REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Torres Novas

Torres Novas é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com cerca de 36 668 habitantes.3 Pertencia à antiga província do Ribatejo, entidade hoje sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um município com 270 km² de área e 36 668 habitantes (2013 4 ), subdividido em 10 freguesias.5 O município é limitado a Noroeste pelo município de Ourém, a Leste por Tomar, Vila Nova da Barquinha e Entroncamento, a Sueste pela Golegã, a Sul por Santarém e a Oeste por Alcanena.

 

História

O concelho de Torres Novas data do princípio da nacionalidade. Foi conquistado aos mouros por Dom Afonso Henriques em 1148, tendo depois a sua sede recebido foral em 1190, por Dom Sancho I. Este foral foi confirmado mais tarde por outros reis portugueses. Além destes forais, o concelho regia-se também pelos documentos denominados "Foros de Torres Novas", reguladores do seu direito consuetudinário, documentos estes considerados de grande importância para o estudo do municipalismo no nosso país. Até à conquista definitiva pelos cristãos, tanto o castelo como a povoação foram sucessivamente destruídos e reconstruídos. Em Torres Novas realizaram-se duas importantes cortes: a de 1438, reunidas após a morte de Dom Duarte, e as de 1535, em que se assinou o contrato de casamento da Infanta Dona Isabel com Carlos V, Imperador do Sacro Império Romano. Sobre a antiguidade de Torres Novas, apenas se poderá dizer que remonta à denominação romana, pois foram descobertas as ruínas de uma vila romana, a "Vila Cardilium" (residência senhorial).

 

 

Fonte: Wikipedia


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Crescimento chega para pagar medidas negociadas à esquerda
Governo aponta para ligeira redução da carga fiscal em 2019, depois de novo máximo em 2018. A despesa também vai perder peso no PIB, mas menos do que estava previsto em Abril.

Saúde vai ter mais 523 milhões de euros em 2019
No próximo ano, as transferências para o Serviço Nacional de Saúde crescem 201,5 milhões relativamente ao valor estimado de 2018. Mas, no global, o Ministério da Saúde vai ter 10.922,9 milhões de euros para gastar, mais 5% do que este ano.

OE prevê reutilização de manuais escolares
Livros serão gratuitos para todos os alunos das escolas públicas, até ao 12.º ano, tal como tinha sido anunciado pelo PCP.

Estado prevê “arrendamento forçado” de prédios devolutos
Governo quer autorização legislativa para alargar o conceito de “devoluto” e definir “áreas de pressão urbanística” com o objectivo de aumentar oferta do mercado habitacional. Os proprietários poderão ser obrigados a entregar os imóveis para um arrendamento forçado

Governo promete rever tempos máximos de resposta garantidos
Orçamento fala numa redução dos tempos recomendados para algumas áreas de cuidados hospitalares, mas sem quantificar.

Superior com 1100 milhões... para já
Orçamento prevê reforço de verbas para compensar redução das propinas negociada com o Bloco de Esquerda, mas não estima o impacto.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade