Ilustração sobre a Localidade

Sardoal

O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 92,15 km² de área2 e 3 939 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e oeste por Abrantes.


História

Perdem-se, na bruma do tempo, as origens da Vila de Sardoal e não são conhecidas memórias que, por escrito ou tradição, possam informar dos seus princípios.

O documento mais antigo existente no Arquivo Municipal é uma Carta da Rainha Santa Isabel, de 1313 e é tradição que o Sardoal teve o seu primeiro foral, dado por esta Soberana, no mesmo ano de 1313. Tal facto não está confirmado. (certo e seguro, é que em 22 de Setembro de 1531, D. João III, elevou a povoação de Sardoal à categoria de Vila e demarcou, por carta de 10 de Agosto de 1532, os seus limites territoriais de então).

 

 

Fonte: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

A FCT, a crise do ensino superior e o problema da habitação
O Estatuto do Bolseiro impede que os bolseiros lecionem de forma remunerada na instituição de acolhimento. A mudança de uma cláusula simples permitiria à instituição complementar a bolsa. Opinião de Federico Herrera

Como criar um monstro? Para um chatbot basta ser mal treinado
Quando se treina um modelo com tarefas moralmente questionáveis, os modelos de linguagem tornam-se danosos: “matar o marido” ou tomar “comprimidos fora do prazo” são duas sugestões observadas.

Monroe, Schmitt & Trump
É a vez de os europeus interferirem também na política americana, para reconstruir a unidade da comunidade ocidental. Opinião de Carlos Gaspar

Aldrich Hazen Ames (1941-2026), a morte de um traidor
O espião americano Aldrich Hazen Ames foi, com toda a probabilidade, o mais importante trunfo do KGB na Guerra Fria, aquele que mais segredos revelou e ao longo de mais tempo, cerca de nove anos.

Irão, não é só um acidente
Quatro décadas de teocracia geraram uma cultura de suspeição e institucionalizaram socialmente um regime paranóico, que dificilmente evoluirá para qualquer forma de governo representativo. Opinião de Pedro Adão e Silva

Uma eleição em aberto em que a abstenção pode baixar
Numa eleição com segunda volta praticamente garantida, é expectável que a abstenção baixe, em relação as presidenciais de 2021.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade