Ilustração sobre a Localidade

EUROPARADAISE

Zoo

A Quinta da Gardoa recebe, desde Agosto de 1998, o parque zoológico Europaradaise. O ambiente natural e a diversidade da fauna são, sem dúvida, duas óptimas razões para uma visita. A viver no espaço do parque há espécies comomamíferos, aves, roedores e primatas num total de cerca de 250 espécies.

Historia

Existem alguns documento do século X que referem a vila. Exemplo disso é a doação ao Mosteiro do Lorvão por Rodrigues Abulmundar no ano de 980. Montemor esteve debaixo de fogo árabe dastropas de Almançor, ficando destruído, tal como a povoação de Tentúgal. mais tarde Fernando Magno, Rei de Leão e Castela (1064) recebe a ajuda de D. Sesnando e conquista definitivamente Montemor, tentúgal e Coimbra. Herança dos seus antepassados Tentúgal foi repovoada por D. Sesnando que ali edificou o seu castelo, apenas ampliado após D. Henrique. A torre que resta do antigo castelo, tem o relógio e poderá ter sido a Torre de Menagem. O Largo da Olaia estende-se atrás desta torre e a tradição diz que neste local estiveram instaladas as estrebarias do Duque de Coimbra, o Infante D. Pedro. A tradição diz também que esse edifício ostentava uma bela janela manuelina (semelhante à dos Forjaz Sampaio) e que teria sido o palácio de D. Sesnando.

ONDE COMER

ONDE ALMOÇAR:
A Casa Arménio – Restaurante Típico fica no centro de Montemor e é um dos locais de eleição para uma boa refeição.​​

ONDE DEGUSTAR A DOCERIA DA REGIÃO:
Na localidade de Tentúgal, a poucos quilómetros de Montemor há vários espaços que confecionam e vendem o famoso pastel de Tentúgal. A Pousadinha é um dos estabelecimentos. Em forma de estrela, as queijadas de Tentúgal são outra tentadora herança das carmelitas.

Paúl do Taipal

Natureza

O Paúl do Taipal é uma zona alagadiça, o que o torna no habitat privilegiado de diversas espécies de animais. Estende-se ao longo de 50 hectares. Sendo dividido pela Vala Real. A Vala Leste e a Vala do Monte são dois dos seus limites.

O caniço e o bunho integram a flora autóctone o que a torna semelhante à que se encontra no Paúl de Arzila.

Telefones Úteis

Posto de Turismo
No Castelo, ao lado da casa de chá. Aqui está a chave da Igreja de Alcaçova. Tel.: 239 680 380
Na vila, a 100 m da Câmara Municipal, numa antiga casa senhorial brasonada. 

Locais de Interesse do Concelho 
Europaradise, Parq. Zoológico, Lda. - Qta Gardoa - 239 621287
Museu da Liga Amigos Campos do Mondego
L.A.C.A.M. - 967055965
Kartódromo - Qta. do Reitor - Carapinheira -962351461
Paúl do Taipal - 239499020

História

No lugar da Senhora do desterro foram encontrados vestígios que atestam a presença romana neste local. Algumas destas peças encontram-se expostas no Museu Municipal da Figueira da Foz. Na base da torre de menagem foram utilizados blocos de cantaria encontrados. No Museu Machado de Castro está a lápide de Lúcio Cádio Cela. Foi também encontrada uma lápide de Júpiter. Uma pedra bárbaro-popular atesta a presença dos Visigodos.

Gastronomia

A lampreia come-se de Janeiro a Abril. Não menos apreciada é a caldeirada e o ensopaso de enguias também muito típicos da região. no campo da doçaria a tradição é bem mais antiga. As Espigas Doces de Montemor, as Barrigas de Freira e as Queijadas de Pereira e de Tentúgal os Pastéis de massa folhada recheados com ovos moles.

Outra iguaria imperdível é a Queijada de Pereira. Todos os anos, esta freguesia tem realizado a Festa da Queijada!

O pastel de Tentúgal é um doce conventual típico, criado pelas freiras carmelitas do Carmelo de Tentúgal e confecionado há vários séculos.​

Festividades

8 de Setembro é a data da Feira Anual que coincide com as Festas Concelhias e o feriado municipal. Foi o Infante D. Pedro, senhor de Montemor-o-Velho, que instituiu a feira franca, em 1426, que na altura durava de 1 a 15 de Setembro. Decorrem ainda neste período a Feira do Cavalo e a venda de produtos típicos da região. 

Ao longo do ano, realiza-se a feira quinzenal à 4ª feira, quando são comercializados produtos agrícolas, alfaias agrícolas, artesanato, vestuário.

Freguesia de Abrunheira

A freguesia de Abrunheira é constituída pelas povoações de Abrunheira, Reveles, Presalves e Carril.
A nóvel freguesia de Abrunheira emerge da extinção da ancestral freguesia de Reveles pelo decreto 1533 de 8 de Marco de 1928 anexando a área correspondente da extinta freguesia de Reveles a parte sul da Abrunheira, ate então pertencente a Verride.

Casa de Chá do Paço das Infantas

A partir do dia 15 de Julho, o Castelo de Montemor passará a ter mais um espaço de dinamização cultural chamado Casa de Chá do Paço das Infantas. Esta inciativa partiu da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho em conjunto com o Instituto Português do Património Arquitectónico IPPAR. 

O castelo

O castelo poderá ter sido edificado durante o século X (referências remontam ao ano de 991), ainda antes de criada a nacionalidade. Supõe-se que o pai de D: Teresa, D. Afondo VI de Castela, o terá restaurado, modificado e ampliado. No século XIV o edifício sofreu uma grande reforma que o tranformou no castelo que chegou aos nossos dias. O conjunto integra um cercado na la norte com um reduto inferior que lhe está associado, cerca principal, castelejo e barbacã envolvente. As bases da Torre de Menagem integram silhares romanos, constituindo a parte mais antiga do castelo. 

A vila de Montemor

Montemor-o-velho

A vila desce em ruelas estreitas pela encosta do castelo. É nos becos e nas escadinhas que a beleza aumenta e chama a atenção de quem passa. As igrejas de Santo António e da Madalena foram edificadas junto às muralhas do castelo. A Capela de São João foi erguida no cercado norte. Fundada durante o século XI, a história ligou-a às lutas contra os mouros, nomeadamente aos feitos heróicos do Abade João. O Hospital Velho situa-se na Praça da República. Apresenta fachada seiscentista e no interior destacam-se as tábuas quinhentistas do Mestre do sardoal. Actualmente alberga o Lar da Misericórdia.

Campos do Mondego

Montemor-o-velho

Montemor-o-Velho possui um rico patrimónico arquitectónico, a começar pelo Castelo de Montemor, palco frequente de peças de teatro e espectáculos de música... [LO2002]

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Em defesa da bolha
Não se diga mal das bolhas, que elas custam muito a criar e a manter. Um dia alguém há-de escrever sobre a ecologia das bolhas, e o sistema de comunicações que é necessário para sustentá-lo. Opinião de Miguel Esteves Cardoso

O governo vai cair em seis meses? Não apostava muito nisso
Pode durar mais do que se pensa, não por razões especialmente meritórias, mas por uma razão muito prática... Opinião de João Miguel Tavares

Portugal triplicou o número de pedidos de patentes europeias numa década
Novo ano, novo recorde nos pedidos à Organização Europeia de Patentes. Empresas já dominam o top-10, mas metade das inovações que se pretende registar sai da academia e laboratórios públicos.

Já foram mortas mais de 13 mil crianças em Gaza, diz ONU
A Unicef alerta ainda que muitos bebés e jovens estão gravemente subnutridos. Desde Outubro, já morreram à fome e à sede 27 crianças na Faixa de Gaza.

Do Copo Largo ao Galeto, são 13 os vencedores dos prémios Lisbon Insiders
Na sua terceira edição, os prémios criados pela franco-venezuelana Stéphanie Pons incluem mais uma categoria, o Crush do Ano, que é o Dallas Burger. O guia com todos os nomeados já está à venda.

Da “motosserra” ao impasse político. Os primeiros 100 dias de Milei na Argentina
Neste P24, ouvimos João Ruela Ribeiro, jornalista da secção Internacional do PÚBLICO

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade