Torres NovasTorres Novas é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com cerca de 36 668 habitantes.3 Pertencia à antiga província do Ribatejo, entidade hoje sem qualquer significado político-administrativo. É sede de um município com 270 km² de área e 36 668 habitantes (2013 4 ), subdividido em 10 freguesias.5 O município é limitado a Noroeste pelo município de Ourém, a Leste por Tomar, Vila Nova da Barquinha e Entroncamento, a Sueste pela Golegã, a Sul por Santarém e a Oeste por Alcanena.
História O concelho de Torres Novas data do princípio da nacionalidade. Foi conquistado aos mouros por Dom Afonso Henriques em 1148, tendo depois a sua sede recebido foral em 1190, por Dom Sancho I. Este foral foi confirmado mais tarde por outros reis portugueses. Além destes forais, o concelho regia-se também pelos documentos denominados "Foros de Torres Novas", reguladores do seu direito consuetudinário, documentos estes considerados de grande importância para o estudo do municipalismo no nosso país. Até à conquista definitiva pelos cristãos, tanto o castelo como a povoação foram sucessivamente destruídos e reconstruídos. Em Torres Novas realizaram-se duas importantes cortes: a de 1438, reunidas após a morte de Dom Duarte, e as de 1535, em que se assinou o contrato de casamento da Infanta Dona Isabel com Carlos V, Imperador do Sacro Império Romano. Sobre a antiguidade de Torres Novas, apenas se poderá dizer que remonta à denominação romana, pois foram descobertas as ruínas de uma vila romana, a "Vila Cardilium" (residência senhorial).
Fonte: Wikipedia COMENTÁRIOS DOS LEITORES Ainda não há comentários para este artigo. |
Click for weather forecast NEWSLETTERSubscrever a newsletter:Sair da newsletter:ARRENDA-SE.NETQuartos, apartamentos, casas, etcRECADINHOSÚltimos recadinhos dos leitores:Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country. RELÓGIOVeja que horas são no mundoNOTÍCIASJornal O PÚBLICOTrabalhadores da AIMA anunciam greve para 6 de Outubro face ao silêncio da tutela Laboratório de IA criado pela Anthropic anuncia uma descoberta comparável ao CRISPR AIMA prejudicou brasileiros ao descumprir legislação, afirma Provedoria de Justiça Dados ajudam nas políticas de saúde, mas é preciso melhorar acesso para investigação Comissão Eleitoral de Israel exclui todos os partidos árabes das eleições José Fanha e “bacalhau com algoritmos” NOTÍCIASJornal EXPRESSO |