Ilustração sobre a Localidade

Proença-a-Nova

De grande antiguidade, chamaram-lhe Cortiçada, nos seus primeiros anos, nome que só no século XVI foi definitivamente abandonado em favor do actual. A justificação daquele não se afigura difícil, devendo relacionar-se com a abundante produção de cortiça ou elevado número de colmeias (também chamados cortiços) que, em tempos, foram de grande importância na região.

O topónimo Proença, por seu lado, suscita maiores dúvidas. O sábio filólogo Leite de Vasconcelos opina que se relaciona com a «religião em geral», de proveniência francesa e outros autores aproveitaram a ideia para o filiar em Provença sem, no entanto, deixarem de observar que nada mais permite essa aproximação; é que nem há notícia de que os habitantes do velho país das Gálias tenham vindo fixar-se na Lusitânia, nem é de comparar regiões de características tão distintas.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Vai haver ligação fluvial da Margem Sul ao Parque das Nações. A de Algés-Trafaria será em 2027
Transtejo prepara nova carreira, que poderá partir do Montijo ou sair de Seixal ou Barreiro. O que poderá implicar a necessidade de comprar mais barcos. Empresa estuda localização de pontão em Algés.

Kia actualiza o Sportage com mais potência e melhor qualidade a bordo
O SUV sul-coreano renova-se com retoques estéticos, melhorias na tecnologia e uma motorização híbrida de ligar à tomada mais capaz.

Trump em Davos: “Nenhum país está em posição de defender a Gronelândia como os EUA”
Presidente norte-americano discursa em Davos em contexto de crise nas relações transatlânticas e pede “negociações imediatas sobre a aquisição da Gronelândia pelos EUA”.

António Costa votou em Seguro e diz que vai ter a “felicidade” de “repetir o voto” na segunda volta
“Tenho a vida muito facilitada nesta segunda volta, uma vez que tenho a felicidade de repetir na segunda volta o mesmo voto que fiz na primeira volta”, disse Costa à RTP.

Após chamar “idiota” a Musk, O’Leary diz que Ryanair aceitaria o seu investimento
“Idiota”, diz um. “Idiota”, diz o outro. A guerra de insultos entre O’Leary e Musk desaguou numa conferência do patrão da Ryanair onde este garantiu que a disputa até fez subir a venda de bilhetes.

Violência doméstica: Governo quer valorizar depoimento das vítimas antes do julgamento para corrigir “distorção probatória”
O depoimento em fase de julgamento ocorrerá apenas “se tal for indispensável à descoberta da verdade e não puser em causa a saúde física ou psíquica da pessoa”, lê-se na proposta de lei.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade