Ilustração sobre a Localidade

Manteigas

Um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental

Manteigas é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 2 800 habitantes. A zona urbana da vila divide-se pelas freguesias de Santa Maria e São Pedro.

É sede de um município com 121,98 km² de área1 e 3 430 habitantes (2011),2 3 dividido em 4 freguesias.4 O município é limitado a noroeste pelo município de Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia.

Manteigas é, juntamente com Covilhã e Seia, um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental (a Torre da Serra da Estrela).

Rodeada por grandiosas paisagens, a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal continental e por isso é também conhecida como o Coração da Serra da Estrela.

É também no concelho de Manteigas que fica localizada a formação geológica das Penhas Douradas, que também designa uma localidade situada nas imediações.

Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciário do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no inverno e eventualmente no início da primavera.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Mundial 2026: Que hipótese tem Portugal no torneio mais ambicioso de sempre?
Na expectativa de ver até onde pode chegar a selecção portuguesa comandada por Roberto Martínez, neste P24 conversamos com o enviado especial do PÚBLICO ao Mundial de 2026, Diogo Cardoso Oliveira.

O trabalho social entre o incentivo e a esmola
O trabalho social tem virtudes em tese que não podem ser recusadas. O pior que se pode fazer à pobreza é deixar que a letargia e comodismo da caridade do Estado a institucionalize e eternize. Opinião de Manuel Carvalho

(Não) Dá um beijinho ao tio!
Em França, a cada três minutos, o tempo de leitura desta crónica, uma criança é vítima de agressão sexual e apenas 3% das denúncias de violação de menores resultam em condenação. Opinião de Luísa Semedo

Tanta guerra, tanto engano, e há Camões de novo em cena
Num tempo onde muito “fraco humano” não sabe onde se meter para não ser morto, vem muito a propósito ver Camões a desafiar os deuses. Opinião de Nuno Pacheco

A igualdade salarial é inadiável
Uma coisa é exigir a lei nacional; outra é aceitar que, enquanto ela não está transposta, nada se aplica e nada se corrige. Esse entendimento seria juridicamente pobre e socialmente inaceitável. Opinião de José Pereira da Costa

Os donos da praia
No primeiro fim de semana do plano “Arrábida sem carros”, os convidados para uma festa na Herdade da Comenda não foram impedidos de circular na serra. Opinião de Jaime Pinho

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade