Ilustração sobre a Localidade

Coimbra, a música e o Fado

Património Cultural e Imaterial da Humanidade

Enquanto uma das primeiras capitais de Portugal e sede da mais antiga Universidade Portuguesa, Coimbra tem sido ao longo dos séculos um importante centro musical. Historicamente, a Sé Nova, o Mosteiro de Santa Cruz (fundado por D. Afonso Henriques) e a Universidade (com aula de música desde 1323) constituíram os principais centros de produção e prática musical. Não sendo fácil chegar com exactidão à origem do fado de Coimbra, é um facto que este se encontra intimamente ligado às tradições académicas constituindo um estilo musical português. 
 

 

Grupo Folclórico do Melriçal na Feira das Cebolas

Álbum Fotográfico

Grupo Folclórico do Melriçal na Feira das Cebolas:

Visita Guiada às Republicas de Estudantes

História contada pelos estudantes de Coimbra

Os estudantes da moradores da República dos Galifões estão a organizar visitas guiadas pelas repúblicas da Alta de Coimbra.

O objetivo é contar a verdadeira história das repúblicas de estudantes e alertar também para os problemas atuais que muitas enfrentam com a nova Lei do Arrendamento.

As visitas são gratúitas e assinaladas num quadro preto à entrada da República dos Galifões. Segundo Mário Gomes, pretendem "dar uma visão mais aberta sobre a pluralidade das repúblicas e sua forma de viver".

Vá ao cinema

Shopping Dolce Vita

O Shopping Dolce Vita de Coimbra está com uma promoção excelente para incentivar as pessoas a irem ao cinema.

Dolce Vita

Mata Nacional do Vale de Canas

Coimbra Verde

A Mata do Vale de Canas é um dos cartões postais de Coimbra. Infelizmente, um terrível incendio que deflagou em Agosto de 2005 queimou uma enorme parte (80%) da Mata do Vale de Canas e ameaçou diversas casas situadas nas redondezas.

Hoje, quase 10 anos depois, a Mata do Vale de Canas começa a dar sinais de recuperação. As autoridades levaram muito tempo até começarem o reflorestamento, mas finalmente começa a dar frutos. Ainda teremos de esperar décadas para termos árvores de grande porte como antigamente, mas pelo menos o primeiro passo já foi dado.

A Universidade de Coimbra

Em 9 de Agosto de 1290 o papa Nicolau IV confirma por bula a criação da Universidade.

Vista da cidade a partir do Mosteiro de Santa ClaraEm 12 de Novembro de 1288, vários eclesiásticos do reino dirigem uma petição ao papa Nicolau IV, a fim de ser instituído em Portugal um Estudo Geral. Esta petição encontra-se no Livro Verde - cartulário universitário do século XV. Em 1 de Março de 1290 D. Dinis funda, em Lisboa, a Universidade Portuguesa. Em 9 de Agosto de 1290 o papa Nicolau IV confirma por bula a criação da Universidade.

O documento pontifício dirigido à "Universidade dos mesteres e seculares de Lisboa", determinava que podiam ser ensinadas na Universidade todas as "faculdades lícitas" (licite facultatis), com excepção da Teologia. A determinação excluía automaticamente a prática da magia, da nigromância e artes afins.

MOVIMENTO ARTÍSTICO DE COIMBRA

De 5 a 11 de Junho de 1978, teve lugar no Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra, uma exposição de Artes Plásticas, organizada por um grupo de artistas de Coimbra. Tal exposição e outros eventos culturais, propunham dar relevo às comemorações da data do nascimento do Professor Elísio de Moura. Finda a exposição, os artistas reflectiram sobre a necessidade de tomar iniciativas concretas que lhe dessem continuidade.

Feira das Velharias de Coimbra

Aqui encontra-se de tudo um pouco: livros, relógios antigos, sinos, estátuas, selos, moedas antigas, cartões postais. É necessário um certo cuidado para não comprar gato por lebre. Nem tudo o que está à venda é antiguidade. Muitas vezes são realmente velharias. Contudo, para quem sabe o que quer e que acima de tudo conhece o que está à procura, pode-se encontrar verdadeiras pechinchas.

Centro Hípico de Coimbra

O Centro Hípico de Coimbra está localizado a apenas 5 minutos do centro da cidade através da via acesso à Mata do Choupal e a 3 Km da Auto-Estrada Porto-Lisboa.

BARES

Relação dos bares de Coimbra.

Autocarros

Informações

Lista completa de todos os destinos servidos pelos SMTUC.

Espaços Museológicos de Coimbra

Relação dos espaços museológicos de Coimbra.

Portugal dos Pequenitos

Parques e Jardins:

Portugal dos Pequenitos pode-se definir como "uma nação ao mesmo tempo imensa e minúscula, obra prima da arte e de gosto, síntese do Portugal arquitectural e folclórico".

Jardim Botânico

Parques e Jardins:

História:

O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra foi criado em 1772 no âmbito do Museu de História Natural instituído pelo Marquês de Pombal na Universidade de Coimbra.

Anteriormente, porém, já tinha sido pensado estabelecer em Coimbra um Jardim Botânico. O primeiro projecto foi elaborado por Jacob de Castro Sarmento, em 1731, e baseava-se no pequeno Jardim do Chelsea Physic Garden, em Londres.

Quinta de São Jerónimo

Cidade Jardim

A Quinta de São Jerónimo fica localizada no alto de Coimbra, por detrás da GNR / Av. Dias da Silva.

Feira Medieval de Coimbra

Febras, torresmos e sardinhas, tostam nas brasas e são servidos em folhas de couve ou em pão de centeio.

A Feira Medieval de Coimbra faz-nos recuar no tempo e leva-nos a um convívio de perto com almocreves, mercadores, mendigos, gentis-homens e clérigos. O espírito medievo de uma feira do século XIV invade o visitante e transporta-o para um tempo imemorial.

No ar pairam os mais variados aromas. Febras, torresmos e sardinhas, tostam nas brasas e são servidos em folhas de couve ou em pão de centeio. Chouriço cozido em vinho, diversos pescados e costeletas de javali, saciam outros apetites. Associando-se a estes cheiros, outros, mais doces, completam o menú. Assim, manjares de leite e mel, tijeladas, papas de melado, com sangue de porco e mel e frutos secos (especialidade da época) e as mais diversas frutas, completam a dieta alimentar da época.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O governo vai cair em seis meses? Não apostava muito nisso
Pode durar mais do que se pensa, não por razões especialmente meritórias, mas por uma razão muito prática... Opinião de João Miguel Tavares

Em defesa da bolha
Não se diga mal das bolhas, que elas custam muito a criar e a manter. Um dia alguém há-de escrever sobre a ecologia das bolhas, e o sistema de comunicações que é necessário para sustentá-lo. Opinião de Miguel Esteves Cardoso

Portugal triplicou o número de pedidos de patentes europeias numa década
Novo ano, novo recorde nos pedidos à Organização Europeia de Patentes. Empresas já dominam o top-10, mas metade das inovações que se pretende registar sai da academia e laboratórios públicos.

Já foram mortas mais de 13 mil crianças em Gaza, diz ONU
A Unicef alerta ainda que muitos bebés e jovens estão gravemente subnutridos. Desde Outubro, já morreram à fome e à sede 27 crianças na Faixa de Gaza.

Do Copo Largo ao Galeto, são 13 os vencedores dos prémios Lisbon Insiders
Na sua terceira edição, os prémios criados pela franco-venezuelana Stéphanie Pons incluem mais uma categoria, o Crush do Ano, que é o Dallas Burger. O guia com todos os nomeados já está à venda.

Da “motosserra” ao impasse político. Os primeiros 100 dias de Milei na Argentina
Neste P24, ouvimos João Ruela Ribeiro, jornalista da secção Internacional do PÚBLICO

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade