REGIAOCENTRO.ORG
Custom Search

Utilize a barra de pesquisa acima para efetuar uma pesquisa na Internet através do google.

Praias fluviais de Figueiró dos Vinhos

Como refrescar-se neste verão

Figueiró dos Vinhos fica muito proximo de Coimbra. Um passeio a cerca de 30-45 minutos de dist|ância (de carro). Esta charmosa vila apresenta relativamente perto uma da outra, 2 praias fluviais: Ana de Aviz e Fraga de S. Simões.

Pó d'Enguias

O grupo que anda a agitar Aveiro

Uns vieram para estudar, outros para viver. À primeira vista, parece o grupo dos outsiders. Mas não é. Nele também há quem sempre tenha tido Aveiro por morada. Eles são o Pó d'Enguias , tempero usado na caldeirada à moda da cidade que, agora, dá nome a uma associação informal de comerciantes. Foi, aliás, a partir desse "nada" que "mal se nota" mas "faz toda a diferença" que surgiu este movimento de comércio tradicional, "fora do circuito". Para dar "um outro sabor" à cidade, nota-se.

«A SERRA MAIS ALTA DE PORTUGAL»

Um Sábado na Serra da Estrela

No passado dia 17 de Março, resolvemos visitar a Serra da Estrela para ver se ainda havia neve em quantia para os desportos de inverno. Aproveitamos para conhecer algumas das localidades situadas no caminho.....

Grupo Folclórico do Melriçal na Feira das Cebolas

Álbum Fotográfico

Grupo Folclórico do Melriçal na Feira das Cebolas:

Vento Sul traz areia do Norte de África

Vento do Sahara atinge Portugal

desertoTodos os anos, em especial na primavera e no verão um vento sul que sopra do Norte de Africa em direção à Europa traz consigo areia do deserto do Sahara até Portugal.

"O deserto do sahara é é popularmente conhecido como o maior e o mais quente deserto do mundo." (Wikipedia)

FOTO: source: Wikipedia

Subir na vida

- Porque é que alguns têm um mais rápido sucesso na vida do que outros?

- Porque enquanto uns sobem profissionalmente a pulso, outros saltam à Vara!!!

UM HOMEM COM HISTÓRIA

Alcaide de Linhares

É nas memórias que nos enche a alma. A clareza com que fala da terra, das suas gentes de agora e dos antepassados, aqueles que foram fidalgos e aqueles que foram homens do campo. José Ramos é um homem único. Esteve em África, andou nas minas e "até descobriu um filão de ouro mesmo aqui ao lado, na encosta da serra".

«O MONTE SACRO»

Bussaco

O Bussaco deve ser, sem dúvida, a mata mais genuína e virgem que existe na região centro. Cheia de alamedas bem cuidadas, veredas de verdes semblantes e cheiros intensos. E do silêncio, no seio daquela exuberância "divina", saltam os ruídos dos regatos saltitantes e dos pássaros em voo, que parecem autênticas melodias.

Aveiro - História

História

A mais antiga forma que se conhece do topónimo Aveiro, data de 959, altura em que a condessa Mumadona Dias doa em testamento toda a região ao mosteiro de Guimarães. "Suis terras in Alauario et Salinas" é esta a primeira referência conhecida.
É contudo, no século XIII que Aveiro é elevada à categoria de vila, desenvolvendo-se a povoação à volta da igreja principal, consagrada a S. Miguel. Monumento secular acabou por ser destruído em 1835 dando lugar ao que é hoje a Praça da República.

7ª Edição do Festival da Cherovia

Decorre no primeiro fim de semana de Outubro no núcleo histórico da Covilhã, na zona de Santa Maria

7ª Edição do Festival da Cherovia vai decorrer no primeiro fim de semana de Outubro no núcleo histórico da Covilhã, na zona de Santa Maria.

Para quem não sabe, a Cherovia ou Chirívia ou ainda Pastinaca é uma raíz que se usa como hortaliça. É parente da cenoura, embora de cor mais pálida e com sabor bastante mais intenso que o da cenoura. Em Portugal, é uma planta muito cultivada na Serra da Estrela.

Guarda

Situada no último contraforte Nordeste da Serra da Estrela, a 1056 metros de altitude, sendo a cidade mais alta de Portugal.

A Guarda é uma cidade portuguesa com 42 541 habitantes. Inserida no concelho homólogo com 712,1 km² de área e 26 565 habitantes (2011), subdividido desde a reorganização administrativa de 2012/2013 em 43 freguesias.3 O município é limitado a nordeste pelo município de Pinhel, a leste por Almeida, a sudeste pelo Sabugal, a sul por Belmonte e pela Covilhã, a oeste por Manteigas e por Gouveia e a noroeste por Celorico da Beira. É ainda a capital do Distrito da Guarda que tem uma população residente de 173 831 habitantes. Situada no último contraforte Nordeste da Serra da Estrela, a 1056 metros de altitude, sendo a cidade mais alta de Portugal. Situa-se na região centro de Portugal e pertence à sub-região estatística da Beira Interior Norte.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

IMPÉRIO DO VINHO

BAIRRADA

É antiga a história dos vinhos da Bairrada. Já na época romana a região oferecia o precioso néctar. Depois, com a conquista cristã e o estabelecimento de ordens religiosas os frades dos Mosteiros do Lorvão e Vacariça, ainda na Idade Média, fizeram destas terras barrentas, centro produtor de vinhos de qualidade.

Quinta da Paiva

Parque Biológico da Serra da Lousã

A antiga Quinta da Paiva foi adquirida pela Fundação ADFP e transformada no Parque Biológico da Serra da Lousã.

Se você for a Miranda do Corvo, não deve perde a oportunidade de visitar o fantástico espaço natural do Parque Biológico da Serra da Lousã. Encontrará diversos animais selvagens como a lontra, o lince, a rapousa, o saca-rabos e muitos outros.

Além disso, ao lado da espaço do Parque funciona a piscina que faz a alegria das crianças.

Infusão de Ciência

Jardim Botânico da Universidade de Coimbra promove cultura científica

Ciclo de conversas sobre ciência do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra promove cultura científica em ambiente informal. As temáticas, os cientistas, os locais e mesmo os “chás” variam mensalmente. Certo é que na última quarta-feira de cada mês o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra reúne especialistas em diversas áreas da ciência para tomarem um chá ou uma infusão e conversarem com o público num ambiente descontraído.

 

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação
Há mais 330 docentes do que no ano passado com condições para vincular no concurso externo. Candidataram-se quase 37 mil pessoas.

Discoteca galega recebe DJ portugueses para celebrar reabertura de fronteiras
Pete Tha Zouk e Mayze Faria, com G-Soul, Rafael Barros b2b Ricardo Ribeiro e Urze são os DJ portugueses confirmados no evento que acontece este sábado. A entrada custa oito euros e promete ser uma “grande noite ibérica”.

Palácio dos Condes de Avillez em Portalegre proposto como monumento de interesse público
Depois de ter acolhido os antigos serviços do Governo Civil, o Palácio dos Condes de Avillez é actualmente utilizado pela PSP.

IC1 cortado ao trânsito em Ourique devido a acidente com cinco feridos graves
Duas das vítimas foram transportadas num helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para o Hospital de Faro e as outras foram de ambulância para a unidade hospitalar de Beja.

Antiga fábrica A Napolitana em Lisboa proposta para monumento de interesse público
De acordo com a informação publicada no site da DGPC, A Napolitana insere-se na grande fase de afirmação da indústria moageira alimentar em Portugal.

Siza Vieira: Nacionalização da Efacec não garante pagamento aos bancos
Solução para o impasse accionista na Efacec “não agrada aos bancos”, que dificilmente conseguirão recuperar crédito concedido à empresária angolana, garantiu hoje o ministro da Economia

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade