REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Geografia

A geografia de Leiria é marcada pelas praias extensas e serras de paisagens espectaculares. Entre os lugares que não devem faltar num percurso à natureza da região estão o Vale do Lapedo e a Senhora do Monte, as "pérolas" leiriences.

Telefones Úteis

POSTOS DE TURISMO
Leiria - Jardim Luís de Camões.
Tel. : 244 82 37 73 
Fax: 244 83 35 33

Gastronomia

A gastronomia local é marcada pela criatividade popular, que em tempos difíceis, na falta de alguns alimentos, enriqueceram outros criando pratos populares, mas de grande sabor.

Na sua zona costeira, os frutos do mar são a base da gastronomia local, com magníficas sopas de marisco, grelhados de peixe fresco e caldeiradas suculentas e o bacalhau, uma presença constante na culinária portuguesa.

Nas serras, a gastronomia faz uso da carne e das verduras e hortaliças. Entre os inúmerosd exemplos temos a sopa saloia de hortaliça e feijão, a carne de porco, utilizada nos enchidos, o cozido à portuguesa, os queijos de ovelha e cabra e a broa de milho.

XANNAX

Xannax é o nome do mais recente espaço "dance club" de Leiria.

XANNAX 
Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, nº 168
Leiria
Xannax é o nome do mais recente espaço "dance club" de Leiria. Uma moderna discoteca, feita em cima do espaço que foi depósito de ferro velho. A decoração segue linhas rústicas, onde o ferro e a madeira ganham uma enorme importância. Na entrada, dois bares revestidos a madeira envernizada abrem-se para um espaço amplo. É aqui que se situa a pista de dança. No piso superior o espaço é agradável e convida à descontração. É sempre relaxante tomar uma bebida ou um café, na companhia de uma boa tosta.

Castelo e Outro Património Edificado

CRONOLOGIA

A sua construção teve início provavelmente na primeira metade do século XII, altura em que foi construído o recinto amuralhado, ao que tudo indica aproveitando uma alcáçova que existiria no local e uma primitiva igreja. A cerca da vila foi erguida apenas no último quartel do mesmo século. A torre de menagem, foi construída durante o reinado de D. Dinis, em 1325. Os paços e a segunda Igreja de Nossa Senhora da Pena são obra do mesmo monarca. Há autores que atribuem a construção deste templo ao rei D. João I.
Junto à Igreja de São Pedro terão sido construídos os Paços de D. Dinis e da Raínha Santa. No início do século XVI D. Manuel mandou construir uma sacristia, entre a capela-mor da igreja e a torre sineira.

Artesanato do Concelho

ALCOBAÇA
O artesanato de Alcobaça é conhecido internacionalmente pelas faianças e porcelanas pintadas segundo técnicas seculares, e os seus cristais de grande pureza. Também são muito conhecidos os lenços a que se dá o nome de "Alcobaças".

ALQUEIDÃO DA SERRA
A arte dos calceteiros é uma das características do artesanato local. A calçada portuguesa, constituída por pequenas pedras cúbicas de calcário branco ou negro e basalto, é arrancada à serra à base da picareta e da própria mão humana.

TERMAS DA PIEDADE

As Termas

As Termas da Piedade situam-se na localidade de Fervença, próximo de Alcobaça. Situadas num local que apresenta uma natureza pura e envolvente onde a história se revela a cada passo para contar histórias da velha Ordem de Cister.

TERMAS DE MONTE REAL

As Termas

As Termas de Monte Real são rodeadas pelo velho e verde Pinhal de Leiria. O vento refrescante das praias de São Pedro de Moel, Vieira e Pedrogão amenizam o calor do verão. A paisagem ao redor é composta por pinheiros centenários e uma flora muito rica, em especial em hortências azuis.

História

O burgo de Leiria se desenvolveru a partir do morro onde está implantado o castelo. Depois do século XIII desceu encosta abaixo, até chegar à beira do rio Lis. Leiria nasceu da Collipo romana, fundada no século I a.C, que terá existido na colina de São Sebastião, nas proximidades de Andreus.

Todo o burgo esteve sob domínio dos mouros, até que em 1135, D. Afonso Henriques conquistou o castelo, atribuindo-lhe foral em 1142. A fortaleza foi reconstruída por D. Sancho em 1192, que lhe atribuiu foral em 1195. Neste ano verificou-se o derradeiro ataque dos muçulmanos.


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Carolina Deslandes, Joana Alegre, NEEV e Eu.Clides na final do Festival da Canção
A segunda semifinal da edição deste ano do festival, a 55ª, decorreu este sábado à noite. Já se sabem as dez canções apuradas para a final, que decorre no próximo fim-de-semana.

Guerra Colonial: o julgamento que não houve
Há 45 anos, um livro sobre os massacres de 1972, pelas tropas portuguesas, em Wiriamu e outras localidades na região moçambicana de Tete, deu origem a um processo que, revelando os incómodos que os fantasmas da Guerra Colonial ainda provocavam no seio da hierarquia militar pós-revolucionária, redundou num não-julgamento: o desses mesmos fantasmas.

O PRR e as florestas: a reprise de um filme já muito gasto
Entre a “grande reforma” de Capoulas Santos e o “programa de gestão da paisagem” de Matos Fernandes, o que define os dois ministros é uma mesma estratégia do anúncio de milhões de euros a atirar à fogueira.

Lei Eleitoral: uma proibição inaceitável
A lei tal como está tem o claro efeito de dificultar, no que toca aos municípios, uma mais ampla participação democrática dos cidadãos na vida autárquica local, o que não é aceitável.

Não podemos viver sem transfigurações
É evidente que precisamos de acontecimentos que transfigurem os nossos momentos de desânimo em incitamentos a voltar a caminhar.

Se é tarde me perdoa
Temos menos de quatro meses para aproveitar os dias cada vez mais compridos.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade