Ilustração sobre a Localidade

Ferreira do Zêzere

Ferreira do Zêzere é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um município com 190,38 km² de área2 e 8 619 habitantes (2011),3 4 subdividido em 7 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Figueiró dos Vinhos, a nordeste pela Sertã, a leste por Vila de Rei, a sul por Tomar, a oeste por Ourém e a noroeste por Alvaiázere.

Ferreira do Zêzere foi berço de muitas personalidades que se destacaram em Portugal e no Estrangeiro. Vultos da cultura como Rodrigo Leal Rodrigues, Ivone Silva ou António Baião foram os expoentes de um conjunto de notáveis que por nascimento se encontram associados a este Concelho. Por outro lado Alfredo Keil, autor da "Portuguesa" passou aqui largas temporadas e foi nestas paragens que escreveu a Ópera Serrana, a orquestração da Portuguesa e onde igualmente se inspirou para centenas de quadros que se encontram hoje nas mais reputadas colecções e nos mais credenciados museus da Europa. Igualmente relevante é o trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo investigador Dr. Paulo Alcobia Neves de cujas pesquisas históricas, genealógicas e iconográficas resultaram cumulativamente à obra monográfica do Dr. António Baião os mais importantes estudos dedicados a este Concelho.

 

 

Fonte do texto: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

A culpa é dos consumidores
A culpa de não haver jornais fora das grandes cidades é da FDP, que não corresponde a nenhum palavrão, mas à Falta De Procura. A culpa é de quem não compra. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Pacote laboral com efeito incerto na produtividade e salários
Terá a reforma laboral o potencial para, como diz o Governo, aumentar a produtividade e, consequentemente, os salários? As dúvidas persistem, especialmente no que diz respeito aos salários.

Esta greve geral vai testar o país e o Governo
O convidado deste episódio é Elísio Estanque, sociólogo e investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

“EUA desistiram da ordem liberal que eles próprios inventaram”
A nova Estratégia de Segurança Nacional dos EUA, a visão de Trump para a Europa, as Américas, a Ásia e o Médio Oriente e os últimos capítulos da guerra na Ucrânia em análise no podcast Diplomatas.

Greve geral deverá provocar fortes constrangimentos no trânsito em Lisboa
A PSP pede aos cidadãos que planeiem deslocações com antecedência, sobretudo para entrar na cidade durante a manhã, mas também no período da tarde, quando haverá uma manifestação no centro de Lisboa.

Dois candidatos de esquerda sem “mas” nem meio “mas”
A única questão, e é uma questão de política externa, que pode causar alguma, mas pouca, divergência, é a guerra em curso na Ucrânia. Crónica de Amílcar Correia

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade