REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Fundão

Fundão

Fundão é uma cidade portuguesa no Distrito de Castelo Brancoregião Centro e sub-região da Cova da Beira, com cerca de 9 236 habitantes.

A história do Fundão enquanto centro urbano preeminente é condicionada desde o inicio pelos cristãos-novos, assim como a dos concelhos vizinhos de Belmonte e da Covilhã. Após a expulsão dos judeus espanhóis (sefarditas) em 1492 pelos Reis CatólicosFernando e Isabel, grande número de refugiados veio a estabelecer-se na Cova da Beira, onde já havia minorias judaicas significativas.

Foram estes imigrantes, fundando bairros dos quais o mais importante situava-se em volta da Rua da Cale (Rua do Encontro ou da Sinagoga em Hebraico) que permitiram ao Fundão assumir as dimensões de uma verdadeira cidade. O influxo de mercadores e artesãos judeus transfomaria a cidade num centro importante para o comércio e a indústria.


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Kun Iam consola Macau nas horas difíceis

Macau: polir a pérola, antes que a desfaçam
A presença portuguesa foi, durante séculos, o grão de areia dentro da ostra chinesa. Vinte anos depois da devolução de Macau à China a pergunta não é o que resta. É o que fazer com isso.

Macau: o que fazer com a herança portuguesa?

Passes para Lisboa baixam para utentes da região Oeste
Utentes vão pagar 70 e 80 euros consoante os concelhos da região

O Mugaritz é um lugar para ficarmos “com medos, incertezas, como uma criança num sítio desconhecido”
É um dos chefs mais desconcertantes do actual mundo gastronómico e esteve no Porto para fazer um jantar no Euskalduna Studio. Mais do que um cozinheiro, Andoni Aduriz é um pensador. Que constantemente põe tudo em causa.

Tiago Rodrigues, o fazedor
Aos poucos, entre êxitos e acidentes de percurso, com um ou outro desastre pelo meio, o novo Prémio Pessoa tornou-se, por direito, um figurão do teatro português: alguém que pensa e faz, entendendo os outros como base da dimensão social e política do seu trabalho.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade