Ilustração sobre a Localidade

Sardoal

O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 92,15 km² de área2 e 3 939 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e oeste por Abrantes.


História

Perdem-se, na bruma do tempo, as origens da Vila de Sardoal e não são conhecidas memórias que, por escrito ou tradição, possam informar dos seus princípios.

O documento mais antigo existente no Arquivo Municipal é uma Carta da Rainha Santa Isabel, de 1313 e é tradição que o Sardoal teve o seu primeiro foral, dado por esta Soberana, no mesmo ano de 1313. Tal facto não está confirmado. (certo e seguro, é que em 22 de Setembro de 1531, D. João III, elevou a povoação de Sardoal à categoria de Vila e demarcou, por carta de 10 de Agosto de 1532, os seus limites territoriais de então).

 

 

Fonte: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Católicos podem receber transplantes de órgãos de animais, diz o Vaticano
O Vaticano reafirma que a Igreja não tem objecções a tratamentos que envolvam tecidos ou órgãos oriundos de animais, desde que sigam as melhores práticas médicas e não tratem os animais com crueldade.

Ex-directora do Louvre lamenta que assalto tenha acontecido mesmo quando reforço da segurança “estava a arrancar”
“Desde o roubo que sei que as jóias já não deveriam estar expostas na Galeria de Apolo”, disse Laurence des Cars no Parlamento. Assumiu “erros” e “responsabilidade” mas negou ter adiado mais segurança

Malawi, o país-lago: da terra sai pouco e na água começa a escassear
Alterações climáticas afectam este país enclave que sempre teve no lago profundo a sua fonte de vida. Secas prolongadas, chuvas torrenciais e pesca excessiva são receita para a insegurança alimentar.

Partidos de esquerda criticam governação de Moedas sobre política cultural em Lisboa
Os partidos de esquerda na Assembleia Municipal de Lisboa acusam a governação de Carlos Moedas de ceder à “pressão da extrema-direita radical” para mudar a política cultural da cidade.

O caminho estreito de Carneiro
A posição ambígua do PS junto do eleitorado, a moção ao congresso que critica o líder e a liberdade de Centeno para andar por aí dificultam a vida a José Luís Carneiro. Editorial deMarta Moitinho Oliveira

Na busca pela “Delcy do Irão”, Trump pode apostar em Ghalibaf
Pressionada pelo preço do petróleo e pela perturbação da economia mundial, a Casa Branca poderá estar a tentar encontrar um parceiro de negociações em Teerão.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade