Ilustração sobre a Localidade

Manteigas

Um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental

Manteigas é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 2 800 habitantes. A zona urbana da vila divide-se pelas freguesias de Santa Maria e São Pedro.

É sede de um município com 121,98 km² de área1 e 3 430 habitantes (2011),2 3 dividido em 4 freguesias.4 O município é limitado a noroeste pelo município de Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia.

Manteigas é, juntamente com Covilhã e Seia, um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental (a Torre da Serra da Estrela).

Rodeada por grandiosas paisagens, a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal continental e por isso é também conhecida como o Coração da Serra da Estrela.

É também no concelho de Manteigas que fica localizada a formação geológica das Penhas Douradas, que também designa uma localidade situada nas imediações.

Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciário do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no inverno e eventualmente no início da primavera.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Vivam os Abris de 75 e 76!

Everton leva Manchester United de Rúben Amorim ao “tapete”
Polémico Idrissa Gueye foi expulso ao 13.º minuto por agredir colega de equipa. Dewsbury-Hall fez o golo do triunfo dos “toffees”.

A ecologia de Pinto e a economia de Cotrim num debate de “diferenças profundas”
Com visões distintas da saúde ao trabalho, o deputado do Livre e o antigo presidente da Iniciativa Liberal debateram em ambiente tenso e com acusações mútuas de falta de honestidade.

Comboios, PPP e propinas: o terceiro dia de votação na especialidade do OE26
Continuam as votações na especialidade para limar as arestas do Orçamento do Estado para 2026.

Chega separa votação para poder chumbar medidas de combate à desinformação
Proposta do Livre sobre plano nacional de segurança digital para jovens nem sequer foi aprovada, mas Chega pediu para votar por alíneas e foi especificamente contra medidas de combate à desinformação.

25 de Abril e 25 de Novembro, dois pilares da mesma democracia
O 25 de Abril libertou Portugal e o 25 de Novembro protegeu essa liberdade, evitando que a revolução se desviasse para modelos autoritários ou para aventuras políticas incapazes de garantir direitos. Opinião de Fernando Camelo de Almeida

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade