EntroncamentoO Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo,3 com cerca de 20 000 habitantes.4 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo. É sede do segundo menos extenso município do País, com apenas 13,73 km² de área5 e 20 206 habitantes (2011),6 7 o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 471,7 hab./km², subdividido em 2 freguesias.8 O município é limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas. O Entroncamento tem três oragos padroeiros: a Sagrada Família9 , São João Baptista10 e Nossa Senhora de Fátima.
História O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa (que liga o Entroncamento à Covilhã). O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio. Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha em 25 de agosto de 1926. Mais tarde (24 de novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente, por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de junho de 1991).
Fonte dos textos: Wikipedia |
Click for weather forecast NEWSLETTERSubscrever a newsletter:Sair da newsletter:ARRENDA-SE.NETQuartos, apartamentos, casas, etcRECADINHOSÚltimos recadinhos dos leitores:Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country. RELÓGIOVeja que horas são no mundoNOTÍCIASJornal O PÚBLICOOpen da Australia: segundo Slam para Elena Rybakina Narrativa de que estrangeiros obtêm nacionalidade numa hora em serviços do Estado é falsa Europa, Governo e autarquias: três níveis, uma resposta Incêndios florestais na Patagónia geram críticas às medidas de austeridade de Milei Tempestade sem liderança Deslizamento de terras numa mina congolesa faz pelo menos 226 mortos NOTÍCIASJornal EXPRESSO |