Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Espólio do túmulo de D. Dinis classificado tesouro nacional
Aberto em 2023, este processo de classificação abrange um grande e variado conjunto de objectos, incluindo uma espada e um manto, que continuam a ser estudados e que terão de ser restaurados.

Alerta de cheias no Rio Tejo baixa para nível amarelo após descida dos caudais
A descida do nível de alerta deve-se ao regresso gradual do rio ao seu caudal normal. Contudo, ainda há várias estradas condicionadas e zonas que continuam alagadas.

Em Arruda dos Vinhos, 40% dos eleitores foram às urnas e Seguro venceu com mais de 72%

Nos concelhos onde as eleições foram adiadas, votou-se este domingo. Na primeira volta, registou-se uma afluência às urnas de 70% em Arruda dos Vinhos.

Soldados atacadas por ultra-ortodoxos em Israel
Polícia teve de ir resgatar as militares. Motins seguiram-se a rumores de que tinham ido entregar convocatórias militares.

Biblioteca de Bolso com António Castro Caeiro
Leituras que deixam marcas indeléveis nas nossas vidas. Uma conversa informal sobre a relação que estabelecemos com os livros. Com Inês Bernardo e José Mário Silva.

Uso de lanchas rápidas com novas regras: infractores arriscam até quatro anos de prisão
Governo refere em decreto que enquadramento que vigorava até agora “já não se revela suficientemente eficaz”, tendo em conta o aumento do recurso a estas embarcações para tráfico de droga.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade