Ilustração sobre a Localidade

Sardoal

O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 92,15 km² de área2 e 3 939 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e oeste por Abrantes.


História

Perdem-se, na bruma do tempo, as origens da Vila de Sardoal e não são conhecidas memórias que, por escrito ou tradição, possam informar dos seus princípios.

O documento mais antigo existente no Arquivo Municipal é uma Carta da Rainha Santa Isabel, de 1313 e é tradição que o Sardoal teve o seu primeiro foral, dado por esta Soberana, no mesmo ano de 1313. Tal facto não está confirmado. (certo e seguro, é que em 22 de Setembro de 1531, D. João III, elevou a povoação de Sardoal à categoria de Vila e demarcou, por carta de 10 de Agosto de 1532, os seus limites territoriais de então).

 

 

Fonte: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Quo vadis, boomers?
É de uma enorme falta de noção acusar os jovens de infantilidade ou radicalismo de privilégio. Deixem-nos aceder ao poder sem os demonizar. Opinião de Luis M. Rocha

As construções das elites e a (des)legitimação da Constituição
Todo o regime político é oligárquico, pela simples razão de que toda a maioria é sempre dirigida por uma minoria. Mas as formas e as regras através das quais isso acontece não são indiferentes.

Porto, cidade mineral. E respirável?
O Porto não tem de escolher entre granito e árvores, ou de anular a cidade mineral para se tornar numa utopia verde. Pode manter o seu granito e perguntar-se: como fazer crescer uma cidade respirável? Opinião de Inês Moreira

Alcatrão e penas
Talvez que algures no futuro tenhamos a graça de ter uma CML com rasgo e então se recupere o tempo agora perdido. Afinal, eleitos na CML, somos europeus ou portugueses? Decidam-se! Opinião de Paulo Ferrero

O que fica quando alguém parte
O luto não tem forma definida, não tem prazo, não tem manual de instruções. É uma das experiências mais universais da vida humana e uma das mais solitárias. Crónica de Luísa Soares

O ar das Azenhas
Não é o ar do mar batido das praias, que corresponde à espuma das ondas. É um ar puro que obriga a repensar a palavra “puro”. É puro porque não é mais nada senão nada. Que paraíso. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade