Ilustração sobre a Localidade

Proença-a-Nova

De grande antiguidade, chamaram-lhe Cortiçada, nos seus primeiros anos, nome que só no século XVI foi definitivamente abandonado em favor do actual. A justificação daquele não se afigura difícil, devendo relacionar-se com a abundante produção de cortiça ou elevado número de colmeias (também chamados cortiços) que, em tempos, foram de grande importância na região.

O topónimo Proença, por seu lado, suscita maiores dúvidas. O sábio filólogo Leite de Vasconcelos opina que se relaciona com a «religião em geral», de proveniência francesa e outros autores aproveitaram a ideia para o filiar em Provença sem, no entanto, deixarem de observar que nada mais permite essa aproximação; é que nem há notícia de que os habitantes do velho país das Gálias tenham vindo fixar-se na Lusitânia, nem é de comparar regiões de características tão distintas.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Falta de coragem e visão na gestão da imigração
Em Espanha acaba de ser introduzido o visto de procura de trabalho até um ano. Em Itália, depois de políticas hostis, o mesmo governo de extrema-direita tenta agora atrair imigrantes. Opinião de Paulo Pisco

Um enigma chamado Mirante Sideral e o projecto imobiliário do Bonfim
Empresa sem actividade, adquirida por advogado ligado a credores da Importantaltura, surge como veículo para negócio de 25 milhões de euros no coração de Setúbal.

“Nova Setúbal”: quando política, futebol e negócios se cruzam
Um dos episódios mais controversos da gestão autárquica em Setúbal expôs ligações opacas entre o município, o Vitória FC e promotores privados.

Autarquia de Setúbal perde milhões com terrenos doados
Terrenos cedidos ao Vitória FC acabaram na Importantaltura, empresa envolvida numa fraude com “vistos gold”. Venda foi a preço de saldo e terminou numa insolvência marcada por conflitos de interesses.

E a estratégia de desenvolvimento de Portugal é…
O medo de fazer escolhas, característico de sucessivos governos portugueses, está a deixar-nos para trás. Opinião de Ricardo Paes Mamede

Cartas ao director

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade