Ilustração sobre a Localidade

Entroncamento

O Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo,3 com cerca de 20 000 habitantes.4 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede do segundo menos extenso município do País, com apenas 13,73 km² de área5 e 20 206 habitantes (2011),6 7 o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 471,7 hab./km², subdividido em 2 freguesias.8 O município é limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas.

O Entroncamento tem três oragos padroeiros: a Sagrada Família9 , São João Baptista10 e Nossa Senhora de Fátima.

 

História

O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa (que liga o Entroncamento à Covilhã). O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio. Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha em 25 de agosto de 1926. Mais tarde (24 de novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente, por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de junho de 1991).

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Helena Coelho e Legendary Tigerman: um amor punk para o mundo
“O novo punk é ser empático”, defende o músico, que encontrou na mulher uma musa e lhe dedicou uma canção secreta. Juntos concretizaram o maior sonho: o bebé Gaspar.

Apoios de meio milhão e queixas de “abandono” abrem crise no Clube de Ténis de São Miguel
Destituição da direcção vai a votos a pedido de um grupo de sócios, indignado com o estado das instalações. O presidente refuta críticas e evoca o trabalho realizado.

O egoritmo
E se o maior impacto dos algoritmos não estivesse nos ecrãs, mas na forma como começámos a pensar, sentir e agir? Crónica de Heduardo Kiesse

Palcos da semana: de Sintra à Covilhã, com Gehry, Primavera e Espanto
O Festival de Sintra, a arte urbana do Wool, a arquitectura de Frank Gehry, o Primavera Sound e o festival de filosofia Espanto compõem o leque de propostas para os próximos dias.

O trágico testemunho da natureza humana
Quando o poder, a política e o dinheiro condenam uma nação por meio de seus líderes. Opinião de Sérgio Ignácio

Festinhas, mimos e abraços entre gente que se entranha: assim é uma Cuddle Party
É um encontro lento e silencioso, onde o toque é a linguagem principal. Tudo num ambiente seguro, não-sexualizado e alicerçado no consentimento.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade