Ilustração sobre a Localidade

Entroncamento

O Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo,3 com cerca de 20 000 habitantes.4 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede do segundo menos extenso município do País, com apenas 13,73 km² de área5 e 20 206 habitantes (2011),6 7 o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 471,7 hab./km², subdividido em 2 freguesias.8 O município é limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas.

O Entroncamento tem três oragos padroeiros: a Sagrada Família9 , São João Baptista10 e Nossa Senhora de Fátima.

 

História

O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa (que liga o Entroncamento à Covilhã). O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio. Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha em 25 de agosto de 1926. Mais tarde (24 de novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente, por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de junho de 1991).

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

A Hungria elegeu Orbán, Portugal pode perfeitamente eleger Ventura
Com tanto colo de intelectuais e da direita democrática, não faço apostas sobre o resultado das eleições. Concordo com Rui Ramos, sem a felicidade visível com que ele o escreve: ninguém pára Ventura. Opinião de Ana Sá Lopes

Cartas ao director

O peixe melhora, nós pioramos
Levou anos para chegar à conclusão a que cheguei no sábado, ao deliciar-me com aquela dourada: o peixe das águas portuguesas está cada vez melhor. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Xadrez: uzbeques dominam 88.ª edição do magistral de Wijk aan Zee
Nodirbek Abdusattorov lidera torneio neerlandês a meio da prova, que não conta com a participação de Magnus Carlsen.

Mau tempo continua: depressão Joseph começa a sentir-se esta segunda-feira
Chuva, neve, vento e agitação marítima começam a sentir-se no Minho e Douro Litoral. Estendem-se depois ao resto do país.

Filip Kostic só faz uma coisa – mas fá-la com requinte
Internacional sérvio é um exemplar raro de especialização – e de sofisticação. É um jogador previsível? Mas Arjen Robben também fez carreira sempre com o mesmo truque.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade