REGIAOCENTRO.ORG
Custom Search

Utilize a barra de pesquisa acima para efetuar uma pesquisa na Internet através do google.

Coimbra, a música e o Fado

Património Cultural e Imaterial da Humanidade

Enquanto uma das primeiras capitais de Portugal e sede da mais antiga Universidade Portuguesa, Coimbra tem sido ao longo dos séculos um importante centro musical. Historicamente, a Sé Nova, o Mosteiro de Santa Cruz (fundado por D. Afonso Henriques) e a Universidade (com aula de música desde 1323) constituíram os principais centros de produção e prática musical. Não sendo fácil chegar com exactidão à origem do fado de Coimbra, é um facto que este se encontra intimamente ligado às tradições académicas constituindo um estilo musical português. 
 

 

UM HOMEM COM HISTÓRIA

Alcaide de Linhares

É nas memórias que nos enche a alma. A clareza com que fala da terra, das suas gentes de agora e dos antepassados, aqueles que foram fidalgos e aqueles que foram homens do campo. José Ramos é um homem único. Esteve em África, andou nas minas e "até descobriu um filão de ouro mesmo aqui ao lado, na encosta da serra".

IMPÉRIO DO VINHO

BAIRRADA

É antiga a história dos vinhos da Bairrada. Já na época romana a região oferecia o precioso néctar. Depois, com a conquista cristã e o estabelecimento de ordens religiosas os frades dos Mosteiros do Lorvão e Vacariça, ainda na Idade Média, fizeram destas terras barrentas, centro produtor de vinhos de qualidade.

ARTESANATO

A tradição de ir para o mar está muito bem representada no Artesanato local que recria em miniatura várias forma da vida das gentes da Nazaré. As peças são variadas e revelam grande habilidade: bóias, barcos, canastras de vime lanternas, redes e trajes que se vestem em bonecos. Em tamanho natural é possível comprar os aventais de chita bordados à mão, as chinelas e os chapéus de borla.

Universidade de Coimbra - Fim de Ano

Torre da Universidade de Coimbra vai marcar a contagem decrescente para 2014

Coimbra vai celebrar a Passagem de Ano pela primeira vez na baixa da cidade, mas o tempo vai ser marcado pelo relógio da Torre da Universidade
 
O formato encontrado para a festa passa por centrar espetáculos em três praças históricas da baixa:
  • as bandas Anaquim e Kremlin atuam na Praça do Comércio,
  • o espetáculo Revival Night by NB, terá lugar na Praça 8 de Maio
  • e os OrangoSamba e Viv’Arte $teatro de rua$, ocupam a Portagem.

O programa fica completo com fogo de artifício no rio Mondego às 00H00, com duração de 10 minutos. 

Vá ao cinema

Shopping Dolce Vita

O Shopping Dolce Vita de Coimbra está com uma promoção excelente para incentivar as pessoas a irem ao cinema.

Dolce Vita

Grupo Folclórico do Melriçal na Feira das Cebolas

Álbum Fotográfico

Grupo Folclórico do Melriçal na Feira das Cebolas:

HORAS DO CONTO NA BIBLIOTECA INFANTIL

CONTOS ÀS CORES

CONTOS ÀS CORES

Uma hora do conto muito colorida, que terá lugar no dia 24 de junho, 3.ª feira, às 18h. Destina-se a crianças de 4 e 5 anos, acompanhadas por um adulto.

 

HISTÓRIAS DE GUERRAS

Histórias para escutar e pensar, no dia 27 de junho, 6.ª feira, às 18h. Esta hora do conto é destinada a rapazes e raparigas a partir dos 6 anos.

Pinheiro da Bemposta

Freguesia do concelho de Oliveira de Azeméis

Quando se chega a Pinheiro da Bemposta, entra-se num espaço remoto, de tempos de reis e de fidalguia de ocupações mouriscas, onde parece ter ficado indiferente às mudanças históricas e temporais. É por isso um lugar mágico, onde apetece ficar e conhecer a sua história.

Pinheiro da Bemposta é uma freguesia do concelho de Oliveira de Azeméis. O nome de Pinheiro da Bemposta, resulta da existência de um grande pinheiro à sombra do qual os viajantes se abrigavam e ao facto da sua localização ser de grande beleza à cota alta, de onde se avista em larga panorâmica a Ria de Aveiro, desde Ovar até à Serra da Boa Viagem ou ainda até ao mar.

7ª Edição do Festival da Cherovia

Decorre no primeiro fim de semana de Outubro no núcleo histórico da Covilhã, na zona de Santa Maria

7ª Edição do Festival da Cherovia vai decorrer no primeiro fim de semana de Outubro no núcleo histórico da Covilhã, na zona de Santa Maria.

Para quem não sabe, a Cherovia ou Chirívia ou ainda Pastinaca é uma raíz que se usa como hortaliça. É parente da cenoura, embora de cor mais pálida e com sabor bastante mais intenso que o da cenoura. Em Portugal, é uma planta muito cultivada na Serra da Estrela.

«O MONTE SACRO»

Bussaco

O Bussaco deve ser, sem dúvida, a mata mais genuína e virgem que existe na região centro. Cheia de alamedas bem cuidadas, veredas de verdes semblantes e cheiros intensos. E do silêncio, no seio daquela exuberância "divina", saltam os ruídos dos regatos saltitantes e dos pássaros em voo, que parecem autênticas melodias.

«A SERRA MAIS ALTA DE PORTUGAL»

Um Sábado na Serra da Estrela

No passado dia 17 de Março, resolvemos visitar a Serra da Estrela para ver se ainda havia neve em quantia para os desportos de inverno. Aproveitamos para conhecer algumas das localidades situadas no caminho.....

ALMA DE PÁSSARO

PARAPENTE

"Voar é espectacular. É como um vício". Frase comum e ouvida constantemente entre aqueles que fazem do voo a melhor forma de combater o stress do dia-a-dia. Voar em parapente dá uma sensação de pairar no espaço, de penetrar num mundo de beleza e silêncio, de entrar num mar de nuvens, ou ter uma experiência de vertigem imensa. "É uma sensação de liberdade única" que só quem voa conhece porque é difícil de transmitir aos outros.

Médio Tejo - Roteiros Mais Centro

Passeios na Região Centro

 

O site Médio Tejo | Roteiro Mais Centro apresenta uma proposta de visita à região do Médio Tejo muito interessante.

O site está disponível em:

http://maiscentro.qren.pt/roteiros/mediotejo/

 

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Não à eutanásia, não ao referendo
Esta não é uma discussão de certo ou de errado ou que suscite uma resposta binária de verdadeiro ou falso. Exige-se, por isso, capacidade para ouvir e esforço em compreender os argumentos contrários.

Eutanásia no país do faz-de-conta
Serei um objetor ativo, pelos princípios hipocráticos da minha profissão e porque estou ciente de que há sempre algo que poderei fazer, para que o doente encontre a sua paz, sem lhe antecipar a morte.

Da defesa da ideia da residência alternada obrigatória e da sua insustentabilidade na ótica do superior interesse das crianças
Ao manter a solução em vigor a sociedade contribui para a manutenção da estabilidade das crianças, prosseguindo assim o seu superior interesse, princípio essencial consagrado.

PPP de Medina e Costa: mudar as regras é mau sinal
O BE é claro: faz mal Fernando Medina em insistir no confronto com o Tribunal de Contas e fez mal António Costa em alterar a lei das PPP para libertar Medina do escrutínio do tribunal.

Novas soluções para o Interior
O Interior só inverterá o despovoamento com políticas “hard”, pois as “soft” já mostraram que valem pouco.

Número de mortos pelo novo coronavírus na China continental sobe para 1807
Em toda a China continental, o Covid-19 já infectou 72.300 pessoas. Autoridades chinesas dizem que a propagação do novo coronavírus está em vias de ser controlada, OMS alerta para o excesso de optimismo.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade