Ilustração sobre a Localidade

Proença-a-Nova

De grande antiguidade, chamaram-lhe Cortiçada, nos seus primeiros anos, nome que só no século XVI foi definitivamente abandonado em favor do actual. A justificação daquele não se afigura difícil, devendo relacionar-se com a abundante produção de cortiça ou elevado número de colmeias (também chamados cortiços) que, em tempos, foram de grande importância na região.

O topónimo Proença, por seu lado, suscita maiores dúvidas. O sábio filólogo Leite de Vasconcelos opina que se relaciona com a «religião em geral», de proveniência francesa e outros autores aproveitaram a ideia para o filiar em Provença sem, no entanto, deixarem de observar que nada mais permite essa aproximação; é que nem há notícia de que os habitantes do velho país das Gálias tenham vindo fixar-se na Lusitânia, nem é de comparar regiões de características tão distintas.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Imagina um país que não goza com quem trabalha
Um dos problemas graves de Portugal é que o nível de vida dos seus governantes está muitos cifrões acima da vida dos governados. Um governante gasta num jantar a conta de supermercado de uma família. Opinião de Ana Sá Lopes

Pentágono afirma ter atacado outro barco suspeito de tráfico no Pacífico. Três pessoas morreram
É o 21.º ataque norte-americano confirmado sob pretexto de combater o tráfico de droga para os EUA. Ataque foi divulgado no dia em que o maior porta-aviões do mundo chegou ao mar das Caraíbas.

Vacinas, uma despesa necessária e justificada
O problema não é inédito e exclusivo deste Governo, embora a saúde esteja neste momento a atravessar uma fase muito desafiante. Editorial deSónia Sapage

Organizações da sociedade civil pedem resposta à violência nas escolas
Em reacção ao caso da criança de 9 anos que perdeu as pontas de dois dedos numa escola em Cinfães, organizações defendem a acção célere das instituições.

Morreram os dois homens baleados num restaurante do Montijo
GNR revelou que as duas pessoas baleadas “são dois homens, que são familiares”, e que o suspeito dos disparos teria “um relacionamento de trabalho com as vítimas”.

“É preciso garantir cuidados de excelência em todo o país” aos 6000 prematuros que nascem anualmente
Alerta é de IPSS portuguesa, a propósito do Dia Mundial da Prematuridade. No âmbito da campanha “Inícios saudáveis, futuros promissores” OMS lembra prematuros famosos, como Einstein e Newton.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade