Ilustração sobre a Localidade

EUROPARADAISE

Zoo

A Quinta da Gardoa recebe, desde Agosto de 1998, o parque zoológico Europaradaise. O ambiente natural e a diversidade da fauna são, sem dúvida, duas óptimas razões para uma visita. A viver no espaço do parque há espécies comomamíferos, aves, roedores e primatas num total de cerca de 250 espécies.

Historia

Existem alguns documento do século X que referem a vila. Exemplo disso é a doação ao Mosteiro do Lorvão por Rodrigues Abulmundar no ano de 980. Montemor esteve debaixo de fogo árabe dastropas de Almançor, ficando destruído, tal como a povoação de Tentúgal. mais tarde Fernando Magno, Rei de Leão e Castela (1064) recebe a ajuda de D. Sesnando e conquista definitivamente Montemor, tentúgal e Coimbra. Herança dos seus antepassados Tentúgal foi repovoada por D. Sesnando que ali edificou o seu castelo, apenas ampliado após D. Henrique. A torre que resta do antigo castelo, tem o relógio e poderá ter sido a Torre de Menagem. O Largo da Olaia estende-se atrás desta torre e a tradição diz que neste local estiveram instaladas as estrebarias do Duque de Coimbra, o Infante D. Pedro. A tradição diz também que esse edifício ostentava uma bela janela manuelina (semelhante à dos Forjaz Sampaio) e que teria sido o palácio de D. Sesnando.

ONDE COMER

ONDE ALMOÇAR:
A Casa Arménio – Restaurante Típico fica no centro de Montemor e é um dos locais de eleição para uma boa refeição.​​

ONDE DEGUSTAR A DOCERIA DA REGIÃO:
Na localidade de Tentúgal, a poucos quilómetros de Montemor há vários espaços que confecionam e vendem o famoso pastel de Tentúgal. A Pousadinha é um dos estabelecimentos. Em forma de estrela, as queijadas de Tentúgal são outra tentadora herança das carmelitas.

Paúl do Taipal

Natureza

O Paúl do Taipal é uma zona alagadiça, o que o torna no habitat privilegiado de diversas espécies de animais. Estende-se ao longo de 50 hectares. Sendo dividido pela Vala Real. A Vala Leste e a Vala do Monte são dois dos seus limites.

O caniço e o bunho integram a flora autóctone o que a torna semelhante à que se encontra no Paúl de Arzila.

Telefones Úteis

Posto de Turismo
No Castelo, ao lado da casa de chá. Aqui está a chave da Igreja de Alcaçova. Tel.: 239 680 380
Na vila, a 100 m da Câmara Municipal, numa antiga casa senhorial brasonada. 

Locais de Interesse do Concelho 
Europaradise, Parq. Zoológico, Lda. - Qta Gardoa - 239 621287
Museu da Liga Amigos Campos do Mondego
L.A.C.A.M. - 967055965
Kartódromo - Qta. do Reitor - Carapinheira -962351461
Paúl do Taipal - 239499020

História

No lugar da Senhora do desterro foram encontrados vestígios que atestam a presença romana neste local. Algumas destas peças encontram-se expostas no Museu Municipal da Figueira da Foz. Na base da torre de menagem foram utilizados blocos de cantaria encontrados. No Museu Machado de Castro está a lápide de Lúcio Cádio Cela. Foi também encontrada uma lápide de Júpiter. Uma pedra bárbaro-popular atesta a presença dos Visigodos.

Gastronomia

A lampreia come-se de Janeiro a Abril. Não menos apreciada é a caldeirada e o ensopaso de enguias também muito típicos da região. no campo da doçaria a tradição é bem mais antiga. As Espigas Doces de Montemor, as Barrigas de Freira e as Queijadas de Pereira e de Tentúgal os Pastéis de massa folhada recheados com ovos moles.

Outra iguaria imperdível é a Queijada de Pereira. Todos os anos, esta freguesia tem realizado a Festa da Queijada!

O pastel de Tentúgal é um doce conventual típico, criado pelas freiras carmelitas do Carmelo de Tentúgal e confecionado há vários séculos.​

Festividades

8 de Setembro é a data da Feira Anual que coincide com as Festas Concelhias e o feriado municipal. Foi o Infante D. Pedro, senhor de Montemor-o-Velho, que instituiu a feira franca, em 1426, que na altura durava de 1 a 15 de Setembro. Decorrem ainda neste período a Feira do Cavalo e a venda de produtos típicos da região. 

Ao longo do ano, realiza-se a feira quinzenal à 4ª feira, quando são comercializados produtos agrícolas, alfaias agrícolas, artesanato, vestuário.

Freguesia de Abrunheira

A freguesia de Abrunheira é constituída pelas povoações de Abrunheira, Reveles, Presalves e Carril.
A nóvel freguesia de Abrunheira emerge da extinção da ancestral freguesia de Reveles pelo decreto 1533 de 8 de Marco de 1928 anexando a área correspondente da extinta freguesia de Reveles a parte sul da Abrunheira, ate então pertencente a Verride.

Casa de Chá do Paço das Infantas

A partir do dia 15 de Julho, o Castelo de Montemor passará a ter mais um espaço de dinamização cultural chamado Casa de Chá do Paço das Infantas. Esta inciativa partiu da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho em conjunto com o Instituto Português do Património Arquitectónico IPPAR. 

O castelo

O castelo poderá ter sido edificado durante o século X (referências remontam ao ano de 991), ainda antes de criada a nacionalidade. Supõe-se que o pai de D: Teresa, D. Afondo VI de Castela, o terá restaurado, modificado e ampliado. No século XIV o edifício sofreu uma grande reforma que o tranformou no castelo que chegou aos nossos dias. O conjunto integra um cercado na la norte com um reduto inferior que lhe está associado, cerca principal, castelejo e barbacã envolvente. As bases da Torre de Menagem integram silhares romanos, constituindo a parte mais antiga do castelo. 

A vila de Montemor

Montemor-o-velho

A vila desce em ruelas estreitas pela encosta do castelo. É nos becos e nas escadinhas que a beleza aumenta e chama a atenção de quem passa. As igrejas de Santo António e da Madalena foram edificadas junto às muralhas do castelo. A Capela de São João foi erguida no cercado norte. Fundada durante o século XI, a história ligou-a às lutas contra os mouros, nomeadamente aos feitos heróicos do Abade João. O Hospital Velho situa-se na Praça da República. Apresenta fachada seiscentista e no interior destacam-se as tábuas quinhentistas do Mestre do sardoal. Actualmente alberga o Lar da Misericórdia.

Campos do Mondego

Montemor-o-velho

Montemor-o-Velho possui um rico patrimónico arquitectónico, a começar pelo Castelo de Montemor, palco frequente de peças de teatro e espectáculos de música... [LO2002]

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Sebastião Bugalho, pecado original e a promiscuidade político-mediática
Conhecíamos a promiscuidade entre a política e o sector privado, e até entre a política e o comentário político, mas eis que chegamos a uma dimensão inédita: a transição do comentário para a política. Crónica de Tiago Correia

Lapónia: um poema da natureza e do engenho humano
Da região finlandesa de Kuusamo, junto à fronteira com a Rússia, às margens do rio Lule, na Suécia, a Lapónia revela-se um convite a nos sintonizarmos com o que nos rodeia e a, simplesmente, respirar.

O que a Fortaleza de Peniche andou para chegar a Museu Nacional Resistência e Liberdade
Desde 1977 que se ponderava dar novo uso àquela que fora uma das mais temidas prisões do Estado Novo. Demoli-la e fazer dela um hotel foram hipóteses em cima da mesa, mas o museu levou a sua avante.

Rui Amorim de Sousa: “A missão da Casa da Música é virtuosa e sustentável”
Atenuada a turbulência laboral, a Casa da Música procura agora renovar-se com base nas conclusões do Grupo de Reflexão. Em fim de mandato, o seu presidente fala do futuro neste momento de transição.

Um cêntimo por ano desde o 25 de Abril, já dava para duas carcacinhas e uma arranhadela de manteiga
Uma carcaça acabada de arrefecer é uma catedral estaladiça feita de nuvens e de montanhas russas de crocâncias e esquinas redondas, onde os dentes desatam às gargalhadas de tanto se divertirem. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

O debate sobre reparações em Portugal “é sobretudo produto de oportunismos políticos”
A propósito das declarações de Marcelo Rebelo de Sousa de que o país deve “pagar os custos” da escravatura, o historiador Miguel Jerónimo acha que este debate só peca por tardio.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade