Ilustração sobre a Localidade

História

O nome original deste Concelho foi Abdegas até o século XII. Com a expulsão dos Mouros por Dom Afonso Henriques em 1136, foi alterado para Aurem e finalmente Ourém.

O nome Ourém terá derivado de uma lenda que envolve uma linda moura. Estando apaixonada pelo cavaleiro templário Gonçalo Henriques, a moura converteu-se ao cristianismo e tomou o nome de Ouriana. 

Auren era o nome do castelo que, em 1136, D. Afonso Henringues tomou aos mouros. Em 1180 foi concedido o primeiro foral dado por D. Teresa, filha do rei conquistador. O Conde Andeiro, segundo Conde de Ourém, foi o responsável pela assinatura do Tratado de Aliança entre Inglaterra e Portugal, em vigor até aos nossos dias.

D. Nuno Álvares Pereira, terceiro Conde de Ourém, foi o homem que em 1385 garantiu a independência de Portugal quando conseguiu uma espectacular vitória na grandiosa Batalha de Aljubarrota. A derrota do exército castelhano, cinco vezes maior que o português, inscreveria para sempre o seu nome nos anais da história de Portugal.

O quarto conde de Ourém, D. Afonso, instalou a sua corte na localidade. Com as muralhas e torreões que mandou erguer protegeu o burgo e o seu paço. A Colegiada de Nossa Senhora da Misericórdia congregou as quatro paróquias do burgo, em 1445. Após o terramoto de 1755 e com as Invasões Napoleónicas, começa a delinear-se a nova localidade, no vale. A então freguesia independente de Aldeia da Cruz viria a ser a futura sede do concelho, com o nome de Vila Nova de Ourém. Em 2001, passou a ser cidade, com o nome de Ourém.

Em 1917, altura das aparições de Nossa Senhora em Fátima para os três pastorinhos, na Cova da Iria, o Concelho tomou novo impulso económico, em virtude em especial das romarias que tem atraído milhares de fiéis todos os anos.

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Marie Bashir (1930-2026), gente que dá esperança
Marie Bashir foi mãe e uma mulher reconhecida com múltiplos títulos. Profissional de excelência na área da saúde mental, política consensual e benfeitora de causas várias — todas ligadas aos outros.

Manifesto a favor de mais manifestos sobre o uso de IA nas universidades
A maioria da escrita funcional deve ser medíocre e indistinta. Nenhum imperativo ético exige a seres humanos que dediquem talento a redigir pessoalmente cartas de recomendação ou programas eleitorais. Crónica de Rogério Casanova

A nova pirâmide alimentar dos EUA é uma arma… (e eu não sabia)
É difícil encontrar uma justificação para colocar carne picada num guia alimentar e para dar um tão grande destaque a um alimento que certamente não precisa de ser promovido. Opinião de Pedro Carvalho

Morrer em Minneapolis
Minneapolis organiza-se e mostra o caminho da resistência. Os manifestantes, que saem à rua apesar da neve e das temperaturas negativas, dizem não estar a protestar mas sim a proteger a Constituição. Opinião de Graça Castanheira

Patricia Hayes: “As fotografias coloniais são piores e melhores do que pensamos”
Com uma vida dedicada à história africana e às suas representações visuais antes, durante e após os tempos coloniais, Patricia Hayes diz que a exposição sobre José Veloso de Castro deve ser debatida.

As múltiplas faces de José Veloso de Castro
Militar, cartógrafo, administrador colonial, editor de postais, dono de revistas, tudo isto sempre com a fotografia por perto. Mas além de imagens, deixou muitos outros traços de uma vida conturbada.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade