REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Entroncamento

O Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo,3 com cerca de 20 000 habitantes.4 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede do segundo menos extenso município do País, com apenas 13,73 km² de área5 e 20 206 habitantes (2011),6 7 o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 471,7 hab./km², subdividido em 2 freguesias.8 O município é limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas.

O Entroncamento tem três oragos padroeiros: a Sagrada Família9 , São João Baptista10 e Nossa Senhora de Fátima.

 

História

O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa (que liga o Entroncamento à Covilhã). O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio. Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha em 25 de agosto de 1926. Mais tarde (24 de novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente, por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de junho de 1991).

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Academia Sueca pondera não atribuir Nobel da Literatura
Anders Olsson, o novo secretário permanente, admitiu que o cenário está em cima da mesa, e vários membros da instituição pensam que seria a melhor solução para sarar as feridas abertas pelo escândalo de alegados abusos sexuais e fugas de informação.

Marcelo avisa contra populismos e PSD já fala em rever a Constituição
Marcelo fugiu dos temas conjunturais, como é seu hábito no 25 de Abril, e preferiu acentuar a necessidade de reforço do sistema político. Ferro admite que a reforma comece pelo Parlamento, Rio diz que é um tema para "ontem" e Costa não percebeu a que riscos de "messianismos" se referia o Presidente.

Localização da maternidade de Coimbra será a que melhor salvaguarde segurança das grávidas, diz ministro
Adalberto Campos Fernandes responde às críticas do presidente da Câmara Municipal de Coimbra sobre a localização da futura maternidade.

Leixões revalida título nacional de voleibol feminino
Triunfo sobre o Clube K valeu à equipa de Matosinhos o 16.º campeonato.

Presidente da Comissão do Ambiente quer evitar "mais asneiras ambientais" no Tejo
Pedro Soares, eleito pelo BE, não quer que o Ministério do Ambiente se precipite com a operação de limpeza do Tejo. "Por aquilo que estou a constatar, esta não é uma boa solução", disse em Vila Velha de Ródão.

O Irão não deve ter armas nucleares. "Ne-ver", disse Macron
Discurso do Presidente francês no Congresso norte-americano teve várias alfinetadas a Trump, mas apresentou-se como representante de um país que é o mais velho amigo e aliado dos EUA.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade