Ilustração sobre a Localidade

Proença-a-Nova

De grande antiguidade, chamaram-lhe Cortiçada, nos seus primeiros anos, nome que só no século XVI foi definitivamente abandonado em favor do actual. A justificação daquele não se afigura difícil, devendo relacionar-se com a abundante produção de cortiça ou elevado número de colmeias (também chamados cortiços) que, em tempos, foram de grande importância na região.

O topónimo Proença, por seu lado, suscita maiores dúvidas. O sábio filólogo Leite de Vasconcelos opina que se relaciona com a «religião em geral», de proveniência francesa e outros autores aproveitaram a ideia para o filiar em Provença sem, no entanto, deixarem de observar que nada mais permite essa aproximação; é que nem há notícia de que os habitantes do velho país das Gálias tenham vindo fixar-se na Lusitânia, nem é de comparar regiões de características tão distintas.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Taça Davis: Portugal perde com a China e desce à terceira divisão
Nuno Borges teve um fim-de-semana para esquecer em Guangzhou, perdendo os três encontros que protagonizou.

Bombeiro de Campo Maior morre em acção de patrulhamento na sequência do mau tempo
O bombeiro estaria numa acção de patrulhamento, reconhecimento e vigilância na EN 373. Ainda não foram especificadas as circunstâncias em que decorreu a morte.

Arrecadação de impostos pode diminuir por causa de atrasos da AIMA, diz economista
O economista José Roberto Afonso alerta que entraves à regularização de imigrantes e políticas atrativas de outros países podem reduzir o ritmo de arrecadação da Segurança Social portuguesa em 2026.

Do boletim à tomada de posse: como funciona a eleição do Presidente da República
No domingo, a esmagadora maioria dos eleitores irá votar escolher entre António José Seguro e André Ventura como próximo Presidente da República. Mais de 28 mil eleitores só votarão uma semana depois.

Embaixador dos EUA corta relações com presidente do Parlamento polaco por críticas a Trump
A recusa de Czarzasty de apoiar uma nomeação de Donald Trump ao Nobel da Paz enfureceram Tom Rose, que criou uma disputa diplomática sem precedentes entre dois aliados leais.

Morreu Fred Smith, baixista dos Television, ícones desalinhados do punk nova-iorquino
Integrou os Blondie na fase embrionária da banda, mas foi enquanto membro dos Television que reservou lugar na história. Tinha 77 anos.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade