Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Ronaldo deverá falhar dois jogos do Mundial. Precedentes não ajudam
Castigo pesado à vista para o capitão da selecção portuguesa. Será que a FIFA vai ter mão firme com o jogador mais mediático do mundo?

As melhores fotografias do Mira Mobile Prize são furtivas graças à “invisibilidade” do smartphone

A norte-americana Renee Zanone é a vencedora da 20.ª edição do concurso MIRA Mobile Prize B&W Street Photography. A exposição das imagens finalistas e vencedoras está no Espaço MIRA, em Campanhã, Porto.

Mário Cunha eleito Fotógrafo de Paisagem do Ano no Imaginature
Para Mário Cunha, eleito pela segunda vez Fotógrafo de Paisagem do Ano, a fotografia é “uma forma de diálogo com o território” e de “celebrar o que de mais bonito Portugal tem para oferecer”.

Gouveia e Melo apela ao diálogo e diz que há propostas laborais que “não fazem muito sentido”
O candidato presidencial defende que o Governo tinha que ser “mais flexível” e considera que há alterações à lei que “precarizam demasiado o trabalho”.

Ordem remete caso do dermatologista do Santa Maria para o Conselho de Disciplina
Segundo a mesma fonte, a OM recebeu o relatório da IGAS na sexta-feira e a decisão de remeter o caso para o órgão disciplinar foi tomada na tarde de hoje.

Aguiar-Branco discorda de Marques Mendes sobre “senadores” punirem deputados infractores
O presidente da Assembleia da República entende que a Comissão de Transparência e Estatudo dos Deputados já averigua o comportamento dos deputados e o Código de Conduta do Parlamento.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade