Ilustração sobre a Localidade

Gastronomia

A gastronomia local é marcada pela criatividade popular, que em tempos difíceis, na falta de alguns alimentos, enriqueceram outros criando pratos populares, mas de grande sabor.

Na sua zona costeira, os frutos do mar são a base da gastronomia local, com magníficas sopas de marisco, grelhados de peixe fresco e caldeiradas suculentas e o bacalhau, uma presença constante na culinária portuguesa.

Nas serras, a gastronomia faz uso da carne e das verduras e hortaliças. Entre os inúmerosd exemplos temos a sopa saloia de hortaliça e feijão, a carne de porco, utilizada nos enchidos, o cozido à portuguesa, os queijos de ovelha e cabra e a broa de milho.

Quando se fala na tradição da doçaria, não pode-se deixar de mencionar a rica doçaria conventual, com doces feitos principalmente com ovos moles, mel, amendoas, leite e ovos.

ALCOBAÇA
Os pratos mais famosos são o Frango na Púcura, o Porco à Abade de Cister e o Cherne à Frei João. Na doçaria local destacam-se o pudim de ovos dos frades, broinhas e biscoitos e os tachinhos à Dom Abade. O Pão de Ló de Alfezeirão, as Tortas de Aljubarrota e as queijadas do Bárrio, são quase sempre regados com a doce ginginha de Alcobaça.

ALQUEIDÃO DA SERRA E MIRA DE AIRE
Nestas localidades são típicas as morcelas de arroz e os "tortulhos", pedaços de tripas de carneiro recheadas com arroz e pedacinhos de tripa.

ARRIMAL
Conhecida pela sua Caldeirada de Borrego ou de Cabrito.

LEIRIA
Com grande tradição nas Morcelas de Arroz e em Negritos e Lentriscas assadas na brasa, servidas antes da bacalhoada com migas de nabiça e broa. Não pode-se deixar de mencionar a Chanfana (guisado com carne de cabra) da Chaínça, o Leitão à moda da Boavista e a Fritada dos Peixinhos do Lis. Para terminar, prove as Brisas do Lis ou os bolinhos de pinhão, normalmente acompanhados pelo licor de leite.

OURÉM
Ourém é conhecida pelas Sopas de Verde, Sopas de Lavrador do Casal de Mata, Carneiro com batatas à Vale Travesso, Friginada com migas, Catrepe da Freixianda e o Coelho à Bruxa de Vilar dos Prazeres. Entre os seus doces, destaca-se o Bolo-de-Arco.

LOURIÇAL
As freiras do Convento das Clarissas introduziram na doçaria local, entre outros os biscoitos de azeite.

PRAIA DE VIEIRA
Famosa pelo sabor da sua Feijoada de Chocos e do Arroz de Marisco.

NAZARÉ
Como não poderia deixar de ser numa localidade situada na zona costeira, os pratos a base de peixe, como a sardinha assada, a caldeirada, os carapaus secos ao sol e o robalo assado no forno fazem a maravilha dos moradores e dos visitantes.

SÃO MARTINHO DO PORTO
Nesta localidade, costuma-se servir a sopa de Navalheiros antes do Ensopado de Enguias ou do Arroz de Lapas.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Tribunal Constitucional angolano declara inconstitucionais várias normas da lei anti-vandalismo
Esta lei, aprovada com abstenção do grupo parlamentar da UNITA, por considerar haver intenções ocultas de perseguir as organizações políticas, fixa penas entre três e 25 anos de prisão.

Abrunhosa, Amadeu Albergaria, Piteira Lopes e Ricardo Leão serão “vices” da ANMP
O próximo líder da ANMP será Pedro Pimpão. O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, encabeça a lista para o Conselho Geral e Luísa Salgueiro ficará na Mesa do Congresso.

Lukashenko liberta Nobel da Paz e líderes da oposição
O Presidente bielorrusso libertou 123 prisioneiros, incluindo o Nobel Ales Bialiatski e a figura da oposição Maria Kalesnikava. Em troca, os EUA levantaram as sanções sobre a potassa bielorrussa.

Tailândia nega cessar-fogo com Camboja anunciado por Trump
Confrontos na fronteira mantém-se depois de numa semana morrerem pelo menos 21 pessoas e cerca de 700 mil serem deslocadas.

A cada três dias, em média, um brasileiro foi expulso de Portugal entre 2024 e 2025
Pelos dados divulgados pela UNEF, a polícia para imigrantes, 236 brasileiros foram expulsos do território português no período, mais da metade do total dos 411 extraditados.

Marcelo promulga com reservas novas regras para criptoactivos
Presidente da República deu “luz verde” a vários diplomas para que Portugal não seja punido e por considerar melhor haver um “controlo deficiente” a não haver nenhum.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade