REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Entroncamento

O Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo,3 com cerca de 20 000 habitantes.4 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede do segundo menos extenso município do País, com apenas 13,73 km² de área5 e 20 206 habitantes (2011),6 7 o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 471,7 hab./km², subdividido em 2 freguesias.8 O município é limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas.

O Entroncamento tem três oragos padroeiros: a Sagrada Família9 , São João Baptista10 e Nossa Senhora de Fátima.

 

História

O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa (que liga o Entroncamento à Covilhã). O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio. Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha em 25 de agosto de 1926. Mais tarde (24 de novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente, por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de junho de 1991).

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Doente desorientado abandona urgências e é encontrado morto perto do hospital de Portimão
Entidade Reguladora da Saúde divulga deliberações do primeiro trimestre deste ano. As reclamações dos doentes abrangem situações que vão desde falhas na monitorização de utentes especialmente vulneráveis em hospitais públicos, a uma operação ao olho errado, incumprimentos do tempo máximo de resposta garantida para cirurgia a facturações irregulares nos hospitais privados, entre outras.

Seca em Portugal exige política “permanente” para gerir a água, diz ministro do Ambiente
Para responder à seca no país, Duarte Cordeiro pede inovação, parcerias e reaproveitamento de águas sujas. Ministro falou em simpósio sobre água na Conferência dos Oceanos, em Lisboa e defendeu que “em Portugal, a seca não é conjuntural, é estrutural.”

Sintra assina acordo com IHRU para resolver carências habitacionais de 3000 famílias
Objectivo do acordo é garantir o acesso a uma habitação com condições condignas a quem não dispõe de capacidade financeira para tal. Vai, espera-se, chegar a cerca de 9000 pessoas, num investimento de cerca 179 milhões de euros em seis anos.

Universidade de Coimbra cria canal de denúncia de assédio e discriminação
A plataforma já estava em desenvolvimento antes do caso da Universidade de Lisboa, e tem como objectivo previnir, detectar e sancionar “condutas impróprias”.

Novos contos portugueses em Manhattan
20 títulos leva a Nova Iorque, até dia 30, a retrospectiva New Tales from Portuguese Cinema. O cinema português do século XXI está em espaços míticos: o Anthology Film Archives e a East Village, o cinema experimental e o punk.

Joe Biden e Xi Jinping vão conversar nas próximas semanas
Num momento de tensão entre as duas superpotências mundiais, os chefes de Estado vão encontrar-se para discutir as tarifas impostas pelos EUA aos produtos fabricados na China e a obrigação chinesa de aumentar a compra de produtos norte-americanos.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade