REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Vila Nova da Barquinha

Vila Nova da Barquinha (também conhecida pela forma sincopada de Barquinha) é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.2 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 49,53 km² de área3 e 7 322 habitantes (2011),4 5 subdividido em 4 freguesias.6 O município é limitado a norte pelos municípios de Tomar e Abrantes, a leste por Constância, a sul pela Chamusca, a sudoeste pela Golegã, a oeste pelo Entroncamento e a noroeste por Torres Novas.


História

O concelho foi criado em 1836 por desmembramento do antigo concelho da Atalaia.

Ocupação humana
Em 2007, foi identificado, no sítio da Ribeira da Atalaia, por um grupo de cientistas, vestígios de ocupação humana (Neandertal), datados de há 300 mil anos (Paleolítico Inferior). A datação foi processada pelo método de luminescência. Foram encontradas ferramentas de seixos lascados. São dos vestígios mais antigos que há conhecimento em Portugal. Neste local, os vestígios têm uma abrangência temporal que vai dos 300 anos até aos 24 mil anos.

 

Fonte: Wikipedia


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Catarina Martins: descida do IVA da luz “não pode servir para um café por mês”
A líder do Bloco de Esquerda elogiou “a primeira resposta” das negociações sobre o OE2020 dada com o anúncio do reforço dos 800 milhões de euros, mas lembra que há mais áreas essenciais.

Greenpeace escala edifício da UE: “O mundo está a pegar fogo e os governos estão a deixar arder”
Activistas da Greenpeace escalaram o edifício da União Europeia numa acção de protesto. Ursula von der Leyen apresenta hoje ao Parlamento Europeu o “Pacto Ecológico Europeu”.

Aumentos na função pública são “inaceitáveis”, “ridículos” e um “insulto”
A proposta de aumentos salariais apresentada aos sindicatos no final do dia de quarta-feira chegou aos solavancos. Mas as reacções negativas estão a ser directas. Entre sindicatos e Bloco de Esquerda, ninguém aceita a subida de 0,3% em 2020.

Jovens que desembarcaram no Algarve transferidos para Conselho Português dos Refugiados
Grupo é hoje transferido para o Conselho Português para Refugiados. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras informou em nota que jovens irão ter estatuto de protecção internacional e ser-lhes-á garantida assistência médica, educação, alojamento e meios de subsistência. Directora acredita que este é um caso isolado, pois não há indicação de que possa haver a existência de redes.

Seis distritos do continente sob aviso laranja por causa da agitação marítima
Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria estão a partir das 15h desta quinta-feira e até às 15h de sexta-feira sob aviso laranja.

Encontros imediatos do grau choné
Um grandíssimo momento de comédia clássica literalmente feita à mão, onde meio século de ficção científica popular é estilhaçado pela anarquia britânica da Ovelha Choné e seus amigos.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade