REGIAOCENTRO.ORG
Custom Search

Utilize a barra de pesquisa acima para efetuar uma pesquisa na Internet através do google.

ARTESANATO

A tradição de ir para o mar está muito bem representada no Artesanato local que recria em miniatura várias forma da vida das gentes da Nazaré. As peças são variadas e revelam grande habilidade: bóias, barcos, canastras de vime lanternas, redes e trajes que se vestem em bonecos. Em tamanho natural é possível comprar os aventais de chita bordados à mão, as chinelas e os chapéus de borla.

Pinheiro da Bemposta

Freguesia do concelho de Oliveira de Azeméis

Quando se chega a Pinheiro da Bemposta, entra-se num espaço remoto, de tempos de reis e de fidalguia de ocupações mouriscas, onde parece ter ficado indiferente às mudanças históricas e temporais. É por isso um lugar mágico, onde apetece ficar e conhecer a sua história.

Pinheiro da Bemposta é uma freguesia do concelho de Oliveira de Azeméis. O nome de Pinheiro da Bemposta, resulta da existência de um grande pinheiro à sombra do qual os viajantes se abrigavam e ao facto da sua localização ser de grande beleza à cota alta, de onde se avista em larga panorâmica a Ria de Aveiro, desde Ovar até à Serra da Boa Viagem ou ainda até ao mar.

Grupo Folclórico do Melriçal na Feira das Cebolas

Álbum Fotográfico

Grupo Folclórico do Melriçal na Feira das Cebolas:

Universidade de Coimbra - Fim de Ano

Torre da Universidade de Coimbra vai marcar a contagem decrescente para 2014

Coimbra vai celebrar a Passagem de Ano pela primeira vez na baixa da cidade, mas o tempo vai ser marcado pelo relógio da Torre da Universidade
 
O formato encontrado para a festa passa por centrar espetáculos em três praças históricas da baixa:
  • as bandas Anaquim e Kremlin atuam na Praça do Comércio,
  • o espetáculo Revival Night by NB, terá lugar na Praça 8 de Maio
  • e os OrangoSamba e Viv’Arte $teatro de rua$, ocupam a Portagem.

O programa fica completo com fogo de artifício no rio Mondego às 00H00, com duração de 10 minutos. 

Coimbra, a música e o Fado

Património Cultural e Imaterial da Humanidade

Enquanto uma das primeiras capitais de Portugal e sede da mais antiga Universidade Portuguesa, Coimbra tem sido ao longo dos séculos um importante centro musical. Historicamente, a Sé Nova, o Mosteiro de Santa Cruz (fundado por D. Afonso Henriques) e a Universidade (com aula de música desde 1323) constituíram os principais centros de produção e prática musical. Não sendo fácil chegar com exactidão à origem do fado de Coimbra, é um facto que este se encontra intimamente ligado às tradições académicas constituindo um estilo musical português. 
 

 

Mata Nacional do Vale de Canas

Coimbra Verde

A Mata do Vale de Canas é um dos cartões postais de Coimbra. Infelizmente, um terrível incendio que deflagou em Agosto de 2005 queimou uma enorme parte (80%) da Mata do Vale de Canas e ameaçou diversas casas situadas nas redondezas.

Hoje, quase 10 anos depois, a Mata do Vale de Canas começa a dar sinais de recuperação. As autoridades levaram muito tempo até começarem o reflorestamento, mas finalmente começa a dar frutos. Ainda teremos de esperar décadas para termos árvores de grande porte como antigamente, mas pelo menos o primeiro passo já foi dado.

Vá ao cinema

Shopping Dolce Vita

O Shopping Dolce Vita de Coimbra está com uma promoção excelente para incentivar as pessoas a irem ao cinema.

Dolce Vita

7ª Edição do Festival da Cherovia

Decorre no primeiro fim de semana de Outubro no núcleo histórico da Covilhã, na zona de Santa Maria

7ª Edição do Festival da Cherovia vai decorrer no primeiro fim de semana de Outubro no núcleo histórico da Covilhã, na zona de Santa Maria.

Para quem não sabe, a Cherovia ou Chirívia ou ainda Pastinaca é uma raíz que se usa como hortaliça. É parente da cenoura, embora de cor mais pálida e com sabor bastante mais intenso que o da cenoura. Em Portugal, é uma planta muito cultivada na Serra da Estrela.

Médio Tejo - Roteiros Mais Centro

Passeios na Região Centro

 

O site Médio Tejo | Roteiro Mais Centro apresenta uma proposta de visita à região do Médio Tejo muito interessante.

O site está disponível em:

http://maiscentro.qren.pt/roteiros/mediotejo/

Crowding Funding para Projetos Sociais

Plataforma Olmo

"Quando uma jovem californiana pediu ajuda para dar a volta ao mundo no seu barco, apareceram donativos de todo o lado. A sua campanha no KickStarter foi bem-sucedida e angariou 8141 dólares de 148 investidores. Se uma volta ao mundo consegue apoio, projetos sociais como a reconstrução de escolas em São Tomé e Príncipe também conseguirão?
 
É isto que a plataforma Olmo, da associação portuguesa com o mesmo nome, pretende descobrir. Trata-se de crowdfunding social, como explica ao Dinheiro Vivo Domingos Farinho, sócio da Terceiro Quadrante e um dos fundadores do projeto.
 
SOURCE: http://www.olmo.pt/news/6/plataforma-olmo-na-dinheiro-vivo

ALMA DE PÁSSARO

PARAPENTE

"Voar é espectacular. É como um vício". Frase comum e ouvida constantemente entre aqueles que fazem do voo a melhor forma de combater o stress do dia-a-dia. Voar em parapente dá uma sensação de pairar no espaço, de penetrar num mundo de beleza e silêncio, de entrar num mar de nuvens, ou ter uma experiência de vertigem imensa. "É uma sensação de liberdade única" que só quem voa conhece porque é difícil de transmitir aos outros.

Trend Market – Coimbra

Feira de moda em 2ª mão

Objetivo: venda de “moda em 2ª mão”. É um mercado de vestuário usado mas em excelente estado (quase novo).

Destina-se a: público em geral.

Preço: entrada é livre.

Preço para vender: o valor da inscrição é de cinco euros.

Quando: Último sábado do mês.

Onde: Galeria Santa Clara, Coimbra.

Mais informações: https://www.facebook.com/trendmarketfashion

«O MONTE SACRO»

Bussaco

O Bussaco deve ser, sem dúvida, a mata mais genuína e virgem que existe na região centro. Cheia de alamedas bem cuidadas, veredas de verdes semblantes e cheiros intensos. E do silêncio, no seio daquela exuberância "divina", saltam os ruídos dos regatos saltitantes e dos pássaros em voo, que parecem autênticas melodias.

Infusão de Ciência

Jardim Botânico da Universidade de Coimbra promove cultura científica

Ciclo de conversas sobre ciência do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra promove cultura científica em ambiente informal. As temáticas, os cientistas, os locais e mesmo os “chás” variam mensalmente. Certo é que na última quarta-feira de cada mês o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra reúne especialistas em diversas áreas da ciência para tomarem um chá ou uma infusão e conversarem com o público num ambiente descontraído.

Vento Sul traz areia do Norte de África

Vento do Sahara atinge Portugal

desertoTodos os anos, em especial na primavera e no verão um vento sul que sopra do Norte de Africa em direção à Europa traz consigo areia do deserto do Sahara até Portugal.

"O deserto do sahara é é popularmente conhecido como o maior e o mais quente deserto do mundo." (Wikipedia)

FOTO: source: Wikipedia

 

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Moçambique
Deveríamos saber quais foram as organizações que mais ajudaram os moçambicanos no terreno para as podermos reforçar e apoiar.

O que é a democracia?
O que impede os atuais dirigentes do PCP de considerarem que o regime da Coreia do Norte nada tem a ver com a democracia, desde logo à luz do regime democrático emanado do XXI Congresso?

May diz que está com o povo pelo “Brexit” e exige ao Parlamento que decida
Primeira-ministra britânica acusa deputados de bloquearem a saída do Reino Unido da UE. O referendo foi há mais de dois anos, agora "façam uma escolha", diz-lhes. "Não adiarei o Brexit além de 30 de Junho".

Ronda de Elite arranca com Hat-trick de Pedro Neto
Selecção nacional sub-19 bateu o Chipre na qualificação para o Europeu da Arménia.

Esquerda insiste em regras iguais para todos os enfermeiros
Os enfermeiros que tiveram uma revisão salarial entre 2011 e 2015 viram apagados os pontos referentes aos anos anteriores à alteração do ordenado para os 1200 euros, o valor base da carreira de enfermagem. Madeira chegou a acordo com os sindicatos.

Presidente da CCDR Centro negou co-autoria de cartas difamatórias sobre antecessor
Ana Abrunhosa disse ao tribunal que se candidatou ao cargo porque Pedro Saraiva não concorreu.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade