REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima começou a ser contruído em 1928, altura em que se ergeu a Basílica da Cova da Iria, em estilo neo-barroco, segundo um projecto do arquitecto holandês G. Van Kriecken, vindo a ser sagrada em 1953.

O altar-mor apresenta vitrais com algumas das cenas das aparições e um quadro onde está representada a mensagem que Nossa Senhora transmitiu aos pastorinhos.

As estátuas dos Apóstolos do Imaculado Coração de Maria estão colocados nos quatro cantos da Basílica. O simulo do Bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, encontra-se na capela-mor. Os túmulos dos Pastorinhos Jacinta e Francisco Marto encontram-se no lado nascente.

Gastronomia

A Serra de Aire oferece uma gastronomia rica que enche os olhos e abre o apetite. É indispensável provar os queijos caseiros de Seiça, o carneiro à Vale Travesso, o Coelho à Bruxa, o Ensopado de Borrego de Vilar de Prazeres e os Bolos de Arco de Ourém. Não deixe de experimentar os vinhos brancos de Alburitel.

Serra de Aire

A Serra de Aire limita o concelho a sul. A presença de grandes afloramentos calcários e de uma flora autóctone única permite que seja uma área protegida e integrada no Parque Natural das Serras de Aire Candeeiros (PNSAC).

Nesta serra quase tudo é pedra que se eleva em cumes agrestes cobertos de vegetação rasteira e oliveiras. Os matos permitem também a presença de falcões e águias que por ali voam e caçam livremente.

O verde da vegetação é interrompido pelos muros de pedra que dividem as propriedades e que serviram para limpar o terreno para que pudesse ser usado na agricultura. Estas construções resultam num rendilhado onde o verde das culturas contrasta com o cinza das pedras.

O castelo

O castelo foi construído no século XII como uma fortificação de defesa e, em especial, de protecção. Situa-se no alto de um morro, acima do actual núcleo urbano.

Aparição de Nossa Senhora

A Nossa Senhora aqui apareceu em 1917, a 2.5 Km de Fátima, no sítio denominado Cova da Iria, pedindo penitência e rezas para o seu povo da terra. A cidade é um centro de espiritualidade. Milhões de peregrinos rumam a Fátima todos os anos.

Das histórias religiosas desta terra ficaram as aparições. No dia 13 de Maio de 1917, três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta andavam com o seu rebanho. De um momento para o outro, em cima de uma pequena azinheira surgiu uma luz brilhante e intensa que envolvia uma linda senhora. 

História

O nome original deste Concelho foi Abdegas até o século XII. Com a expulsão dos Mouros por Dom Afonso Henriques em 1136, foi alterado para Aurem e finalmente Ourém.

O nome Ourém terá derivado de uma lenda que envolve uma linda moura. Estando apaixonada pelo cavaleiro templário Gonçalo Henriques, a moura converteu-se ao cristianismo e tomou o nome de Ouriana. 

Auren era o nome do castelo que, em 1136, D. Afonso Henringues tomou aos mouros. Em 1180 foi concedido o primeiro foral dado por D. Teresa, filha do rei conquistador. O Conde Andeiro, segundo Conde de Ourém, foi o responsável pela assinatura do Tratado de Aliança entre Inglaterra e Portugal, em vigor até aos nossos dias.


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Feijóo não sucede a Rajoy: "Não posso faltar aos galegos"
O presidente da Junta da Galiza anunciou nesta segunda-feira que não se irá candidatar à liderança do Partido Popular.

Ex-ministro israelita acusado de espiar a favor do Irão
O antigo governante já tinha sido condenado por tráfico de droga e falsificação de documentos.

Nova empresa de água e saneamento reúne sete municípios e investimento de 270 milhões
Fruto de uma parceria entre as autarquias e a Águas de Portugal, a Águas do Alto Minho deve começar a operar no início de 2019, com um investimento de 271 milhões de euros previsto para um prazo de 30 anos. No início, o tarifário vai aumentar em todos os municípios, com excepção de Viana do Castelo.

Sporting anuncia Mihajlovic como novo treinador
Sérvio é o sucessor de Jorge Jesus no banco “leonino” e assina por três temporadas.

“Os humanos a mandar”
Este é o novo dogma da União Europeia para a inteligência artificial. Faltam os padrões pelos quais possa regular as suas políticas e também chegar a acordo com todos os actores políticos, num momento em que está quase tudo por fazer.

Cinco pessoas morrem em queda de avião em Madagáscar
Nenhum ocupante do aparelho sobreviveu.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade