Ilustração sobre a Localidade

Fundão

Fundão

Fundão é uma cidade portuguesa no Distrito de Castelo Brancoregião Centro e sub-região da Cova da Beira, com cerca de 9 236 habitantes.

A história do Fundão enquanto centro urbano preeminente é condicionada desde o inicio pelos cristãos-novos, assim como a dos concelhos vizinhos de Belmonte e da Covilhã. Após a expulsão dos judeus espanhóis (sefarditas) em 1492 pelos Reis CatólicosFernando e Isabel, grande número de refugiados veio a estabelecer-se na Cova da Beira, onde já havia minorias judaicas significativas.

Foram estes imigrantes, fundando bairros dos quais o mais importante situava-se em volta da Rua da Cale (Rua do Encontro ou da Sinagoga em Hebraico) que permitiram ao Fundão assumir as dimensões de uma verdadeira cidade. O influxo de mercadores e artesãos judeus transfomaria a cidade num centro importante para o comércio e a indústria.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Intimidar e silenciar as vozes críticas
A UE já tem uma directiva contra os SLAPP: processos judiciais que tenham como principal objectivo impedir, restringir ou penalizar a participação pública. Opinião de Francisco Teixeira da Mota

Cartas ao director

“Não há condições políticas” para repor serviço militar obrigatório, diz Nuno Melo
Ministro da Defesa sugeriu serviço militar como “oportunidade de exercício de formação, autoridade e valores” para jovens que cometem pequenos delitos.

Galamba reitera inocência e diz só se arrepender de ter “mantido” Frederico Pinheiro
Em entrevista à CNN, o ex-ministro arguido na Operação Influencer disse estar de “consciência tranquila” e assumiu ser contra a ida de Lucília Gago ao Parlamento.

Lisboa à mostra
Lisboa escondia-se dos lisboetas tanto quanto hoje se mostra aos turistas. Os turistas não têm tempo. Os turistas querem passar à próxima cidade. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Um museu para reflectir a vida dos que na luta pela liberdade a perderam
O Museu Nacional Resistência e Liberdade inaugura-se este sábado no Forte de Peniche. Propõe uma visita aos dias de chumbo do salazarismo, guiada pelos que têm a memória vívida da repressão.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade