Vila Nova da Barquinha
Vila Nova da Barquinha (também conhecida pela forma sincopada de Barquinha) é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.2 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.
É sede de um pequeno município com 49,53 km² de área3 e 7 322 habitantes (2011),4 5 subdividido em 4 freguesias.6 O município é limitado a norte pelos municípios de Tomar e Abrantes, a leste por Constância, a sul pela Chamusca, a sudoeste pela Golegã, a oeste pelo Entroncamento e a noroeste por Torres Novas.
História
O concelho foi criado em 1836 por desmembramento do antigo concelho da Atalaia.
Ocupação humana
Em 2007, foi identificado, no sítio da Ribeira da Atalaia, por um grupo de cientistas, vestígios de ocupação humana (Neandertal), datados de há 300 mil anos (Paleolítico Inferior). A datação foi processada pelo método de luminescência. Foram encontradas ferramentas de seixos lascados. São dos vestígios mais antigos que há conhecimento em Portugal. Neste local, os vestígios têm uma abrangência temporal que vai dos 300 anos até aos 24 mil anos.
Fonte: Wikipedia
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
Amadeu Guerra e as “entidades terceiras” É uma péssima ideia a escolha do procurador-geral da República resultar assumidamente da preferência pessoal do primeiro-ministro. Opinião de Susana Peralta O lado mau do julgamento de Joana Marques A conversa sobre os limites do humor é, acima de tudo, uma conversa sobre os limites da liberdade de expressão. Opinião de Francisco Mendes da Silva Portugal precisa de imigração — não de um país sem rumo Se fizermos as escolhas certas, Portugal pode voltar a ser uma terra de oportunidades — para quem cá nasceu e para quem escolhe cá viver com respeito e vontade de contribuir. Opinião de Tim Vieira “Não sabia que não sabia” O ministro caiu na ratoeira demagógica de querer ter um número para se vangloriar, esquecendo-se de que, em matéria de educação, dificilmente um número espelha completamente uma realidade complexa. Opinião de José Manuel Silva A insustentável leveza das empresas Este não é o momento para adiar metas importantes, mas sim de acelerar a transição para um modelo de desenvolvimento que seja sustentável. Opinião de João Wengorovius Meneses O salão da última oportunidade A verdade é que, mal abrimos uma porta ou uma janela, ei-las já impantes dentro de casa, zumbindo de felicidade e espiando os nacos quentinhos dos nossos pescoços. Crónica de Miguel Esteves Cardoso
|