Ilustração sobre a Localidade

Proença-a-Nova

De grande antiguidade, chamaram-lhe Cortiçada, nos seus primeiros anos, nome que só no século XVI foi definitivamente abandonado em favor do actual. A justificação daquele não se afigura difícil, devendo relacionar-se com a abundante produção de cortiça ou elevado número de colmeias (também chamados cortiços) que, em tempos, foram de grande importância na região.

O topónimo Proença, por seu lado, suscita maiores dúvidas. O sábio filólogo Leite de Vasconcelos opina que se relaciona com a «religião em geral», de proveniência francesa e outros autores aproveitaram a ideia para o filiar em Provença sem, no entanto, deixarem de observar que nada mais permite essa aproximação; é que nem há notícia de que os habitantes do velho país das Gálias tenham vindo fixar-se na Lusitânia, nem é de comparar regiões de características tão distintas.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Hong Kong suspende contactos com consulado japonês devido a Taiwan
A decisão levou à suspensão, por tempo indeterminado, de um fórum empresarial previsto para 18 de Novembro sob a égide da agência governamental Invest Hong Kong.

O Coração Ainda Bate. O precipício
Se calhar, mesmo sem um telemóvel diante de nós, seguimos todos embalsamados. Crónica de Inês Meneses

A escola pública está em queda e o país resignou-se
Será difícil reverter a queda do PIBedu com as crescentes obrigações orçamentais na defesa e na saúde. E agrava-se com o desvio da atenção para os temas da demagogia estridente da extrema-direita. Opinião de Paulo Prudêncio

A variável menos falada na ascensão do populismo
O populismo nasce do vazio deixado por um Estado que se retirou e por uma sociedade que aprendeu a competir. Quando a política reduz o cidadão a contribuinte, a democracia deixa de ser sentida. Crónica de João Tiago Ferreira

Despertador: há idosos nos hospitais que aguardam há quatro anos por um lugar num lar

Washington e Kiev actualizam plano de paz com exigências ucranianas
Muitos especialistas criticaram o plano inicialmente apresentado por Washington, ao qual Trump associou um ultimato, por ser muito favorável às exigências russas.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade