Ilustração sobre a Localidade

«UM PASSEIO PELA SERRA EM FLOR»

PIODÃO E SERRA DO AÇOR

 

Na manhã de sábado, de 11 de Maio de 2002 partimos em direcção à jóia da Serra do Açor, o Piódão - uma das dez Aldeias Históricas de Portugal. Seguimos pela IP3 até a cortada para Arganil, passamos por Coja e depois pela estrada bem sinalizada até o Piódão.

As estradas sinuosas e estreitas serpenteiam as encostas xistosas da Serra do Açor, onde as quelhadas (1) protegem a terra das intempéries. Nesta época do ano, a primavera, cobertas por um manto de flores, onde sobressai a coloração amarela das Giestas, Tojos e Carquejas e o lilás das Urzes. As rochas estão salpicadas por líquens e musgos de cor verde oliva. Ao longe vemos manchas de pinheiros, carvalhos e castanheiros. São frequentes as ruínas do que outrora foram casas de xisto de agricultores. Abandonadas e desgastadas pelo tempo, são hoje apenas parte da paisagem. Imagino os jovens migrando para as grandes cidades em busca de uma vida melhor, abandonando a pastoricia e as actividades artesanais, ligadas sobretudo à floresta.

No meio das exuberantes escarpas e vales profundos situam-se pequenos povoados que se fundem na paisagem. Rasgando os céus encontrará o Açor, uma ave de rapina que deu nome a esta maravilhosa e colorida serra. Corujas do mato e gaviões também são habitantes locais. O Javali e a geneta são exemplos dos mamiferos de grande porte que habitam a região.

Depois de hora e meia passeando pela Sera, encontramos o Piódão no seu ninho de verdura, tal uma tela cubista imobilizada no tempo. Talvez por causa das distâncias ou das dificuldades de acesso, a matéria prima utilizada na construção da aldeia é predominantemente. o xisto local, que aparece também no pavimento das arruelas. Os telhados são feitos em Ardósia.

Esta a ser feito um grande trabalho de recuperação. Parece-me, no entanto, que falta ainda um pouco de cuidado para com os pequenos detalhes como as antenas de televisão, os cabos de energia e os restos de entulho nas ruas. É de desejar, sobretudo numa região do interior, que as pessoas se conscientizem da importância do turismo para a economia local, compreendendo que quem tem um bem inestimável de tão grande beleza arquitectónica tem o dever de o preservar e melhorar.

Ficamos tristes de ver o dia acabar, mas certos de que quem visita o Piódão e a Serra do Açor com certeza voltará sempre. Deixamos-lhe umas informações fornecidas pelo turismo.

Esperamos que tenham gostado tanto quanto nós.

Texto: Leonardo Opitz e Gerard Durand / 2002
Fotografia: © Gerard Durand e Leonardo Opitz / 2002 Maio

 

Classificação da Aldeia 
"Aldeia Histórica, classificada como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto Lei nº 95/78 de 12 de Setembro - muito contribuiu para esta classificação o mérito do arquitecto Eugénio Correia, um apaixonado pela beleza do Piódão. É uma das 18 freguesias do Concelho de Arganil e conta com 12 aldeias na sua jurisdição.", Folheto distribuído pelo Posto do Turismo. Sem indicação de Autor.

Proteção Legal
A Paisagem Protegida da Serra do Açor, passou a ser objecto de proteção pública a partir de 1982 pelo decreto lei 67/82 de 3 de Março.

Origem do Piódão
Na época medieval, provavelmente no século XIII, surgiu um pequeno povoado que recebeu o nome de Casas Piódão. Posteriormente foi transferido para a sua actual localização, em virtude da instalação de um mosteiro Cister, Abadia da Ordem de São Bernardo, do qual não restam vestígios. O contraste entre o negro das casas de xisto e o branco da sua Igreja Matriz é uma das características mais marcantes da aldeia.

A Igreja Matriz
A Igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição foi construída no Séc. XVII e reconstruída no final do Séc. XIX. A sua arquitectura é composta por quatro finas torres cilíndricas rematadas por cones. No centro ao cimo, encontra-se a imagem da santa padroeira.

Telefones Úteis:
Posto de Turismo 235 732 787 (Piódão)
Serviços de Turismo 235 204 823 (Arganil)

Onde Dormir:
Estalagem do Piódão
Piódão
6285-018 Piódão
Tel.: 210 403 900/01/02
Fax: 210 403 951/0
E-mail: est.piodao@inatel.pt

Locais de Interesse:
- Igreja Matriz
- Igreja de São Pedro
- Capela das Almas
- Fonte dos Algares
- Eira

Festividades:
- Festa de São Pedro (em Abril)
- Festa do Sagrado Coração de Jesus (em Agosto)

Lazer:
- Passeios de Bicicleta
- Passeios a Pé
- Pesca
- Rota das Aldeias Históricas
- Visitas Guiadas
- Todo o Terreno

 

Notas de Rodapé:
(1) As quelhadas são plataformas feitas com pedras de xisto com o objectivo de suster as terras e evitar a erosão provocada pela chuva. São também chamadas de "Terraços".

Esta reportagem teve o patrocínio da TELEFORMAR, Lda, uma empresa de soluções para formação à distância sediada no Instituto Pedro Nunes em Coimbra. Visitem a página web:www.teleformar.net

Exmos Senhores Empresários e Presidentes de Câmaras, contamos com o vosso apoio para o desenvolvimento de mais artigos sobre a vossa região. Contacte-nos pelo e-mail: regiaocentro@idea-factory.pt

 

 


Passeios na Serra de Açor


Carquejas


Quelhadas

 

 

 


Aldeia do Piódão


Caminhos pelo Piodão


Aldeia do Piódão

Pousada do INATEL

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

25 de Abril: E, depois dos 50, quem rega os cravos?
Afonso Branco, Amélia Videira, António Filipe Rodrigues, João Maria Jonet e Maria Inácia Rezola exploram os caminhos da liberdade neste Repórter 360.

Portugal pintado com as cores dos cravos vermelhos — as imagens da festa dos 50 anos de democracia

Festa dos 50 anos de democracia levou à rua centenas de milhares de pessoas que encheram não só a Avenida da Liberdade, em Lisboa, mas também o centro do Porto, Coimbra e de outras cidades portuguesas.

Nuno Lobo, o clube sempre em primeiro lugar

Bomba por detonar da II Guerra Mundial encontrada junto ao estádio do Mainz
Engenho, de origem norte-americana e da altura da II Guerra Mundial, foi encontrado junto ao campus universitário que se situa nas imediações da MEWA Arena. Vai ser desactivado esta sexta-feira.

Crimes do colonialismo? Nunca aconteceram! A direita manda calar o Presidente

Os ziguezagues de Marcelo
Há uns anos, os socialistas diziam sobre Cavaco Silva que era preciso ajudar o Presidente a terminar o mandato com dignidade. Agora, são os próprios sociais-democratas que já dizem o mesmo de Marcelo. Editorial deHelena Pereira

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade