REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Vila Nova de Foz Coa

Vila Nova de Foz Coa (pré-AO 1990: Vila Nova de Foz Côa),1 2 por vezes designada abreviadamente Foz Coa, é uma cidade portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, Região Norte e sub-região do Douro, com cerca de 3 100 habitantes.

É sede de um município com 398,15 km² de área3 e 7 312 habitantes (2011),4 5 subdividido em 14 freguesias.6 O município é limitado a norte pelos municípios de Carrazeda de Ansiães e Torre de Moncorvo, a nordeste por Freixo de Espada à Cinta, a sueste por Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel, a sul por Meda e a oeste por Penedono e São João da Pesqueira.

Foz Côa, Meda e Pinhel compartem vestígios de arte rupestre do Vale do Côa/Parque Arqueológico.

Vila Nova de Foz Côa recebeu o seu primeiro foral em 1299, concedido por D. Dinis, tendo sido renovado pelo mesmo monarca em 1314. Em 1514, foi concebido um novo foral por D. Manuel I. No concelho destacam-se vários monumentos entre os quais estes três Monumentos Nacionais: o castelo de Numão, o Pelourinho de Vila Nova de Foz Côa e a Igreja Matriz da mesma vila, com uma fachada manuelina.

 

Fonte dos textos: Wikipedia


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Tirar o maior proveito da micromobilidade
O verdadeiro desafio para os operadores e autoridades públicas é como aumentar o uso desses modos partilhados, tornando-os um componente regular da mobilidade diária para muitos cidadãos, em vez de apenas uma opção agradável para viagens ocasionais.

Quer pagar menos IRC?
A descida do IRC é fundamental, não só para evitar esta fuga à tributação nacional, mas também para promover o investimento, que potencia a arrecadação de receitas fiscais de diversas formas, além de promover o emprego qualificado.

Quercus e moradores denunciam abate de árvores centenárias em Vila Nova de Paiva
A associação ambiental denuncia o abate de um conjunto de tílias centenárias junto ao edifício da Câmara Municipal para que sejam construídos mais lugares de estacionamento para a feira quinzenal. A autarquia afirma que as árvores põem em causa a segurança dos cidadãos.

Medina quer manter Salgado à frente da empresa municipal de obras
Ex-vereador tinha manifestado vontade de ficar na administração da SRU e presidente da câmara acedeu. A proposta é discutida na quinta-feira e sujeita a voto secreto. PCP quer aproveitar a ocasião para reforçar poderes de escrutínio de operações urbanísticas.

Portuguesa com missão de poupar água ganha prémio de inovação europeu
A vitória foi atribuída pelo trabalho na Trigger Systems, um sistema de rega inteligente que já ajudou a Câmara de Lisboa a poupar mais de 100 mil euros em água.

“Uma eleição sem observação independente é meio duvidosa”
Ericino de Salema é o director para Moçambique do Instituto Eleitoral para a Democracia Sustentável em África.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade