Ilustração sobre a Localidade

Coimbra, a música e o Fado

Património Cultural e Imaterial da Humanidade

Enquanto uma das primeiras capitais de Portugal e sede da mais antiga Universidade Portuguesa, Coimbra tem sido ao longo dos séculos um importante centro musical. Historicamente, a Sé Nova, o Mosteiro de Santa Cruz (fundado por D. Afonso Henriques) e a Universidade (com aula de música desde 1323) constituíram os principais centros de produção e prática musical. Não sendo fácil chegar com exactidão à origem do fado de Coimbra, é um facto que este se encontra intimamente ligado às tradições académicas constituindo um estilo musical português. 

É cantado por uma só pessoa (homem) de capa e batina característica dos estudantes e é acompanhado por uma guitarra clássica (viola) e uma guitarra portuguesa. Os temas mais usados são os amores dos estudantes, o amor pela cidade, e outros temas relacionados com a condição humana. Sabe-se com toda a certeza que a sua origem resulta da história da própria cidade e suas gentes multi étnicas, de proveniências muito variadas que foram povoando a região. Estas gentes, nos seus tempos lúdicos, davam expressão aos estilos musicais das suas proveniências em espaços públicos. 

Desde a reconquista, Coimbra estabeleceu-se enquanto poderoso espaço de mercado aberto, onde se estabeleciam relações comerciais entre o Reino Cristão a Norte e o Muçulmano a sul. A miscigenação entre povos e culturas veio a estender-se ainda mais com o nascimento da Universidade e a chegada à cidade de muitos jovens estudantes. Esses jovens, de muitas origens sociais e geográficas, davam azo às suas liberdades e tempos lúdicos cantando nas ruas. 

Sabe-se factualmente que D. João III em 1539 enviou ao então Reitor da Universidade uma missiva onde lhe solicitava que moderasse esses hábitos estudantis de cantar nas ruas pela noite, pois incomodava os moradores que se queixavam da algazarra.

É de crer portanto que esteja na origem do fado ou canto de Coimbra, a existência de formação Universitária em música desde os primórdios da Universidade, conjugada com a variedade de estilos musicais oriundos da canção popular com a canção erudita praticada pelos aristocratas estudantes, associada à prática de cantar nas ruas em serenatas, canções de amor, trovas e miles. 

Foi, provavelmente, a miscigenação de culturas musicais, entre a erudita e a popular, uma prática social de cantar nas ruas (que impedia o uso do cravo ou do piano que na época acompanhava habitualmente o canto aristocrático) que evoluiu para a canção que hoje se designa por fado de Coimbra.

A utilização do fado de Coimbra enquanto “arma” política, recai nos tempos contemporâneos, sobre nomes como os de Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, entre outros, que dele se valeram para fazerem passar a sua mensagem política de forma a permanecer no ouvido do povo que de seguida os copiava, cantando

O fado de Coimbra foi considerado em 2011 Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

 

NOTA: Artigo de Salomé Reis especialmente os sites Região Centro e Região Norte.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Quinta da Terrincha, um refúgio de luxo em terra fértil de reis e viscondes
Serviços prestados à Coroa garantiram honrarias aos primeiros proprietários da quinta, que, séculos depois, continua a estender-se por terra fértil de Torre de Moncorvo e é agora mais democrática.

Dez dos portugueses feridos em acidente na Namíbia vão regressar a Portugal
O acidente na Namíbia que provocou a morte a duas portuguesas ocorreu esta quarta-feira, dia 24 de Abril. Dos 22 turistas portugueses envolvidos, dez tiveram alta e regressam brevemente a Portugal.

Presidente da Assembleia da República diz que PGR deve ir ao Parlamento explicar processos que criam crises políticas
Presidente da Assembleia rejeita que “haja uma conduta premeditada para criar factos políticos por via da investigação criminal”, mas defende que Lucília Gago esclareça processos.

Dona do TikTok não tem intenções de vender apesar de ameaça de proibição nos EUA
A ByteDance promete bloquear judicialmente a proibição aprovada e assinada esta quarta-feira por Joe Biden e afirma não vender a aplicação separada do seu algoritmo.

Hugo Boss aceita vender negócio na Rússia a parceiro grossista Stockmann
A comissão governamental russa para a venda de activos estrangeiros aprovou o negócio, informou a Interfax, citando o vice-ministro da Indústria e do Comércio, Viktor Yevtukhov.

Vendas trimestrais da Hermès aumentam 17% devido à forte procura na China
O crescimento do primeiro trimestre superou as expectativas e ultrapassou largamente o maior rival LVMH.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade