Ilustração sobre a Localidade

Proença-a-Nova

De grande antiguidade, chamaram-lhe Cortiçada, nos seus primeiros anos, nome que só no século XVI foi definitivamente abandonado em favor do actual. A justificação daquele não se afigura difícil, devendo relacionar-se com a abundante produção de cortiça ou elevado número de colmeias (também chamados cortiços) que, em tempos, foram de grande importância na região.

O topónimo Proença, por seu lado, suscita maiores dúvidas. O sábio filólogo Leite de Vasconcelos opina que se relaciona com a «religião em geral», de proveniência francesa e outros autores aproveitaram a ideia para o filiar em Provença sem, no entanto, deixarem de observar que nada mais permite essa aproximação; é que nem há notícia de que os habitantes do velho país das Gálias tenham vindo fixar-se na Lusitânia, nem é de comparar regiões de características tão distintas.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Idosos vítimas de crime aumentam, sobretudo mulheres após anos de violência doméstica
Odete, Etelvina e Gertrudes têm histórias difíceis de contar. As casas abrigo dão-lhes algum sentido de paz. Até 30 de Setembro, registaram-se 19 vítimas de violência doméstica, 19 das quais mulheres.

Falta de tempo e de orientações dificultam trabalho de mediadores com alunos estrangeiros
Devem “promover a integração plena no ambiente escolar de crianças e jovens de nacionalidade estrangeira”, mas alguns são tomados pelo ensino de português.

Fábrica que ardeu em Felgueiras manterá os 11 trabalhadores
Incêndio desta madrugada consumiu a totalidade da fábrica de têxteis.

José Carlos Mota: “Não encontro ferramenta mais poderosa do que o encontro cara a cara”
Para fintar um algoritmo que amplia diferenças, José Carlos Mota sugere um regresso à origem. A participação cívica, diz, é uma arma contra populismos e a crise da democracia. Como a potenciar?

Lando Norris e Oscar Piastri desqualificados do Grande Prémio de F1 de Las Vegas
Em causa está o desgaste de um dispositivo em valores superiores aos permitidos. Apesar da desqualificação, Lando Norris mantém a liderança com campeonato.

Violeta Lapa e Gustavo Neves convidam-nos a dançar com o mar dos Açores
Violeta é terapeuta aquática, Gustavo é fotógrafo e cineasta. São os guias por trás de viagens que garantem uma imersão oceânica, entre a autodescoberta e a conexão com a natureza.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade