Ilustração sobre a Localidade

Entroncamento

O Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo,3 com cerca de 20 000 habitantes.4 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede do segundo menos extenso município do País, com apenas 13,73 km² de área5 e 20 206 habitantes (2011),6 7 o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 471,7 hab./km², subdividido em 2 freguesias.8 O município é limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas.

O Entroncamento tem três oragos padroeiros: a Sagrada Família9 , São João Baptista10 e Nossa Senhora de Fátima.

 

História

O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa (que liga o Entroncamento à Covilhã). O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio. Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha em 25 de agosto de 1926. Mais tarde (24 de novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente, por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de junho de 1991).

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Os medicamentos para a PHDA funcionam, mas não da forma que os especialistas pensavam
Estudo mostra que os fármacos, em vez de actuarem nos circuitos de atenção do cérebro como há muito se supunha, têm como alvo principal os centros de recompensa e vigília.

Valère Novarina (1942-2026), o poeta-dramaturgo que deu novos corpos à palavra
Nome fulcral do teatro contemporâneo, o dramaturgo, encenador e pintor abriu novos caminhos à arte do palco, pondo o foco na palavra e na sua relação com o corpo. Tinha 83 anos.

Onde está o whisky? Líder da Oeno “meteu ao bolso o dinheiro da venda de barris inexistentes”
Há pelo menos quatro destilarias envolvidas no caso da corretora de vinhos finos e whisky britânica que tinha 500 clientes em Portugal. Uma diz que não vendeu 310 barris: simplesmente não existem.

Marco Martins apresenta ao Porto Um Inimigo do Povo

Espectáculo continua em cena em Março, com apresentações nos dias 13, 14 e 15, em Lisboa.

Alex De Minaur é o nome indicado a quebrar um jejum no Open da Austrália
O número seis do mundo estreia-se na competição a decorrer em Melbourne na jornada de segunda-feira, tal como Nuno Borges.

“Alunos convertidos em cretinos digitais.” Manifesto pede proibição da IA em universidades
Manifesto assinado por dezenas de professores. Querem pôr fim a dilúvio de “trabalhos artificiais sistematicamente nivelados pela mediania de um chatbot”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade