Ilustração sobre a Localidade

O que visitar

Quando chega a primavera, os os rebanhos de cabras e ovelhas começam a subida da serra do Rabaçal. Esta é a altura escolhida pois é quando surge a erva de Santa Maria, que dá um paladar especial ao queijo da Serra do Rabaçal.

Sua paisagem é composta por grandes campos relvados separados por muros de pedra de outros de cultivo e diversas manchas florestais dispersas. Este habitat singular abriga diversas espécies cinegéticas como perdizes, coelhos e lebres. Observando tudo do céu, encontramos com frequência aves de rapina como o milhafre.

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

Serras envolventes

As serras envolventes, e em especial o Rabaçal, são bem características da região Centro. No verão o amarelo queimado das gramídeas contrastando com o verde pálido das oliveiras. No inverno os tons mudam para cores mais vivas, onde o verde assume todo o seu explendor. Como que a dividir os diversos campos, estão os pequenos muros de pedra, que os camponeses vão criando com as pedras que teimam em surgir do solo rochoso.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Identidade de género. AR fará audições públicas para alargar leque de opiniões
Consenso foi difícil, mas entre audições públicas e em comissão, vão ser ouvidas presencialmente mais de 30 entidades.

Atenuantes de um crime mal explicado
O problema não foi a interpelação à entrada do bairro do Zambujal. Foi o recurso desproporcionado à arma de fogo. E, para isso, há limites. Editorial deSónia Sapage

Melhores universidades: Coimbra sobe no ranking, enquanto Lisboa, Porto e Nova perdem posições
Universidade de Coimbra é a única portuguesa a subir no QS World University Rankings 2027, divulgado esta quinta-feira, e ocupa agora a 342.ª posição. UL desce sete lugares, UP 18 e UNL dez.

Em Houston, a chuva faz mais barulho do que o Mundial

PSD e Governo crentes na aprovação da lei laboral. Sem revelar voto, Chega canta vitória
Chega e PSD ainda estarão a negociar, mas André Ventura já se vangloriou sobre a aprovação de várias medidas. Ministra critica imobilismo da esquerda e centrais sindicais prometem continuar luta.

Quem não tem avião, caça com gato
Precisamos de um avião de caça, sim. As nossas Forças Armadas há muito que não têm o poder necessário para fazer face ao mundo contemporâneo. Crónica de Cláudia Lucas Chéu

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade