REGIAOCENTRO.ORG
Custom Search

Utilize a barra de pesquisa acima para efetuar uma pesquisa na Internet através do google.

Vila Chã

freguesia costeira do Concelho de Vila do Conde

Vila Chã é uma freguesia costeira do Concelho de Vila do Conde e pertence à Área Metropolitana do Porto. Esta povoação integra uma comunidade piscatória tradicional  que exerce a sua actividade em embarcações tradicionais, de pequena dimensão e tecnologicamente pouco evoluídas. A actividade pesqueira, confere uma identidade própria a quem a pratica diferenciando-a culturalmente da restante população que se dedica a outras actividades. A lógica do trabalho feminino e do trabalho masculino não obedece à clássica distinção de tarefas em função do género. 

Subir na vida

- Porque é que alguns têm um mais rápido sucesso na vida do que outros?

- Porque enquanto uns sobem profissionalmente a pulso, outros saltam à Vara!!!

A Serra da Freita: a Frecha da Mizarela e o fenómeno das Pedras Parideiras

A Frecha da Mizarela foi cenário do romance intitulado "Mulheres da Beira", de Abel Botelho, e integra um dos percursos dos inúmeros trilhos que a serra oferece, segundo uma atmosfera bucólica onde a natureza se encontra no seu estado mais puro.

A serra da Freita tem como altitude máxima 1.085 metros  (pico de São Pedro Velho) e faz parte do maciço da Gralheira, juntamente com a serra da Arada e a serra do Arestal.

Ucanha: A ponte, a torre e o moinho de rodízio junto ao rio Varosa

freguesia portuguesa do concelho de Tarouca

Ucanha é uma freguesia portuguesa do concelho de Tarouca e é uma aldeia vinhateira do Douro. Foi vila e sede de concelho até 1836, quando foi suprimido e anexado ao concelho de Mondim da Beira. 

O erudito José Leite de Vasconcelos, nascido em Ucanha, refere essencialmente três razões para a construção da ponte e da torre de Ucanha, sobre o rio Varosa, perto de Tarouca e a poucos quilómetros de Lamego: a de defesa, à entrada do couto monástico de Salzedas; a de ostentação senhorial, bem patente na alta torre; e a da cobrança fiscal, pelo valor económico que tal representaria para o mosteiro cisterciense erguido nas proximidades.

Praias fluviais de Figueiró dos Vinhos

Como refrescar-se neste verão

Figueiró dos Vinhos fica muito proximo de Coimbra. Um passeio a cerca de 30-45 minutos de dist|ância (de carro). Esta charmosa vila apresenta relativamente perto uma da outra, 2 praias fluviais: Ana de Aviz e Fraga de S. Simões.

Sé do Porto

edificada no alto da Pena Ventosa

A primitiva ocupação humana do sítio do Porto, provavelmente por castros, remonta ao período final da Idade do Bronze, por volta do século VIII a.C. Trata-se de um povoado proto-histórico que se localizou num ponto alto, sobre a margem direita do rio Douro, e, terá mantido, desde cedo, importantes ligações comerciais com a bacia do mar Mediterrâneo.

Atendimento às Empresas

Agora só por marcação prévia

Infelizmente, a Segurança Social já não atende mais as empresas ou contribuintes que se desloquem às suas instalações sem previamente terem uma marcação. Assim, a unica forma de conseguir que lhe atendam é marcar previamente através de telefone ou via web.

Estação de S.Bento

largo Almeida Garrett

A Estação Ferroviária de S.Bento, situa-se no largo Almeida Garrett, popularmente conhecido como São Bento, e pertence à freguesia da Sé, na cidade do Porto. Foi edificada no lugar onde anteriormente existiu o Mosteiro de S. Bento da Ave-Maria, de freiras beneditinas, dando origem ao seu nome, que foi demolido só depois da morte da última freira no final do século XIX. Com a afirmação do Liberalismo no início do século XIX, e depois de extintas as ordens religiosas, o regime confiscava os bens patrimoniais monásticos por decretos de 1832 e 1834, determinando que estes passassem para o Estado após a morte da última religiosa. No caso do Mosteiro da Avé Maria, esta terá falecido em 1892, ficando então as instalações devolutas.

Vento Sul traz areia do Norte de África

Vento do Sahara atinge Portugal

desertoTodos os anos, em especial na primavera e no verão um vento sul que sopra do Norte de Africa em direção à Europa traz consigo areia do deserto do Sahara até Portugal.

"O deserto do sahara é é popularmente conhecido como o maior e o mais quente deserto do mundo." (Wikipedia)

FOTO: source: Wikipedia

A arquitectura industrial do sec. XX e a azulejaria portuguesa

azulejaria portuguesa

O desenvolvimento económico e social que se operou na viragem do século XIX para o XX levou ao surgimento de uma classe urbana de pequenos industriais e comerciantes, atenta aos novos consumos e modas da época. A estética Arte Nova, veio servir os interesses desta burguesia, na renovação de hábitos sociais e desenvolvimento cosmopolita do início do século xx, que estiveram na origem do aparecimento de superfícies edificadas “modernas".

Mercado Ferreira Borges

A poucos metros da ribeira do Porto, no lado norte do Jardim do Infante

A poucos metros da ribeira do Porto, no lado norte do Jardim do Infante, onde a  estátua do navegador Infante D.Henrique aponta o caminho para os descobrimentos portugueses, encontra-se o Mercado Ferreira Borges, em ângulo recto com o Palácio da Bolsa. Construído em  1885, o edifício enquadra-se no estilo arquitectónico do ferro e do vidro e contou com a assinatura do arquitecto João Carlos Machado. 

Praias de Nudismo

70 Praias de Nudismo em Portugal

De norte a sul do país existem mais de 70 praias onde se pode fazer nudismo em Portugal. Este artigo da VISAO apresenta uma lista muito interessante com fotografias.

Clique aqui para aceder ao artigo da VISAO.

Torre de Lapela

São Lourenço de Lapela é uma pequena aldeia do concelho de Monção

A freguesia e paróquia de São Lourenço de Lapela é uma pequena aldeia do concelho de Monção e embora a sua origem não tenha uma data precisa, sabe-se, no entanto, que remonta aos primórdios da nacionalidade constando a referência mais antiga deste local nas Inquirições de 1258. 

Universidade de Coimbra - Fim de Ano

Torre da Universidade de Coimbra vai marcar a contagem decrescente para 2014

Coimbra vai celebrar a Passagem de Ano pela primeira vez na baixa da cidade, mas o tempo vai ser marcado pelo relógio da Torre da Universidade
 
O formato encontrado para a festa passa por centrar espetáculos em três praças históricas da baixa:
  • as bandas Anaquim e Kremlin atuam na Praça do Comércio,
  • o espetáculo Revival Night by NB, terá lugar na Praça 8 de Maio
  • e os OrangoSamba e Viv’Arte $teatro de rua$, ocupam a Portagem.

O programa fica completo com fogo de artifício no rio Mondego às 00H00, com duração de 10 minutos. 

«A SERRA MAIS ALTA DE PORTUGAL»

Um Sábado na Serra da Estrela

No passado dia 17 de Março, resolvemos visitar a Serra da Estrela para ver se ainda havia neve em quantia para os desportos de inverno. Aproveitamos para conhecer algumas das localidades situadas no caminho.....

IMPÉRIO DO VINHO

BAIRRADA

É antiga a história dos vinhos da Bairrada. Já na época romana a região oferecia o precioso néctar. Depois, com a conquista cristã e o estabelecimento de ordens religiosas os frades dos Mosteiros do Lorvão e Vacariça, ainda na Idade Média, fizeram destas terras barrentas, centro produtor de vinhos de qualidade.

 

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

McCain vai votar contra alternativa ao Obamacare. Projecto republicano novamente em risco
Senador republicano tinha sido já decisivo para a reprovação por parte do Senado da anterior proposta de programa de cuidados de saúde da Administração Trump.

FC Porto desmonta puzzle do Portimonense em seis minutos
Arranque avassalador dos “dragões” ajudou a encaminhar uma vitória que não deixa dúvidas sobre o grande momento da equipa. Portimonense atacou bem melhor do que defendeu.

Euromilhões (76/2017): chave do sorteio desta sexta-feira
Em jogo está o primeiro prémio de 153 milhões de euros.

Leal Coelho foi abençoada por um Pedro que não era o Pedro que ela queria
Candidata do PSD à câmara de Lisboa percorreu a Avenida da Liberdade para falar do trânsito e das propostas que tem para a reanimação do Parque Mayer. Pelo meio, foi ouvindo as queixas dos comerciantes das bancas de artesanato que se estendem pela avenida.

Bloco de Esquerda denuncia nova descarga poluente no rio Tua, em Mirandela
O partido critica a inacção da Câmara Municipal e diz que as descargas são recorrentes, tendo já sido denuncidas pela população.

Tony Carreira "sem medo absolutamente nenhum" das acusações de plágio
Cantor realça boa relação com artistas alegadamente plagiados.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade