Sem FOTO:432

Santuário da Nossa senhora da Peneda

Serra da Peneda, Arcos de Valdevez

Correndo num vale de falha, na Serra da Peneda, o rio da Peneda integra-se na bacia hidrográfica do rio Lima e região hidrográfica do Minho e Lima e testemunha a construção do santuário da Nossa Senhora da Peneda. Nasce junto à portela do Lagarto, cerca de 5 km a norte da Senhora da Peneda e tem um comprimento aproximado de 10,7 km, desaguando no rio Castro Laboreiro a cerca de 2,5 km a norte da Várzea. No início do seu curso é também chamado de rio das Tieiras e até à sua foz, atravessa paisagens graníticas, beija vertentes esboroadas pelo tempo,  inunda margens de pastoreio e refresca a vista daqueles que vivem isolados, longe da civilização.

O Santuário da Nossa senhora da Peneda, construído entre os finais do século XVIII e o terceiro quartel do século XIX, encosta-se a um promontório granítico de grande imponência, de onde caí displicente uma majestosa queda de água a 30 metros de altitude, visível de grande distância. As águas da cascata caem nas traseiras dos antigos dormitórios dos peregrinos do Santuário de Nossa Senhora da Peneda  (reconvertidos desde 2005 num hotel) e passam por baixo do edifício e do largo fronteiro, indo juntar-se ao rio da Peneda.

Adiante da igreja, cuja construção terminou em 1875, encontra-se o escadório das virtudes, com estátuas representando a Fé, a Esperança, a Caridade e a Glória, datado de 1854, obra do mestre Francisco Luís Barreiros.

Em desenho triangular e diante da igreja, encontra-se um largo triangular onde se situam os antigos dormitórios para os peregrinos e de onde se estende uma alameda arborizada em escadaria, com cerca de 300 metros e 20 capelas. As cenas da vida de Cristo (Natividade e Paixão) compõem o interior de cada uma delas e numa destas capelas existe uma inscrição que atesta ter sido oferecida pelo negus da Etiópia. Ao fundo da alameda, numa praça circular, situa-se um pilar oferecido pela rainha Maria I de Portugal.

Rezam as lendas que é a Nossa Senhora da Peneda quem olha pela cascata protegendo este local mágico para quem o visita. Na primeira semana de Setembro realiza-se no santuário um grande arraial popular.

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Loja de brasileira foi engolida pelas águas, mas ela está pronta para recomeçar
Inundação causada pelas chuvas em Alcácer do Sal, há um mês, causou prejuízo de 24 mil euros para Gleydssiane Gomes. Ela segue produzindo em casa e diz que vai reabrir a pastelaria Pedacinho de Amor.

Contra o “pessimismo” e o “engano”, as cooperativas renascem e resistem
No meio de uma crise habitacional sem fim à vista, o movimento cooperativo está a ganhar um novo ímpeto, mas espera por medidas prometidas que nunca chegaram, sobretudo de financiamento.

EUA atacam Irão: “A última das preocupações de Trump é a democracia ou os direitos humanos”
A guerra dos EUA e Israel contra o Irão, o alastramento do conflito no Médio Oriente, a posição de Portugal sobre a Base das Lajes e a nova doutrina nuclear de França em análise no podcast Diplomatas.

Jovens, como evitar a pobreza? Conservadores norte-americanos têm a resposta
A estrutura tripartida é ensinada em algumas salas de aula. Em breve, os estudantes de todo o país poderão ser informados de que seguir essas etapas poderá mantê-los longe da pobreza quando adultos.

Um terço dos homens da geração Z tem visões mais conservadoras que homens dos anos 1960
Um terço dos homens nascidos depois de 1997 acredita que a mulher não deve parecer independente e que deve obedecer ao marido. Estudo global mostra que papéis de género estão a ser redefinidos.

Morreu António Lobo Antunes, revolucionário da literatura portuguesa
O médico e escritor português António Lobo Antunes morreu, nesta quinta-feira, aos 83 anos, confirmou ao PÚBLICO fonte da editora.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade