Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

A deslocação do centro político e o problema das cedências
A responsabilidade, principalmente das forças centrais, é resistir à tentação do imediato e preservar a integridade das instituições para as próximas gerações. Crónica de David Madeira Heijselaar

80 anos de Nuremberga – notas soltas sobre direitos humanos
Quando o Tribunal rejeita a obediência cega à ordem superior e a desculpa de que “era legal na altura”, afirma implicitamente que existe uma medida da justiça distinta da mera vontade do legislador. Opinião de José Pereira da Costa

Fundado em 1760, o café mais antigo de Roma fechou portas
Uma guerra de rendas, anos de disputa judicial. Resultado: o encerramento do segundo café mais antigo de Itália. O proprietário do edifício exigia um aumento da renda de 17 mil para 120 mil euros.

Influencer argentino leva milhares a assistir a jogo dos Distritais de Lisboa
A transmissão online do jogo entre o Sportivo Cascais e a U. Tires já vai em 180 mil visualizações.

Trump, MBS e Ronaldo na Casa Branca para “limpar a imagem” de um “regime criminoso”
A visita do príncipe herdeiro saudita aos EUA, os planos de Trump para o Médio Oriente, o investimento europeu em Defesa e os 80 anos dos julgamentos de Nuremberga em análise no podcast Diplomatas.

A adição por combustíveis fósseis na COP30: contradições de Norte a Sul
Apesar das altas expectativas, a COP30 volta a não enfrentar a verdade: o “elefante na sala” continua a ser a persistente dependência mundial dos combustíveis fósseis.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade