Ilustração sobre a Localidade

Vila Nova de Foz Coa

Vila Nova de Foz Coa (pré-AO 1990: Vila Nova de Foz Côa),1 2 por vezes designada abreviadamente Foz Coa, é uma cidade portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, Região Norte e sub-região do Douro, com cerca de 3 100 habitantes.

É sede de um município com 398,15 km² de área3 e 7 312 habitantes (2011),4 5 subdividido em 14 freguesias.6 O município é limitado a norte pelos municípios de Carrazeda de Ansiães e Torre de Moncorvo, a nordeste por Freixo de Espada à Cinta, a sueste por Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel, a sul por Meda e a oeste por Penedono e São João da Pesqueira.

Foz Côa, Meda e Pinhel compartem vestígios de arte rupestre do Vale do Côa/Parque Arqueológico.

Vila Nova de Foz Côa recebeu o seu primeiro foral em 1299, concedido por D. Dinis, tendo sido renovado pelo mesmo monarca em 1314. Em 1514, foi concebido um novo foral por D. Manuel I. No concelho destacam-se vários monumentos entre os quais estes três Monumentos Nacionais: o castelo de Numão, o Pelourinho de Vila Nova de Foz Côa e a Igreja Matriz da mesma vila, com uma fachada manuelina.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Sebastião Bugalho, pecado original e a promiscuidade político-mediática
Conhecíamos a promiscuidade entre a política e o sector privado, e até entre a política e o comentário político, mas eis que chegamos a uma dimensão inédita: a transição do comentário para a política. Crónica de Tiago Correia

Lapónia: um poema da natureza e do engenho humano
Da região finlandesa de Kuusamo, junto à fronteira com a Rússia, às margens do rio Lule, na Suécia, a Lapónia revela-se um convite a nos sintonizarmos com o que nos rodeia e a, simplesmente, respirar.

O que a Fortaleza de Peniche andou para chegar a Museu Nacional Resistência e Liberdade
Desde 1977 que se ponderava dar novo uso àquela que fora uma das mais temidas prisões do Estado Novo. Demoli-la e fazer dela um hotel foram hipóteses em cima da mesa, mas o museu levou a sua avante.

Rui Amorim de Sousa: “A missão da Casa da Música é virtuosa e sustentável”
Atenuada a turbulência laboral, a Casa da Música procura agora renovar-se com base nas conclusões do Grupo de Reflexão. Em fim de mandato, o seu presidente fala do futuro neste momento de transição.

Um cêntimo por ano desde o 25 de Abril, já dava para duas carcacinhas e uma arranhadela de manteiga
Uma carcaça acabada de arrefecer é uma catedral estaladiça feita de nuvens e de montanhas russas de crocâncias e esquinas redondas, onde os dentes desatam às gargalhadas de tanto se divertirem. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

O debate sobre reparações em Portugal “é sobretudo produto de oportunismos políticos”
A propósito das declarações de Marcelo Rebelo de Sousa de que o país deve “pagar os custos” da escravatura, o historiador Miguel Jerónimo acha que este debate só peca por tardio.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade