REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Vila Nova da Barquinha

Vila Nova da Barquinha (também conhecida pela forma sincopada de Barquinha) é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.2 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 49,53 km² de área3 e 7 322 habitantes (2011),4 5 subdividido em 4 freguesias.6 O município é limitado a norte pelos municípios de Tomar e Abrantes, a leste por Constância, a sul pela Chamusca, a sudoeste pela Golegã, a oeste pelo Entroncamento e a noroeste por Torres Novas.


História

O concelho foi criado em 1836 por desmembramento do antigo concelho da Atalaia.

Ocupação humana
Em 2007, foi identificado, no sítio da Ribeira da Atalaia, por um grupo de cientistas, vestígios de ocupação humana (Neandertal), datados de há 300 mil anos (Paleolítico Inferior). A datação foi processada pelo método de luminescência. Foram encontradas ferramentas de seixos lascados. São dos vestígios mais antigos que há conhecimento em Portugal. Neste local, os vestígios têm uma abrangência temporal que vai dos 300 anos até aos 24 mil anos.

 

Fonte: Wikipedia


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

A pandemia silenciosa
Mesmo considerando a covid-19 como apenas uma das causas e que precisamos de mais dados para tirar conclusões, parece-me oportuno reforçar a importância da saúde mental nos jovens. É que, infelizmente, mantém-se o estigma das doenças mentais.

Novo Banco executa Luís Filipe Vieira em 7,6 milhões
A acção tem quatro executados: o ex-presidente do Benfica, a mulher do ex-dirigente, um parceiro de negócios e a empresa Promovalor II.

Agricultura, pescas e florestas vão ser “temas centrais” no programa do CDS-PP
Francisco Rodrigues dos Santos critica os atrasos na entrega aos agricultores do financiamento para programas do plano de desenvolvimento rural - alguns com sete anos.

Legislativas: PSD reúne Conselho Nacional em Évora para votar listas eleitorais
O prazo para a entrega das listas de candidatos às eleições termina no dia a seguir ao congresso do partido, que colocou 10 de Dezembro como data limite para um entendimento sobre os nomes e a decisão sobre se concorre sozinho ou com o CDS.

Morreu o arquitecto brasileiro Ruy Ohtake
Com um início de carreira ligado à escola paulista, de que se destacam as residências Tomie Ohtake, o arquitecto Ruy Ohtake abraçou depois o pós-modernismo.

Príncipe Carlos rejeita a alegação de que tenha questionado o tom de pele do neto
De acordo com o site de notícias de celebridades Page Six, o livro relata uma suposta conversa entre Carlos e a mulher Camilla. Na manhã do noivado de Harry e Meghan em 2017, Carlos terá dito: “Pergunto-me como serão as crianças?”

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade