Ilustração sobre a Localidade

Proença-a-Nova

De grande antiguidade, chamaram-lhe Cortiçada, nos seus primeiros anos, nome que só no século XVI foi definitivamente abandonado em favor do actual. A justificação daquele não se afigura difícil, devendo relacionar-se com a abundante produção de cortiça ou elevado número de colmeias (também chamados cortiços) que, em tempos, foram de grande importância na região.

O topónimo Proença, por seu lado, suscita maiores dúvidas. O sábio filólogo Leite de Vasconcelos opina que se relaciona com a «religião em geral», de proveniência francesa e outros autores aproveitaram a ideia para o filiar em Provença sem, no entanto, deixarem de observar que nada mais permite essa aproximação; é que nem há notícia de que os habitantes do velho país das Gálias tenham vindo fixar-se na Lusitânia, nem é de comparar regiões de características tão distintas.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Se não há pacote laboral não há ministra do Trabalho
Fica também uma leitura nas entrelinhas: se não houver acordo para o pacote laboral é pouco provável que o lugar de Maria do Rosário Palma Ramalho se mantenha no cargo.

Zuckerberg nega em tribunal que Instagram tenha crianças como público-alvo
Caso envolve uma mulher do estado norte-americano da Califórnia, que acusa a Meta e a Google de procurarem lucrar viciando crianças nas suas plataformas.

Aprender a dizer a verdade
Ao contrário de dizer a verdade, mentir dá muito trabalho — para mais com a tabela de descontos sempre aos saltos, à maneira das cotações da bolsa. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Reaberta estrada para Ereira, em Montemor-o-Velho, após vários dias de isolamento
A Câmara de Montemor-o-Velho recomendou, ainda assim, uma “condução prudente”, realçando que podem “existir zonas com sujidade ou piso irregular”.

Quem não deve, não teme — a propósito da Proposta de Lei 59/XVII/1
Esta calamidade pode ser uma oportunidade para que o património seja de novo considerado merecedor de manutenção e monitorização sistemática. Opinião de Sofia Aleixo

Liga dos Bombeiros denuncia no parlamento quatro meses de dívidas do INEM
António Nunes revelou que a LBP chegou a colocar “em cima da mesa” a possibilidade de o INEM passar a contratar directamente os 436 corpos de bombeiros.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade