Ilustração sobre a Localidade

Ferreira do Zêzere

Ferreira do Zêzere é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um município com 190,38 km² de área2 e 8 619 habitantes (2011),3 4 subdividido em 7 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Figueiró dos Vinhos, a nordeste pela Sertã, a leste por Vila de Rei, a sul por Tomar, a oeste por Ourém e a noroeste por Alvaiázere.

Ferreira do Zêzere foi berço de muitas personalidades que se destacaram em Portugal e no Estrangeiro. Vultos da cultura como Rodrigo Leal Rodrigues, Ivone Silva ou António Baião foram os expoentes de um conjunto de notáveis que por nascimento se encontram associados a este Concelho. Por outro lado Alfredo Keil, autor da "Portuguesa" passou aqui largas temporadas e foi nestas paragens que escreveu a Ópera Serrana, a orquestração da Portuguesa e onde igualmente se inspirou para centenas de quadros que se encontram hoje nas mais reputadas colecções e nos mais credenciados museus da Europa. Igualmente relevante é o trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo investigador Dr. Paulo Alcobia Neves de cujas pesquisas históricas, genealógicas e iconográficas resultaram cumulativamente à obra monográfica do Dr. António Baião os mais importantes estudos dedicados a este Concelho.

 

 

Fonte do texto: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

André Ventura de cabeça perdida
Ventura defendeu que a nomeação do PGR deveria ser feita “dentro da corporação do Ministério Público”, mas o projecto de revisão constitucional do Chega, em 2022, advogava nomeação por parte do PR.

Portugal entre 11 países que condenam demolição de instalações da UNRWA por Israel
Em comunicado conjunto, 11 países descrevem a demolição da sede da UNRWA, em Jerusalém Oriental, como um “acto sem precedentes” contra uma agência da ONU.

Avião com 15 pessoas a bordo despenha-se na Colômbia: não há sobreviventes
O deputado colombiano Diógenes Quintero e vários membros do seu gabinete estavam a bordo da aeronave.

Já não falta tudo
Nós somos o povo do já não falta tudo. Mal nascemos, já não falta tudo. O “já não falta tudo” é uma faca de dois gumes. Se não fosse, não teria o poder — ou a graça — que tem. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

TikTok sob investigação após alegada censura de conteúdos políticos
A plataforma está sob escrutínio por, alegadamente, suprimir conteúdos contra Trump e ICE. A controvérsia ocorre dias após ter sido finalizada a venda do controlo das operações da app nos EUA.

Rui Rio declara voto em António José Seguro na segunda volta das presidenciais
O ex-líder do PSD fez questão de sublinhar que esta não é uma eleição entre esquerda e direita, mas “um voto pela decência ou um voto pelo populismo e pela demagogia”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade