Ilustração sobre a Localidade

Proença-a-Nova

De grande antiguidade, chamaram-lhe Cortiçada, nos seus primeiros anos, nome que só no século XVI foi definitivamente abandonado em favor do actual. A justificação daquele não se afigura difícil, devendo relacionar-se com a abundante produção de cortiça ou elevado número de colmeias (também chamados cortiços) que, em tempos, foram de grande importância na região.

O topónimo Proença, por seu lado, suscita maiores dúvidas. O sábio filólogo Leite de Vasconcelos opina que se relaciona com a «religião em geral», de proveniência francesa e outros autores aproveitaram a ideia para o filiar em Provença sem, no entanto, deixarem de observar que nada mais permite essa aproximação; é que nem há notícia de que os habitantes do velho país das Gálias tenham vindo fixar-se na Lusitânia, nem é de comparar regiões de características tão distintas.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

CAP: Acordo UE-Mercosul é “positivo” mas proposta da PAC é a pior alguma vez apresentada
A nova PAC irá aumentar o fosso entre os países do centro e norte da Europa e os da orla mediterrânica, defende a confederação de agricultores, que pede intervenção do primeiro-ministro português.

Banco de Portugal contrata auditoria externa após dois casos de polícia na informática
Auditoria vai recuar 11 anos para perceber adequação dos procedimentos de contratação de serviços de informática do Banco de Portugal. Supervisor foi visado em duas buscas judiciais em 2025.

Portugal, a escolha do futuro e o sentido de missão
O país é feito de gente simples, trabalhadora e honesta. De cidadãos que todos os dias enfrentam dificuldades, criam os seus filhos com esforço e dignidade e apenas pedem respeito e esperança. Opinião de António Fiuza

Mais uma eleição com as ausências de sempre
Apesar de esta eleição parecer normalíssima a olho nu, o que vemos, na atualidade, é que esta é uma campanha dos “sem”. Ou seja, da falta de comparência de áreas-chave para a nossa vivência coletiva. Crónica de Leonardo Camargo Ferreira

MP não recorreu e absolvição de bastonários dos enfermeiros tornou-se definitiva
Tinha sido anunciado pelo Ministério Público que iria recorrer das absolvições absolvição no caso das alegadas viagens fictícias em serviço.

Porque é que Donald Trump insiste que os Estados Unidos precisam da Gronelândia?

Trump não abandona as intenções de se apoderar da Gronelândia e diz que postura do primeiro-ministro gronelandês “vai ser um problema”. 

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade