Ilustração sobre a Localidade

O que visitar

Quando chega a primavera, os os rebanhos de cabras e ovelhas começam a subida da serra do Rabaçal. Esta é a altura escolhida pois é quando surge a erva de Santa Maria, que dá um paladar especial ao queijo da Serra do Rabaçal.

Sua paisagem é composta por grandes campos relvados separados por muros de pedra de outros de cultivo e diversas manchas florestais dispersas. Este habitat singular abriga diversas espécies cinegéticas como perdizes, coelhos e lebres. Observando tudo do céu, encontramos com frequência aves de rapina como o milhafre.

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

Serras envolventes

As serras envolventes, e em especial o Rabaçal, são bem características da região Centro. No verão o amarelo queimado das gramídeas contrastando com o verde pálido das oliveiras. No inverno os tons mudam para cores mais vivas, onde o verde assume todo o seu explendor. Como que a dividir os diversos campos, estão os pequenos muros de pedra, que os camponeses vão criando com as pedras que teimam em surgir do solo rochoso.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Conselho de Justiça da FPF arquiva processo a Luciano Gonçalves por falta de provas
Em causa estavam as acusações feitas por Duarte Gomes, à época Director Técnico Nacional de Arbitragem.

Trump ameaça “punir” Irão e houthis e avança com 13.ª noite consecutiva de ataques
O Irão retaliou contra alvos militares norte-americanos no Kuwait e na Jordânia e afirma que irá continuar a fazê-lo enquanto durarem os ataques dos EUA.

Tiago Torres viu o sonho terminar no Estoril Open
O jovem tenista português obteve o melhor resultado da sua carreira no maior torneio nacional.

Eclipse solar: Vinhais com lotação esgotada
O eclipse, a 12 de Agosto, só poderá ser observado em Portugal na áera do parque de Montesinho. Além de Vinhais, também Bragança está com grande procura.

Exame da 2.ª fase de Geografia A: veja aqui a prova e os critérios de correcção
O Instituto de Educação, Qualidade e Avaliação (Eduqa) já publicou o enunciado e os critérios de correcção da 2.ª fase do exame nacional de Geografia A.

A tradição desassossegada por La Niña e Khalil Epi no FMM Sines
A fulgurante cantora napolitana La Niña deixou já a sua marca nesta edição do FMM. O tunisino Khalil Epi, a catalã Lia Kali e os chilenos Calle Mambo ajudaram também a repensar o que é hoje a tradição

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade