Ilustração sobre a Localidade

Manteigas

Um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental

Manteigas é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 2 800 habitantes. A zona urbana da vila divide-se pelas freguesias de Santa Maria e São Pedro.

É sede de um município com 121,98 km² de área1 e 3 430 habitantes (2011),2 3 dividido em 4 freguesias.4 O município é limitado a noroeste pelo município de Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia.

Manteigas é, juntamente com Covilhã e Seia, um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental (a Torre da Serra da Estrela).

Rodeada por grandiosas paisagens, a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal continental e por isso é também conhecida como o Coração da Serra da Estrela.

É também no concelho de Manteigas que fica localizada a formação geológica das Penhas Douradas, que também designa uma localidade situada nas imediações.

Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciário do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no inverno e eventualmente no início da primavera.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Os Lenços de Namorados do Minho são o primeiro produto artesanal português com Indicação Geográfica
Passam agora a ser protegidos no âmbito do quadro jurídico da União Europeia. Há mais 38 produtos artesanais candidatos à mesma distinção, entre bordados, cerâmicas e violas.

Avaliação das casas fixa novo máximo em Abril e pedidos de crédito aumentam
O valor mediano subiu 16% em termos homólogos, para 2174 euros o metro quadrado. Número de avaliações aumentou 5%.

Princesa herdeira da Noruega está “muito doente” e tem piorado, diz príncipe Haakon
O futuro rei confirmou que Mette-Marit precisa de oxigénio para respirar, mas não avançou se é esperado que a mulher seja submetida a um transplante em breve.

Vazio legal obriga Tribunal da Relação de Lisboa a libertar Hulk, dirigente do PCC
Ygor Daniel Zago estava desde Novembro passado na cadeia, a aguardar extradição, mas pedido de asilo colocou-o em liberdade. No Brasil foi condenado a 29 anos de cadeia.

Junho à prova: dez experiências de copo cheio (de vinho e não só)
Dos lagares ao cinema, com umas notas de fado e outras de Verão, não faltam ocasiões para andar pelo país de néctar em néctar.

Sete debates pelo país vão reflectir sobre o que aconteceria se o turismo acabasse
Os encontros promovidos pela IPDT começam no Porto, mas vão percorrer Coimbra, Lisboa, Alentejo, Algarve e as regiões autónomas dos Açores e Madeira nos próximos meses.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade