REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Penela

O concelho de Penela apresenta um rico património arquitectónico. A começar pelos castelos de Germanelo e Penela, a vila romana de Rabaçal, o convento de Santo António, os pelourinhos de Penela e Podentes, as igrejas de S. Miguel e Santa Eufémia em Penela, o ordenamento e traça arquitectónica das vilas de Penela e Espinhal. Quando visitar o concelho, não deixe de ver também a Cumieira, Espinhal, Podentes e Rabaçal. 

Serra do Rabaçal

Por um lado, a paisagem circundante é a Serra de Santa Maria onde são cultivadas oliveiras, trigo e batatas. Por outro, situa-se a Serra do Rabaçal, cujos imponentes muros de pedra dividem o terreno e protegem os rebanhos, essencialmente cabras e ovelhas.

É na Serra do Rabaçal que é produzido o famoso queijo artesanal de mesmo nome. O segredo do seu sabor especial reside na alimentação do rebanho, que é composta pela antiga erva de Santa Maria, que apenas nasce na Primavera.

Gastronomia

A gastronomia de Penela é muito rica e variada. Entre os diversos produtos utilizados na gastronomia local, destacam-se o saboro Queijo do Rabaçal, o mel da serra, as nozes e os vinhos.

Festividades

Vila de Penela 
- Festa da Senhora da Nazaré 15 de Agosto 
- Feira de São Miguel (Feira das Nozes) realizada a 29 de Setembro (Feriado Municipal) 
- Festa de Santo António Convento de Santo António, no Domingo mais próximo do dia 13 de Junho 
- Festa de Santo Amaro 1º Domingo de Junho

Artesanato

Em termos de artesanato, Penela é especialmente conhecida pela cestaria, uma arte cuja tradição remonta há muitos séculos.

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

O Castelo de Penela

O Castelo de Penela começou a ser construído no século XI. Está situado no alto de uma colina, na freguesia de São Miguel, no terreiro no qual se encontra a Igreja de São Miguel. Existem sepulturas antropomórficas da Baixa Idade Média cavadas no arenito existente entre a Igreja e o castelo.

Parte integrante da antiga linha defensiva do Mondego, depois do Castelo de Montemor-o-Velho é o arcaboiço medieval mais amplo e robusto que subsistiu até os nossos dias.


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Sushi e Vinho Verde: não se estranha, entranha-se
São os próprios japoneses que o dizem: a frescura e a acidez do Vinho Verde tornam-no uma das bebidas de origem europeia mais adequadas para harmonizar com sushi. Nestes cinco restaurantes é possível comprová-lo.

"Tomamos o oceano por garantido", diz Guterres no arranque da Conferência dos Oceanos

Durante uma semana, de 27 de Junho a 1 de Julho, Lisboa é palco de uma conferência das Nações Unidas dedicada ao oceano. Cientistas, políticos, organizações, empresas e activistas procuram encontrar soluções para proteger o oceano. O tempo é de urgência.

Quinta do Côtto Sousão 2020

Hugo Mendes Castelão 2021

Em Cabrela, reabrir a escola será o mais bonito dos poemas
No dia em que conseguirmos reabrir a escola, estamos a conseguir inverter tudo aquilo que está a acontecer no interior do país, nas vilas e aldeias, que é um despovoamento crescente.

Activistas pedem fim de subsídios de combustível às frotas pesqueiras
Ambientalistas reivindicam a eliminação dos subsídios nacionais de combustível que promovem a pesca insustentável, argumentando que esta é a acção mais importante que os governos podem colocar em prática para reverter o declínio dos stocks piscícolas.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade