REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Soure

Soure é uma vila portuguesa no Distrito de Coimbra, região Centro e sub-região do Baixo Mondego, com cerca de 7 900 habitantes.

É sede de um município com 263,91 km² de área e 19 245 habitantes (20111 ), subdividido em 10 freguesias.2 O município é limitado a norte pelo município de Montemor-o-Velho, a nordeste por Condeixa-a-Nova, a leste por Penela, a sudeste por Ansião, a sul por Pombal e a oeste pela Figueira da Foz.

Trata-se de um dos poucos municípios de Portugal territorialmente descontínuos. O caso de Soure é único no contexto português, pois a descontinuidade do concelho é dupla3 e deve-se à própria descontinuidade territorial de duas das suas freguesias: Degracias e Pombalinho (que possui um pequeno exclave encaixado entre os concelhos de Penela, no distrito de Coimbra, e Ansião, no distrito de Leiria) e Figueiró do Campo (que possui um ainda mais pequeno exclave, encaixado entre duas freguesias do concelho de Montemor-o-Velho, efectivamente criando um pequeno enclave neste município do distrito de Coimbra).

 

FONTE: Wikipedia


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Activistas polacas acusadas de “profanação” da Virgem Maria com símbolo LGBT foram absolvidas
A imagem adulterada é um ícone católico venerado na Polónia. A original está guardada no mosteiro de Czestochowa, o mais sagrado dos locais católicos no país.

O aeroporto e o mito de Sísifo
O interminável folhetim do aeroporto regressa à estaca zero, ou quase. Milhares de páginas de estudos, centenas de horas de discussões, milhões de euros investidos em pareceres servirão apenas para memória futura. Por vezes, o país gosta de se mostrar inútil com volúpia e sem arrependimento.

Como desdobrar cartas do século XVII só com raios-X
Antes de haver envelopes, as cartas eram enviadas dobradas em padrões complicados, como uma assinatura própria de quem as enviava. Uma equipa de cientistas desenvolveu para uma técnica para as ler sem as destruir.

Estátuas de Lisboa: “Tem de haver debate, tem de haver discussão”
Um projecto digital do Teatro do Bairro Alto nasce no preciso momento em que a conversa sobre estátuas e símbolos está na ordem do dia. A fotomontagem, a ficção e o humor podem ser novas ferramentas.

Covid-19: situação nas prisões “está controlada” e “não há surtos”, diz ministra da Justiça
A ministra da Justiça afirmou que há um controlo “bastante efectivo” da transmissão da covid no interior dos espaços prisionais com as medidas de contingência.

IPST tem três inquéritos abertos por causa de práticas discriminatórias na doação de sangue
A presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação garantiu que o IPST “não é uma instituição discriminatória, pelo contrário”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade