Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Se quiser ajuda, a Ucrânia tem de a comprar
Neste episódio, Tiago André Lopes, professor de Estudos Asiáticos e Diplomacia na Universidade Lusíada do Porto, faz o ponto da situação do conflito.

A economia precisa de migrantes. Mas de que economia precisamos?
A discussão acalorada, entrincheirada, politicamente manipulada sobre imigração que temos tido no espaço público tem demasiados ângulos mortos. Opinião de Pedro Norton

“Via verde” concedeu pelo menos 600 vistos na agricultura e 200 na construção
Nos sectores do turismo e comércio, o recurso à chamada “via verde” é residual. Desde que garantam alojamento e contrato de trabalho, empresas vêem os vistos emitidos pelos consulados em 20 dias.

Quanto mais precário, melhor
Há uma diferença substancial entre a agenda do Trabalho Digno e a agenda do Trabalho XXI: a primeira reforçava direitos, a segunda retira-os. Opinião de Amílcar Correia

“Via verde” para a imigração: da obrigatoriedade de alojamento ao contrato de trabalho
Regime não está disponível para todos: é de acesso a empresas, confederações ou associações empresariais com pelo menos 30 associados e com volume de negócios de 200 milhões de euros.

Governo mexe no Fundo dos Transportes para incluir mercadorias e logística urbana
Executivo quer alterar o Fundo para o Serviço Público de Transportes tornando-o, diz, “mais ajustado às actuais exigências e necessidades”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade