REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

O Castelo de Penela

O Castelo de Penela começou a ser construído no século XI. Está situado no alto de uma colina, na freguesia de São Miguel, no terreiro no qual se encontra a Igreja de São Miguel. Existem sepulturas antropomórficas da Baixa Idade Média cavadas no arenito existente entre a Igreja e o castelo.

Parte integrante da antiga linha defensiva do Mondego, depois do Castelo de Montemor-o-Velho é o arcaboiço medieval mais amplo e robusto que subsistiu até os nossos dias.

De arquitectura militar românica, gótica e manuelina, possivelmente teve duas 2 épocas de construção/reconstrução principais: o séc. XIV, a que pertence o circuito das muralhas e o séc. XV a que pertence a porta da vila e o castelejo.

A arquitectura do Castelo é composta por uma planta poligonal irregular com implantação Norte-Sul. Possui duas portas, uma a Sul-Oeste, a da Vila, de arco a pleno centro e ombreiras cortadas abertas na face de uma torre. E outra a Norte-Este, a da Traição ou dos Campos - onde D. João Afonso Telo foi emboscado e posteriormente teve a cabeça decepada - rasgada numa torre com 2 aberturas em tércio-ponto dispostas em cotovelo. Os panos de muralha a Oeste são mais elevados e fortificados que os a Este. As muralhas, ameadas, são flanqueadas de torres. Das 12 torres originais, continuam de pé de Sul para Norte, uma quinária, uma redonda e duas quadrangulares. Da torre de menagem persistem ainda hoje apenas uma porta de arco quase a pleno centro e 2 bombardeiras.

Passou a estar classificado e protegido ao abrigo de MN, Dec. 16-06-1910, DG 136 de 23 de Junho de 1910, ZEP, DG 208 de 05 Setembro 1958.



loading...



COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Vila Real cumpre tradição de dar o pito, o doce que atrai novos e velhos
Esta sexta-feira é dia dos pitos de Santa Luzia: manda a tradição que em Dezembro a rapariga dê este doce ao rapaz, em Fevereiro ele retribui com a gancha.

Infarmed retira do mercado sete cremes para crianças
Cremes da Wells, Barral e Dermosense vão ser retirados do mercado.

Eleições britânicas foram clarificadoras, comenta Marcelo
Primeiro-ministro António Costa com a expectativa de um Brexit ordenado após vitória conservadora nas legislativas de quinta-feira no Reino Unido.

Associação Portuguesa de Bancos rejeita alterações legislativas ao MB Way
Faria de Oliveira diz que “desde o início em que o MB Way foi lançado que estava prevista a aplicação de comissões na sua utilização”.

“No curto prazo os vencedores das eleições serão ou os partidos nacional-populistas ou políticos como Johnson”
Investigador britânico diz que a vitória dos conservadores confirma uma tendência, nos países ocidentais, para elegerem “líderes fortes” e fala numa adaptação bem-sucedida do primeiro-ministro à agenda populista.

Este Natal peço mais saúde para a Educação
As constantes notícias que me provocam angústia e amargura no coração só provam um diagnóstico de doença grave. Agressões verbais e físicas a professores, por parte de alunos e encarregados da, suposta, educação.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade