Ilustração sobre a Localidade

Manteigas

Um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental

Manteigas é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 2 800 habitantes. A zona urbana da vila divide-se pelas freguesias de Santa Maria e São Pedro.

É sede de um município com 121,98 km² de área1 e 3 430 habitantes (2011),2 3 dividido em 4 freguesias.4 O município é limitado a noroeste pelo município de Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia.

Manteigas é, juntamente com Covilhã e Seia, um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental (a Torre da Serra da Estrela).

Rodeada por grandiosas paisagens, a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal continental e por isso é também conhecida como o Coração da Serra da Estrela.

É também no concelho de Manteigas que fica localizada a formação geológica das Penhas Douradas, que também designa uma localidade situada nas imediações.

Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciário do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no inverno e eventualmente no início da primavera.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

A honra funcional do juiz
A crónica de um caso em que um advogado viu a legitimidade do seu trabalho reconhecida e (espera-se) em que o juiz e o Ministério Público aprenderam alguma coisa. Opinião de Francisco Teixeira da Mota

Flexibilidade sem ambição não é reforma
A proteção dos trabalhadores não se faz contra as empresas. Faz-se com empresas fortes, capazes de crescer, de investir e de criar oportunidades. Opinião de Ramiro Brito

Andas armado em mangas ou quê?
Não tenho maneira de saber o que é um mangas para os gregos de hoje. Mas sei o que era um mangas na Lisboa dos anos 60. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Isaltino come de mais ou é a justiça que anda com muita fome?
A recente investida do Ministério Público contra os almoços na Câmara de Oeiras parece-me uma daquelas bizarrias onde superabundam os escrúpulos e escasseia a sensatez. Opinião de João Miguel Tavares

Luis Suárez suspenso por um jogo após gesto polémico no clássico
Queixa contra o avançado do Sporting foi apresentada pelo FC Porto, na sequência do jogo das meias-finais da Taça de Portugal.

Tiger Woods foi detido após acidente de viação na Florida
Golfista norte-americano recusou fazer teste de urina e acabou por ser levado pelas autoridades, depois de o carro em que seguia ter capotado em Jupiter Island.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade