Ilustração sobre a Localidade

Trancoso

Trancoso é uma cidade portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 3 200 habitantes, situada num planalto em que o ponto mais alto tem 898 m de altitude. Foi elevada a cidade em 9 de Dezembro de 2004.

É sede de um município com 361,52 km² de área1 e 9 878 habitantes (2011),2 3 subdividido em 21 freguesias.4 O município é limitado a norte pelo município de Penedono, a nordeste por Meda, a leste por Pinhel, a sul por Celorico da Beira, a sudoeste por Fornos de Algodres, a oeste por Aguiar da Beira e a noroeste por Sernancelhe.

Trancoso é um dos poucos municípios de Portugal territorialmente descontínuos,5 estando uma das suas freguesias (Guilheiro) separada do resto do município por uma estreita faixa de território pertencente à freguesia de Arnas, do concelho de Sernancelhe; uma vez que este último município pertence ao distrito de Viseu, isto torna territorialmente descontínuo o distrito da Guarda (existência de um exclave),6 criando um enclave no interior do distrito de Viseu,7 casos únicos em Portugal.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Route 66, viagem pela estrada dentro
Há uma nova galeria de fotografia em Lisboa, a Lumina, que promete focar-se no universo visual documental. Para o arranque, escolheu Route 66, trabalho de Luís Vasconcelos pela mítica estrada dos EUA.

Javier Cercas: “Como se pode ser cristão estando contra os imigrantes? É absurdo”
Pela primeira vez, um escritor foi convidado a entrar no Vaticano, a falar com quem quisesse e a escrever o que quisesse. O resultado foi o livro O Louco de Deus no Fim do Mundo.

Entre luzes e tensões: o que não se diz sobre o Natal
O Natal pode, sim, ser amor, luz e aconchego. Mas pode também ser cansaço, saudade, irritação e vulnerabilidade. Não por falha individual, mas porque todas as famílias são constituídas por pessoas. Crónica de Tânia Graça

João Fernandes: “No Brasil não é possível conhecer sem participar. Sem viver”
Há seis anos na direcção do Instituto Moreira Salles, o curador reflecte sobre o que é, para um “branco, português e europeu”, trabalhar com arte no Brasil actual.

Em dez anos, 670 pessoas pediram para deixar de ser portuguesas: quase 100 em 2024
Desde 2016, IRN recebeu em média 67 pedidos por ano. Números são residuais face à diáspora portuguesa e aos portugueses com dupla nacionalidade.

A realpolitik comercial americana e a paz na Ucrânia
Em 2022, quando a Rússia invadiu a Ucrânia, poucos imaginariam que a proposta de saída diplomática para a guerra pudesse ser delineada segundo uma realpolitik comercial. Análise de José Pedro Teixeira Fernandes

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade