Ilustração sobre a Localidade

Vila Nova de Foz Coa

Vila Nova de Foz Coa (pré-AO 1990: Vila Nova de Foz Côa),1 2 por vezes designada abreviadamente Foz Coa, é uma cidade portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, Região Norte e sub-região do Douro, com cerca de 3 100 habitantes.

É sede de um município com 398,15 km² de área3 e 7 312 habitantes (2011),4 5 subdividido em 14 freguesias.6 O município é limitado a norte pelos municípios de Carrazeda de Ansiães e Torre de Moncorvo, a nordeste por Freixo de Espada à Cinta, a sueste por Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel, a sul por Meda e a oeste por Penedono e São João da Pesqueira.

Foz Côa, Meda e Pinhel compartem vestígios de arte rupestre do Vale do Côa/Parque Arqueológico.

Vila Nova de Foz Côa recebeu o seu primeiro foral em 1299, concedido por D. Dinis, tendo sido renovado pelo mesmo monarca em 1314. Em 1514, foi concebido um novo foral por D. Manuel I. No concelho destacam-se vários monumentos entre os quais estes três Monumentos Nacionais: o castelo de Numão, o Pelourinho de Vila Nova de Foz Côa e a Igreja Matriz da mesma vila, com uma fachada manuelina.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

“Há muitos idosos nas cidades completamente isolados, sem família, sem comunidade”
A directora executiva da Cáritas Lisboa alerta para a necessidade de se aumentarem respostas sociais numa sociedade muito envelhecida. E onde o isolamento é cada vez maior. Imigração é grande desafio.

Isto é ou não René Magritte? — exposição recupera voz do surrealista através de IA
Exposição no Museu Real de Belas-Artes de Antuérpia centra-se numa das raras palestras que o artista deu sobre a sua pintura. Para a recriar, este museu recorreu à Inteligência Artificial.

“Acho feia essa preocupação dos portugueses com os brasileiros”, diz Marcelo Falcão
Em conversa com o PÚBLICO Brasil, o cantor Marcelo Falcão fala do lançamento do seu segundo disco solo e da vontade de voltar a Portugal em turnê. Porém, ele não se cala diante da xenofobia.

Andar com fé e riso
Entre gargalhadas e provocações, o especial natalino do Porta dos Fundos transforma a fé em tema de humor e reflexão sobre Deus, crença e humanidade. Opinião de Tatiana Nascimento

Homens armados matam nove pessoas na África do Sul
É o segundo ataque armado este mês. Os 12 suspeitos, que atacaram as vítimas “aleatoriamente”, ainda não foram identificados.

Palcos da semana: Vhils, emergentes, curtas e novo circo
Prendas para os próximos dias: uma exposição no Mude - Museu do Design, o Cirque du Soleil, duas trupes francesas, um festival de música nova e outro para aproveitar O Dia Mais Curto.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade