Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Grupo VITA tem recebido novas denúncias de abusos sexuais na Igreja
Segundo Rute Agulhas, as denúncias reportam-se “a casos antigos, mas de pessoas que estão a falar agora pela primeira vez”.

Keanu Reeves e a comédia sobre redenção das estrelas que se portam mal
Reeves interpreta actor que superou o vício da heroína sob a direcção do comediante tornado realizador Jonah Hill. Actor foi escolhido porque é uma celebridade que Hill detestaria ver “cancelada”.

Sem limite no preço e sem restrição por dívidas: o que muda no subsídio de mobilidade
O novo modelo aprovado no Parlamento elimina o tecto no custo dos bilhetes entre o continente e as regiões autónomas e afasta a exigência de o passageiro não ter dívidas ao Estado.

Vida Independente: PS propõe assistência pessoal gratuita a deficientes, sem condição de recursos
Socialistas querem eliminar a possibilidade prevista no Orçamento do Estado de contabilizar rendimento e património da família na avaliação do apoio à independência das pessoas com deficiência.

Leis laborais: CIP acusa UGT de faltar à verdade
Em entrevista à Rádio Renascença, o presidente da CIP, Armindo Monteiro, diz que a UGT emitiu um comunicado com “questões que não correspondem à última versão” do documento ligado à reforma laboral.

Passageiros reclamam do caos no Aeroporto de Lisboa: ‘Chegue 14 horas antes’
O novo sistema de controle de fronteiras da União Europeia (UE) – sistema europeu de entrada e saída – que começou em plena atividade na sexta-feira (10/04), provocou filas gigantecas no aeroporto.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade