Ilustração sobre a Localidade

Sardoal

O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 92,15 km² de área2 e 3 939 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e oeste por Abrantes.


História

Perdem-se, na bruma do tempo, as origens da Vila de Sardoal e não são conhecidas memórias que, por escrito ou tradição, possam informar dos seus princípios.

O documento mais antigo existente no Arquivo Municipal é uma Carta da Rainha Santa Isabel, de 1313 e é tradição que o Sardoal teve o seu primeiro foral, dado por esta Soberana, no mesmo ano de 1313. Tal facto não está confirmado. (certo e seguro, é que em 22 de Setembro de 1531, D. João III, elevou a povoação de Sardoal à categoria de Vila e demarcou, por carta de 10 de Agosto de 1532, os seus limites territoriais de então).

 

 

Fonte: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Livro de Reclamações, para avós se queixarem dos filhos
Uma birra dos avós dedicada aos pais que lhes passam raspanetes.

Netflix gaba-se de chegar a 500 milhões de pessoas e vai deixar de revelar número de assinantes
Empresa terminou primeiro trimestre com 269,6 milhões de subscritores, mais 9,3 milhões do que no fim de 2023, e mais receitas. Mas o seu foco é outro — vai falar mais de dinheiro e menos de clientes.

Hoje estou muito cansado
Para que fique claro, de uma vez por todas: estamos todos cansados, somos todos perfeccionistas, foi pena não termos tido mais tempo e isto não ter sido feito com mais calma. Opinião de Miguel Esteves Cardoso

Na luta contra a desinformação, Google vê a IA como vilã e heroína
A missão de Dave Vorhaus é evitar que ferramentas Google acelerem a partilha de desinformação, sobretudo em época de eleições. A IA ajuda e complica, admite líder de integridade eleitoral da Google.

Ordem para destruir emails pode comprometer desfecho do caso EDP
Ministério Público apreendeu correio electrónico de administradores da eléctrica sem prévia autorização de juiz de instrução. Inquérito decorre há 12 anos e ainda não teve desfecho.

O Abril de Sagal
O Abril de Sagal é um podcast independente da Rede Público.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade