REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Alcobaça

Alcobaça é uma cidade portuguesa da sub-região do Oeste, região Centro, com cerca de 7 000 1 habitantes no seu núcleo central, no entanto a area urbana abrange cerca de 18 000 habitantes distribuido pelas freguesias de Alcobaça e Vestiaria e por parte das freguesias de Aljubarrota, Maiorga e Évora de Alcobaça. Foi elevada ao estatuto de cidade em 1995.

É sede de um município com 408,14 km² de área2 e 56 693 habitantes (2011),3 4 o segundo mais populoso da Comunidade Intermunicipal do Oeste e do distrito de Leiria, subdividido em 13 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município da Marinha Grande, a leste por Leiria, Porto de Mós e Rio Maior, a sudoeste pelas Caldas da Rainha e a oeste pela Nazaré (que rodeia por três lados), tendo dois troços de costa atlântica, a noroeste e sudoeste.

A cidade está localizada a 92 km a norte de Lisboa (124 km via A8, ou 110 km via IC2 / A1), e 88 km a sudoeste de Coimbra (114 km via A8 / A17 / IC8 / A1, ou 105 km via IC2 / A1).6

Alcobaça é banhada pelos rios Alcoa e Baça, nomes de cuja aglutinação a tradição faz derivar o seu nome – o que está longe de ser consensual.

 

Fonte dos textos: Wikipedia


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

PCP admite “ligeira redução” do comité central no congresso de Novembro
Reunião magna dos comunistas foi marcada para o Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, nos dias 27, 28 e 29 de Novembro de 2020.

Em dois meses, 350 elefantes morreram no Botswana. Não se sabe porquê
É um “desastre de conservação”, dizem especialistas. Mais de 350 elefantes morreram no Botswana em apenas dois meses e não se sabe o que aconteceu. Envenenamento ou um patogénico desconhecido são as hipóteses em cima da mesa.

Portugal na mira de Bruxelas por não garantir reembolso a viajantes
Dez países notitificados pela Comissão Europeia por causa de políticas de vouchers que não asseguram os direitos dos passageiros.

Líderes catalães autorizados a sair da prisão aos fins-de-semana
Decisão dos estabelecimentos prisionais deverá ser ratificada pelo governo catalão e contestada pelo Ministério Público espanhol.

Covid-19: FCT selecciona 16 projetos para estudar impacto de género da pandemia
Financiamento total dos vários projectos é 500 mil euros.

Oposição a Putin não reconhece resultado do referendo que o eterniza no poder
Reforma constitucional foi aprovada com 78% dos votos, mas os críticos do Presidente russo falam numa “enorme mentira”. Grupo independente de monitorização eleitoral denuncia várias irregularidades na votação.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade