REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Manteigas

Um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental

Manteigas é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 2 800 habitantes. A zona urbana da vila divide-se pelas freguesias de Santa Maria e São Pedro.

É sede de um município com 121,98 km² de área1 e 3 430 habitantes (2011),2 3 dividido em 4 freguesias.4 O município é limitado a noroeste pelo município de Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia.

Manteigas é, juntamente com Covilhã e Seia, um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental (a Torre da Serra da Estrela).

Rodeada por grandiosas paisagens, a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal continental e por isso é também conhecida como o Coração da Serra da Estrela.

É também no concelho de Manteigas que fica localizada a formação geológica das Penhas Douradas, que também designa uma localidade situada nas imediações.

Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciário do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no inverno e eventualmente no início da primavera.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Guarda > Manteigas




Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Estado terá gasto mais de 375 milhões em testes à covid-19 feitos por privados
Uma estimativa conservadora feita pelo PÚBLICO, com base no número de testes realizados este mês e em Dezembro, aponta para um gasto superior a 120 milhões de euros só nestes dois meses. Desde Março de 2020 até à passada terça-feira foram realizados mais de 33 milhões de testes PCR e antigénio no país. Destes, um terço foi feito desde o início de Dezembro.

SEF investiga 25 casos de exploração laboral ou contratação ilegal no Alentejo
Há menos inquéritos do SEF por esses crimes em todo o Alentejo do que em Maio do ano passado, quando eram 32. Jornal The Guardian escreve que “trabalhadores explorados” em Odemira garantem produção de frutos vermelhos vendidos nos melhores supermercados britânicos.

Fecho das creches levou 40 mil pais a pedir apoio na primeira semana de contenção
Segurança Social vai transferir para as empresas, já nesta sexta-feira, 2,1 milhões de euros relativos ao apoio excepcional à família.

Os “cavalheiros” e a palavra de Marcelo
Com um Parlamento fragmentado e perante desafios grandes que se colocam ao país, que tipo de solução de Governo o Presidente está disposto a empossar? Qualquer uma que apareça?

Execução da despesa sobe em 2021, receita acima do previsto compensa
Défice público em contabilidade pública, no ano passado, ficou 2356 milhões de euros abaixo do valor inscrito no OE, revelam os números publicados pelas Finanças

Cartas ao director

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade