Sem FOTO:432

Santuário da Nossa senhora da Peneda

Serra da Peneda, Arcos de Valdevez

Correndo num vale de falha, na Serra da Peneda, o rio da Peneda integra-se na bacia hidrográfica do rio Lima e região hidrográfica do Minho e Lima e testemunha a construção do santuário da Nossa Senhora da Peneda. Nasce junto à portela do Lagarto, cerca de 5 km a norte da Senhora da Peneda e tem um comprimento aproximado de 10,7 km, desaguando no rio Castro Laboreiro a cerca de 2,5 km a norte da Várzea. No início do seu curso é também chamado de rio das Tieiras e até à sua foz, atravessa paisagens graníticas, beija vertentes esboroadas pelo tempo,  inunda margens de pastoreio e refresca a vista daqueles que vivem isolados, longe da civilização.

Espigueiros do Soajo

Vila do Soajo, Arcos de Valdevez

Foi num imponente afloramento granítico que foram construídos 24 espigueiros em pedra, na Vila do Soajo, Arcos de Valdevez, destinados ao armazenamento e secagem do milho grosso, cultura introduzida na região no século XVII. A monumentalidade desta edificação do sec. XVIII, resulta da escolha estratégica do afloramento; o facto de ser um ponto elevado, prestava-se à defesa de incêndios e de ataque de animais. A abundância de ratos no noroeste da Península Ibérica que perdurou desde o tempo da romanização até à baixa idade média e que diminuiu com a vulgarização do gato doméstico, teve influência nas características construtivas dos espigueiros

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Como Marina Abramovic, tombar para dentro
Resolveu experimentar. Puxou uma cadeira, colocou-a diante da parede e sentou-se. Os primeiros minutos foram fáceis, quase consoladores. O silêncio tinha uma delicadeza inesperada. Crónica de Cláudia Lucas Chéu

No rasto dos últimos grandes eclipses em Portugal, entre presente e passado
O próximo eclipse total do Sol em Portugal será daqui a 118 anos. O último em Portugal continental foi há mais de um século (1912) – por breves segundos, captados no primeiro filme científico do país.

Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez casaram-se em Cascais
Futebolista português e a modelo casaram-se numa cerimónia civil “de carácter íntimo e privado”, em Cascais.

Novo regime do autoconsumo de energia: o que é que mudou?
Novas regras tornam mais rápido e barato produzir e partilhar energia solar em Portugal: aprovação automática ao fim de 90 dias, menos burocracia para condomínios e pequenas instalações.

Governo diz que manutenção de novas fragatas adquiridas a Itália será toda feita em Portugal
O ministério tutelado por Nuno Melo garante que Assembleia da República terá acesso a todos os documentos sobre aquisição das fragatas.

AIMA diz que só vai agir no caso do jovem deportado quando for citada pela Justiça
Agência afirma que tomará decisão em relação ao caso do brasileiro Kauê Matos quando for notificada pela Justiça, nos termos legalmente previstos. Tribunal deu sete dias para AIMA se posicionar.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade