Ilustração sobre a Localidade

Sardoal

O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 92,15 km² de área2 e 3 939 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e oeste por Abrantes.


História

Perdem-se, na bruma do tempo, as origens da Vila de Sardoal e não são conhecidas memórias que, por escrito ou tradição, possam informar dos seus princípios.

O documento mais antigo existente no Arquivo Municipal é uma Carta da Rainha Santa Isabel, de 1313 e é tradição que o Sardoal teve o seu primeiro foral, dado por esta Soberana, no mesmo ano de 1313. Tal facto não está confirmado. (certo e seguro, é que em 22 de Setembro de 1531, D. João III, elevou a povoação de Sardoal à categoria de Vila e demarcou, por carta de 10 de Agosto de 1532, os seus limites territoriais de então).

 

 

Fonte: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Cartas ao director

A apologia do desenrascanço
O que aconteceu na segunda-feira é um péssimo prenúncio para as emergências que tenhamos de enfrentar. Opinião de Susana Peralta

O mais importante do debate
A ameaça da aliança do PSD com o mal absoluto era uma conversa que estava ao rubro enquanto o PS andava na mó de cima. Opinião de Francisco Mendes da Silva

O que não está na Internet
Nunca foi tão fácil fugir da manada. Basta abrir um livro. Basta entrar numa biblioteca. Basta habituarmo-nos à emoção e ao prazer de procurar e de encontrar. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Montenegro organizou um arraial em São Bento
O que se viu ontem aproximou-se de um arraial popularucho, que afrontou o 25 de abril e o 1.º de maio. Choca, mas não surpreende. Opinião de Pedro Adão e Silva

Ministra da Saúde pede investigação a morte de mulher ventilada durante o apagão
Vítima, de 77 anos, estava 24 horas por dia ligada a um ventilador mecânico em casa. Segundo a RTP, o aparelho de auxílio à respiração ficou sem bateria e o INEM não chegou a tempo de a socorrer.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade