REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Sardoal

O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 92,15 km² de área2 e 3 939 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e oeste por Abrantes.


História

Perdem-se, na bruma do tempo, as origens da Vila de Sardoal e não são conhecidas memórias que, por escrito ou tradição, possam informar dos seus princípios.

O documento mais antigo existente no Arquivo Municipal é uma Carta da Rainha Santa Isabel, de 1313 e é tradição que o Sardoal teve o seu primeiro foral, dado por esta Soberana, no mesmo ano de 1313. Tal facto não está confirmado. (certo e seguro, é que em 22 de Setembro de 1531, D. João III, elevou a povoação de Sardoal à categoria de Vila e demarcou, por carta de 10 de Agosto de 1532, os seus limites territoriais de então).

 

 

Fonte: Wikipedia


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Antigo presidente da Câmara do Funchal Virgílio Pereira morreu com 80 anos
Virgílio Higino Gonçalves Pereira faleceu este sábado aos 80 anos. Foi militante do PPD/PSD, presidente da Câmara Municipal do Funchal e eurodeputado. A Câmara Municipal do Funchal decretou três dias de luto municipal.

Kurt Westergaard (1935-2021), o cartoonista que pôs uma bomba no turbante de Maomé
Kurt Westergaard foi o autor da mais famosa caricatura de Maomé, que esteve ligada a grandes protestos no mundo muçulmano dos que a consideram uma blasfémia e conduziu ao ataque contra o Charlie Hebdo, em Paris.

Quando vale a pena passar cinco anos a preparar 14 segundos
Para muitos pode ser um desperdício de tempo, para outros vale cada instante, mesmo se a experiência olímpica é assim tão fugaz.

Não é como o gastam, mas como o ganham
O capitalismo adora lugares virgens. Primeiro, observa-os, entende-os, domina-os. E depois ocupa-os, privatiza-os ou coloniza-os, consoante os interesses. Para alguns fica o lucro, para a maioria um futuro sombrio.

António Capucho convidado para liderar lista do PSD-CDS à Assembleia Municipal de Sintra
O cenário de uma candidatura já tinha sido admitido por António Capucho em diversas declarações nos últimos meses, mostrando alguma reaproximação ao partido.

Um incendiário invulgar. Estudava o estado do tempo e usava um temporizador
Perfil dos incendiários está a diversificar-se. Homem detido no início da semana mostra que está na hora de inovar na investigação criminal dos incêndios florestais.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade