REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

UM HOMEM COM HISTÓRIA

Alcaide de Linhares

É na torre do castelo de Linhares que se encontra quase sempre. Estatura média, olhar vivo e muita desenvoltura. José Ramos tem "88 anos a caminho de 89" e um espírito "que já não há em muitos homens de hoje em dia". Normalmente fica sentado junto de uma secretária que está em frente da porta da Torre Sineira. É dali que recebe os visitantes e lhe conta as histórias da aldeia e do país. É dali que relata as lendas e quase se alimenta delas, como se fossem pão para a boca. Depois olha as pessoas bem nos olhos e com um olhar muito incrédulo pergunta: "você não sabe quem conquistou Portugal aos mouros?" E apesar de saber que agora os tempos já não são os mesmo de antigamente, não entende como os mais novos não sabem estas coisas.

É nas memórias que nos enche a alma. A clareza com que fala da terra, das suas gentes de agora e dos antepassados, aqueles que foram fidalgos e aqueles que foram homens do campo. José Ramos é um homem único. Esteve em África, andou nas minas e "até descobriu um filão de ouro mesmo aqui ao lado, na encosta da serra".

O nosso olhar vê um homem robusto, mas ele, que foi um carpinteiro enérgico, já se vê "um velho", que não pode "ter peneiras nem argumentar que o não é". Dos tempos duros da sua mocidade recorda que "para se arranjar dinheiro para um copo ao domingo andava-se a trabalhar toda a semana porque também tinha que se dar para a ajuda da manutenção da casa. Hoje eu sou capaz de ter roupa em minha casa só para mim que nesse tempo tinham uma dúzia ou duas de homens".

Agora se quiser conhecer o alcaide e trocar com ele algumas palavras enriquecedoras vá até Linhares, suba ao castelo e sinta o sabor do antigo e da tradição.



loading...



COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Viver melhor com menos: o minimalismo como modo de vida
Ser minimalista é ter o essencial. Não se trata de abdicar da qualidade de vida e do bem-estar, mas antes de identificar e abdicar dos bens materiais que não tenham um propósito claro e que muitas vezes mantemos apenas para preencher vazios existenciais.

Percepção de fragilidade do bebé prematuro: Sim! Impotência dos pais: Não!
Nem todos os bebés prematuros têm o mesmo tipo de problemas. As possibilidades de sobrevivência dependem da idade gestacional, do peso e dos problemas graves ao nascimento, como sejam: respiratórios; cardíacos; infecciosos e malformativos. De todos eles o mais importante é a idade gestacional.

“Eu tive cancro, mas ele nunca me teve a mim”
Entre 15 e 30 de Outubro, do Dia Mundial da Saúde da Mama até ao Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, respectivamente, mais de uma dezena de mulheres respondeu ao desafio do PÚBLICO de escrever, na primeira pessoa, o que é ter cancro e como o ultrapassaram. Para além das palavras, seis delas aceitaram ser retratadas. É uma partilha que se pretende útil para quem está a passar pelo mesmo.

Toda esta ilha é fragosíssima
Rebentam grandes foguetórios no passar do ano, há incêndios quando calha e torrentes de lama e pedras que, desde que a ilha se levantou, por força teimam roê-la e afundá-la no mar oceano.

The Crown, a série que converte críticos da monarquia, está de volta
À terceira temporada, o ceptro é passado a Olivia Colman - uma actriz que acusaram de ter “cara de esquerda” que se rende agora à “suprema feminista” Isabel II. Muda o elenco, muda o século XX que a série retrata, mas a Coroa nunca muda.

Sara não pertence a Tires
Não sabemos as dores que Sara teve no parto feito com as suas mãos e a sua força. Sozinha num passeio. Não sabemos a dor que Sara teve na despedida ao Salvador. Não sabemos. Não sabemos nada dos outros, os que estão na outra margem. Mas devíamos saber.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade