REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

«UM PASSEIO PELA SERRA EM FLOR»

PIODÃO E SERRA DO AÇOR

PiodãoNa época medieval, provavelmente no século XIII, surgiu um pequeno povoado que recebeu o nome de Casas Piodão. Posteriormente foi transferido para a sua actual localização, em virtude da instalação de um mosteiro Cister, Abadia da Ordem de São Bernardo, do qual não restam vestígios. O contraste entre o negro das casas de xisto e o branco da sua Igreja Matriz é uma das características mais marcantes da aldeia...

Médio Tejo - Roteiros Mais Centro

Passeios na Região Centro

 

O site Médio Tejo | Roteiro Mais Centro apresenta uma proposta de visita à região do Médio Tejo muito interessante.

O site está disponível em:

http://maiscentro.qren.pt/roteiros/mediotejo/

Por faróis nunca dantes navegados

Faróis de Portugal

Uma excelente reportagem em formato multimédia do Expresso sobre os  48 faróis em Portugal continental e nas ilhas nos 1830 Km de costa portuguesa.

 

Vento Sul traz areia do Norte de África

Vento do Sahara atinge Portugal

desertoTodos os anos, em especial na primavera e no verão um vento sul que sopra do Norte de Africa em direção à Europa traz consigo areia do deserto do Sahara até Portugal.

"O deserto do sahara é é popularmente conhecido como o maior e o mais quente deserto do mundo." (Wikipedia)

FOTO: source: Wikipedia

UM HOMEM COM HISTÓRIA

Alcaide de Linhares

É nas memórias que nos enche a alma. A clareza com que fala da terra, das suas gentes de agora e dos antepassados, aqueles que foram fidalgos e aqueles que foram homens do campo. José Ramos é um homem único. Esteve em África, andou nas minas e "até descobriu um filão de ouro mesmo aqui ao lado, na encosta da serra".

CHEGAR AO MOINHO DA RIBEIRA

Linhares da Beira, Serra da Estrela

Quando se parte da aldeia, o vale parece mais suave do que aquilo que depois se apresenta. Tudo é verde. Uma brisa fresca bate na cara e o ar que se respira é puro, tal como a água que corre pelos regatos, vinda da montanha, e que se junta na Ribeira. Linhares, aldeia histórica, é ponto de partida para vários percursos pedestres. Este é apenas um deles.

ALMA DE PÁSSARO

PARAPENTE

"Voar é espectacular. É como um vício". Frase comum e ouvida constantemente entre aqueles que fazem do voo a melhor forma de combater o stress do dia-a-dia. Voar em parapente dá uma sensação de pairar no espaço, de penetrar num mundo de beleza e silêncio, de entrar num mar de nuvens, ou ter uma experiência de vertigem imensa. "É uma sensação de liberdade única" que só quem voa conhece porque é difícil de transmitir aos outros.

Cirurgiões de árvores

Como salvar árvores doentes. Um exemplo para todos os municípios portugueses!

Ele chegou perto dela. Circundou-a. Olhou-a bem, com um olhar clínico. Pegou nas cordas. Entrelaçou-as nos seus longos e altos braços e suspendeu-se nela, preso por um colete de segurança. Depois, aos poucos, começou a escalada. Em pouco mais de cinco minutos tinha chegado ao topo da árvore, de serra em punho, pronto para fazer a poda selectiva.

IMPÉRIO DO VINHO

BAIRRADA

É antiga a história dos vinhos da Bairrada. Já na época romana a região oferecia o precioso néctar. Depois, com a conquista cristã e o estabelecimento de ordens religiosas os frades dos Mosteiros do Lorvão e Vacariça, ainda na Idade Média, fizeram destas terras barrentas, centro produtor de vinhos de qualidade.

«ASSADO DOS DEUSES»

Leitão à Bairrada

Antigamente as coisas eram um pouco diferentes. Desde as matanças, aos modos de preparar e assar o leitão. Os fornos a lenha também já não são os mesmos. "Hoje são muito bem preparados". Mas o sabor que uma "boa mão" dá à carne, esse manteve-se com os anos e rapidamente ficou inscrito nas tradições portuguesas.

«O PÃO DA TRADIÇÃO»

Gastronomia

Portugal é um país onde o pão é uma tradição popular. E na Beira interior esse pão é feito com farinha de centeio. Nestas regiões, onde os terrenos são mais pobres, o povo arranjou outras sementes para a agricultura. Assim surgem nesta vasta área de montanhas acentuadas e vales profundos enormes extensões de centeio com o qual se fazia o pão do dia-a-dia.

«O MONTE SACRO»

Bussaco

O Bussaco deve ser, sem dúvida, a mata mais genuína e virgem que existe na região centro. Cheia de alamedas bem cuidadas, veredas de verdes semblantes e cheiros intensos. E do silêncio, no seio daquela exuberância "divina", saltam os ruídos dos regatos saltitantes e dos pássaros em voo, que parecem autênticas melodias.

«O QUEIJO DA TRADIÇÃO»

Serra da Estrela

No Outono, depois das ovelhas terem os cordeiros e estes serem vendidos para as festas de Natal, as pastagens começam a ser boas e o queijo começa a ser feito. Quando os cordeiros ainda estão com a mãe, a ordenha só se faz à noite, quando o rebanho regressa do pasto..

«O HOMEM DAS BARBAS BRANCAS »

Lenda do Pai Natal

Pai Natal como o conhecemos hoje foi inventado na grande América, mas o antigo, aquele que apareceu no início da era cristã, era de carne e osso e chamava-se Nicolau. Esse homem celebrizado pela sua extrema bondade e generosidade para com todos os que tinham necessidades oferecia presentes a muitas pessoas, especialmente às crianças...

«A SERRA MAIS ALTA DE PORTUGAL»

Um Sábado na Serra da Estrela

No passado dia 17 de Março, resolvemos visitar a Serra da Estrela para ver se ainda havia neve em quantia para os desportos de inverno. Aproveitamos para conhecer algumas das localidades situadas no caminho.....

« A riqueza da terra »

Cogumelos

As primeiras chuvas do Outono trazem consigo o surgimento de uma ampla variedade de cogumelos dos mais diversos tipos, formas, texturas e gostos. Esta muito apreciada iguaria pode ser preparada de diversas formas, mas também requer um grande cuidado e conhecimento das espécies comestíveis...

«AS TERRAS DO RIO LIS»

UM PASSEIO EM LEIRIA

Uma visita a Leiria não pode deixar de lado um salto até o Castelo. Por sinal, a cidade nasceu dentro das muralhas do Castelo. Foi com a vitória na batalha de Aljubarrota, em 1385, que veio a paz tão necessária para a expansão da cidade. No século XV Leiria já era importante pela sua fábrica de papel. A primeira do reino.

«NOS TRILHOS DO CEIREIRO »

PASSEIO DE BTT

No dia 24 de Abril de 2005 a A. H.C.R. Beselguense realizou na freguesia de Beselga, concelho de Penedono o 3 º passeio de Btt “Nos Trilhos do Ceireiro.”
Esta aventura começou há 3 anos e tem vindo a crescer de ano para ano, no 1º ano fomos cinquenta , no 2º ano  cento e quinze e este ano cerca de duzentos e vinte participantes.... 


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

PPP vão custar 1180 milhões de euros
Pedidos de reequilíbrio financeiro emagreceram para os 565 milhões

Governo prevê prémios para gestores públicos
Remunerações variáveis de desempenho excluem empresas que no final de 2019 tenham pagamentos em atraso.

Novo modelo de financiamento para 11 hospitais
Unidades mais eficientes vão ter financiamento mais ajustado à actividade que realizam. Os hospitais com eficiência mais baixa vão ser monitorizados por peritos.

"Programa Regressar": Emigrantes têm IRS especial durante cinco anos
“Programa Regressar” vai permitir pagar IRS apenas sobre metade do rendimento durante cinco anos, tanto se uma pessoa voltar a Portugal em 2019 como em 2020.

Autoridades de transportes têm de contribuir para baixar preço dos passes
Governo reserva 83 milhões orientados para a redução tarifária nos transportes públicos a partir de 1 de Abril, mas parte do dinheiro também pode ser usado na melhoria do serviço.

Direcção-Geral do Património Cultural vai ter mais 10 milhões de euros
Orçamento para a Cultura terá 501 milhões de euros em 2019, mais 12,6 por cento do que este ano.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade