Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Petróleo volta a acelerar para perto dos 105 dólares por barril
Encerramento do estreito de Ormuz volta a pressionar preço do petróleo Brent, que é referência para a Europa.

Caso Bygmalion: Nicolas Sarkozy desiste de recorrer e deverá cumprir seis meses de prisão
O ex-Presidente da República francesa Nicolas Sarkozy desistiu de recorrer da decisão que indeferiu o seu pedido de cúmulo jurídico e deverá cumprir pena de prisão efectiva no caso Bygmalion.

Ataque paquistanês a infra-estrutura de saúde no Afeganistão causa 408 mortos
O Governo taliban acrescentou que o ataque terá causado ainda 265 feridos.

Residência de estudantes em Beja inaugurada 15 dias antes das autárquicas continua em obras
Primeiro-ministro e ministro da Educação estiveram presentes na cerimónia e sublinharam a “rapidez” na execução dos trabalhos. Cinco meses depois, não está alojado um único estudante.

Brasileiros conquistam o Porto com sabores da Bahia e vão lançar franquias da marca
Stela Rodrigues e Robert de Pinho começaram preparando acarajé em casa. Há três anos, abriram restaurante em Matosinhos e o próximo passo é ter o Tempero de Mainha em várias cidades de Portugal.

Identidade não é diagnóstico: por que quer o Estado criar obstáculos a quem somos?
Mudar de nome foi um processo digno e simples. Agora, o Parlamento quer recuar para 2011, impondo barreiras médicas que ignoram a nossa autodeterminação e isolam a diáspora trans. Crónica de Mélodie Pacheco Pimentel

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade