Ilustração sobre a Localidade

Vila Nova da Barquinha

Vila Nova da Barquinha (também conhecida pela forma sincopada de Barquinha) é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.2 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 49,53 km² de área3 e 7 322 habitantes (2011),4 5 subdividido em 4 freguesias.6 O município é limitado a norte pelos municípios de Tomar e Abrantes, a leste por Constância, a sul pela Chamusca, a sudoeste pela Golegã, a oeste pelo Entroncamento e a noroeste por Torres Novas.


História

O concelho foi criado em 1836 por desmembramento do antigo concelho da Atalaia.

Ocupação humana
Em 2007, foi identificado, no sítio da Ribeira da Atalaia, por um grupo de cientistas, vestígios de ocupação humana (Neandertal), datados de há 300 mil anos (Paleolítico Inferior). A datação foi processada pelo método de luminescência. Foram encontradas ferramentas de seixos lascados. São dos vestígios mais antigos que há conhecimento em Portugal. Neste local, os vestígios têm uma abrangência temporal que vai dos 300 anos até aos 24 mil anos.

 

Fonte: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Médio Oriente: Trump afirma que Israel aceitou cessar-fogo de 60 dias em Gaza e intima Hamas
O anúncio foi feito por Donald Trump na rede social Truth. O Presidente norte-americano disse que se o Hamas não aceitar o acordo, a “situação só vai piorar”.

Mais vale ler o livro
O erro é pensar que o filme e o livro contam a mesma história. Não contam. Não é porque não querem. É porque não podem. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Dinamarquesas poderão ser convocadas para serviço militar obrigatório
O exército frisa que a reforma de lei, adoptada por maioria no parlamento, representa uma mudança “histórica” que introduz a igualdade total no exército. O serviço militar passará a durar 11 meses.

Autárquicas: candidato do PSD à Câmara de Faro recebe apoio de mais quatro partidos
A coligação foi apresentada como uma iniciativa “inédita” desde o aparecimento da Democracia em Portugal. O candidato, Cristóvão Norte, é o presidente do PSD Algarve.

Spinumviva: Transparência e Montenegro em contradição sobre pedidos de informação
Primeiro-ministro diz que pediu “impugnação parcial” relativa à lista de clientes. Entidade para a Transparência apontou depois que “lista de clientes/serviços” é “objecto” de apenas “um dos pedidos”.

Secretariado da ONU terá cortes de 20% de postos de trabalho e 15% no orçamento
Os cortes terão impacto directo na capacidade da ONU em “ajudar milhões de pessoas ao redor do mundo”. A Iniciativa UN80 é a força de trabalho interna que visa mudanças estruturais na organização.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade