Ilustração sobre a Localidade

Manteigas

Um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental

Manteigas é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 2 800 habitantes. A zona urbana da vila divide-se pelas freguesias de Santa Maria e São Pedro.

É sede de um município com 121,98 km² de área1 e 3 430 habitantes (2011),2 3 dividido em 4 freguesias.4 O município é limitado a noroeste pelo município de Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia.

Manteigas é, juntamente com Covilhã e Seia, um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental (a Torre da Serra da Estrela).

Rodeada por grandiosas paisagens, a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal continental e por isso é também conhecida como o Coração da Serra da Estrela.

É também no concelho de Manteigas que fica localizada a formação geológica das Penhas Douradas, que também designa uma localidade situada nas imediações.

Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciário do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no inverno e eventualmente no início da primavera.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Há outra fotografia da família real que foi “melhorada digitalmente”, avisa a Getty
A agência de fotografias colocou uma nota do editor na fotografia de Isabel II com os netos e bisnetos, que foi captada pela princesa de Gales, em Agosto de 2022.

PÚBLICO vence Prémio Jornalismo de Dados da Sociedade Portuguesa de Estatística
Trabalho de José Volta e Pinto e Rui Barros foi o vencedor da competição. O PÚBLICO recebeu também uma das duas menções honrosas atribuídas.

Directores sugerem provas do 9.º ano em papel, por causa dos computadores avariados
Directores sugerem que só recorrendo às provas em papel é possível garantir “equidade”. Professores de Informática marcaram greve às funções de apoio às provas digitais para o dia 8 de Abril.

Tribunal Europeu dá razão a Pedro Arroja e condena Portugal por violação da liberdade de expressão
Pedro Arroja será indemnizado no caso de difamação a Paulo Rangel e à Cuatrecasas. Tribunal diz que o Estado violou o direito à liberdade de expressão no caso dos comentários sobre obras no São João.

Bolsonaro indiciado por crimes ligados à falsificação de certificados de vacinação
Em causa está a prestação de informações falsas para a obtenção de certificados de vacinação contra a covid-19 para que o ex-Presidente pudesse viajar.

Estado do clima em 2023: há recordes em terra, há recordes no mar
Relatório da Organização Meteorológica Mundial dá um retrato de 2023, o ano mais quente desde que há registo. “A crise climática é o desafio definidor que a humanidade enfrenta”, diz secretária-geral.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade