Sem FOTO:432

Santuário da Nossa senhora da Peneda

Serra da Peneda, Arcos de Valdevez

Correndo num vale de falha, na Serra da Peneda, o rio da Peneda integra-se na bacia hidrográfica do rio Lima e região hidrográfica do Minho e Lima e testemunha a construção do santuário da Nossa Senhora da Peneda. Nasce junto à portela do Lagarto, cerca de 5 km a norte da Senhora da Peneda e tem um comprimento aproximado de 10,7 km, desaguando no rio Castro Laboreiro a cerca de 2,5 km a norte da Várzea. No início do seu curso é também chamado de rio das Tieiras e até à sua foz, atravessa paisagens graníticas, beija vertentes esboroadas pelo tempo,  inunda margens de pastoreio e refresca a vista daqueles que vivem isolados, longe da civilização.

O Santuário da Nossa senhora da Peneda, construído entre os finais do século XVIII e o terceiro quartel do século XIX, encosta-se a um promontório granítico de grande imponência, de onde caí displicente uma majestosa queda de água a 30 metros de altitude, visível de grande distância. As águas da cascata caem nas traseiras dos antigos dormitórios dos peregrinos do Santuário de Nossa Senhora da Peneda  (reconvertidos desde 2005 num hotel) e passam por baixo do edifício e do largo fronteiro, indo juntar-se ao rio da Peneda.

Adiante da igreja, cuja construção terminou em 1875, encontra-se o escadório das virtudes, com estátuas representando a Fé, a Esperança, a Caridade e a Glória, datado de 1854, obra do mestre Francisco Luís Barreiros.

Em desenho triangular e diante da igreja, encontra-se um largo triangular onde se situam os antigos dormitórios para os peregrinos e de onde se estende uma alameda arborizada em escadaria, com cerca de 300 metros e 20 capelas. As cenas da vida de Cristo (Natividade e Paixão) compõem o interior de cada uma delas e numa destas capelas existe uma inscrição que atesta ter sido oferecida pelo negus da Etiópia. Ao fundo da alameda, numa praça circular, situa-se um pilar oferecido pela rainha Maria I de Portugal.

Rezam as lendas que é a Nossa Senhora da Peneda quem olha pela cascata protegendo este local mágico para quem o visita. Na primeira semana de Setembro realiza-se no santuário um grande arraial popular.

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Fenómeno extremo de vento causou deslocados em Silves
Duas pessoas ficaram desalojadas porque as casas pré-fabricadas onde viviam foram destruídas pelo vento extremo em Silves. Meteorologista do IPMA acredita que fenómeno em Lisboa foi mesmo um tornado.

Páscoa em família, com flocos de neve, ovos decorados e malabarismos
A arte de Slava’s Snowshow, ovos no palácio ou fora de órbita, ciência, CoComelon, cartoons e outros mundos de espanto e fantasia.

Uma ou duas leis do desporto?

Sexta na TV: Nostalgia, os 94 anos de Lima Duarte, e Steve Martin
Há ainda Blade Runner 2046, Têm De Vir Vê-La, The Beautiful Game, Nell, a Renegada, Madu, Is it Cake? e Peter Rabbit - Coelho à Solta.

Saber programar deixa de ser essencial, diz chefe de tecnologia da Amazon
Com ferramentas de IA a começar a programar, o responsável de tecnologia da Amazon acredita que é preciso repensar o ensino. “Mais pessoas vão poder trabalhar em informática”, diz Werner Vogels.

Grândola volta ao Coliseu 50 anos depois do histórico concerto de Março de 1974
Para celebrar o I Encontro da Canção Portuguesa de 29 de Março de 1974, realiza-se esta sexta-feira o concerto José Afonso e as Gerações de Abril no Coliseu de Lisboa, às 21h.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade