Ilustração sobre a Localidade

Manteigas

Um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental

Manteigas é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 2 800 habitantes. A zona urbana da vila divide-se pelas freguesias de Santa Maria e São Pedro.

É sede de um município com 121,98 km² de área1 e 3 430 habitantes (2011),2 3 dividido em 4 freguesias.4 O município é limitado a noroeste pelo município de Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia.

Manteigas é, juntamente com Covilhã e Seia, um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental (a Torre da Serra da Estrela).

Rodeada por grandiosas paisagens, a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal continental e por isso é também conhecida como o Coração da Serra da Estrela.

É também no concelho de Manteigas que fica localizada a formação geológica das Penhas Douradas, que também designa uma localidade situada nas imediações.

Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciário do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no inverno e eventualmente no início da primavera.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O odor fétido da intolerância na AR
Não percebo o que ganham os deputados e deputadas do PSD, Chega e CDS com esta lei. Para além, claro, da preguiçosa sinalização de virtude numa guerra cultural fétida. Opinião de Susana Peralta

“Água que Une”: um ano de concretizações no ciclo urbano da água
A “Água que Une” nunca foi, e não é, uma manifestação de intenções, mas um plano de execução. Os factos (e, já agora, os números) não enganam. Opinião de Maria da Graça Carvalho

PS: da resistência às direitas à vontade de futuro
Nenhum partido com vocação histórica pode viver apenas de conter o avanço dos outros. Tem de ser capaz de abrir caminho próprio. Opinião de João Torres

A abundância que ninguém quer experimentar
Se a inteligência artificial promete um mundo de abundância, porque é que ninguém parece disposto a experimentá-lo? Opinião de José Pedro Sousa

Cidadão francês suspeito de duplo homicídio fica em prisão preventiva
Cédric Prizzon, de 42 anos, está “fortemente indiciado” da prática de dois crimes de homicídio qualificado.

Repensar o método de seleção de juízes para o Tribunal Constitucional
Sem colocar em causa a mediação política que parece dever existir na seleção dos juízes, são concebíveis alternativas que sempre poderiam diminuir o monopólio partidário sobre o processo em causa. Opinião de Luís Heleno Terrinha

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade