Sem FOTO:432

Santuário da Nossa senhora da Peneda

Serra da Peneda, Arcos de Valdevez

Correndo num vale de falha, na Serra da Peneda, o rio da Peneda integra-se na bacia hidrográfica do rio Lima e região hidrográfica do Minho e Lima e testemunha a construção do santuário da Nossa Senhora da Peneda. Nasce junto à portela do Lagarto, cerca de 5 km a norte da Senhora da Peneda e tem um comprimento aproximado de 10,7 km, desaguando no rio Castro Laboreiro a cerca de 2,5 km a norte da Várzea. No início do seu curso é também chamado de rio das Tieiras e até à sua foz, atravessa paisagens graníticas, beija vertentes esboroadas pelo tempo,  inunda margens de pastoreio e refresca a vista daqueles que vivem isolados, longe da civilização.

O Santuário da Nossa senhora da Peneda, construído entre os finais do século XVIII e o terceiro quartel do século XIX, encosta-se a um promontório granítico de grande imponência, de onde caí displicente uma majestosa queda de água a 30 metros de altitude, visível de grande distância. As águas da cascata caem nas traseiras dos antigos dormitórios dos peregrinos do Santuário de Nossa Senhora da Peneda  (reconvertidos desde 2005 num hotel) e passam por baixo do edifício e do largo fronteiro, indo juntar-se ao rio da Peneda.

Adiante da igreja, cuja construção terminou em 1875, encontra-se o escadório das virtudes, com estátuas representando a Fé, a Esperança, a Caridade e a Glória, datado de 1854, obra do mestre Francisco Luís Barreiros.

Em desenho triangular e diante da igreja, encontra-se um largo triangular onde se situam os antigos dormitórios para os peregrinos e de onde se estende uma alameda arborizada em escadaria, com cerca de 300 metros e 20 capelas. As cenas da vida de Cristo (Natividade e Paixão) compõem o interior de cada uma delas e numa destas capelas existe uma inscrição que atesta ter sido oferecida pelo negus da Etiópia. Ao fundo da alameda, numa praça circular, situa-se um pilar oferecido pela rainha Maria I de Portugal.

Rezam as lendas que é a Nossa Senhora da Peneda quem olha pela cascata protegendo este local mágico para quem o visita. Na primeira semana de Setembro realiza-se no santuário um grande arraial popular.

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O caos dos Mão Morta, o amor dos Future Islands e a realidade de Kate Tempest no primeiro dia de Paredes de Coura
Num dia em que sem surpresas os Future Islands foram a banda preferida do público, surpreenderam o psicadelismo dos BEAK> e a spoken word de Kate Tempest. O festival não correu tão bem para o lado dos The Wedding Present.

Incêndios: A1 cortada nos dois sentidos entre Albergaria e Aveiro
Não há previsão de quando a circulação será retomada.

Supremo Tribunal brasileiro nega indemnização por demarcação de terras indígenas
Decisão negou compensação ao estado do Mato Grosso e deu força aos debates acerca do “marco temporal”, entendimento que quer limitar os direitos indígenas no Brasil.

Sp. Braga e Marítimo com níveis de pressão distintos na Liga Europa
Minhotos, com mais rodagem europeia, defrontam os islandeses do FH. Madeirenses medem forças com o poderoso Dínamo Kiev.

St. Vincent vai realizar uma adaptação de O Retrato de Dorian Gray
Conhecida pela música que faz como St. Vincent, Annie Clark vai-se estrear na realização de longas metragens. A sua adaptação do romance de Oscar Wilde terá uma mulher no papel principal.

CDS diz que descordenação no combate aos incêndios não se resolve com "papéis"
Adolfo Mesquita Nunes reage à declaração de calamidade pública

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade