REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima começou a ser contruído em 1928, altura em que se ergeu a Basílica da Cova da Iria, em estilo neo-barroco, segundo um projecto do arquitecto holandês G. Van Kriecken, vindo a ser sagrada em 1953.

O altar-mor apresenta vitrais com algumas das cenas das aparições e um quadro onde está representada a mensagem que Nossa Senhora transmitiu aos pastorinhos.

As estátuas dos Apóstolos do Imaculado Coração de Maria estão colocados nos quatro cantos da Basílica. O simulo do Bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, encontra-se na capela-mor. Os túmulos dos Pastorinhos Jacinta e Francisco Marto encontram-se no lado nascente.

Gastronomia

A Serra de Aire oferece uma gastronomia rica que enche os olhos e abre o apetite. É indispensável provar os queijos caseiros de Seiça, o carneiro à Vale Travesso, o Coelho à Bruxa, o Ensopado de Borrego de Vilar de Prazeres e os Bolos de Arco de Ourém. Não deixe de experimentar os vinhos brancos de Alburitel.

Serra de Aire

A Serra de Aire limita o concelho a sul. A presença de grandes afloramentos calcários e de uma flora autóctone única permite que seja uma área protegida e integrada no Parque Natural das Serras de Aire Candeeiros (PNSAC).

Nesta serra quase tudo é pedra que se eleva em cumes agrestes cobertos de vegetação rasteira e oliveiras. Os matos permitem também a presença de falcões e águias que por ali voam e caçam livremente.

O verde da vegetação é interrompido pelos muros de pedra que dividem as propriedades e que serviram para limpar o terreno para que pudesse ser usado na agricultura. Estas construções resultam num rendilhado onde o verde das culturas contrasta com o cinza das pedras.

O castelo

O castelo foi construído no século XII como uma fortificação de defesa e, em especial, de protecção. Situa-se no alto de um morro, acima do actual núcleo urbano.

Aparição de Nossa Senhora

A Nossa Senhora aqui apareceu em 1917, a 2.5 Km de Fátima, no sítio denominado Cova da Iria, pedindo penitência e rezas para o seu povo da terra. A cidade é um centro de espiritualidade. Milhões de peregrinos rumam a Fátima todos os anos.

Das histórias religiosas desta terra ficaram as aparições. No dia 13 de Maio de 1917, três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta andavam com o seu rebanho. De um momento para o outro, em cima de uma pequena azinheira surgiu uma luz brilhante e intensa que envolvia uma linda senhora. 

História

O nome original deste Concelho foi Abdegas até o século XII. Com a expulsão dos Mouros por Dom Afonso Henriques em 1136, foi alterado para Aurem e finalmente Ourém.

O nome Ourém terá derivado de uma lenda que envolve uma linda moura. Estando apaixonada pelo cavaleiro templário Gonçalo Henriques, a moura converteu-se ao cristianismo e tomou o nome de Ouriana. 

Auren era o nome do castelo que, em 1136, D. Afonso Henringues tomou aos mouros. Em 1180 foi concedido o primeiro foral dado por D. Teresa, filha do rei conquistador. O Conde Andeiro, segundo Conde de Ourém, foi o responsável pela assinatura do Tratado de Aliança entre Inglaterra e Portugal, em vigor até aos nossos dias.


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Tirar o maior proveito da micromobilidade
O verdadeiro desafio para os operadores e autoridades públicas é como aumentar o uso desses modos partilhados, tornando-os um componente regular da mobilidade diária para muitos cidadãos, em vez de apenas uma opção agradável para viagens ocasionais.

Quer pagar menos IRC?
A descida do IRC é fundamental, não só para evitar esta fuga à tributação nacional, mas também para promover o investimento, que potencia a arrecadação de receitas fiscais de diversas formas, além de promover o emprego qualificado.

Quercus e moradores denunciam abate de árvores centenárias em Vila Nova de Paiva
A associação ambiental denuncia o abate de um conjunto de tílias centenárias junto ao edifício da Câmara Municipal para que sejam construídos mais lugares de estacionamento para a feira quinzenal. A autarquia afirma que as árvores põem em causa a segurança dos cidadãos.

Medina quer manter Salgado à frente da empresa municipal de obras
Ex-vereador tinha manifestado vontade de ficar na administração da SRU e presidente da câmara acedeu. A proposta é discutida na quinta-feira e sujeita a voto secreto. PCP quer aproveitar a ocasião para reforçar poderes de escrutínio de operações urbanísticas.

Portuguesa com missão de poupar água ganha prémio de inovação europeu
A vitória foi atribuída pelo trabalho na Trigger Systems, um sistema de rega inteligente que já ajudou a Câmara de Lisboa a poupar mais de 100 mil euros em água.

“Uma eleição sem observação independente é meio duvidosa”
Ericino de Salema é o director para Moçambique do Instituto Eleitoral para a Democracia Sustentável em África.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade