REGIAOCENTRO.ORG
Custom Search

Utilize a barra de pesquisa acima para efetuar uma pesquisa na Internet através do google.

Pó d'Enguias

O grupo que anda a agitar Aveiro

Uns vieram para estudar, outros para viver. À primeira vista, parece o grupo dos outsiders. Mas não é. Nele também há quem sempre tenha tido Aveiro por morada. Eles são o Pó d'Enguias , tempero usado na caldeirada à moda da cidade que, agora, dá nome a uma associação informal de comerciantes. Foi, aliás, a partir desse "nada" que "mal se nota" mas "faz toda a diferença" que surgiu este movimento de comércio tradicional, "fora do circuito". Para dar "um outro sabor" à cidade, nota-se.

ALMA DE PÁSSARO

PARAPENTE

"Voar é espectacular. É como um vício". Frase comum e ouvida constantemente entre aqueles que fazem do voo a melhor forma de combater o stress do dia-a-dia. Voar em parapente dá uma sensação de pairar no espaço, de penetrar num mundo de beleza e silêncio, de entrar num mar de nuvens, ou ter uma experiência de vertigem imensa. "É uma sensação de liberdade única" que só quem voa conhece porque é difícil de transmitir aos outros.

ARTESANATO

A tradição de ir para o mar está muito bem representada no Artesanato local que recria em miniatura várias forma da vida das gentes da Nazaré. As peças são variadas e revelam grande habilidade: bóias, barcos, canastras de vime lanternas, redes e trajes que se vestem em bonecos. Em tamanho natural é possível comprar os aventais de chita bordados à mão, as chinelas e os chapéus de borla.

«A SERRA MAIS ALTA DE PORTUGAL»

Um Sábado na Serra da Estrela

No passado dia 17 de Março, resolvemos visitar a Serra da Estrela para ver se ainda havia neve em quantia para os desportos de inverno. Aproveitamos para conhecer algumas das localidades situadas no caminho.....

Praias fluviais de Figueiró dos Vinhos

Como refrescar-se neste verão

Figueiró dos Vinhos fica muito proximo de Coimbra. Um passeio a cerca de 30-45 minutos de dist|ância (de carro). Esta charmosa vila apresenta relativamente perto uma da outra, 2 praias fluviais: Ana de Aviz e Fraga de S. Simões.

HORAS DO CONTO NA BIBLIOTECA INFANTIL

CONTOS ÀS CORES

CONTOS ÀS CORES

Uma hora do conto muito colorida, que terá lugar no dia 24 de junho, 3.ª feira, às 18h. Destina-se a crianças de 4 e 5 anos, acompanhadas por um adulto.

 

HISTÓRIAS DE GUERRAS

Histórias para escutar e pensar, no dia 27 de junho, 6.ª feira, às 18h. Esta hora do conto é destinada a rapazes e raparigas a partir dos 6 anos.

Infusão de Ciência

Jardim Botânico da Universidade de Coimbra promove cultura científica

Ciclo de conversas sobre ciência do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra promove cultura científica em ambiente informal. As temáticas, os cientistas, os locais e mesmo os “chás” variam mensalmente. Certo é que na última quarta-feira de cada mês o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra reúne especialistas em diversas áreas da ciência para tomarem um chá ou uma infusão e conversarem com o público num ambiente descontraído.

Universidade de Coimbra - Fim de Ano

Torre da Universidade de Coimbra vai marcar a contagem decrescente para 2014

Coimbra vai celebrar a Passagem de Ano pela primeira vez na baixa da cidade, mas o tempo vai ser marcado pelo relógio da Torre da Universidade
 
O formato encontrado para a festa passa por centrar espetáculos em três praças históricas da baixa:
  • as bandas Anaquim e Kremlin atuam na Praça do Comércio,
  • o espetáculo Revival Night by NB, terá lugar na Praça 8 de Maio
  • e os OrangoSamba e Viv’Arte $teatro de rua$, ocupam a Portagem.

O programa fica completo com fogo de artifício no rio Mondego às 00H00, com duração de 10 minutos. 

Trend Market – Coimbra

Feira de moda em 2ª mão

Objetivo: venda de “moda em 2ª mão”. É um mercado de vestuário usado mas em excelente estado (quase novo).

Destina-se a: público em geral.

Preço: entrada é livre.

Preço para vender: o valor da inscrição é de cinco euros.

Quando: Último sábado do mês.

Onde: Galeria Santa Clara, Coimbra.

Mais informações: https://www.facebook.com/trendmarketfashion

Vento Sul traz areia do Norte de África

Vento do Sahara atinge Portugal

desertoTodos os anos, em especial na primavera e no verão um vento sul que sopra do Norte de Africa em direção à Europa traz consigo areia do deserto do Sahara até Portugal.

"O deserto do sahara é é popularmente conhecido como o maior e o mais quente deserto do mundo." (Wikipedia)

FOTO: source: Wikipedia

Guarda

Situada no último contraforte Nordeste da Serra da Estrela, a 1056 metros de altitude, sendo a cidade mais alta de Portugal.

A Guarda é uma cidade portuguesa com 42 541 habitantes. Inserida no concelho homólogo com 712,1 km² de área e 26 565 habitantes (2011), subdividido desde a reorganização administrativa de 2012/2013 em 43 freguesias.3 O município é limitado a nordeste pelo município de Pinhel, a leste por Almeida, a sudeste pelo Sabugal, a sul por Belmonte e pela Covilhã, a oeste por Manteigas e por Gouveia e a noroeste por Celorico da Beira. É ainda a capital do Distrito da Guarda que tem uma população residente de 173 831 habitantes. Situada no último contraforte Nordeste da Serra da Estrela, a 1056 metros de altitude, sendo a cidade mais alta de Portugal. Situa-se na região centro de Portugal e pertence à sub-região estatística da Beira Interior Norte.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

«O MONTE SACRO»

Bussaco

O Bussaco deve ser, sem dúvida, a mata mais genuína e virgem que existe na região centro. Cheia de alamedas bem cuidadas, veredas de verdes semblantes e cheiros intensos. E do silêncio, no seio daquela exuberância "divina", saltam os ruídos dos regatos saltitantes e dos pássaros em voo, que parecem autênticas melodias.

7ª Edição do Festival da Cherovia

Decorre no primeiro fim de semana de Outubro no núcleo histórico da Covilhã, na zona de Santa Maria

7ª Edição do Festival da Cherovia vai decorrer no primeiro fim de semana de Outubro no núcleo histórico da Covilhã, na zona de Santa Maria.

Para quem não sabe, a Cherovia ou Chirívia ou ainda Pastinaca é uma raíz que se usa como hortaliça. É parente da cenoura, embora de cor mais pálida e com sabor bastante mais intenso que o da cenoura. Em Portugal, é uma planta muito cultivada na Serra da Estrela.

Médio Tejo - Roteiros Mais Centro

Passeios na Região Centro

 

O site Médio Tejo | Roteiro Mais Centro apresenta uma proposta de visita à região do Médio Tejo muito interessante.

O site está disponível em:

http://maiscentro.qren.pt/roteiros/mediotejo/

 

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

"Programa Regressar": Emigrantes têm IRS especial durante cinco anos
“Programa Regressar” vai permitir pagar IRS apenas sobre metade do rendimento durante cinco anos, tanto se uma pessoa voltar a Portugal em 2019 como em 2020.

Autoridades de transportes têm de contribuir para baixar preço dos passes
Governo reserva 83 milhões orientados para a redução tarifária nos transportes públicos a partir de 1 de Abril, mas parte do dinheiro também pode ser usado na melhoria do serviço.

Direcção-Geral do Património Cultural vai ter mais 10 milhões de euros
Orçamento para a Cultura terá 501 milhões de euros em 2019, mais 12,6 por cento do que este ano.

Na agenda do Financiamento está uma emissão Panda e outra de OTRV
Primeira emissão de Certificados do Tesouro vence este mês e Estado não está à espera do seu reinvestimento.

Incentivos às empresas vão chegar aos cinco mil milhões de euros
Reprogramação do PT2020 permitiu manter o ritmo de apoio às empresas. Até ao final do ciclo estão disponíveis 1700 milhões de euros para investimento em territórios no interior

Progressões de 2019 serão pagas até final do ano e custam 274 milhões
Ministro das Finanças não desvendou até onde está disposto a ir nos aumentos salariais da função pública e remeteu explicações para a conferência de imprensa desta terça-feira

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade