Ilustração sobre a Localidade

Entroncamento

O Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo,3 com cerca de 20 000 habitantes.4 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede do segundo menos extenso município do País, com apenas 13,73 km² de área5 e 20 206 habitantes (2011),6 7 o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 471,7 hab./km², subdividido em 2 freguesias.8 O município é limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas.

O Entroncamento tem três oragos padroeiros: a Sagrada Família9 , São João Baptista10 e Nossa Senhora de Fátima.

 

História

O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa (que liga o Entroncamento à Covilhã). O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio. Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha em 25 de agosto de 1926. Mais tarde (24 de novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente, por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de junho de 1991).

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Socialistas com um “cheirinho” a 1995: “O barco vai chegar a bom porto”
Na Quarteira, o PSD navegou com costa à vista. Em Olhão, o PS espera que o vento leve rapidamente os socialistas ao poder, como aconteceu em 1995.

Carneiro entra ao ataque na rentrée: “Alguém tem de dizer ao primeiro-ministro que o rei vai mesmo nu”
Rentrée do PS não poupa em críticas ao primeiro-ministro e desafia Montenegro a fazer revisão constitucional com o PS. Socialistas também têm dúvidas sobre entrada na REN.

Lens reduzido a 10 surpreende PSG e conquista Supertaça francesa
Campeão francês não conseguiu materializar o ascendente que teve no jogo e perdeu o troféu para o detentor da Taça. Thauvin fez o golo decisivo.

Utentes dizem que IVG foram “descontinuadas” no Garcia de Orta, hospital fala em suspensão
Utentes dos concelhos do Seixal e Almada, no distrito de Setúbal, referem que a consulta de Gravidez Não Desejada “foi descontinuada” na passada segunda-feira.

Prédios sem o abcesso das marquises
Sempre gostei da varanda aberta, o único espaço de ligação entre a casa e a rua. Para dizer a verdade, sempre apreciei mais a rua. Crónica de Cláudia Lucas Chéu

Montenegro corrige Passos na REN
A presença do Estado em empresas estratégicas não é, por si só, uma questão de esquerda ou de direita. Editorial deHelena Pereira

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade