Custom Search

Utilize a barra de pesquisa acima para efetuar uma pesquisa na Internet através do google.

Aveiro - História

História

A mais antiga forma que se conhece do topónimo Aveiro, data de 959, altura em que a condessa Mumadona Dias doa em testamento toda a região ao mosteiro de Guimarães. "Suis terras in Alauario et Salinas" é esta a primeira referência conhecida.
É contudo, no século XIII que Aveiro é elevada à categoria de vila, desenvolvendo-se a povoação à volta da igreja principal, consagrada a S. Miguel. Monumento secular acabou por ser destruído em 1835 dando lugar ao que é hoje a Praça da República.

Praias de Nudismo

70 Praias de Nudismo em Portugal

De norte a sul do país existem mais de 70 praias onde se pode fazer nudismo em Portugal. Este artigo da VISAO apresenta uma lista muito interessante com fotografias.

Clique aqui para aceder ao artigo da VISAO.

Quinta da Paiva

Parque Biológico da Serra da Lousã

A antiga Quinta da Paiva foi adquirida pela Fundação ADFP e transformada no Parque Biológico da Serra da Lousã.

Se você for a Miranda do Corvo, não deve perde a oportunidade de visitar o fantástico espaço natural do Parque Biológico da Serra da Lousã. Encontrará diversos animais selvagens como a lontra, o lince, a rapousa, o saca-rabos e muitos outros.

Além disso, ao lado da espaço do Parque funciona a piscina que faz a alegria das crianças.

« A riqueza da terra »

Cogumelos

As primeiras chuvas do Outono trazem consigo o surgimento de uma ampla variedade de cogumelos dos mais diversos tipos, formas, texturas e gostos. Esta muito apreciada iguaria pode ser preparada de diversas formas, mas também requer um grande cuidado e conhecimento das espécies comestíveis...

«O MONTE SACRO»

Bussaco

O Bussaco deve ser, sem dúvida, a mata mais genuína e virgem que existe na região centro. Cheia de alamedas bem cuidadas, veredas de verdes semblantes e cheiros intensos. E do silêncio, no seio daquela exuberância "divina", saltam os ruídos dos regatos saltitantes e dos pássaros em voo, que parecem autênticas melodias.

UM HOMEM COM HISTÓRIA

Alcaide de Linhares

É nas memórias que nos enche a alma. A clareza com que fala da terra, das suas gentes de agora e dos antepassados, aqueles que foram fidalgos e aqueles que foram homens do campo. José Ramos é um homem único. Esteve em África, andou nas minas e "até descobriu um filão de ouro mesmo aqui ao lado, na encosta da serra".

«O HOMEM DAS BARBAS BRANCAS »

Lenda do Pai Natal

Pai Natal como o conhecemos hoje foi inventado na grande América, mas o antigo, aquele que apareceu no início da era cristã, era de carne e osso e chamava-se Nicolau. Esse homem celebrizado pela sua extrema bondade e generosidade para com todos os que tinham necessidades oferecia presentes a muitas pessoas, especialmente às crianças...

Universidade de Coimbra - Fim de Ano

Torre da Universidade de Coimbra vai marcar a contagem decrescente para 2014

Coimbra vai celebrar a Passagem de Ano pela primeira vez na baixa da cidade, mas o tempo vai ser marcado pelo relógio da Torre da Universidade
 
O formato encontrado para a festa passa por centrar espetáculos em três praças históricas da baixa:
  • as bandas Anaquim e Kremlin atuam na Praça do Comércio,
  • o espetáculo Revival Night by NB, terá lugar na Praça 8 de Maio
  • e os OrangoSamba e Viv’Arte $teatro de rua$, ocupam a Portagem.

O programa fica completo com fogo de artifício no rio Mondego às 00H00, com duração de 10 minutos. 

Pó d'Enguias

O grupo que anda a agitar Aveiro

Uns vieram para estudar, outros para viver. À primeira vista, parece o grupo dos outsiders. Mas não é. Nele também há quem sempre tenha tido Aveiro por morada. Eles são o Pó d'Enguias , tempero usado na caldeirada à moda da cidade que, agora, dá nome a uma associação informal de comerciantes. Foi, aliás, a partir desse "nada" que "mal se nota" mas "faz toda a diferença" que surgiu este movimento de comércio tradicional, "fora do circuito". Para dar "um outro sabor" à cidade, nota-se.

Vilarinho de Negrões

Concelho de Montalegre

Em plena albufeira da barragem de Pisões, encontra-se uma aldeia perdida nos recortes das margens do rio Rabagão, que corre em paralelo ao rio Cávado e ali se concentra. Como uma aldeia flutuante, é na margem esquerda da albufeira que Vilarinho de Negrões se afirma como uma das mais rústicas e pitorescas desta região. Em razoável estado de preservação, pode ver-se muito do seu antigo edificado num espaço que convive com a ruralidade segundo rotinas ancestrais que teimam em não desaparecer. Desta barragem, erguida em 1964 no concelho de Montalegre, também se ouve a designação de Alto Rabagão, e quando do paredão, olhamos em volta, esbarramos com interessantes formas de relevo nomeadamente a sul, os «cornos» das Alturas de Barroso. 

ALMA DE PÁSSARO

PARAPENTE

"Voar é espectacular. É como um vício". Frase comum e ouvida constantemente entre aqueles que fazem do voo a melhor forma de combater o stress do dia-a-dia. Voar em parapente dá uma sensação de pairar no espaço, de penetrar num mundo de beleza e silêncio, de entrar num mar de nuvens, ou ter uma experiência de vertigem imensa. "É uma sensação de liberdade única" que só quem voa conhece porque é difícil de transmitir aos outros.

IMPÉRIO DO VINHO

BAIRRADA

É antiga a história dos vinhos da Bairrada. Já na época romana a região oferecia o precioso néctar. Depois, com a conquista cristã e o estabelecimento de ordens religiosas os frades dos Mosteiros do Lorvão e Vacariça, ainda na Idade Média, fizeram destas terras barrentas, centro produtor de vinhos de qualidade.

Coimbra, a música e o Fado

Património Cultural e Imaterial da Humanidade

Enquanto uma das primeiras capitais de Portugal e sede da mais antiga Universidade Portuguesa, Coimbra tem sido ao longo dos séculos um importante centro musical. Historicamente, a Sé Nova, o Mosteiro de Santa Cruz (fundado por D. Afonso Henriques) e a Universidade (com aula de música desde 1323) constituíram os principais centros de produção e prática musical. Não sendo fácil chegar com exactidão à origem do fado de Coimbra, é um facto que este se encontra intimamente ligado às tradições académicas constituindo um estilo musical português. 
 

 

Subir na vida

- Porque é que alguns têm um mais rápido sucesso na vida do que outros?

- Porque enquanto uns sobem profissionalmente a pulso, outros saltam à Vara!!!

HORAS DO CONTO NA BIBLIOTECA INFANTIL

CONTOS ÀS CORES

CONTOS ÀS CORES

Uma hora do conto muito colorida, que terá lugar no dia 24 de junho, 3.ª feira, às 18h. Destina-se a crianças de 4 e 5 anos, acompanhadas por um adulto.

 

HISTÓRIAS DE GUERRAS

Histórias para escutar e pensar, no dia 27 de junho, 6.ª feira, às 18h. Esta hora do conto é destinada a rapazes e raparigas a partir dos 6 anos.

Vento Sul traz areia do Norte de África

Vento do Sahara atinge Portugal

desertoTodos os anos, em especial na primavera e no verão um vento sul que sopra do Norte de Africa em direção à Europa traz consigo areia do deserto do Sahara até Portugal.

"O deserto do sahara é é popularmente conhecido como o maior e o mais quente deserto do mundo." (Wikipedia)

FOTO: source: Wikipedia

 
Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Cartas ao director

A apologia do desenrascanço
O que aconteceu na segunda-feira é um péssimo prenúncio para as emergências que tenhamos de enfrentar. Opinião de Susana Peralta

O mais importante do debate
A ameaça da aliança do PSD com o mal absoluto era uma conversa que estava ao rubro enquanto o PS andava na mó de cima. Opinião de Francisco Mendes da Silva

O que não está na Internet
Nunca foi tão fácil fugir da manada. Basta abrir um livro. Basta entrar numa biblioteca. Basta habituarmo-nos à emoção e ao prazer de procurar e de encontrar. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Montenegro organizou um arraial em São Bento
O que se viu ontem aproximou-se de um arraial popularucho, que afrontou o 25 de abril e o 1.º de maio. Choca, mas não surpreende. Opinião de Pedro Adão e Silva

Ministra da Saúde pede investigação a morte de mulher ventilada durante o apagão
Vítima, de 77 anos, estava 24 horas por dia ligada a um ventilador mecânico em casa. Segundo a RTP, o aparelho de auxílio à respiração ficou sem bateria e o INEM não chegou a tempo de a socorrer.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade