Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Cartas ao director

Trump quer dar até 100 mil dólares a cada gronelandês para anexar ilha
Enquanto Copenhaga e Nuuk insistem que a Gronelândia não está à venda, na Casa Branca fala-se em comprar o apoio da população da ilha árctica.

Os velhos poderosos
Os velhos que não desanimaram são muito mais fortes do que os jovens que nunca foram desafiados a desanimar. Não são só sobreviventes. São vencedores. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Guiné-Bissau: Três políticos libertados, mas líder da oposição continua preso
Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC, continua detido desde o golpe militar de Novembro.

Pequeno balanço de uma campanha sob gelo

Cisjordânia: universidade alvo de raide israelita denuncia violação do direito à educação
Pelo menos 11 estudantes tiveram de ser hospitalizados: três por ferimentos de balas, três atingidos por estilhaços e cinco por inalação de gás lacrimogéneo.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade