REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Sardoal

O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 92,15 km² de área2 e 3 939 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e oeste por Abrantes.


História

Perdem-se, na bruma do tempo, as origens da Vila de Sardoal e não são conhecidas memórias que, por escrito ou tradição, possam informar dos seus princípios.

O documento mais antigo existente no Arquivo Municipal é uma Carta da Rainha Santa Isabel, de 1313 e é tradição que o Sardoal teve o seu primeiro foral, dado por esta Soberana, no mesmo ano de 1313. Tal facto não está confirmado. (certo e seguro, é que em 22 de Setembro de 1531, D. João III, elevou a povoação de Sardoal à categoria de Vila e demarcou, por carta de 10 de Agosto de 1532, os seus limites territoriais de então).

 

 

Fonte: Wikipedia


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Sushi e Vinho Verde: não se estranha, entranha-se
São os próprios japoneses que o dizem: a frescura e a acidez do Vinho Verde tornam-no uma das bebidas de origem europeia mais adequadas para harmonizar com sushi. Nestes cinco restaurantes é possível comprová-lo.

"Tomamos o oceano por garantido", diz Guterres no arranque da Conferência dos Oceanos

Durante uma semana, de 27 de Junho a 1 de Julho, Lisboa é palco de uma conferência das Nações Unidas dedicada ao oceano. Cientistas, políticos, organizações, empresas e activistas procuram encontrar soluções para proteger o oceano. O tempo é de urgência.

Quinta do Côtto Sousão 2020

Hugo Mendes Castelão 2021

Em Cabrela, reabrir a escola será o mais bonito dos poemas
No dia em que conseguirmos reabrir a escola, estamos a conseguir inverter tudo aquilo que está a acontecer no interior do país, nas vilas e aldeias, que é um despovoamento crescente.

Activistas pedem fim de subsídios de combustível às frotas pesqueiras
Ambientalistas reivindicam a eliminação dos subsídios nacionais de combustível que promovem a pesca insustentável, argumentando que esta é a acção mais importante que os governos podem colocar em prática para reverter o declínio dos stocks piscícolas.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade