REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

« A riqueza da terra »

Cogumelos

As primeiras chuvas do Outono trazem consigo o surgimento de uma ampla variedade de cogumelos dos mais diversos tipos, formas, texturas e gostos.

Esta muito apreciada iguaria pode ser preparada de diversas formas, mas também requer um grande cuidado e conhecimento das espécies comestíveis.

O nosso nobre e delicioso amigo é na verdade um fungo. Os fungos são organismos muito simples que não conseguem absorver o carbono atmosférico nem realizar a fotossíntese pois são desprovidos de clorofila. A maioria dos fungos são simbióticos, ou seja, vivem numa associação com plantas verdes e árvores das quais obtêm açúcares e outros produtos da fotossíntese. Em troca, produzem nitrogênio (azoto) sob a forma de nitratos e sais minerais indispensáveis aos vegetais.

Os cogumelos reproduzem-se através de esporos que dão origem ao micélio - parte vegetativa do cogumelo. Simplificando, pode-se dizer que os cogumelos são compostos por micélio, pé, chapéu e, às vezes, anéis. Contudo, nem todas as espécies apresentam estas quatro partes.

A arte da colheita do cogumelo exige conhecimento profundo das espécies pois muitas são venenosas ou tóxicas. Assim, é aconselhável só apanhar as espécies que tiver certeza a 100% de que são comestíveis.

Em nenhum caso deverá misturar espécies conhecidas com outras desconhecidas, pois caso haja uma venenosa esta poderia contaminar as outras, com perigo até mesmo fatal.

A colheita deve ser feita com auxílio de uma faca. Deve-se cortar o cogumelo de forma a deixar na terra o micélio. Deve-se escolher apenas os exemplares mais jovens pois os mais velhos são impróprios para o consumo. A melhor forma de transportá-los é colocando-os num cesto para que permaneçam sempre arejados.

Cuidado com as crendices populares do alho e da peça de prata que escurecem em contacto com espécies venenosas ou de que as espécies com anéis não seriam perigosas. Isto é totalmente FALSO e pode ser MORTAL!

O nome popular das diversas espécies de cogumelo varia muito de região para região. A espécie mais procurada em Portugal é o míscaro, cujo nome científico é Tricholoma equestre, encontrado em grande quantidade nos pinhais arenosos de beira-mar.

Quem não se recorda dos suculentos pratos dos nossos avôs, nos tempos heroicos em que a carne era escassa e que o míscaro dava alegria ao arroz.

Sem falar da atividade sazonal, em especial em Mira e Cantanhede, quando parava a faina do campo e começava a colheita do míscaro para ser vendido na região de Viseu, ajudando assim, o magro orçamento familiar.

Caro leitor, não querendo substituir as Instituições Ambientais no seu dever de informar, a equipa do portal regiaocentro.net aproveita para ressaltar a importância de colher corretamente os cogumelos. Para que no futuro possamos continuar colhendo esta dádiva dos deuses, tenha sempre o cuidado de levar consigo um canivete para deixar o micélio na terra, que será novamente outro cogumelo no ano a seguir, e de só colher aquilo que realmente vai consumir. Deverá ainda ter o cuidado de não pisar nas espécies desconhecidas pois todas elas fazem parte do mesmo ecossistema.

Boa colheita!

 

 

Em caso de ingestão de cogumelos venenosos ou tóxicos
1) O doente deverá ser transportado de imediato para o hospital mais próximo.
2) Se possível, o doente deverá ser posicionado de forma a que possa vomitar facilmente.
3) Recolha os restos da comida ingerida ou do vômito para identificar a espécie do cogumelo.
4) Não dar leite ou bebidas alcoólicas ao doente .


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Atlético de serviços mínimos em estreia agridoce de João Félix
Avançado português desenhou uma jogada brilhante, mas saiu lesionado dez minutos depois.

Sporting sempre venceu, mas Sp. Braga foi mesmo guerreiro
“Leões” conseguiram vantagem fundamental ao intervalo, resistindo à tenaz reacção do rival, num jogo com muitas oportunidades e no qual os erros cometidos pelos minhotos pesaram.

Sindicato põe fim à greve já mandatado para marcar a próxima
Francisco São Bento defende que motoristas não estão a dar o passo atrás, mas sim o passo necessário para o processo avançar.

Santa Casa abre clínica dentária gratuita para todas as crianças e jovens de Lisboa
Projecto “único em Portugal” destina-se a jovens até aos 18 anos que residam ou estudem em Lisboa.

Um thatcherismo de fachada socialista
A principal vítima de todo este processo foi o direito à greve. Nada será como dantes. As greves em sectores vitais – médicos, enfermeiros, transportes públicos – podem estar a caminho da extinção.

Alimentos estragados dão electricidade na Amadora
Desperdício transforma-se em composto agrícola e energia eléctrica.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade