REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Vila Nova de Foz Coa

Vila Nova de Foz Coa (pré-AO 1990: Vila Nova de Foz Côa),1 2 por vezes designada abreviadamente Foz Coa, é uma cidade portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, Região Norte e sub-região do Douro, com cerca de 3 100 habitantes.

É sede de um município com 398,15 km² de área3 e 7 312 habitantes (2011),4 5 subdividido em 14 freguesias.6 O município é limitado a norte pelos municípios de Carrazeda de Ansiães e Torre de Moncorvo, a nordeste por Freixo de Espada à Cinta, a sueste por Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel, a sul por Meda e a oeste por Penedono e São João da Pesqueira.

Foz Côa, Meda e Pinhel compartem vestígios de arte rupestre do Vale do Côa/Parque Arqueológico.

Vila Nova de Foz Côa recebeu o seu primeiro foral em 1299, concedido por D. Dinis, tendo sido renovado pelo mesmo monarca em 1314. Em 1514, foi concebido um novo foral por D. Manuel I. No concelho destacam-se vários monumentos entre os quais estes três Monumentos Nacionais: o castelo de Numão, o Pelourinho de Vila Nova de Foz Côa e a Igreja Matriz da mesma vila, com uma fachada manuelina.

 

Fonte dos textos: Wikipedia


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Mais de um terço dos jovens portugueses com 13 anos já bebeu bebidas alcoólicas
Subdirector-geral do SICAD considera que todos os consumos entre os mais jovens são sempre “extremamente altos”. Apesar de descida geral dos consumos nas outras faixas etárias, os grupos mais vulneráveis e problemáticos aumentaram a prevalência.

Novo tratamento leva à regeneração de patas amputadas de rãs
Uma combinação de cinco fármacos com um biorreactor voltou a dar patas quase completas a rãs que tinham sofrido amputações. Cientistas querem agora aplicar o mesmo tratamento a mamíferos.

Anthony Doerr: “O artista não é responsável se não fizer perguntas sobre alterações climáticas”
A ambição é a de conseguir captar a música da Odisseia e reconquistar o espanto com que se olham pela primeira vez as coisas do mundo. Em Uma Cidade nas Nuvens, Anthony Doerr, Pulitzer em 2015 com Toda a Luz que Não Podemos Ver, escolhe a fantasia para escrever sobre aquele que considera o tema mais urgente da actualidade.

Moscas, Olavo e o exército de idiotas
O mundo que se conta a partir do que se diz.

A rocambolesca história que opõe Segurança Social e CP sobre a sede da empresa
Há 92 anos, a CP registou a sua sede em nome da Caixa de Previdência dos Ferroviários. O Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social diz que aquele património é seu.

Estado terá gasto mais de 375 milhões em testes à covid-19 feitos por privados
Uma estimativa conservadora feita pelo PÚBLICO, com base no número de testes realizados este mês e em Dezembro, aponta para um gasto superior a 120 milhões de euros só nestes dois meses. Desde Março de 2020 até à passada terça-feira foram realizados mais de 33 milhões de testes PCR e antigénio no país. Destes, um terço foi feito desde o início de Dezembro.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade