REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Proença-a-Nova

De grande antiguidade, chamaram-lhe Cortiçada, nos seus primeiros anos, nome que só no século XVI foi definitivamente abandonado em favor do actual. A justificação daquele não se afigura difícil, devendo relacionar-se com a abundante produção de cortiça ou elevado número de colmeias (também chamados cortiços) que, em tempos, foram de grande importância na região.

O topónimo Proença, por seu lado, suscita maiores dúvidas. O sábio filólogo Leite de Vasconcelos opina que se relaciona com a «religião em geral», de proveniência francesa e outros autores aproveitaram a ideia para o filiar em Provença sem, no entanto, deixarem de observar que nada mais permite essa aproximação; é que nem há notícia de que os habitantes do velho país das Gálias tenham vindo fixar-se na Lusitânia, nem é de comparar regiões de características tão distintas.


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Maradona, uma história mexicana parte II
O documentário sobre a passagem de “El Pibe” no Dorados de Sinaloa já está disponível no serviço de streaming Netflix.

Agente atingido por flecha em confrontos em Hong Kong
Durante os intensos confrontos desta noite de sábado polícia e manifestantes trocaram bombas de gás lacrimogéneo e bombas incendiárias. Operação policial reforçada com canhões de água.

“A tirania ainda não está à nossa porta, mas os sinais são alarmantes”
Crítico de Trump, o vencedor de um Pulitzer em 2003 com a investigação aos abusos sexuais a menores na Igreja Católica traça um cenário negro ao jornalismo e critica o desperdício de recursos na corrida ao que é viral nas redes sociais.

Na cervejaria Galiza, a luta dos trabalhadores já deu para pagar parte dos salários
Ao quinto dia, a comissão que assumiu a gestão da cervejaria já conseguiu apurar o suficiente para dar 200 euros a cada trabalhador. A casa continua cheia de gente e de solidariedade. A luta continua, dizem.

"Nós temos noção de que temos dois pequenos milagres em casa"

Viver melhor com menos: o minimalismo como modo de vida
Ser minimalista é ter o essencial. Não se trata de abdicar da qualidade de vida e do bem-estar, mas antes de identificar e abdicar dos bens materiais que não tenham um propósito claro e que muitas vezes mantemos apenas para preencher vazios existenciais.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade