Ilustração sobre a Localidade

Entroncamento

O Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo,3 com cerca de 20 000 habitantes.4 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede do segundo menos extenso município do País, com apenas 13,73 km² de área5 e 20 206 habitantes (2011),6 7 o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 471,7 hab./km², subdividido em 2 freguesias.8 O município é limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas.

O Entroncamento tem três oragos padroeiros: a Sagrada Família9 , São João Baptista10 e Nossa Senhora de Fátima.

 

História

O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa (que liga o Entroncamento à Covilhã). O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio. Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha em 25 de agosto de 1926. Mais tarde (24 de novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente, por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de junho de 1991).

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Deputada australiana perde as duas pernas após atropelamento deliberado
Depois de dias em estado crítico, Helen Haines está “estável”. Polícia não encontrou qualquer contacto directo anterior entre deputada e arguido, que sofre de doença neurológica rara, disse advogado.

Estudantes manifestam-se contra proposta de descongelamento das propinas
Protesto está marcado para as 17h em frente à sede do Governo. Representantes estudantis contestam a intenção de descongelar o valor das propinas, que não sofre alterações desde 2020.

Despertador: IRN com centenas de milhares de pedidos de nacionalidade

Tempo de casa não mede o valor do executivo
No embate corporativo entre Cronos e Kairós, a carreira deixa de ser medida em anos para, cada vez mais, ser avaliada pelo legado. Opinião de Suzane Veloso

“Quem passou fome, não tem medo de nada”, diz chef com três negócios no Porto
À frente da Say Cheesecake & Co, da Mila e do Catiço, Mila Araújo encontrou na cozinha o caminho para superar as dificuldades da infância e traçar uma trajetória de sucesso e superação no Porto.

Ter 1,7 graus de aquecimento global é possível — se deixarmos os combustíveis fósseis
“Ultrapassar não é render-se”, diz António Guterres. Está nas nossas mãos não deixar avançar as alterações climáticas, que provocam tragédias como cheias e tempestades, reduzindo as emissões.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade