Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O caminho estreito de Donald Trump
O Irão não é a Venezuela, mas Trump poderá ter sido levado a achar que era pelo orgulho, pela vaidade e influência de Netanyahu, e mergulhou de cabeça numa guerra cuja extensão terá calculado mal. Editorial dePedro Candeias

Cuba está a sofrer um apagão total do sistema eléctrico
Praticamente sem reservas de petróleo, a ilha enfrenta enorme crise energética. Donald Trump, que cortou todo o fornecimento de combustível, diz que seria “uma grande honra tomar Cuba”.

Mau tempo regressa esta semana com a depressão Therese
Chuva intensa, trovoada, vento forte e agitação marítima. A depressão Therese chega a Portugal continental esta terça-feira e deverá ficar até sábado.

Na sombra do herói: masculinidades em crise nos filmes do Oscar 2026
Percebam a coincidência: todos estes filmes têm como personagens centrais homens complexos, falhos, por vezes geniais, quase sempre tomados por grandes ambições. Opinião de Bárbara Bergamaschi

Educação sexual nas escolas. Porquê?
Ouve já o regresso do podcast para miúdos P de Porquê.

O pintor angolano Blackson faz sua primeira exposição individual em Lisboa
Mostra será aberta na sexta-feira, 20 de março, na Galeria Verso, no Campo de Ourique. Artista apresentará um conjunto de pinturas inéditas e uma vídeo-instalação, numa pesquisa sobre o corpo negro.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade