Ilustração sobre a Localidade

« A riqueza da terra »

Cogumelos

As primeiras chuvas do Outono trazem consigo o surgimento de uma ampla variedade de cogumelos dos mais diversos tipos, formas, texturas e gostos.

Esta muito apreciada iguaria pode ser preparada de diversas formas, mas também requer um grande cuidado e conhecimento das espécies comestíveis.

O nosso nobre e delicioso amigo é na verdade um fungo. Os fungos são organismos muito simples que não conseguem absorver o carbono atmosférico nem realizar a fotossíntese pois são desprovidos de clorofila. A maioria dos fungos são simbióticos, ou seja, vivem numa associação com plantas verdes e árvores das quais obtêm açúcares e outros produtos da fotossíntese. Em troca, produzem nitrogênio (azoto) sob a forma de nitratos e sais minerais indispensáveis aos vegetais.

Os cogumelos reproduzem-se através de esporos que dão origem ao micélio - parte vegetativa do cogumelo. Simplificando, pode-se dizer que os cogumelos são compostos por micélio, pé, chapéu e, às vezes, anéis. Contudo, nem todas as espécies apresentam estas quatro partes.

A arte da colheita do cogumelo exige conhecimento profundo das espécies pois muitas são venenosas ou tóxicas. Assim, é aconselhável só apanhar as espécies que tiver certeza a 100% de que são comestíveis.

Em nenhum caso deverá misturar espécies conhecidas com outras desconhecidas, pois caso haja uma venenosa esta poderia contaminar as outras, com perigo até mesmo fatal.

A colheita deve ser feita com auxílio de uma faca. Deve-se cortar o cogumelo de forma a deixar na terra o micélio. Deve-se escolher apenas os exemplares mais jovens pois os mais velhos são impróprios para o consumo. A melhor forma de transportá-los é colocando-os num cesto para que permaneçam sempre arejados.

Cuidado com as crendices populares do alho e da peça de prata que escurecem em contacto com espécies venenosas ou de que as espécies com anéis não seriam perigosas. Isto é totalmente FALSO e pode ser MORTAL!

O nome popular das diversas espécies de cogumelo varia muito de região para região. A espécie mais procurada em Portugal é o míscaro, cujo nome científico é Tricholoma equestre, encontrado em grande quantidade nos pinhais arenosos de beira-mar.

Quem não se recorda dos suculentos pratos dos nossos avôs, nos tempos heroicos em que a carne era escassa e que o míscaro dava alegria ao arroz.

Sem falar da atividade sazonal, em especial em Mira e Cantanhede, quando parava a faina do campo e começava a colheita do míscaro para ser vendido na região de Viseu, ajudando assim, o magro orçamento familiar.

Caro leitor, não querendo substituir as Instituições Ambientais no seu dever de informar, a equipa do portal regiaocentro.net aproveita para ressaltar a importância de colher corretamente os cogumelos. Para que no futuro possamos continuar colhendo esta dádiva dos deuses, tenha sempre o cuidado de levar consigo um canivete para deixar o micélio na terra, que será novamente outro cogumelo no ano a seguir, e de só colher aquilo que realmente vai consumir. Deverá ainda ter o cuidado de não pisar nas espécies desconhecidas pois todas elas fazem parte do mesmo ecossistema.

Boa colheita!

 

 

Em caso de ingestão de cogumelos venenosos ou tóxicos
1) O doente deverá ser transportado de imediato para o hospital mais próximo.
2) Se possível, o doente deverá ser posicionado de forma a que possa vomitar facilmente.
3) Recolha os restos da comida ingerida ou do vômito para identificar a espécie do cogumelo.
4) Não dar leite ou bebidas alcoólicas ao doente .

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Robert Fico quer desmantelar órgão que protege os denunciantes na Eslováquia
Oposição critica projecto de lei que vai criar gabinete mais alinhado com prioridades do Governo de Fico: vai enfraquecer o escrutínio sobre crimes financeiros e alimentar tensão com Bruxelas.

Marcelo Rebelo de Sousa já saiu do hospital: “Sinto-me francamente bem”
O Presidente da República contou que nestes últimos dias visitou a biblioteca hospitalar, releu um livro e tirou selfies.

Livros que cruzam o Atlântico 22

Ministros demoram mais de um mês para articularem assinaturas na reforma do Estado
Nomeação de consultores para grupo de trabalho da reforma do Estado demorou mais de um mês para reunir assinaturas de três ministros.

Entre ambiente e economia, oito em cada 10 portugueses dão prioridade ao ambiente
Estudo em 11 países europeus mostra que existe um apoio público sólido - mas condicional - à acção climática na Europa. Cidadãos exigem mais justiça e esperam mais liderança de empresas e governos.

Bruxelas avalia mexer no made in Europe e exigir até 70% de conteúdo local
França tenta empurrar União Europeia para mudanças que vão impor à indústria a compra de mais matéria-prima doméstica, mesmo que seja mais cara. Custo pode subir mais de dez mil milhões de euros/ano.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade