Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Seguro nas Caldas, Ventura em Lisboa e Marcelo em Celorico: o mapa do dia eleitoral
António José Seguro e André Ventura repetem agendas da primeira volta: votam de manhã e acompanham a noite eleitoral nos mesmos locais. Marcelo Rebelo de Sousa vai até Celorico de Basto.

Quando foi que nos resignámos?
Somos um povo que acorda com as galinhas, governado por um sistema que só acorda quando já é demasiado tarde. Crónica de Carmen Garcia

A cosmologia do negacionismo
Galileu arriscava a vida ao defender a verdade. Os negacionistas climáticos arriscam vidas alheias ao defender a mentira — e fazem-no com pleno conhecimento dos factos. Opinião de Graça Castanheira

Acácio de Almeida: “No fim de um filme sinto-me vazio”
Iluminou mais de 50 anos de cinema português, de O Cerco, de António da Cunha Telles (1970), a Justa, de Teresa Villaverde (2025). Aos 87 anos, continua à espera do desejo de um cineasta.

Estabilidade, crise climática ou pacote laboral: os desafios do próximo Presidente
O candidato que for eleito a 8 de Fevereiro terá vários desafios pela frente como responder a fenómenos climáticos, como o das tempestades, ou decidir sobre as alterações às leis laborais.

É aqui que nos encontramos
É no comportamento nas salas de voto que a democracia se vê. É nessa aparente superfície que a profundidade do enraizamento democrático se revela. Sim, estamos habituados. Estamos habituados a votar. Opinião de Miguel Esteves Cardoso

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade