REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Proença-a-Nova

De grande antiguidade, chamaram-lhe Cortiçada, nos seus primeiros anos, nome que só no século XVI foi definitivamente abandonado em favor do actual. A justificação daquele não se afigura difícil, devendo relacionar-se com a abundante produção de cortiça ou elevado número de colmeias (também chamados cortiços) que, em tempos, foram de grande importância na região.

O topónimo Proença, por seu lado, suscita maiores dúvidas. O sábio filólogo Leite de Vasconcelos opina que se relaciona com a «religião em geral», de proveniência francesa e outros autores aproveitaram a ideia para o filiar em Provença sem, no entanto, deixarem de observar que nada mais permite essa aproximação; é que nem há notícia de que os habitantes do velho país das Gálias tenham vindo fixar-se na Lusitânia, nem é de comparar regiões de características tão distintas.


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Esta escola de Ovar é um museu. Uma viagem ao ensino de 1910
No início de mais um ano lectivo, há uma experiência intergeracional que se impõe: a visita ao novo Museu Escolar Oliveira Lopes, em Válega, para uma viagem no tempo até ao início do século XX, quando a fortuna de dois emigrantes portugueses financiou o que era então uma escola de luxo numa pequena comunidade rural.

Jerónimo de Sousa acusa partidos de apresentarem contas erradas
Para o secretário-geral do PCP, os partidos que governaram o país na última década preocuparam-se apenas em acertar contas com Bruxelas e com “o grande capital”.

Mais de 1500 quilos de marfim ilegal foram destruídos em fábrica na Arrábida
Há dois anos a PJ apreendeu 1500 quilos de marfim maioritariamente de elefantes africanos e asiáticos.

Clássicos, raros, valiosos. Colecção portuguesa de carros vai a leilão e vale 11 milhões de euros

Teresa planta árvores e consciências. Pelo neto e por todas as crianças
Desde 2010, Teresa Markowsky já terá plantado de forma voluntária cerca de dez mil árvores. Em Novembro vai ser avó e é pelo neto – e pelas outras crianças que hão-de vir ao mundo – que pretende “continuar a plantar bosques enquanto puder.”

Walmart vai deixar de vender cigarros electrónicos
As autoridades americanas estão a investigar uma misteriosa doença pulmonar ligada aos cigarros electrónicos, que afectou pelo menos 530 pessoas e causou várias mortes.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade