Ilustração sobre a Localidade

Sardoal

O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 92,15 km² de área2 e 3 939 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e oeste por Abrantes.


História

Perdem-se, na bruma do tempo, as origens da Vila de Sardoal e não são conhecidas memórias que, por escrito ou tradição, possam informar dos seus princípios.

O documento mais antigo existente no Arquivo Municipal é uma Carta da Rainha Santa Isabel, de 1313 e é tradição que o Sardoal teve o seu primeiro foral, dado por esta Soberana, no mesmo ano de 1313. Tal facto não está confirmado. (certo e seguro, é que em 22 de Setembro de 1531, D. João III, elevou a povoação de Sardoal à categoria de Vila e demarcou, por carta de 10 de Agosto de 1532, os seus limites territoriais de então).

 

 

Fonte: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Xadrez: Sindarov domina o torneio de candidatos
Jovem uzbeque dominou completamente a primeira volta da prova, que decorre em Chipre, com dois empates e cinco triunfos.

Argentina conquista Torneio de Montreux, Portugal acaba em terceiro
Selecção portuguesa voltou a bater a Espanha, desta vez na luta pelo último lugar do pódio. Itália caiu na final, frente aos sul-americanos.

Homem detido por agressões físicas e sexuais à companheira em Ponte de Sor
Homem de 22 anos foi detido por agressões à companheira de 27 anos.

Luís Montenegro aparece sem cinto em vídeo, no mesmo dia em que Governo apela à segurança na estrada
O vídeo foi publicado nas redes sociais do Governo e do primeiro-ministro e a falta de cinto de segurança não passou despercebida. “Luís, e o cinto?”, perguntam-lhe nos comentários.

O outro Che e uma revolução feita em chuteiras
Che Adams, avançado do Torino, tem feito uma carreira com uns toques de revolução, luta e libertação. Mas também com qualquer coisa de estratégia.

“Limpeza” de registos de AL levou a alteração das regras de contenção em Lisboa
Cancelamento de registo de alojamento local por falta de seguro levou Arroios, Estrela e São Vicente de contenção absoluta para relativa, e Avenidas Novas deixou de ter contenção relativa.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade