Ilustração sobre a Localidade

Proença-a-Nova

De grande antiguidade, chamaram-lhe Cortiçada, nos seus primeiros anos, nome que só no século XVI foi definitivamente abandonado em favor do actual. A justificação daquele não se afigura difícil, devendo relacionar-se com a abundante produção de cortiça ou elevado número de colmeias (também chamados cortiços) que, em tempos, foram de grande importância na região.

O topónimo Proença, por seu lado, suscita maiores dúvidas. O sábio filólogo Leite de Vasconcelos opina que se relaciona com a «religião em geral», de proveniência francesa e outros autores aproveitaram a ideia para o filiar em Provença sem, no entanto, deixarem de observar que nada mais permite essa aproximação; é que nem há notícia de que os habitantes do velho país das Gálias tenham vindo fixar-se na Lusitânia, nem é de comparar regiões de características tão distintas.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Rússia ataca várias regiões ucranianas com mísseis antes do início de negociações
A força aérea ucraniana disse que a Rússia utilizou “mais mísseis de cruzeiro e drones” do que o habitual. O Ministério da Defesa russo também afirmou ter destruído mais de 150 drones ucranianos.

Noruega e Países Baixos pagam aos jornais para treinar modelos de IA. Portugal não
Acordo na Noruega prevê quase quatro milhões de euros anuais. Também os Países Baixos pagarão quando o modelo for lançado. Em Portugal, o modelo Amália usa dados para treino sem qualquer retribuição.

Empresa carioca de churrasco investe cinco milhões de euros em Portugal e quer mais
À frente do Grupo Braza Alento, que tem o churrasco na pedra como carro-chefe, os empresários Luiz Felipe Costa e José Luiz Penha estimam faturamento de 70% em 2026 e miram na expansão.

Plano contra acidificação do oceano não tem metas vinculativas e “esqueceu” os Açores
Organizações Sciaena, SPEA e Zero criticam plano por ausência de objectivos mensuráveis, recursos próprios e integração efectiva na gestão marítima.

O caso CASES — como não fazer uma política pública
É um espelho do Governo que temos: incapaz de identificar e resolver verdadeiros problemas; incapaz de ouvir e de dialogar, e muito menos de admitir erros e reconsiderar. Opinião de Miguel Cabrita

Governo e governança
O sucesso da respostas em Coimbra e Soure só foi possível com uma efetiva coordenação de meios, ao invés da tradicional disputa de tutelas e responsabilidades.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade