Ilustração sobre a Localidade

Manteigas

Um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental

Manteigas é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 2 800 habitantes. A zona urbana da vila divide-se pelas freguesias de Santa Maria e São Pedro.

É sede de um município com 121,98 km² de área1 e 3 430 habitantes (2011),2 3 dividido em 4 freguesias.4 O município é limitado a noroeste pelo município de Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia.

Manteigas é, juntamente com Covilhã e Seia, um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental (a Torre da Serra da Estrela).

Rodeada por grandiosas paisagens, a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal continental e por isso é também conhecida como o Coração da Serra da Estrela.

É também no concelho de Manteigas que fica localizada a formação geológica das Penhas Douradas, que também designa uma localidade situada nas imediações.

Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciário do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no inverno e eventualmente no início da primavera.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Trump diz que acordo com sauditas só avança após normalização de relações com Israel
Acordo assinado esta semana entre Washington e Riad previa construção de reactores nucleares com tecnologia norte-americana na Arábia Saudita.

E agora, Guiné-Bissau?
A Guiné-Bissau não pode ser abandonada aos interesses do narcotráfico ou de déspotas sem escrúpulos. Devemos uma solidariedade ativa aos guineenses, os quais devem continuar confiantes no seu futuro. Opinião de Ricardo Sá Fernandes

Punir quem recorre às autoridades?
Em Estrasburgo, estou convicto e de boa-fé, este acórdão, muito provavelmente, será mais uma justa condenação do nosso país por violação da liberdade de expressão a que temos direito. Opinião de Francisco Teixeira da Mota

A oportunidade perdida…
Digitalizar um exame concebido para responder em papel não representa uma transformação. Representa apenas a informatização de um modelo antigo. Foi esse, na minha opinião, o principal equívoco. Opinião de João Marôco

A absoluta precisão da ambiguidade
A confiança política não se perde apenas quando um governo mente. A confiança começa a desaparecer quando deixa de ser possível distinguir, com segurança, onde termina a prudência e começa o cálculo. Opinião de José Manuel Ribeiro

Somos todos Nações Unidas
Vivemos, assim, um paradoxo: precisamente quando os problemas globais exigem mais cooperação do que nunca, a confiança nas instituições criadas para a promover está a enfraquecer. Opinião de Paulo Pereira

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade