Ilustração sobre a Localidade

Entroncamento

O Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo,3 com cerca de 20 000 habitantes.4 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede do segundo menos extenso município do País, com apenas 13,73 km² de área5 e 20 206 habitantes (2011),6 7 o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 471,7 hab./km², subdividido em 2 freguesias.8 O município é limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas.

O Entroncamento tem três oragos padroeiros: a Sagrada Família9 , São João Baptista10 e Nossa Senhora de Fátima.

 

História

O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa (que liga o Entroncamento à Covilhã). O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio. Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha em 25 de agosto de 1926. Mais tarde (24 de novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente, por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de junho de 1991).

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Seguro nas Caldas, Ventura em Lisboa e Marcelo em Celorico: o mapa do dia eleitoral
António José Seguro e André Ventura repetem agendas da primeira volta: votam de manhã e acompanham a noite eleitoral nos mesmos locais. Marcelo Rebelo de Sousa vai até Celorico de Basto.

Quando foi que nos resignámos?
Somos um povo que acorda com as galinhas, governado por um sistema que só acorda quando já é demasiado tarde. Crónica de Carmen Garcia

A cosmologia do negacionismo
Galileu arriscava a vida ao defender a verdade. Os negacionistas climáticos arriscam vidas alheias ao defender a mentira — e fazem-no com pleno conhecimento dos factos. Opinião de Graça Castanheira

Acácio de Almeida: “No fim de um filme sinto-me vazio”
Iluminou mais de 50 anos de cinema português, de O Cerco, de António da Cunha Telles (1970), a Justa, de Teresa Villaverde (2025). Aos 87 anos, continua à espera do desejo de um cineasta.

Estabilidade, crise climática ou pacote laboral: os desafios do próximo Presidente
O candidato que for eleito a 8 de Fevereiro terá vários desafios pela frente como responder a fenómenos climáticos, como o das tempestades, ou decidir sobre as alterações às leis laborais.

É aqui que nos encontramos
É no comportamento nas salas de voto que a democracia se vê. É nessa aparente superfície que a profundidade do enraizamento democrático se revela. Sim, estamos habituados. Estamos habituados a votar. Opinião de Miguel Esteves Cardoso

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade