REGIAOCENTRO.ORG
Sem FOTO:432

Santuário da Nossa senhora da Peneda

Serra da Peneda, Arcos de Valdevez

Correndo num vale de falha, na Serra da Peneda, o rio da Peneda integra-se na bacia hidrográfica do rio Lima e região hidrográfica do Minho e Lima e testemunha a construção do santuário da Nossa Senhora da Peneda. Nasce junto à portela do Lagarto, cerca de 5 km a norte da Senhora da Peneda e tem um comprimento aproximado de 10,7 km, desaguando no rio Castro Laboreiro a cerca de 2,5 km a norte da Várzea. No início do seu curso é também chamado de rio das Tieiras e até à sua foz, atravessa paisagens graníticas, beija vertentes esboroadas pelo tempo,  inunda margens de pastoreio e refresca a vista daqueles que vivem isolados, longe da civilização.

Espigueiros do Soajo

Vila do Soajo, Arcos de Valdevez

Foi num imponente afloramento granítico que foram construídos 24 espigueiros em pedra, na Vila do Soajo, Arcos de Valdevez, destinados ao armazenamento e secagem do milho grosso, cultura introduzida na região no século XVII. A monumentalidade desta edificação do sec. XVIII, resulta da escolha estratégica do afloramento; o facto de ser um ponto elevado, prestava-se à defesa de incêndios e de ataque de animais. A abundância de ratos no noroeste da Península Ibérica que perdurou desde o tempo da romanização até à baixa idade média e que diminuiu com a vulgarização do gato doméstico, teve influência nas características construtivas dos espigueiros


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

A era do impacto social
A APSA tem uma resposta social pioneira em Portugal na área do Asperger.

Os portugueses: De Zé Povinho a simplesmente Povo
Os portugueses, neste momento, são um povo cansado, deprimido e em luto pelas mais de 100 vítimas mortais dos incêndios, a precisar de dizer um “NÃO” e tomar nas suas mãos o seu próprio destino.

Cartas ao director

“Sabia o suficiente para fazer mais do que fiz”, admite Tarantino sobre Weinstein
Ainda que pensasse que eram casos isolados, Tarantino admite que se sente envergonhado por não ter denunciado o influente produtor de Hollywood, de quem era muito próximo.

BE considera afirmações de Nuno Magalhães "obscenas"
Bloco critica forma como o líder parlamentar do CDS relacionou as vítimas mortais dos incêndios e a moção de censura ao Governo.

Português morre em Espanha
A mulher ferida, revelou o Governo português.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade