Ilustração sobre a Localidade

O que visitar

Quando chega a primavera, os os rebanhos de cabras e ovelhas começam a subida da serra do Rabaçal. Esta é a altura escolhida pois é quando surge a erva de Santa Maria, que dá um paladar especial ao queijo da Serra do Rabaçal.

Sua paisagem é composta por grandes campos relvados separados por muros de pedra de outros de cultivo e diversas manchas florestais dispersas. Este habitat singular abriga diversas espécies cinegéticas como perdizes, coelhos e lebres. Observando tudo do céu, encontramos com frequência aves de rapina como o milhafre.

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

Serras envolventes

As serras envolventes, e em especial o Rabaçal, são bem características da região Centro. No verão o amarelo queimado das gramídeas contrastando com o verde pálido das oliveiras. No inverno os tons mudam para cores mais vivas, onde o verde assume todo o seu explendor. Como que a dividir os diversos campos, estão os pequenos muros de pedra, que os camponeses vão criando com as pedras que teimam em surgir do solo rochoso.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Quais são os filmes mais quentes do cinema norte-americano?

Da raiva à desorientação, os filmes norte-americanos mostram o que nos faz o calor em excesso.

Governo mudou regras para cirurgias adicionais e há hospitais a suspender esta actividade
Mudanças entraram em vigor no início de mês. Há equipas de ortopedia a cancelar as cirurgias adicionais por não concordarem com as mudanças. Governo recusa que haja perda de remuneração.

Surto de ébola continua a alastrar-se, em grande parte sem ser detectado
O vírus do ébola já infectou 1792 pessoas e provocou a morte de 625 pessoas. No entanto, a dimensão do surto poderá ser duas a quatro vezes superior à que os dados oficiais indicam.

Crime organizado e corrupção são simbióticos, e um alimenta o outro, diz politólogo italiano
Alberto Vanucci afirma que ascensão de facções gera “alerta vermelho”, mas que Brasil não perdeu a guerra. Para o estudioso, organizações criminosas brasileiras operam como as máfias italianas.

No cinema norte-americano, quanto mais quente melhor
O calor pode ser sensual ou opressivo, pode abrir as janelas e expor segredos, pode levar a explosões de raiva e violência. Mas quanto mais quente melhor.

José Pedro Croft: “A gravura é uma história interminável”
Vinte e cinco anos depois, o escultor regressa ao MAC/CCB para apresentar escultura e parte da sua obra gravada.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade