Ilustração sobre a Localidade

Manteigas

Um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental

Manteigas é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 2 800 habitantes. A zona urbana da vila divide-se pelas freguesias de Santa Maria e São Pedro.

É sede de um município com 121,98 km² de área1 e 3 430 habitantes (2011),2 3 dividido em 4 freguesias.4 O município é limitado a noroeste pelo município de Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia.

Manteigas é, juntamente com Covilhã e Seia, um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental (a Torre da Serra da Estrela).

Rodeada por grandiosas paisagens, a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal continental e por isso é também conhecida como o Coração da Serra da Estrela.

É também no concelho de Manteigas que fica localizada a formação geológica das Penhas Douradas, que também designa uma localidade situada nas imediações.

Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciário do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no inverno e eventualmente no início da primavera.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Zelensky disse ter entregue a Washington uma proposta para acabar com a guerra
Não foram dados pormenores sobre o plano ucraniano, mas não há sinais de que Moscovo esteja disponível para regressar às negociações.

O impossível regresso de Jorge Valadas e mais um volume da obra de Solvej Balle
Caminhos da Insubmissão é o novo livro do autor que se exilou em Paris, onde este livro foi originalmente publicado, em francês, em 2025. Às livrarias chega também um novo Sobre o Cálculo do Volume.

Festival da Sopa da Pedra espera servir 12.500 doses e atrair até 20 mil visitantes a Almeirim
A edição deste ano, que decorre entre os dias 26 e 30 de Agosto, envolverá 14 associações do concelho, das quais 11 explorarão tasquinhas e três assegurarão bares de apoio ao recinto.

Morreu Eugénio Fonseca, presidente da Confederação Portuguesa de Voluntariado
Eugénio Fonseca foi presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal entre 1987 e 2016, tendo sido nomeado em 1999 pela Conferência Episcopal Portuguesa para presidir ao organismo a nível nacional.

Hélène Cattet e Bruno Forzani filmam o espião no seu labirinto fetichista
Entre James Bond e Luchino Visconti, Mario Bava e Monte Hellman, encontramos o universo “retro-guardista” da dupla francesa que Reflexo num Diamante Morto revela agora nas salas portuguesas.

Rod Stewart cancela concertos nos EUA após operação ao coração
Em Junho, numa das suas muitas passagens por Portugal, o cantor esteve no Rock in Rio Lisboa, duas semanas após ter cancelado nos Estados Unidos outras datas da sua digressão.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade