Ilustração sobre a Localidade

Sardoal

O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 92,15 km² de área2 e 3 939 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e oeste por Abrantes.


História

Perdem-se, na bruma do tempo, as origens da Vila de Sardoal e não são conhecidas memórias que, por escrito ou tradição, possam informar dos seus princípios.

O documento mais antigo existente no Arquivo Municipal é uma Carta da Rainha Santa Isabel, de 1313 e é tradição que o Sardoal teve o seu primeiro foral, dado por esta Soberana, no mesmo ano de 1313. Tal facto não está confirmado. (certo e seguro, é que em 22 de Setembro de 1531, D. João III, elevou a povoação de Sardoal à categoria de Vila e demarcou, por carta de 10 de Agosto de 1532, os seus limites territoriais de então).

 

 

Fonte: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Notas e lições das autárquicas
As campanhas de Pedro Nuno Santos e Alexandra Leitão no último ano e meio deviam ficar nos manuais na secção “o que não fazer”. Opinião de Maria João Marques

Não é má vontade
Matem-me já por ter estas preferências abstrusas, incutidas pelos ameijoeiros fanáticos dos meus pais e hoje, atendendo à minha idade, inextirpáveis. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Estudo revela que ténis de corrida para mulheres são versões reduzidas dos modelos masculinos
Fabricantes de calçado desportivo continuam a basear-se na anatomia do pé masculino para modelos femininos. Designs específicos podem melhorar o desempenho e prevenir lesões, afirmam investigadores.

PS anuncia “abstenção exigente” no OE2026 para Governo não ter desculpa pel sua incompetência
Líder do PS já admitira a viabilização argumentando que o partido pretende ser um garante da estabilidade política – e tenta afastar o Chega do PSD. Assim, Governo já tem o OE2026 aprovado.

Apagão Ibérico: do desligar automático ao controlo inteligente
O sistema estava protegido, mas foram as próprias proteções o problema. Em redes digitalizadas e dominadas por geração renovável distribuída, desligar para proteger já não é a melhor solução. Opinião de Cláudio Monteiro

Esta é a hora dos Geese: Getting Killed é um estupendo álbum rock
Uma enorme banda e o seu grande frontman: Cameron Winter é um dos grandes músicos da sua geração.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade