Ilustração sobre a Localidade

Entroncamento

O Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo,3 com cerca de 20 000 habitantes.4 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede do segundo menos extenso município do País, com apenas 13,73 km² de área5 e 20 206 habitantes (2011),6 7 o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 471,7 hab./km², subdividido em 2 freguesias.8 O município é limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas.

O Entroncamento tem três oragos padroeiros: a Sagrada Família9 , São João Baptista10 e Nossa Senhora de Fátima.

 

História

O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa (que liga o Entroncamento à Covilhã). O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio. Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha em 25 de agosto de 1926. Mais tarde (24 de novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente, por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de junho de 1991).

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Caldas da Rainha, uma cidade moldada por artistas (da cerâmica e não só)
A criatividade parece fazer parte do ADN da terra. Um destino que nos convida a meter as mãos no barro, a visitar ateliers, a recuperar energias nas termas ou a navegar na lagoa.

Vila Nova de Cerveira, território de artes sem fronteiras
A 24.ª edição da bienal internacional de arte desta terra do Alto Minho abre este sábado. No programa, além do habitual concurso internacional, presta-se homenagem ao artista visual Silvestre Pestana.

O prémio, o ranking e a Bota de Ouro, eis o jogo de consolação do Mundial 2026
França e Inglaterra disputam o lugar mais baixo do pódio, ainda a recuperarem da desilusão das meias-finais. Mbappé, Kane e Bellingham têm algo mais por que lutar.

Estes girassóis são estrelas do Norte
Em Afife, Viana do Castelo, o campo de girassóis virou atração. As plantas servem de alimento aos animais da Quinta da Pegadinha, que ali dá a provar vinhos e queijos. Em Agosto, há novo campo aberto.

Ordem entende que é preciso mais tempo para vincular psicólogos às escolas
Concurso para vincular técnicos especializados foi lançado em Abril. A duas semanas do início de Agosto, bastonária não acredita que seja possível concluir concurso e pede prolongamento do prazo.

Há muito Porto no cinema português deste Curtas Vila do Conde (mas também iremos à Margem Sul)
Num primeiro fim-de-semana em que a competição nacional joga em casa, reflecte-se o bom estado da animação portuguesa e revela-se um filme inflamado: Vermelhos do Asfalto, de João Niza Ribeiro.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade