Ilustração sobre a Localidade

«UM PASSEIO PELA SERRA EM FLOR»

PIODÃO E SERRA DO AÇOR

 

Na manhã de sábado, de 11 de Maio de 2002 partimos em direcção à jóia da Serra do Açor, o Piódão - uma das dez Aldeias Históricas de Portugal. Seguimos pela IP3 até a cortada para Arganil, passamos por Coja e depois pela estrada bem sinalizada até o Piódão.

As estradas sinuosas e estreitas serpenteiam as encostas xistosas da Serra do Açor, onde as quelhadas (1) protegem a terra das intempéries. Nesta época do ano, a primavera, cobertas por um manto de flores, onde sobressai a coloração amarela das Giestas, Tojos e Carquejas e o lilás das Urzes. As rochas estão salpicadas por líquens e musgos de cor verde oliva. Ao longe vemos manchas de pinheiros, carvalhos e castanheiros. São frequentes as ruínas do que outrora foram casas de xisto de agricultores. Abandonadas e desgastadas pelo tempo, são hoje apenas parte da paisagem. Imagino os jovens migrando para as grandes cidades em busca de uma vida melhor, abandonando a pastoricia e as actividades artesanais, ligadas sobretudo à floresta.

No meio das exuberantes escarpas e vales profundos situam-se pequenos povoados que se fundem na paisagem. Rasgando os céus encontrará o Açor, uma ave de rapina que deu nome a esta maravilhosa e colorida serra. Corujas do mato e gaviões também são habitantes locais. O Javali e a geneta são exemplos dos mamiferos de grande porte que habitam a região.

Depois de hora e meia passeando pela Sera, encontramos o Piódão no seu ninho de verdura, tal uma tela cubista imobilizada no tempo. Talvez por causa das distâncias ou das dificuldades de acesso, a matéria prima utilizada na construção da aldeia é predominantemente. o xisto local, que aparece também no pavimento das arruelas. Os telhados são feitos em Ardósia.

Esta a ser feito um grande trabalho de recuperação. Parece-me, no entanto, que falta ainda um pouco de cuidado para com os pequenos detalhes como as antenas de televisão, os cabos de energia e os restos de entulho nas ruas. É de desejar, sobretudo numa região do interior, que as pessoas se conscientizem da importância do turismo para a economia local, compreendendo que quem tem um bem inestimável de tão grande beleza arquitectónica tem o dever de o preservar e melhorar.

Ficamos tristes de ver o dia acabar, mas certos de que quem visita o Piódão e a Serra do Açor com certeza voltará sempre. Deixamos-lhe umas informações fornecidas pelo turismo.

Esperamos que tenham gostado tanto quanto nós.

Texto: Leonardo Opitz e Gerard Durand / 2002
Fotografia: © Gerard Durand e Leonardo Opitz / 2002 Maio

 

Classificação da Aldeia 
"Aldeia Histórica, classificada como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto Lei nº 95/78 de 12 de Setembro - muito contribuiu para esta classificação o mérito do arquitecto Eugénio Correia, um apaixonado pela beleza do Piódão. É uma das 18 freguesias do Concelho de Arganil e conta com 12 aldeias na sua jurisdição.", Folheto distribuído pelo Posto do Turismo. Sem indicação de Autor.

Proteção Legal
A Paisagem Protegida da Serra do Açor, passou a ser objecto de proteção pública a partir de 1982 pelo decreto lei 67/82 de 3 de Março.

Origem do Piódão
Na época medieval, provavelmente no século XIII, surgiu um pequeno povoado que recebeu o nome de Casas Piódão. Posteriormente foi transferido para a sua actual localização, em virtude da instalação de um mosteiro Cister, Abadia da Ordem de São Bernardo, do qual não restam vestígios. O contraste entre o negro das casas de xisto e o branco da sua Igreja Matriz é uma das características mais marcantes da aldeia.

A Igreja Matriz
A Igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição foi construída no Séc. XVII e reconstruída no final do Séc. XIX. A sua arquitectura é composta por quatro finas torres cilíndricas rematadas por cones. No centro ao cimo, encontra-se a imagem da santa padroeira.

Telefones Úteis:
Posto de Turismo 235 732 787 (Piódão)
Serviços de Turismo 235 204 823 (Arganil)

Onde Dormir:
Estalagem do Piódão
Piódão
6285-018 Piódão
Tel.: 210 403 900/01/02
Fax: 210 403 951/0
E-mail: est.piodao@inatel.pt

Locais de Interesse:
- Igreja Matriz
- Igreja de São Pedro
- Capela das Almas
- Fonte dos Algares
- Eira

Festividades:
- Festa de São Pedro (em Abril)
- Festa do Sagrado Coração de Jesus (em Agosto)

Lazer:
- Passeios de Bicicleta
- Passeios a Pé
- Pesca
- Rota das Aldeias Históricas
- Visitas Guiadas
- Todo o Terreno

 

Notas de Rodapé:
(1) As quelhadas são plataformas feitas com pedras de xisto com o objectivo de suster as terras e evitar a erosão provocada pela chuva. São também chamadas de "Terraços".

Esta reportagem teve o patrocínio da TELEFORMAR, Lda, uma empresa de soluções para formação à distância sediada no Instituto Pedro Nunes em Coimbra. Visitem a página web:www.teleformar.net

Exmos Senhores Empresários e Presidentes de Câmaras, contamos com o vosso apoio para o desenvolvimento de mais artigos sobre a vossa região. Contacte-nos pelo e-mail: regiaocentro@idea-factory.pt

 

 


Passeios na Serra de Açor


Carquejas


Quelhadas

 

 

 


Aldeia do Piódão


Caminhos pelo Piodão


Aldeia do Piódão

Pousada do INATEL

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Quase a deixar o cargo, Starmer divulga plano para aumentar gastos militares do Reino Unido
Primeiro-ministro cessante anuncia mais 15 mil milhões de libras para modernizar Forças Armadas britânicas e chegar aos 2,7% do PIB em Defesa em 2030. Burnham, provável sucessor, terá palavra final.

Fim da reestruturação permite à TAP usar todos os novos aviões
Bruxelas confirmou ao Governo a conclusão do plano de reestruturação da TAP, o que traz “maior previsibilidade e clareza no processo de privatização”, diz o executivo.

Bloqueio da cidadania a filhos de imigrantes ilegais nos EUA revertido pelo Supremo
Decisão histórica declara inconstitucional uma ordem executiva de Trump que impedia o acesso à cidadania norte-americana a milhões de filhos de imigrantes sem documentos.

Creches privadas indignadas com referência da Fenprof a “depósitos de crianças”
Creches privadas criticam Fenprof pela posição tomada após o Governo anunciar que ia alargar ao sector privado o apoio concedido às creches sector social e solidário abertas mais de 11 horas diárias.

Supremo Tribunal dos EUA rejeita mais um recurso de Trump no caso de E. Jean Carrol
O novo recurso, apresentado pelo Presidente e negado pelo Supremo Tribunal, pretendia reverter a decisão do júri que, em 2023, condenou Trump por abuso sexual e difamação da jornalista.

Detalhes do iPhone 18 Pro expostos na dark web após ciberataque
Fotografias do smartphone surgiram na Internet após um ciberataque à Tata Electronics, fabricante indiana da Apple, expondo ficheiros confidenciais sobre componentes e fornecedores da marca.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade