Ilustração sobre a Localidade

Manteigas

Um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental

Manteigas é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 2 800 habitantes. A zona urbana da vila divide-se pelas freguesias de Santa Maria e São Pedro.

É sede de um município com 121,98 km² de área1 e 3 430 habitantes (2011),2 3 dividido em 4 freguesias.4 O município é limitado a noroeste pelo município de Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia.

Manteigas é, juntamente com Covilhã e Seia, um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental (a Torre da Serra da Estrela).

Rodeada por grandiosas paisagens, a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal continental e por isso é também conhecida como o Coração da Serra da Estrela.

É também no concelho de Manteigas que fica localizada a formação geológica das Penhas Douradas, que também designa uma localidade situada nas imediações.

Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciário do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no inverno e eventualmente no início da primavera.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Cartas ao director

James Watson: “É o ADN que determina o futuro e não um potencial Deus”
Entrevista originalmente publicada no PÚBLICO a 31 de Março de 2007.

Fundador do Web Summit diz que o PIX brasileiro é a “maior surpresa” dos últimos anos
Para Paddy Cosgrave, o sistema eletrônico de pagamentos e transferências do Brasil é “um fato extraordinário” e, não por acaso, provocou a ira do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Ataques dos EUA nas Caraíbas e no Pacífico já mataram 69 pessoas
Administração Trump tem justificado os bombardeamentos com o combate ao narcotráfico, mas sem apresentar provas das suas acusações.

A minha velha namorada
É dentro de casa, o mais longe possível da velha namorada, nos braços da minha namorada actual, que é de carne e osso, que ainda consigo perceber porque é que me apaixonei pela chuva. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Árbitros em jornada de protesto nos jogos das competições profissionais
Classe reivindica agravamento de sanções disciplinares para os agentes desportivos implicados em ataques a árbitros como forma de acabar com o sentimento de impunidade.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade