REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Coimbra, a música e o Fado

Património Cultural e Imaterial da Humanidade

Enquanto uma das primeiras capitais de Portugal e sede da mais antiga Universidade Portuguesa, Coimbra tem sido ao longo dos séculos um importante centro musical. Historicamente, a Sé Nova, o Mosteiro de Santa Cruz (fundado por D. Afonso Henriques) e a Universidade (com aula de música desde 1323) constituíram os principais centros de produção e prática musical. Não sendo fácil chegar com exactidão à origem do fado de Coimbra, é um facto que este se encontra intimamente ligado às tradições académicas constituindo um estilo musical português. 
 

 

Grupo Folclórico do Melriçal na Feira das Cebolas

Álbum Fotográfico

Grupo Folclórico do Melriçal na Feira das Cebolas:

Trend Market – Coimbra

Feira de moda em 2ª mão

Objetivo: venda de “moda em 2ª mão”. É um mercado de vestuário usado mas em excelente estado (quase novo).

Destina-se a: público em geral.

Preço: entrada é livre.

Preço para vender: o valor da inscrição é de cinco euros.

Quando: Último sábado do mês.

Onde: Galeria Santa Clara, Coimbra.

Mais informações: https://www.facebook.com/trendmarketfashion

Visita Guiada às Republicas de Estudantes

História contada pelos estudantes de Coimbra

Os estudantes da moradores da República dos Galifões estão a organizar visitas guiadas pelas repúblicas da Alta de Coimbra.

O objetivo é contar a verdadeira história das repúblicas de estudantes e alertar também para os problemas atuais que muitas enfrentam com a nova Lei do Arrendamento.

As visitas são gratúitas e assinaladas num quadro preto à entrada da República dos Galifões. Segundo Mário Gomes, pretendem "dar uma visão mais aberta sobre a pluralidade das repúblicas e sua forma de viver".

Vá ao cinema

Shopping Dolce Vita

O Shopping Dolce Vita de Coimbra está com uma promoção excelente para incentivar as pessoas a irem ao cinema.

Dolce Vita

Mata Nacional do Vale de Canas

Coimbra Verde

A Mata do Vale de Canas é um dos cartões postais de Coimbra. Infelizmente, um terrível incendio que deflagou em Agosto de 2005 queimou uma enorme parte (80%) da Mata do Vale de Canas e ameaçou diversas casas situadas nas redondezas.

Hoje, quase 10 anos depois, a Mata do Vale de Canas começa a dar sinais de recuperação. As autoridades levaram muito tempo até começarem o reflorestamento, mas finalmente começa a dar frutos. Ainda teremos de esperar décadas para termos árvores de grande porte como antigamente, mas pelo menos o primeiro passo já foi dado.

A Universidade de Coimbra

Em 9 de Agosto de 1290 o papa Nicolau IV confirma por bula a criação da Universidade.

Vista da cidade a partir do Mosteiro de Santa ClaraEm 12 de Novembro de 1288, vários eclesiásticos do reino dirigem uma petição ao papa Nicolau IV, a fim de ser instituído em Portugal um Estudo Geral. Esta petição encontra-se no Livro Verde - cartulário universitário do século XV. Em 1 de Março de 1290 D. Dinis funda, em Lisboa, a Universidade Portuguesa. Em 9 de Agosto de 1290 o papa Nicolau IV confirma por bula a criação da Universidade.

O documento pontifício dirigido à "Universidade dos mesteres e seculares de Lisboa", determinava que podiam ser ensinadas na Universidade todas as "faculdades lícitas" (licite facultatis), com excepção da Teologia. A determinação excluía automaticamente a prática da magia, da nigromância e artes afins.

MOVIMENTO ARTÍSTICO DE COIMBRA

De 5 a 11 de Junho de 1978, teve lugar no Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra, uma exposição de Artes Plásticas, organizada por um grupo de artistas de Coimbra. Tal exposição e outros eventos culturais, propunham dar relevo às comemorações da data do nascimento do Professor Elísio de Moura. Finda a exposição, os artistas reflectiram sobre a necessidade de tomar iniciativas concretas que lhe dessem continuidade.

Feira das Velharias de Coimbra

Aqui encontra-se de tudo um pouco: livros, relógios antigos, sinos, estátuas, selos, moedas antigas, cartões postais. É necessário um certo cuidado para não comprar gato por lebre. Nem tudo o que está à venda é antiguidade. Muitas vezes são realmente velharias. Contudo, para quem sabe o que quer e que acima de tudo conhece o que está à procura, pode-se encontrar verdadeiras pechinchas.

Centro Hípico de Coimbra

O Centro Hípico de Coimbra está localizado a apenas 5 minutos do centro da cidade através da via acesso à Mata do Choupal e a 3 Km da Auto-Estrada Porto-Lisboa.

BARES

Relação dos bares de Coimbra.

Autocarros

Informações

Lista completa de todos os destinos servidos pelos SMTUC.

Espaços Museológicos de Coimbra

Relação dos espaços museológicos de Coimbra.

Portugal dos Pequenitos

Parques e Jardins:

Portugal dos Pequenitos pode-se definir como "uma nação ao mesmo tempo imensa e minúscula, obra prima da arte e de gosto, síntese do Portugal arquitectural e folclórico".

Jardim Botânico

Parques e Jardins:

História:

O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra foi criado em 1772 no âmbito do Museu de História Natural instituído pelo Marquês de Pombal na Universidade de Coimbra.

Anteriormente, porém, já tinha sido pensado estabelecer em Coimbra um Jardim Botânico. O primeiro projecto foi elaborado por Jacob de Castro Sarmento, em 1731, e baseava-se no pequeno Jardim do Chelsea Physic Garden, em Londres.

Quinta de São Jerónimo

Cidade Jardim

A Quinta de São Jerónimo fica localizada no alto de Coimbra, por detrás da GNR / Av. Dias da Silva.

Feira Medieval de Coimbra

Febras, torresmos e sardinhas, tostam nas brasas e são servidos em folhas de couve ou em pão de centeio.

A Feira Medieval de Coimbra faz-nos recuar no tempo e leva-nos a um convívio de perto com almocreves, mercadores, mendigos, gentis-homens e clérigos. O espírito medievo de uma feira do século XIV invade o visitante e transporta-o para um tempo imemorial.

No ar pairam os mais variados aromas. Febras, torresmos e sardinhas, tostam nas brasas e são servidos em folhas de couve ou em pão de centeio. Chouriço cozido em vinho, diversos pescados e costeletas de javali, saciam outros apetites. Associando-se a estes cheiros, outros, mais doces, completam o menú. Assim, manjares de leite e mel, tijeladas, papas de melado, com sangue de porco e mel e frutos secos (especialidade da época) e as mais diversas frutas, completam a dieta alimentar da época.

Coimbra > Coimbra




Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Casacos pendurados em Lisboa dão agasalho a quem precisa (e sobretudo a crianças)
Quarta edição do projecto Heat the Street acontece a 15 de Dezembro. "Estendal solidário gigante" vai estar na Avenida da da Liberdade, em Lisboa.

“O luxo do século XXI vai ser o interior de Portugal”
Em 2017, o país bateu o recorde de visitantes, acolhendo mais de 24 milhões de turistas. Para este feito contribuiu em grau elevado a região Centro, que apresenta níveis de crescimento superiores à média nacional.

PS abandona comissão sobre o processo da Arrábida
Socialistas acusam grupo de Rui Moreira de querer fazer relatório à medida e este acusa os socialistas de revelarem conclusões que não tinham o acordo de mais nenhum membro da comissão.

Região de Lisboa e Vale do Tejo registou mais 29 casos de sarampo
A Direcção-Geral da Saúde publicou uma actualização sobre o impacto da doença contagiosa na zona de Lisboa e nas regiões circundantes da capital.

Finanças ainda não estão a cobrar multas a quem não paga bilhete nos transportes
Ficam por pagar 78% das multas, até agora, sem consequências. Apenas 22% dos utentes optam por pagar voluntariamente as coimas.

Há 20 milhões de pessoas famintas no Iémen
Cerca de 20 milhões de pessoas passam fome e outras 250 mil estão no nível mais severo na escala global para classificar a gravidade da insegurança alimentar e desnutrição.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade