Ilustração sobre a Localidade

UM HOMEM COM HISTÓRIA

Alcaide de Linhares

É na torre do castelo de Linhares que se encontra quase sempre. Estatura média, olhar vivo e muita desenvoltura. José Ramos tem "88 anos a caminho de 89" e um espírito "que já não há em muitos homens de hoje em dia". Normalmente fica sentado junto de uma secretária que está em frente da porta da Torre Sineira. É dali que recebe os visitantes e lhe conta as histórias da aldeia e do país. É dali que relata as lendas e quase se alimenta delas, como se fossem pão para a boca. Depois olha as pessoas bem nos olhos e com um olhar muito incrédulo pergunta: "você não sabe quem conquistou Portugal aos mouros?" E apesar de saber que agora os tempos já não são os mesmo de antigamente, não entende como os mais novos não sabem estas coisas.

É nas memórias que nos enche a alma. A clareza com que fala da terra, das suas gentes de agora e dos antepassados, aqueles que foram fidalgos e aqueles que foram homens do campo. José Ramos é um homem único. Esteve em África, andou nas minas e "até descobriu um filão de ouro mesmo aqui ao lado, na encosta da serra".

O nosso olhar vê um homem robusto, mas ele, que foi um carpinteiro enérgico, já se vê "um velho", que não pode "ter peneiras nem argumentar que o não é". Dos tempos duros da sua mocidade recorda que "para se arranjar dinheiro para um copo ao domingo andava-se a trabalhar toda a semana porque também tinha que se dar para a ajuda da manutenção da casa. Hoje eu sou capaz de ter roupa em minha casa só para mim que nesse tempo tinham uma dúzia ou duas de homens".

Agora se quiser conhecer o alcaide e trocar com ele algumas palavras enriquecedoras vá até Linhares, suba ao castelo e sinta o sabor do antigo e da tradição.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Municípios querem deixar de ser vistos como meros executores de políticas da UE
Declaração de Mons foi assinada na localidade belga com o mesmo nome. Dirigentes locais pedem um financiamento mais directo para os desafios climáticos ou um reforço no investimento público.

Rádio Miúdos: uma rádio única no mundo em risco de se silenciar
Na Rádio Miúdos pensamos o “dar voz aos miúdos” de uma forma séria e holística. Um cidadão não nasce aos 18 anos, quando é chamado a votar. Opinião de João Pedro Costa

Portugal entre os sete principais beneficiários do apoio do BEI
Ajuda do banco em garantias e empréstimos equivaleu a 0,8% do PIB nacional. Cerca de metade foi para projectos de pequenas e médias empresas.

Vila Baleeira Trail Run leva ao Pico um “carrossel de subidas e descidas”
A competição vai decorrer a 13 de Abril e contará com uma prova de sprint (20 quilómetros) e uma caminhada (dez quilómetros).

SIBS recebe multa de 13,9 milhões por abuso de posição dominante
Autoridade da Concorrência conclui que a SIBS aproveitava posição no mercado de sistemas de pagamentos para trazer clientes para os sistemas de processamento. Empresa vai impugnar decisão.

Tribunal condena dois ex-responsáveis do Lar do Comércio por 18 crimes de maus tratos
Ex-presidente e uma antiga directora de serviços foram condenados, cada um, a uma pena de seis anos e seis meses de prisão

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade