Ilustração sobre a Localidade

Manteigas

Um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental

Manteigas é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 2 800 habitantes. A zona urbana da vila divide-se pelas freguesias de Santa Maria e São Pedro.

É sede de um município com 121,98 km² de área1 e 3 430 habitantes (2011),2 3 dividido em 4 freguesias.4 O município é limitado a noroeste pelo município de Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia.

Manteigas é, juntamente com Covilhã e Seia, um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental (a Torre da Serra da Estrela).

Rodeada por grandiosas paisagens, a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal continental e por isso é também conhecida como o Coração da Serra da Estrela.

É também no concelho de Manteigas que fica localizada a formação geológica das Penhas Douradas, que também designa uma localidade situada nas imediações.

Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciário do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no inverno e eventualmente no início da primavera.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

A exploração do medo, agora do “Ambiente”
O apoio à decisão sobre os projetos públicos e privados suscetíveis de produzirem efeitos significativos no sistema sócio-territorial é subvertido ao passar a efeitos significativos no ambiente. Opinião de Sidónio Pardal

Vi-me girafa para a nomear
Diz-se que espanhóis (e portugueses, não?) tentaram impor a palavra “azarafa”, mas que ninguém foi na conversa deles. Acabaram por ser os jeitosos dos italianos a introduzir a palavra girafa. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Ventura mantém mira no Governo e junta Castro Almeida à lista de alvos
Candidato a Belém criticou ministro da Economia por sugerir que famílias utilizem salários do mês passado para fazer face às necessidades depois da tempestade. Ida de Marcelo ao Vaticano não caiu bem.

Na I Liga portuguesa, já se faz bom dinheiro fora dos “grandes”
Os últimos quatro mercados de transferências permitiram a mais clubes terem vendas acima de cinco milhões de euros. Gil Vicente e Arouca destacam-se, mas Famalicão e Vitória também sabem como se faz.

Marcelo reforça vigilância e Montenegro garante empenho com todos os meios no terreno
Antes de voltar ao terreno, Presidente da República deixou recado de que “não serve de nada ter medidas no papel se não é possível dar resposta”. Primeiro-ministro garante “todos os meios” empenhados.

Ao fim de uma semana, o músculo industrial de Leiria recomeça lentamente a mexer-se
Entre a destruição, ainda sem água, energia da rede ou telecomunicações, há empresas que tentam retomar trabalho, seja com geradores que começam a chegar ou com a energia que arranca a conta-gotas.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade