Ilustração sobre a Localidade

Penela

O concelho de Penela apresenta um rico património arquitectónico. A começar pelos castelos de Germanelo e Penela, a vila romana de Rabaçal, o convento de Santo António, os pelourinhos de Penela e Podentes, as igrejas de S. Miguel e Santa Eufémia em Penela, o ordenamento e traça arquitectónica das vilas de Penela e Espinhal. Quando visitar o concelho, não deixe de ver também a Cumieira, Espinhal, Podentes e Rabaçal. 

Serra do Rabaçal

Por um lado, a paisagem circundante é a Serra de Santa Maria onde são cultivadas oliveiras, trigo e batatas. Por outro, situa-se a Serra do Rabaçal, cujos imponentes muros de pedra dividem o terreno e protegem os rebanhos, essencialmente cabras e ovelhas.

É na Serra do Rabaçal que é produzido o famoso queijo artesanal de mesmo nome. O segredo do seu sabor especial reside na alimentação do rebanho, que é composta pela antiga erva de Santa Maria, que apenas nasce na Primavera.

Gastronomia

A gastronomia de Penela é muito rica e variada. Entre os diversos produtos utilizados na gastronomia local, destacam-se o saboro Queijo do Rabaçal, o mel da serra, as nozes e os vinhos.

Festividades

Vila de Penela 
- Festa da Senhora da Nazaré 15 de Agosto 
- Feira de São Miguel (Feira das Nozes) realizada a 29 de Setembro (Feriado Municipal) 
- Festa de Santo António Convento de Santo António, no Domingo mais próximo do dia 13 de Junho 
- Festa de Santo Amaro 1º Domingo de Junho

Artesanato

Em termos de artesanato, Penela é especialmente conhecida pela cestaria, uma arte cuja tradição remonta há muitos séculos.

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

O Castelo de Penela

O Castelo de Penela começou a ser construído no século XI. Está situado no alto de uma colina, na freguesia de São Miguel, no terreiro no qual se encontra a Igreja de São Miguel. Existem sepulturas antropomórficas da Baixa Idade Média cavadas no arenito existente entre a Igreja e o castelo.

Parte integrante da antiga linha defensiva do Mondego, depois do Castelo de Montemor-o-Velho é o arcaboiço medieval mais amplo e robusto que subsistiu até os nossos dias.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Filipe Rosas: “Estes dois sismos são intrigantes”
Geólogo da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa explica as particularidades dos dois sismos na Venezuela. Não se tratou de um sismo e da sua réplica, foi outra coisa.

Ministro promete apoio a quem devolver verbas do PRR: “O Governo não é castigador”
Dezenas de obras no sector social ficarão por concluir, o que implica devolver o que se recebeu e encontrar alternativa para o que falta. Castro Almeida garante apoio mas ainda não sabe como e quando.

Violência doméstica: José Castelo Branco em silêncio no arranque do julgamento que só retoma em Setembro
Nem Castelo Branco nem Betty Grafstein prestaram declarações na primeira sessão de julgamento. A advogada de defesa quer que as próximas audiências sejam à porta fechada, para preservar “a dignidade”.

O experimentalismo do barroco dançado e tocado no Centro Cultural de Belém
Os coreógrafos e bailarinos Sofia Dias e Vítor Roriz juntam-se aos Músicos do Tejo num projecto em que exploram dança e música a partir de referências barrocas. Nesta sexta-feira e sábado no CCB.

A profissão de fé em Sangalhos e o cheque de 600 milhões que uniu PSD e PS
Susete Francisco, São José Almeida e Maria Lopes são intervenientes num episódio moderado por Sónia Sapage.

Brasileiro radicado em Lisboa entra para lista dos 100 maiores pizzaiolos do mundo
Duda Ferreira, da Lupita, alcançou a 79ª posição do The Best Pizza Awards nesta quarta (24), em Milão. Na somatória, sete brasileiros estão entre os melhores.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade