Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Guterres foi um bom líder para a ONU?
Neste Soundbite olhamos para a década de Guterres à frente das Nações Unidas.

Negócio das fragatas inclui 325 milhões para a indústria nacional, diz ministro
Investimento terá valor global de 3,914 milhões. Portugal encomendou alterações que vão custar 63 milhões de euros por cada um dos três navios.

Saúde cria grupo para melhorar cobrança de cuidados a estrangeiros não residentes
“O problema coloca-se nos visitantes”, afirmou o secretário de Estado da Gestão da Saúde. Unidades de saúde têm tido dificuldades na identificação de entidades pagadoras.

O planeamento sucessório como forma de proteção do património familiar
O planeamento sucessório simplifica a partilha, garante o respeito pela vontade do titular dos bens, protege a continuidade do património familiar e reduz a probabilidade de conflitos entre herdeiros.

O casal que transformou um pombo resgatado numa visita guiada de sucesso em Filadélfia
Uma visita guiada por Filadélfia para ver pombos foi a primeira pedra. Hoje, Hannah Michelle Brower e Aspen Simone têm uma empresa de visitas guiadas para ver pombos.

“Teen Titan”: Yu Zidi tem 13 anos e já é das melhores do mundo na natação
A jovem chinesa é o mais recente prodígio da natação mundial e não anda longe de recordes do mundo e medalhas de ouro.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade