Ilustração sobre a Localidade

Manteigas

Um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental

Manteigas é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 2 800 habitantes. A zona urbana da vila divide-se pelas freguesias de Santa Maria e São Pedro.

É sede de um município com 121,98 km² de área1 e 3 430 habitantes (2011),2 3 dividido em 4 freguesias.4 O município é limitado a noroeste pelo município de Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia.

Manteigas é, juntamente com Covilhã e Seia, um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental (a Torre da Serra da Estrela).

Rodeada por grandiosas paisagens, a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal continental e por isso é também conhecida como o Coração da Serra da Estrela.

É também no concelho de Manteigas que fica localizada a formação geológica das Penhas Douradas, que também designa uma localidade situada nas imediações.

Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciário do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no inverno e eventualmente no início da primavera.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Onde aprendeu George Orwell
No Portugal de hoje, como um pouco por toda a Europa e, em particular, nos EUA, esta “polícia do pensamento” funciona 24 horas por dia. Opinião de José Pacheco Pereira

O fim da União Europeia
Sem paz, sem o primado do Direito internacional, com poucos recursos próprios e sem aliados de confiança, a Europa tem diante de si um caminho difícil de evitar: o da debilidade e da insignificância. Opinião de António Barreto

Onde estão as mulheres no quadro do Grupo do Leão?
As mulheres artistas viveram séculos num círculo vicioso de invisibilidade. Não foi só esquecimento. Foi uma luta activa contra elas.

Governo garantiu que ia ouvir sindicatos na Lei da Ciência, mas ninguém os chamou
Governo argumenta que o novo decreto-lei não versa sobre matéria laboral. Porém, a secretária de Estado da Ciência e Inovação tinha garantido a auscultação de sindicatos e bolseiros.

Governo adoptou medidas contra a crise esquecendo-se dos mais pobres
Os decisores e os poderes deste país continuam a limitar-se a gerir a realidade, em vez de apostarem em mudanças de modo a melhorarem, de facto, as condições de vida das pessoas. Opinião de São José Almeida

Nova lei encerra o capítulo de introdução à inovação no sistema científico português
Versão inicial do decreto-lei que apresenta a nova Lei da Ciência e Inovação assume uma estrutura funcionalista e mais orientada para a economia.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade