REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Torres Novas

Torres Novas é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com cerca de 36 668 habitantes.3 Pertencia à antiga província do Ribatejo, entidade hoje sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um município com 270 km² de área e 36 668 habitantes (2013 4 ), subdividido em 10 freguesias.5 O município é limitado a Noroeste pelo município de Ourém, a Leste por Tomar, Vila Nova da Barquinha e Entroncamento, a Sueste pela Golegã, a Sul por Santarém e a Oeste por Alcanena.

 

História

O concelho de Torres Novas data do princípio da nacionalidade. Foi conquistado aos mouros por Dom Afonso Henriques em 1148, tendo depois a sua sede recebido foral em 1190, por Dom Sancho I. Este foral foi confirmado mais tarde por outros reis portugueses. Além destes forais, o concelho regia-se também pelos documentos denominados "Foros de Torres Novas", reguladores do seu direito consuetudinário, documentos estes considerados de grande importância para o estudo do municipalismo no nosso país. Até à conquista definitiva pelos cristãos, tanto o castelo como a povoação foram sucessivamente destruídos e reconstruídos. Em Torres Novas realizaram-se duas importantes cortes: a de 1438, reunidas após a morte de Dom Duarte, e as de 1535, em que se assinou o contrato de casamento da Infanta Dona Isabel com Carlos V, Imperador do Sacro Império Romano. Sobre a antiguidade de Torres Novas, apenas se poderá dizer que remonta à denominação romana, pois foram descobertas as ruínas de uma vila romana, a "Vila Cardilium" (residência senhorial).

 

 

Fonte: Wikipedia


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O “sonho” que é estar de novo num festival literário como o Folio
O Festival Literário Internacional de Óbidos parece ter encontrado a sua dimensão, conseguindo encher a Tenda Vila Literária, que tem tido muitas das sessões esgotadas. No primeira edição depois da pandemia da covid-19, o público, apesar da chuva, quis estar presente. E os escritores nem imaginavam que tudo isto fosse possível outra vez.

Quando falamos de vinho, “não há perguntas idiotas”
No Vinhos de Portugal no Brasil, as conversas descontraídas continuam a descomplicar o universo do vinho. Nos dois primeiros dias houve de tudo - muitas histórias, gargalhadas e até um cão a passear no estúdio. O evento continua no próximo fim-de-semana.

Gangue armado rapta missionários norte-americanos no Haiti
O local onde o rapto terá acontecido, segundo os relatos, pertence ao território do grupo 400 Mawozo, que tem sido acusado de orquestrar outros sequestros, reflexo do aumento da violência no país.

Diferenças que podem chegar aos 36 cêntimos por litro atraem portugueses aos postos de combustível de Espanha
Actualmente a viver o período com preços de gasóleo e gasolina mais caros dos últimos três anos, Portugal viu esta semana, pela primeira vez, o custo de venda ao público de um combustível ultrapassar a barreira dos dois euros por litro em alguns postos de abastecimento.

Jornada em memória das vítimas da covid já tem iniciativas marcadas em todo o país
Promotores esperam que mais cidadãos e instituições se juntem à iniciativa que pretende ser de memória das vítimas, mas também de esperança, graças aos números de vacinação. As jornadas Memória e Esperança decorrem entre 22 e 24 de Outubro.

Se houver crise, haverá eleições antecipadas? As directas no PSD atrapalham calendário?
Rui Rio queixou-se que directas em 4 de Dezembro seriam coincidentes com eleições legislativas antecipadas se Governo cair caso o Orçamento do Estado para 2022 não passe no Parlamento. Paulo Rangel veio dizer que é uma falácia. Mas, afinal, quais são os calendários e o que prevê a lei?

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade