Ilustração sobre a Localidade

Fundão

Fundão

O Fundão é uma cidade portuguesa no Distrito de Castelo Branco, região Centro e sub-região da Cova da Beira, com cerca de 9 236 habitantes.

A história do Fundão enquanto centro urbano preeminente é condicionada desde o inicio pelos cristãos-novos, assim como a dos concelhos vizinhos de Belmonte e da Covilhã. Após a expulsão dos judeus espanhóis (sefarditas) em 1492 pelos Reis Católicos, Fernando e Isabel, grande número de refugiados veio a estabelecer-se na Cova da Beira, onde já havia minorias judaicas significativas.

Foram estes imigrantes, fundando bairros dos quais o mais importante situava-se em volta da Rua da Cale (Rua do Encontro ou da Sinagoga em Hebraico) que permitiram ao Fundão assumir as dimensões de uma verdadeira cidade. O influxo de mercadores e artesãos judeus transfomaria a cidade num centro importante para o comércio e a indústria.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Conselho de Redacção diz que Lusa está sem director de informação em funções desde a meia-noite
Conselho de Redacção da Lusa diz estar sem director de informação, algo que acontece “pela primeira vez na sua história”. CR atribui responsabilidades à administração e à ausência de parecer da ERC.

Bowen foi traída pela IA
Os pais defendem em tribunal que o ChatGPT substituiu progressivamente a orientação médica e induziu a filha a suspender um tratamento indispensável. Opinião de Francisco Teixeira da Mota

Diário do colapso do sistema sérvio
Em nome da beleza do integral, espreitem o diário do colapso do sistema montado pelo antigo Presidente Aleksandar Vucic na Sérvia. Opinião de Bárbara Reis

A expansão é um diluente
As coisas querem-se pequenas. As coisas querem-se familiares. As coisas querem-se desconhecidas. É isso que mais convém a quem tem a sorte de as conhecer. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Os novos donos do Rossio
O problema de todas as almas com vocação revolucionária é que nunca sabem quando devem parar. Opinião de João Miguel Tavares

Prédio de quatro andares desaba em São Paulo. Não há vítimas mortais
As 35 pessoas que se encontravam dentro do edifício comercial saíram ou foram retiradas pelos bombeiros e todos os feridos estão estáveis.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade