Ilustração sobre a Localidade

Entroncamento

O Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo,3 com cerca de 20 000 habitantes.4 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede do segundo menos extenso município do País, com apenas 13,73 km² de área5 e 20 206 habitantes (2011),6 7 o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 471,7 hab./km², subdividido em 2 freguesias.8 O município é limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas.

O Entroncamento tem três oragos padroeiros: a Sagrada Família9 , São João Baptista10 e Nossa Senhora de Fátima.

 

História

O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa (que liga o Entroncamento à Covilhã). O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio. Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha em 25 de agosto de 1926. Mais tarde (24 de novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente, por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de junho de 1991).

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

PS desmente PSD e garante que casas vazias em Grândola são para habitação permanente
Porta-voz do PSD assegurou que habitações que Carneiro disse estarem prontas e vazias em Grândola são para protecção temporária, mas PS assegura que estão enquadradas no programa 1.º Direito.

Paulo Portas dirige comemorações dos 900 anos da Batalha de S. Mamede
Ao antigo lider do CDS-PP caberá, anunciou o primeiro-ministro, coordenar “uma comissão executiva que acompanhará de forma permanente a apresentação do programa e a sua implementação”.

PRR: verba adicional de 17,5 milhões para obras no São Carlos, que deverá reabrir em 2028
“Se não houvesse financiamento adicional, o São Carlos não iria reabrir”, afirmou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, após a reunião de Conselho de Ministros.

Onda de calor: DGS eleva nível risco para a saúde e já admite suspensão da actividade não urgente
Todo o país no nível laranja, que pode implicar medidas extraordinárias na resposta assistencial, incluindo o adiamento de actividade não urgente. Esperado agravamento do impacto na mortalidade.

Gonçalo Ramos, mais do que um goleador fora de horas
O jogador com melhor rácio entre minutos e contributos para golo na história da selecção em Mundiais é dos avançados menos utilizados neste torneio. Mas já foi decisivo.

Inteligência artificial da Anthropic entra nos laboratórios para criar fármacos
A tecnológica norte-americana apresentou o Claude Science, uma plataforma que promete reduzir os prazos de investigação médica. Mas o sector alerta para riscos de segurança.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade