Ilustração sobre a Localidade

Manteigas

Um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental

Manteigas é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 2 800 habitantes. A zona urbana da vila divide-se pelas freguesias de Santa Maria e São Pedro.

É sede de um município com 121,98 km² de área1 e 3 430 habitantes (2011),2 3 dividido em 4 freguesias.4 O município é limitado a noroeste pelo município de Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia.

Manteigas é, juntamente com Covilhã e Seia, um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental (a Torre da Serra da Estrela).

Rodeada por grandiosas paisagens, a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal continental e por isso é também conhecida como o Coração da Serra da Estrela.

É também no concelho de Manteigas que fica localizada a formação geológica das Penhas Douradas, que também designa uma localidade situada nas imediações.

Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciário do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no inverno e eventualmente no início da primavera.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Os filhos saíram de casa e agora? Dicas para fortalecer a relação na fase do ninho vazio
Os pais também podem descobrir que a vida com o ninho vazio não é tão feliz como esperavam e que a relação parece, na verdade, mais turbulenta do que antes. O que se passa?

Há vida para além do túmulo: vem aí mais uma Semana Cultural nos Cemitérios
Com celebrações religiosas e o Halloween à espreita, o interesse pelos locais de descanso eterno renova-se em roteiros de história, arte e memória, para percorrer de 10 a 18 de Outubro.

Com muitas lágrimas à mistura, Lionel Messi despediu-se da selecção argentina

Astro argentino disputou o último jogo pela selecção na madrugada desta quarta-feira.

Maria Gil: "Nunca me sinto sozinha. Sinto-me sempre com a extrema-direita nos ombros"

Maria Gil e Mariana Gil, mãe e filha, mulheres e ciganas. Duas gerações marcadas por experiências distintas sob estereótipos que persistem.

Mariana Gil: “A mulher cigana ainda é vista como um ser incapaz, primitivo”
Maria Gil e Mariana Gil, mãe e filha, mulheres e ciganas. Duas gerações unidas pela mesma identidade, mas marcadas por experiências distintas sob estereótipos que persistem.

CFP alerta para falta de informação sobre desvios na execução orçamental
Presidente do Conselho das Finanças Públicas admite que os problemas “não são exclusivos do exercício de 2025” e lamentou que não sejam visíveis sinais de resolução.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade