Ilustração sobre a Localidade

Sardoal

O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 92,15 km² de área2 e 3 939 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e oeste por Abrantes.


História

Perdem-se, na bruma do tempo, as origens da Vila de Sardoal e não são conhecidas memórias que, por escrito ou tradição, possam informar dos seus princípios.

O documento mais antigo existente no Arquivo Municipal é uma Carta da Rainha Santa Isabel, de 1313 e é tradição que o Sardoal teve o seu primeiro foral, dado por esta Soberana, no mesmo ano de 1313. Tal facto não está confirmado. (certo e seguro, é que em 22 de Setembro de 1531, D. João III, elevou a povoação de Sardoal à categoria de Vila e demarcou, por carta de 10 de Agosto de 1532, os seus limites territoriais de então).

 

 

Fonte: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Amamentação: não hesite em pedir ajuda!
Este é um tema sobre o qual a mãe destas Birras tem muito a dizer, porque é um assunto que conhece profundamente, tanto pessoal como cientificamente.

Em Lisboa, voto com os pedais
Podia ter escolhido outro exemplo do desleixo a que a gestão de Lisboa tem sido votada (da habitação à higiene urbana), mas foco-me na mobilidade e no potencial das bicicletas. Opinião de Pedro Adão e Silva

Froholdt marca e assiste na goleada da Dinamarca
Médio do FC Porto foi titular no meio-campo dos nórdicos na vitória por 0-6 na Hungria sobre a Bielorrússia.

Paridade nas autárquicas de 2025: como escolher o que não está no menu?
A existência de uma Lei da Paridade não garante a suficiência e a eficácia dos mecanismos nela previstos. Opinião de Eva Macedo

Quem ganha com a guerra de Lisboa entre a coligação PS/BE/Livre e a CDU?
Esta guerra entre PS/BE/Livre e o PCP vai servir a quem? A lista encabeçada por Alexandra Leitão vai congregar o voto útil de eleitores comunistas, tal como pensará, para usar esta estratégia? Análise de Ana Sá Lopes

Governo forçado a travar nas medidas para segurar o excedente
Se para 2025 apresentou um OE em que o impacto das medidas chegava aos 2684 milhões, na proposta de OE para 2026, o Governo fica-se pelos 695 milhões. Só assim é possível o excedente resistir.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade