Ilustração sobre a Localidade

Manteigas

Um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental

Manteigas é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 2 800 habitantes. A zona urbana da vila divide-se pelas freguesias de Santa Maria e São Pedro.

É sede de um município com 121,98 km² de área1 e 3 430 habitantes (2011),2 3 dividido em 4 freguesias.4 O município é limitado a noroeste pelo município de Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia.

Manteigas é, juntamente com Covilhã e Seia, um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental (a Torre da Serra da Estrela).

Rodeada por grandiosas paisagens, a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal continental e por isso é também conhecida como o Coração da Serra da Estrela.

É também no concelho de Manteigas que fica localizada a formação geológica das Penhas Douradas, que também designa uma localidade situada nas imediações.

Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciário do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no inverno e eventualmente no início da primavera.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O sono de estimação
O sono é fascinante, porque, apesar de ter uma natureza própria, depende muito do modo de vida de cada um. Opinião de Miguel Esteves Cardoso

EUA deportaram para o Sudão do Sul sete pessoas sem ligação ao país
Migrantes expulsos dos Estados Unidos estavam há seis semanas detidos numa base militar no Jibuti. Foram levados para o Sudão do Sul este sábado, após o Supremo norte-americano dar razão a Trump.

Autoridades avisam que é proibido nadar junto às grutas de Benagil, no Algarve
A natação está interdita entre a praia do Vale do Lapa e a Praia de Albandeira devido à elevada afluência de embarcações ao local. Duas pessoas foram resgatadas no local este sábado.

Real Madrid despacha Borussia e marca encontro com o PSG
Merengues” derrotam Borussia Dortmund por 3-2 e avançam para as meias-finais do Mundial de clubes e para um saboroso confronto com os actuais campeões europeus.

A fast fashion está a ensaiar uma transformação ecológica. Será verdade?
Como todos os sectores industriais actualmente, também a fast fashion está a tentar ficar mais verde e sustentável. Será que consegue ou é só greenwashing?

Elon Musk criou um partido político: America Party
O CEO da Tesla e da Space X anunciou este sábado a criação de um partido político. Chama-se America Party (Partido da América) e foi criado para “devolver a liberdade”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade