Ilustração sobre a Localidade

Manteigas

Um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental

Manteigas é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 2 800 habitantes. A zona urbana da vila divide-se pelas freguesias de Santa Maria e São Pedro.

É sede de um município com 121,98 km² de área1 e 3 430 habitantes (2011),2 3 dividido em 4 freguesias.4 O município é limitado a noroeste pelo município de Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia.

Manteigas é, juntamente com Covilhã e Seia, um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental (a Torre da Serra da Estrela).

Rodeada por grandiosas paisagens, a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal continental e por isso é também conhecida como o Coração da Serra da Estrela.

É também no concelho de Manteigas que fica localizada a formação geológica das Penhas Douradas, que também designa uma localidade situada nas imediações.

Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciário do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no inverno e eventualmente no início da primavera.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Vai votar neste domingo para presidente do Brasil? Veja as dicas para evitar filas
Haverá votações em Lisboa, Porto e Faro. Em Portugal, no total, há mais de 134 mil brasileiros aptos a escolherem o próximo presidente do Brasil. As urnas eletrônicas estarão abertas entre 8h e 17h.

Mãe das gémeas luso-brasileiras: “Pedi ao Governo tudo o que era um direito das meninas”
Em entrevista à RTP, na noite desta sexta-feira, Daniela Martins negou qualquer ilegalidade, dizendo que fez pedidos de ajuda a que tinha direito.

Espectáculos internacionais, problemas nacionais: Portugal e a segurança nos eventos
Portugal consegue atrair os maiores artistas do mundo e ainda bem. Consegue vender bilhetes a preços internacionais. Mas a experiência nos recintos coloca sérios problemas de segurança. Opinião de Teresa Mendes Barbosa

Outubro arranca com novas regras para tuk-tuks no Porto
Tuk-tuks e veículos pesados de passageiros em serviço ocasional têm novas regras relativamente a locais de tomada e largada de passageiros. Zona de Restrição da cidade perde pontos de paragem.

Liga das Nações: França falha pleno na estreia de Zidane em casa ante a Itália
Michael Olise voltou a marcar, mas Bastoni aproveitou erro francês para empatar. Kevin De Bruyne e Lukaku dão triunfo (3-0) à Bélgica ante a Turquia.

Hoje não vou à escola
Estou gorda, mas depois penso que não, não estou gorda, só preciso de comer menos açúcar e comidas processadas, o que é que eu vou vestir para a escola, tenho avaliações hoje ou não, algum teste. Crónica de Cláudia Lucas Chéu

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade