REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Termas

As termas de Caldas da Cavaca são um espaço de tranquilidade e sossego. Apenas a 3 quilómetros de Aguiar da beira, estas termas são óptimas para o tratamento de doenças de pele, colites e prisão intestinal. Para quem não conhece este pequeno paraíso, local aprazível onde a estrada termina, o contacto com o meio natural é privilegiado. A quietude da sua envolvência convida as pessoas a partilharem as maravilhas das águas e as da natureza.

Património edificado

Relação do património edificado do concelho.

História

Aguiar da Beira funciona como sede administrativa do concelho. Já constituída como povoação no século X obteve foral pela mão da mãe de D. Afonso Henriques, D. teresa, no ano de 1120. Este foral é confirmado por D. Afonso II e D. Urraca, sofrendo outra alteração no reinado de Afonso III. Na localidade de traça medieval, que se mantém "escondida" entre as serranias, vale a pena visitar com atenção, na praça principal, a Torre do Relógio (de construção do século XV, de planta quadrangular, ameias e gárgulas de canhão - posteriores).

Gastronomia

Relação de alguns exemplos da gastronomia local.

Freguesias

Relação das freguesias do concelho.

FESTAS / FEIRAS

  • FESTAS / FEIRAS

Artesanato

O concelho de Aguiar da Beira apresenta um artesanato muito rico e variado. Começando com as queijarias artesanais, que se podem encontrar por todo o concelho, é ainda possível visitar Feitais e apreciar os Tamancos que por lá se fazem. 

História

Aguiar da Beira funciona como sede administrativa do concelho. Já constituída como povoação no século X obteve foral pela mão da mãe de D. Afonso Henriques, D. teresa, no ano de 1120. Este foral é confirmado por D. Afonso II e D. Urraca, sofrendo outra alteração no reinado de Afonso III. 


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Estátuas de Lisboa: “Tem de haver debate, tem de haver discussão”
Um projecto digital do Teatro do Bairro Alto nasce no preciso momento em que a conversa sobre estátuas e símbolos está na ordem do dia. A fotomontagem, a ficção e o humor podem ser novas ferramentas.

Covid-19: situação nas prisões “está controlada” e “não há surtos”, diz ministra da Justiça
A ministra da Justiça afirmou que há um controlo “bastante efectivo” da transmissão da covid no interior dos espaços prisionais com as medidas de contingência.

IPST tem três inquéritos abertos por causa de práticas discriminatórias na doação de sangue
A presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação garantiu que o IPST “não é uma instituição discriminatória, pelo contrário”.

Projecto de relatório sobre apoios após fogos de 2017 não poupa Governo
Texto sobre o auxílio dado aos afectados pelos incêndios no Pinhal Interior, que será votado na próxima semana, tece duras críticas ao executivo e alerta que a tragédia pode voltar a acontecer.

PRR: Acção Cooperativista pede linhas de financiamento e cultura em rede
“A desconsideração reiterada pela Cultura e pelas Artes, mais uma vez desprezada como um dos vectores fundamentais em que se alicerça o PRR é inaceitável”, lamenta esta estrutura num comunicado em que revela um rol de propostas de investimento para o sector.

Auditor independente fixa preço da OPA sobre a Media Capital em 72,5 cêntimos
No seguimento da OPA lançada pela Cofina sobre a totalidade da Media Capital, em 12 de Agosto, tinha sido solicitado à Ordem dos Revisores de Contas a nomeação de um auditor independente para fixação da contrapartida mínima.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade