Ilustração sobre a Localidade

Manteigas

Um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental

Manteigas é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 2 800 habitantes. A zona urbana da vila divide-se pelas freguesias de Santa Maria e São Pedro.

É sede de um município com 121,98 km² de área1 e 3 430 habitantes (2011),2 3 dividido em 4 freguesias.4 O município é limitado a noroeste pelo município de Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia.

Manteigas é, juntamente com Covilhã e Seia, um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental (a Torre da Serra da Estrela).

Rodeada por grandiosas paisagens, a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal continental e por isso é também conhecida como o Coração da Serra da Estrela.

É também no concelho de Manteigas que fica localizada a formação geológica das Penhas Douradas, que também designa uma localidade situada nas imediações.

Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciário do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no inverno e eventualmente no início da primavera.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Portugal e Espanha devem coordenar acções em defesa do lobo-ibérico, pedem ONG
O modelo a seguir deve ser o mesmo que permitiu recuperar o lince ibérico, defendem organizações portuguesas e espanholas, para proteger uma espécie cujo estatuto de conservação foi reduzido.

Três estações do metro de Lisboa abertas fora do horário para acolher sem-abrigo
A medida foi decidida como resposta à previsão de tempo quente, em que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu aviso vermelho para o distrito de Lisboa.

Soberania a crédito
Endividarmo-nos para comprar influência simbólica em empresas que não controlamos é uma escolha de alocação de recursos que roça a incompetência política. Crónica de Bruna Santos

População une-se para debater futuro da ponte da Vista Alegre, encerrada há seis meses
Câmara ordenou o fecho devido aos “sinais evidentes de degradação” e diz estar a desenvolver os procedimentos para lançar a obra de reabilitação. Utilizadores da travessia estão cansados de esperar.

Calor extremo obriga Festival Lisb-On a trocar Monsanto por Parque Eduardo VII
No cartaz destaque para o rapper Freddie Gibbs e para os britânicos Jungle (em formato DJ set).

Suspeito de tentar matar um magnata ucraniano no Mónaco continua foragido
Vadim Iermolaiev e um rapaz estão livres de perigo, mas a companheira do oligarca corre risco de vida. Em 2022, um jornal denunciou o estilo de vida luxuoso de milionários ucranianos no principado.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade