Ilustração sobre a Localidade

O que visitar

Quando chega a primavera, os os rebanhos de cabras e ovelhas começam a subida da serra do Rabaçal. Esta é a altura escolhida pois é quando surge a erva de Santa Maria, que dá um paladar especial ao queijo da Serra do Rabaçal.

Sua paisagem é composta por grandes campos relvados separados por muros de pedra de outros de cultivo e diversas manchas florestais dispersas. Este habitat singular abriga diversas espécies cinegéticas como perdizes, coelhos e lebres. Observando tudo do céu, encontramos com frequência aves de rapina como o milhafre.

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

Serras envolventes

As serras envolventes, e em especial o Rabaçal, são bem características da região Centro. No verão o amarelo queimado das gramídeas contrastando com o verde pálido das oliveiras. No inverno os tons mudam para cores mais vivas, onde o verde assume todo o seu explendor. Como que a dividir os diversos campos, estão os pequenos muros de pedra, que os camponeses vão criando com as pedras que teimam em surgir do solo rochoso.


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Carrinha atropela várias pessoas em Barcelona
Condutor está em fuga. Há "vários feridos", diz polícia catalã.

O caos dos Mão Morta, o amor dos Future Islands e a realidade de Kate Tempest no primeiro dia de Paredes de Coura
Num dia em que sem surpresas os Future Islands foram a banda preferida do público, surpreenderam o psicadelismo dos BEAK> e a spoken word de Kate Tempest. O festival não correu tão bem para o lado dos The Wedding Present.

Incêndios: A1 cortada nos dois sentidos entre Albergaria e Aveiro
Não há previsão de quando a circulação será retomada.

Supremo Tribunal brasileiro nega indemnização por demarcação de terras indígenas
Decisão negou compensação ao estado do Mato Grosso e deu força aos debates acerca do “marco temporal”, entendimento que quer limitar os direitos indígenas no Brasil.

Sp. Braga e Marítimo com níveis de pressão distintos na Liga Europa
Minhotos, com mais rodagem europeia, defrontam os islandeses do FH. Madeirenses medem forças com o poderoso Dínamo Kiev.

St. Vincent vai realizar uma adaptação de O Retrato de Dorian Gray
Conhecida pela música que faz como St. Vincent, Annie Clark vai-se estrear na realização de longas metragens. A sua adaptação do romance de Oscar Wilde terá uma mulher no papel principal.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade