REGIAOCENTRO.ORG
Custom Search

Utilize a barra de pesquisa acima para efetuar uma pesquisa na Internet através do google.

Guarda

Situada no último contraforte Nordeste da Serra da Estrela, a 1056 metros de altitude, sendo a cidade mais alta de Portugal.

A Guarda é uma cidade portuguesa com 42 541 habitantes. Inserida no concelho homólogo com 712,1 km² de área e 26 565 habitantes (2011), subdividido desde a reorganização administrativa de 2012/2013 em 43 freguesias.3 O município é limitado a nordeste pelo município de Pinhel, a leste por Almeida, a sudeste pelo Sabugal, a sul por Belmonte e pela Covilhã, a oeste por Manteigas e por Gouveia e a noroeste por Celorico da Beira. É ainda a capital do Distrito da Guarda que tem uma população residente de 173 831 habitantes. Situada no último contraforte Nordeste da Serra da Estrela, a 1056 metros de altitude, sendo a cidade mais alta de Portugal. Situa-se na região centro de Portugal e pertence à sub-região estatística da Beira Interior Norte.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Passadiços do Paiva

Concelho de Arouca, distrito de Aveiro

Os Passadiços do Paiva  estendem-se deste a praia fluviais do Areinho, passando pela Praia do Vau e até a Praia de Espiunca. Um passeio de natureza que pela biologia, geologia e arqueologia ficará, com certeza, no coração, na alma e na mente dos seus visitantes.
 

Pó d'Enguias

O grupo que anda a agitar Aveiro

Uns vieram para estudar, outros para viver. À primeira vista, parece o grupo dos outsiders. Mas não é. Nele também há quem sempre tenha tido Aveiro por morada. Eles são o Pó d'Enguias , tempero usado na caldeirada à moda da cidade que, agora, dá nome a uma associação informal de comerciantes. Foi, aliás, a partir desse "nada" que "mal se nota" mas "faz toda a diferença" que surgiu este movimento de comércio tradicional, "fora do circuito". Para dar "um outro sabor" à cidade, nota-se.

«O HOMEM DAS BARBAS BRANCAS »

Lenda do Pai Natal

Pai Natal como o conhecemos hoje foi inventado na grande América, mas o antigo, aquele que apareceu no início da era cristã, era de carne e osso e chamava-se Nicolau. Esse homem celebrizado pela sua extrema bondade e generosidade para com todos os que tinham necessidades oferecia presentes a muitas pessoas, especialmente às crianças...

Coimbra, a música e o Fado

Património Cultural e Imaterial da Humanidade

Enquanto uma das primeiras capitais de Portugal e sede da mais antiga Universidade Portuguesa, Coimbra tem sido ao longo dos séculos um importante centro musical. Historicamente, a Sé Nova, o Mosteiro de Santa Cruz (fundado por D. Afonso Henriques) e a Universidade (com aula de música desde 1323) constituíram os principais centros de produção e prática musical. Não sendo fácil chegar com exactidão à origem do fado de Coimbra, é um facto que este se encontra intimamente ligado às tradições académicas constituindo um estilo musical português. 
 

 

Os claustros da Sé de Coimbra

Sé Velha

As obras de construção do claustro da sé velha de Coimbra têm início em 1219 no reinado de D. Afonso II, no lado sul do templo.

A sua arquitectura obedece ao estilo de transição do românico para o gótico, predominando o último.

O claustro da Sé Velha caracteriza-se por ter dado o primeiro impulso das manifestações da arquitectura gótica em Portugal. Utiliza-se aqui um estilo arquitectónico novo com reminiscências românicas visíveis, a par com a influência directa da primeira fase do gótico francês, na harmonia da proporção e na decoração de alguns capitéis, na solidez dos arcos e no tipo de cobertura.​

HORAS DO CONTO NA BIBLIOTECA INFANTIL

CONTOS ÀS CORES

CONTOS ÀS CORES

Uma hora do conto muito colorida, que terá lugar no dia 24 de junho, 3.ª feira, às 18h. Destina-se a crianças de 4 e 5 anos, acompanhadas por um adulto.

 

HISTÓRIAS DE GUERRAS

Histórias para escutar e pensar, no dia 27 de junho, 6.ª feira, às 18h. Esta hora do conto é destinada a rapazes e raparigas a partir dos 6 anos.

Vento Sul traz areia do Norte de África

Vento do Sahara atinge Portugal

desertoTodos os anos, em especial na primavera e no verão um vento sul que sopra do Norte de Africa em direção à Europa traz consigo areia do deserto do Sahara até Portugal.

"O deserto do sahara é é popularmente conhecido como o maior e o mais quente deserto do mundo." (Wikipedia)

FOTO: source: Wikipedia

IMPÉRIO DO VINHO

BAIRRADA

É antiga a história dos vinhos da Bairrada. Já na época romana a região oferecia o precioso néctar. Depois, com a conquista cristã e o estabelecimento de ordens religiosas os frades dos Mosteiros do Lorvão e Vacariça, ainda na Idade Média, fizeram destas terras barrentas, centro produtor de vinhos de qualidade.

Grupo Folclórico do Melriçal na Feira das Cebolas

Álbum Fotográfico

Grupo Folclórico do Melriçal na Feira das Cebolas:

«O MONTE SACRO»

Bussaco

O Bussaco deve ser, sem dúvida, a mata mais genuína e virgem que existe na região centro. Cheia de alamedas bem cuidadas, veredas de verdes semblantes e cheiros intensos. E do silêncio, no seio daquela exuberância "divina", saltam os ruídos dos regatos saltitantes e dos pássaros em voo, que parecem autênticas melodias.

« A riqueza da terra »

Cogumelos

As primeiras chuvas do Outono trazem consigo o surgimento de uma ampla variedade de cogumelos dos mais diversos tipos, formas, texturas e gostos. Esta muito apreciada iguaria pode ser preparada de diversas formas, mas também requer um grande cuidado e conhecimento das espécies comestíveis...

Praias fluviais de Figueiró dos Vinhos

Como refrescar-se neste verão

Figueiró dos Vinhos fica muito proximo de Coimbra. Um passeio a cerca de 30-45 minutos de dist|ância (de carro). Esta charmosa vila apresenta relativamente perto uma da outra, 2 praias fluviais: Ana de Aviz e Fraga de S. Simões.

«A SERRA MAIS ALTA DE PORTUGAL»

Um Sábado na Serra da Estrela

No passado dia 17 de Março, resolvemos visitar a Serra da Estrela para ver se ainda havia neve em quantia para os desportos de inverno. Aproveitamos para conhecer algumas das localidades situadas no caminho.....

Médio Tejo - Roteiros Mais Centro

Passeios na Região Centro

 

O site Médio Tejo | Roteiro Mais Centro apresenta uma proposta de visita à região do Médio Tejo muito interessante.

O site está disponível em:

http://maiscentro.qren.pt/roteiros/mediotejo/

 

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Austrália: depois dos incêndios, vieram as inundações — e uma nuvem de poeira
Chuva tem afectado estados de Queensland e Nova Gales do Sul nos últimos dias, mas ainda há fogos activos. Condições meteorológicas geraram um outro fenómeno natural: uma gigantesca nuvem de poeira.

Príncipe Harry está “triste” por abandonar deveres reais, mas “não havia outra opção”
A decisão de abandonar os títulos reais não foi tomada de ânimo leve, afirma o príncipe Harry. “Traz-me muita tristeza ter chegado a este ponto.”

Paris Saint-Germain garante “oitavos” da Taça
Golo de Pablo Sarabia a dez minutos dos 90 apurou parisienses com Neymar e Mbappé no banco.

Golo de Messi vale vitória e liderança da Liga para o Barcelona
O avançado Raúl de Tomás estreou-se a marcar pelo Espanyol no campeonato.

Juventus reforça liderança em Itália com “bis” de Ronaldo
Avançado português contribuiu para um triunfo apertado sobre o Parma, na 20.ª jornada.

Um mapa interactivo para explicar como cresceu o império de Isabel dos Santos
O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação mostra como se formou o império da mulher mais rica de África.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade