceptado às 03h01 (hora de Lisboa) segundo um comunicado do ministro da Defesa romeno. Na sexta-feira já tinha sido abatido um drone que entrou no espaço aéreo da Letónia.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade