REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

O que visitar

Quando chega a primavera, os os rebanhos de cabras e ovelhas começam a subida da serra do Rabaçal. Esta é a altura escolhida pois é quando surge a erva de Santa Maria, que dá um paladar especial ao queijo da Serra do Rabaçal.

Sua paisagem é composta por grandes campos relvados separados por muros de pedra de outros de cultivo e diversas manchas florestais dispersas. Este habitat singular abriga diversas espécies cinegéticas como perdizes, coelhos e lebres. Observando tudo do céu, encontramos com frequência aves de rapina como o milhafre.

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

Serras envolventes

As serras envolventes, e em especial o Rabaçal, são bem características da região Centro. No verão o amarelo queimado das gramídeas contrastando com o verde pálido das oliveiras. No inverno os tons mudam para cores mais vivas, onde o verde assume todo o seu explendor. Como que a dividir os diversos campos, estão os pequenos muros de pedra, que os camponeses vão criando com as pedras que teimam em surgir do solo rochoso.


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Cartas ao director

Atlético de serviços mínimos em estreia agridoce de João Félix
Avançado português desenhou uma jogada brilhante, mas saiu lesionado dez minutos depois.

Sporting sempre venceu, mas Sp. Braga foi mesmo guerreiro
“Leões” conseguiram vantagem fundamental ao intervalo, resistindo à tenaz reacção do rival, num jogo com muitas oportunidades e no qual os erros cometidos pelos minhotos pesaram.

Sindicato põe fim à greve já mandatado para marcar a próxima
Francisco São Bento defende que motoristas não estão a dar o passo atrás, mas sim o passo necessário para o processo avançar.

Santa Casa abre clínica dentária gratuita para todas as crianças e jovens de Lisboa
Projecto “único em Portugal” destina-se a jovens até aos 18 anos que residam ou estudem em Lisboa.

Um thatcherismo de fachada socialista
A principal vítima de todo este processo foi o direito à greve. Nada será como dantes. As greves em sectores vitais – médicos, enfermeiros, transportes públicos – podem estar a caminho da extinção.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade