REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Fundão

Fundão

Fundão é uma cidade portuguesa no Distrito de Castelo Brancoregião Centro e sub-região da Cova da Beira, com cerca de 9 236 habitantes.

A história do Fundão enquanto centro urbano preeminente é condicionada desde o inicio pelos cristãos-novos, assim como a dos concelhos vizinhos de Belmonte e da Covilhã. Após a expulsão dos judeus espanhóis (sefarditas) em 1492 pelos Reis CatólicosFernando e Isabel, grande número de refugiados veio a estabelecer-se na Cova da Beira, onde já havia minorias judaicas significativas.

Foram estes imigrantes, fundando bairros dos quais o mais importante situava-se em volta da Rua da Cale (Rua do Encontro ou da Sinagoga em Hebraico) que permitiram ao Fundão assumir as dimensões de uma verdadeira cidade. O influxo de mercadores e artesãos judeus transfomaria a cidade num centro importante para o comércio e a indústria.


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Há larvas que digerem plástico com ajuda de bactérias
Novo estudo prova que larvas da espécie Zophobas atratus também conseguem destruir plástico com o auxílio da bactéria Pseudomonas aeruginosa.

Eventual readmissão de Bruno de Carvalho como sócio do Sporting dependente de AG
Caso o ex-presidente pretenda ser reinstituído como associado do clube, precisará de uma aprovação por maioria de dois terços.

A Feira do Livro de Lisboa e a do Porto realizam-se quase em simultâneo
A Feira do Livro de Lisboa irá inaugurar a 27 de Agosto, um dia mais cedo do que a Feira do Livro do Porto, mas terminarão as duas a 13 de Setembro.

Portugal participa no projeto do novo Telescópio Solar Europeu a construir nas Canárias

De Tamão à coragem para dizer não!
Portugal não pode fazer declarações vazias de preocupação com o que se passa em Hong Kong e depois assinar novos acordos comerciais com Pequim. Usando um pouco de sabedoria chinesa, o filósofo Xunzi afirmava: “Aquele que tentar percorrer dois caminhos ao mesmo tempo, não irá chegar a lado nenhum.”

Movimentações de tropas nos Himalaias aumenta tensão entre China e Índia
Soldados chineses e indianos já se envolveram em duas rixas que causaram 100 feridos entre os dois lados. Pequim já deslocou quase dez mil soldados para a fronteira e a Índia enviou vários batalhões de infantaria.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade