REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Vila Nova de Foz Coa

Vila Nova de Foz Coa (pré-AO 1990: Vila Nova de Foz Côa),1 2 por vezes designada abreviadamente Foz Coa, é uma cidade portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, Região Norte e sub-região do Douro, com cerca de 3 100 habitantes.

É sede de um município com 398,15 km² de área3 e 7 312 habitantes (2011),4 5 subdividido em 14 freguesias.6 O município é limitado a norte pelos municípios de Carrazeda de Ansiães e Torre de Moncorvo, a nordeste por Freixo de Espada à Cinta, a sueste por Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel, a sul por Meda e a oeste por Penedono e São João da Pesqueira.

Foz Côa, Meda e Pinhel compartem vestígios de arte rupestre do Vale do Côa/Parque Arqueológico.

Vila Nova de Foz Côa recebeu o seu primeiro foral em 1299, concedido por D. Dinis, tendo sido renovado pelo mesmo monarca em 1314. Em 1514, foi concebido um novo foral por D. Manuel I. No concelho destacam-se vários monumentos entre os quais estes três Monumentos Nacionais: o castelo de Numão, o Pelourinho de Vila Nova de Foz Côa e a Igreja Matriz da mesma vila, com uma fachada manuelina.

 

Fonte dos textos: Wikipedia


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Doente desorientado abandona urgências e é encontrado morto perto do hospital de Portimão
Entidade Reguladora da Saúde divulga deliberações do primeiro trimestre deste ano. As reclamações dos doentes abrangem situações que vão desde falhas na monitorização de utentes especialmente vulneráveis em hospitais públicos, a uma operação ao olho errado, incumprimentos do tempo máximo de resposta garantida para cirurgia a facturações irregulares nos hospitais privados, entre outras.

Seca em Portugal exige política “permanente” para gerir a água, diz ministro do Ambiente
Para responder à seca no país, Duarte Cordeiro pede inovação, parcerias e reaproveitamento de águas sujas. Ministro falou em simpósio sobre água na Conferência dos Oceanos, em Lisboa e defendeu que “em Portugal, a seca não é conjuntural, é estrutural.”

Sintra assina acordo com IHRU para resolver carências habitacionais de 3000 famílias
Objectivo do acordo é garantir o acesso a uma habitação com condições condignas a quem não dispõe de capacidade financeira para tal. Vai, espera-se, chegar a cerca de 9000 pessoas, num investimento de cerca 179 milhões de euros em seis anos.

Universidade de Coimbra cria canal de denúncia de assédio e discriminação
A plataforma já estava em desenvolvimento antes do caso da Universidade de Lisboa, e tem como objectivo previnir, detectar e sancionar “condutas impróprias”.

Novos contos portugueses em Manhattan
20 títulos leva a Nova Iorque, até dia 30, a retrospectiva New Tales from Portuguese Cinema. O cinema português do século XXI está em espaços míticos: o Anthology Film Archives e a East Village, o cinema experimental e o punk.

Joe Biden e Xi Jinping vão conversar nas próximas semanas
Num momento de tensão entre as duas superpotências mundiais, os chefes de Estado vão encontrar-se para discutir as tarifas impostas pelos EUA aos produtos fabricados na China e a obrigação chinesa de aumentar a compra de produtos norte-americanos.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade