REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Torres Novas

Torres Novas é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com cerca de 36 668 habitantes.3 Pertencia à antiga província do Ribatejo, entidade hoje sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um município com 270 km² de área e 36 668 habitantes (2013 4 ), subdividido em 10 freguesias.5 O município é limitado a Noroeste pelo município de Ourém, a Leste por Tomar, Vila Nova da Barquinha e Entroncamento, a Sueste pela Golegã, a Sul por Santarém e a Oeste por Alcanena.

 

História

O concelho de Torres Novas data do princípio da nacionalidade. Foi conquistado aos mouros por Dom Afonso Henriques em 1148, tendo depois a sua sede recebido foral em 1190, por Dom Sancho I. Este foral foi confirmado mais tarde por outros reis portugueses. Além destes forais, o concelho regia-se também pelos documentos denominados "Foros de Torres Novas", reguladores do seu direito consuetudinário, documentos estes considerados de grande importância para o estudo do municipalismo no nosso país. Até à conquista definitiva pelos cristãos, tanto o castelo como a povoação foram sucessivamente destruídos e reconstruídos. Em Torres Novas realizaram-se duas importantes cortes: a de 1438, reunidas após a morte de Dom Duarte, e as de 1535, em que se assinou o contrato de casamento da Infanta Dona Isabel com Carlos V, Imperador do Sacro Império Romano. Sobre a antiguidade de Torres Novas, apenas se poderá dizer que remonta à denominação romana, pois foram descobertas as ruínas de uma vila romana, a "Vila Cardilium" (residência senhorial).

 

 

Fonte: Wikipedia


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Discoteca galega recebe DJ portugueses para celebrar reabertura de fronteiras
Pete Tha Zouk e Mayze Faria, com G-Soul, Rafael Barros b2b Ricardo Ribeiro e Urze são os DJ portugueses confirmados no evento que acontece este sábado. A entrada custa oito euros e promete ser uma “grande noite ibérica”.

Palácio dos Condes de Avillez em Portalegre proposto como monumento de interesse público
Depois de ter acolhido os antigos serviços do Governo Civil, o Palácio dos Condes de Avillez é actualmente utilizado pela PSP.

IC1 cortado ao trânsito em Ourique devido a acidente com cinco feridos graves
Duas das vítimas foram transportadas num helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para o Hospital de Faro e as outras foram de ambulância para a unidade hospitalar de Beja.

Antiga fábrica A Napolitana em Lisboa proposta para monumento de interesse público
De acordo com a informação publicada no site da DGPC, A Napolitana insere-se na grande fase de afirmação da indústria moageira alimentar em Portugal.

Siza Vieira: Nacionalização da Efacec não garante pagamento aos bancos
Solução para o impasse accionista na Efacec “não agrada aos bancos”, que dificilmente conseguirão recuperar crédito concedido à empresária angolana, garantiu hoje o ministro da Economia

Mural de homenagem a Breonna Taylor vê-se do céu e dá voz a quem não a tem
Mural é a mais recente homenagem a Breonna Taylor, paramédica norte-americana de 26 anos morta a tiro, em casa, no Kentucky, por agentes à paisana. Jovens das comunidades locais e voluntários pintaram o seu retrato no chão de um campo de basquetebol em Annapolis, Maryland.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade