Ilustração sobre a Localidade

«UM PASSEIO PELA SERRA EM FLOR»

PIODÃO E SERRA DO AÇOR

PiodãoNa época medieval, provavelmente no século XIII, surgiu um pequeno povoado que recebeu o nome de Casas Piodão. Posteriormente foi transferido para a sua actual localização, em virtude da instalação de um mosteiro Cister, Abadia da Ordem de São Bernardo, do qual não restam vestígios. O contraste entre o negro das casas de xisto e o branco da sua Igreja Matriz é uma das características mais marcantes da aldeia...

Médio Tejo - Roteiros Mais Centro

Passeios na Região Centro

 

O site Médio Tejo | Roteiro Mais Centro apresenta uma proposta de visita à região do Médio Tejo muito interessante.

O site está disponível em:

http://maiscentro.qren.pt/roteiros/mediotejo/

Por faróis nunca dantes navegados

Faróis de Portugal

Uma excelente reportagem em formato multimédia do Expresso sobre os  48 faróis em Portugal continental e nas ilhas nos 1830 Km de costa portuguesa.

 

Vento Sul traz areia do Norte de África

Vento do Sahara atinge Portugal

desertoTodos os anos, em especial na primavera e no verão um vento sul que sopra do Norte de Africa em direção à Europa traz consigo areia do deserto do Sahara até Portugal.

"O deserto do sahara é é popularmente conhecido como o maior e o mais quente deserto do mundo." (Wikipedia)

FOTO: source: Wikipedia

UM HOMEM COM HISTÓRIA

Alcaide de Linhares

É nas memórias que nos enche a alma. A clareza com que fala da terra, das suas gentes de agora e dos antepassados, aqueles que foram fidalgos e aqueles que foram homens do campo. José Ramos é um homem único. Esteve em África, andou nas minas e "até descobriu um filão de ouro mesmo aqui ao lado, na encosta da serra".

CHEGAR AO MOINHO DA RIBEIRA

Linhares da Beira, Serra da Estrela

Quando se parte da aldeia, o vale parece mais suave do que aquilo que depois se apresenta. Tudo é verde. Uma brisa fresca bate na cara e o ar que se respira é puro, tal como a água que corre pelos regatos, vinda da montanha, e que se junta na Ribeira. Linhares, aldeia histórica, é ponto de partida para vários percursos pedestres. Este é apenas um deles.

ALMA DE PÁSSARO

PARAPENTE

"Voar é espectacular. É como um vício". Frase comum e ouvida constantemente entre aqueles que fazem do voo a melhor forma de combater o stress do dia-a-dia. Voar em parapente dá uma sensação de pairar no espaço, de penetrar num mundo de beleza e silêncio, de entrar num mar de nuvens, ou ter uma experiência de vertigem imensa. "É uma sensação de liberdade única" que só quem voa conhece porque é difícil de transmitir aos outros.

Cirurgiões de árvores

Como salvar árvores doentes. Um exemplo para todos os municípios portugueses!

Ele chegou perto dela. Circundou-a. Olhou-a bem, com um olhar clínico. Pegou nas cordas. Entrelaçou-as nos seus longos e altos braços e suspendeu-se nela, preso por um colete de segurança. Depois, aos poucos, começou a escalada. Em pouco mais de cinco minutos tinha chegado ao topo da árvore, de serra em punho, pronto para fazer a poda selectiva.

IMPÉRIO DO VINHO

BAIRRADA

É antiga a história dos vinhos da Bairrada. Já na época romana a região oferecia o precioso néctar. Depois, com a conquista cristã e o estabelecimento de ordens religiosas os frades dos Mosteiros do Lorvão e Vacariça, ainda na Idade Média, fizeram destas terras barrentas, centro produtor de vinhos de qualidade.

«ASSADO DOS DEUSES»

Leitão à Bairrada

Antigamente as coisas eram um pouco diferentes. Desde as matanças, aos modos de preparar e assar o leitão. Os fornos a lenha também já não são os mesmos. "Hoje são muito bem preparados". Mas o sabor que uma "boa mão" dá à carne, esse manteve-se com os anos e rapidamente ficou inscrito nas tradições portuguesas.

«O PÃO DA TRADIÇÃO»

Gastronomia

Portugal é um país onde o pão é uma tradição popular. E na Beira interior esse pão é feito com farinha de centeio. Nestas regiões, onde os terrenos são mais pobres, o povo arranjou outras sementes para a agricultura. Assim surgem nesta vasta área de montanhas acentuadas e vales profundos enormes extensões de centeio com o qual se fazia o pão do dia-a-dia.

«O MONTE SACRO»

Bussaco

O Bussaco deve ser, sem dúvida, a mata mais genuína e virgem que existe na região centro. Cheia de alamedas bem cuidadas, veredas de verdes semblantes e cheiros intensos. E do silêncio, no seio daquela exuberância "divina", saltam os ruídos dos regatos saltitantes e dos pássaros em voo, que parecem autênticas melodias.

«O QUEIJO DA TRADIÇÃO»

Serra da Estrela

No Outono, depois das ovelhas terem os cordeiros e estes serem vendidos para as festas de Natal, as pastagens começam a ser boas e o queijo começa a ser feito. Quando os cordeiros ainda estão com a mãe, a ordenha só se faz à noite, quando o rebanho regressa do pasto..

«O HOMEM DAS BARBAS BRANCAS »

Lenda do Pai Natal

Pai Natal como o conhecemos hoje foi inventado na grande América, mas o antigo, aquele que apareceu no início da era cristã, era de carne e osso e chamava-se Nicolau. Esse homem celebrizado pela sua extrema bondade e generosidade para com todos os que tinham necessidades oferecia presentes a muitas pessoas, especialmente às crianças...

«A SERRA MAIS ALTA DE PORTUGAL»

Um Sábado na Serra da Estrela

No passado dia 17 de Março, resolvemos visitar a Serra da Estrela para ver se ainda havia neve em quantia para os desportos de inverno. Aproveitamos para conhecer algumas das localidades situadas no caminho.....

« A riqueza da terra »

Cogumelos

As primeiras chuvas do Outono trazem consigo o surgimento de uma ampla variedade de cogumelos dos mais diversos tipos, formas, texturas e gostos. Esta muito apreciada iguaria pode ser preparada de diversas formas, mas também requer um grande cuidado e conhecimento das espécies comestíveis...

«AS TERRAS DO RIO LIS»

UM PASSEIO EM LEIRIA

Uma visita a Leiria não pode deixar de lado um salto até o Castelo. Por sinal, a cidade nasceu dentro das muralhas do Castelo. Foi com a vitória na batalha de Aljubarrota, em 1385, que veio a paz tão necessária para a expansão da cidade. No século XV Leiria já era importante pela sua fábrica de papel. A primeira do reino.

«NOS TRILHOS DO CEIREIRO »

PASSEIO DE BTT

No dia 24 de Abril de 2005 a A. H.C.R. Beselguense realizou na freguesia de Beselga, concelho de Penedono o 3 º passeio de Btt “Nos Trilhos do Ceireiro.”
Esta aventura começou há 3 anos e tem vindo a crescer de ano para ano, no 1º ano fomos cinquenta , no 2º ano  cento e quinze e este ano cerca de duzentos e vinte participantes.... 

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Sebastião Bugalho, pecado original e a promiscuidade político-mediática
Conhecíamos a promiscuidade entre a política e o sector privado, e até entre a política e o comentário político, mas eis que chegamos a uma dimensão inédita: a transição do comentário para a política. Crónica de Tiago Correia

Lapónia: um poema da natureza e do engenho humano
Da região finlandesa de Kuusamo, junto à fronteira com a Rússia, às margens do rio Lule, na Suécia, a Lapónia revela-se um convite a nos sintonizarmos com o que nos rodeia e a, simplesmente, respirar.

O que a Fortaleza de Peniche andou para chegar a Museu Nacional Resistência e Liberdade
Desde 1977 que se ponderava dar novo uso àquela que fora uma das mais temidas prisões do Estado Novo. Demoli-la e fazer dela um hotel foram hipóteses em cima da mesa, mas o museu levou a sua avante.

Rui Amorim de Sousa: “A missão da Casa da Música é virtuosa e sustentável”
Atenuada a turbulência laboral, a Casa da Música procura agora renovar-se com base nas conclusões do Grupo de Reflexão. Em fim de mandato, o seu presidente fala do futuro neste momento de transição.

Um cêntimo por ano desde o 25 de Abril, já dava para duas carcacinhas e uma arranhadela de manteiga
Uma carcaça acabada de arrefecer é uma catedral estaladiça feita de nuvens e de montanhas russas de crocâncias e esquinas redondas, onde os dentes desatam às gargalhadas de tanto se divertirem. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

O debate sobre reparações em Portugal “é sobretudo produto de oportunismos políticos”
A propósito das declarações de Marcelo Rebelo de Sousa de que o país deve “pagar os custos” da escravatura, o historiador Miguel Jerónimo acha que este debate só peca por tardio.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade