REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

O que visitar

Quando chega a primavera, os os rebanhos de cabras e ovelhas começam a subida da serra do Rabaçal. Esta é a altura escolhida pois é quando surge a erva de Santa Maria, que dá um paladar especial ao queijo da Serra do Rabaçal.

Sua paisagem é composta por grandes campos relvados separados por muros de pedra de outros de cultivo e diversas manchas florestais dispersas. Este habitat singular abriga diversas espécies cinegéticas como perdizes, coelhos e lebres. Observando tudo do céu, encontramos com frequência aves de rapina como o milhafre.

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

Serras envolventes

As serras envolventes, e em especial o Rabaçal, são bem características da região Centro. No verão o amarelo queimado das gramídeas contrastando com o verde pálido das oliveiras. No inverno os tons mudam para cores mais vivas, onde o verde assume todo o seu explendor. Como que a dividir os diversos campos, estão os pequenos muros de pedra, que os camponeses vão criando com as pedras que teimam em surgir do solo rochoso.


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Quer pagar menos IRC?
A descida do IRC é fundamental, não só para evitar esta fuga à tributação nacional, mas também para promover o investimento, que potencia a arrecadação de receitas fiscais de diversas formas, além de promover o emprego qualificado.

Quercus e moradores denunciam abate de árvores centenárias em Vila Nova de Paiva
A associação ambiental denuncia o abate de um conjunto de tílias centenárias junto ao edifício da Câmara Municipal para que sejam construídos mais lugares de estacionamento para a feira quinzenal. A autarquia afirma que as árvores põem em causa a segurança dos cidadãos.

Medina quer manter Salgado à frente da empresa municipal de obras
Ex-vereador tinha manifestado vontade de ficar na administração da SRU e presidente da câmara acedeu. A proposta é discutida na quinta-feira e sujeita a voto secreto. PCP quer aproveitar a ocasião para reforçar poderes de escrutínio de operações urbanísticas.

Portuguesa com missão de poupar água ganha prémio de inovação europeu
A vitória foi atribuída pelo trabalho na Trigger Systems, um sistema de rega inteligente que já ajudou a Câmara de Lisboa a poupar mais de 100 mil euros em água.

“Uma eleição sem observação independente é meio duvidosa”
Ericino de Salema é o director para Moçambique do Instituto Eleitoral para a Democracia Sustentável em África.

Eleições em Moçambique: “enchimento de urnas” e mesas vazias em Gaza
Centro de Integridade Pública denuncia vários casos de pessoas apanhadas com votos preenchidos com a cruz na Frelimo. Líder da Renamo sublinha que não aceitará “resultados duvidosos”. Em Maputo e na Matola, a eleição decorreu sem problemas de maior.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade