REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Torres Novas

Torres Novas é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com cerca de 36 668 habitantes.3 Pertencia à antiga província do Ribatejo, entidade hoje sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um município com 270 km² de área e 36 668 habitantes (2013 4 ), subdividido em 10 freguesias.5 O município é limitado a Noroeste pelo município de Ourém, a Leste por Tomar, Vila Nova da Barquinha e Entroncamento, a Sueste pela Golegã, a Sul por Santarém e a Oeste por Alcanena.

 

História

O concelho de Torres Novas data do princípio da nacionalidade. Foi conquistado aos mouros por Dom Afonso Henriques em 1148, tendo depois a sua sede recebido foral em 1190, por Dom Sancho I. Este foral foi confirmado mais tarde por outros reis portugueses. Além destes forais, o concelho regia-se também pelos documentos denominados "Foros de Torres Novas", reguladores do seu direito consuetudinário, documentos estes considerados de grande importância para o estudo do municipalismo no nosso país. Até à conquista definitiva pelos cristãos, tanto o castelo como a povoação foram sucessivamente destruídos e reconstruídos. Em Torres Novas realizaram-se duas importantes cortes: a de 1438, reunidas após a morte de Dom Duarte, e as de 1535, em que se assinou o contrato de casamento da Infanta Dona Isabel com Carlos V, Imperador do Sacro Império Romano. Sobre a antiguidade de Torres Novas, apenas se poderá dizer que remonta à denominação romana, pois foram descobertas as ruínas de uma vila romana, a "Vila Cardilium" (residência senhorial).

 

 

Fonte: Wikipedia


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Adeus Macau
O que se passa em Macau é praticamente invisível, porque Macau não é tema em Portugal e a China é demasiado grande para desafiar.

Homem agride dois bombeiros, rouba ambulância e tem acidente com a viatura em Portel
O homem vai ser presente na segunda-feira ao Tribunal Judicial de Vila Viçosa para primeiro interrogatório judicial e aplicação de eventuais medidas de coação.

Antigo presidente da Câmara do Funchal Virgílio Pereira morreu com 80 anos
Virgílio Higino Gonçalves Pereira faleceu este sábado aos 80 anos. Foi militante do PPD/PSD, presidente da Câmara Municipal do Funchal e eurodeputado. A Câmara Municipal do Funchal decretou três dias de luto municipal.

Kurt Westergaard (1935-2021), o cartoonista que pôs uma bomba no turbante de Maomé
Kurt Westergaard foi o autor da mais famosa caricatura de Maomé, que esteve ligada a grandes protestos no mundo muçulmano dos que a consideram uma blasfémia e conduziu ao ataque contra o Charlie Hebdo, em Paris.

Quando vale a pena passar cinco anos a preparar 14 segundos
Para muitos pode ser um desperdício de tempo, para outros vale cada instante, mesmo se a experiência olímpica é assim tão fugaz.

Não é como o gastam, mas como o ganham
O capitalismo adora lugares virgens. Primeiro, observa-os, entende-os, domina-os. E depois ocupa-os, privatiza-os ou coloniza-os, consoante os interesses. Para alguns fica o lucro, para a maioria um futuro sombrio.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade