REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

O Castelo de Penela

O Castelo de Penela começou a ser construído no século XI. Está situado no alto de uma colina, na freguesia de São Miguel, no terreiro no qual se encontra a Igreja de São Miguel. Existem sepulturas antropomórficas da Baixa Idade Média cavadas no arenito existente entre a Igreja e o castelo.

Parte integrante da antiga linha defensiva do Mondego, depois do Castelo de Montemor-o-Velho é o arcaboiço medieval mais amplo e robusto que subsistiu até os nossos dias.

De arquitectura militar românica, gótica e manuelina, possivelmente teve duas 2 épocas de construção/reconstrução principais: o séc. XIV, a que pertence o circuito das muralhas e o séc. XV a que pertence a porta da vila e o castelejo.

A arquitectura do Castelo é composta por uma planta poligonal irregular com implantação Norte-Sul. Possui duas portas, uma a Sul-Oeste, a da Vila, de arco a pleno centro e ombreiras cortadas abertas na face de uma torre. E outra a Norte-Este, a da Traição ou dos Campos - onde D. João Afonso Telo foi emboscado e posteriormente teve a cabeça decepada - rasgada numa torre com 2 aberturas em tércio-ponto dispostas em cotovelo. Os panos de muralha a Oeste são mais elevados e fortificados que os a Este. As muralhas, ameadas, são flanqueadas de torres. Das 12 torres originais, continuam de pé de Sul para Norte, uma quinária, uma redonda e duas quadrangulares. Da torre de menagem persistem ainda hoje apenas uma porta de arco quase a pleno centro e 2 bombardeiras.

Passou a estar classificado e protegido ao abrigo de MN, Dec. 16-06-1910, DG 136 de 23 de Junho de 1910, ZEP, DG 208 de 05 Setembro 1958.


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Bolsonaro veta lei que define indígenas como “grupo de extrema vulnerabilidade”
Proposta obrigava o Governo federal a garantir o acesso universal a água potável, a distribuição gratuita de materiais de higiene e fornecer camas hospitalares aos povos indígenas, os mais vulneráveis no Brasil perante a pandemia de covid-19.

PCP propõe estratégia alternativa de apoio à bicicleta em Lisboa
Para a concretização das medidas que avançam, os vereadores defendem a alocação de três milhões de euros.

Covid-19: OMS anuncia criação de comité independente para avaliar resposta a pandemia
Painel apresentará relatório preliminar em Novembro.

Directora dos serviços de informação e análise da DGS sai do cargo. Organismo já encontrou substituto
Em plena pandemia, a directora dos Serviços de Informação e Análise da DGS, Graça Lima, abandonou o cargo, com dias de intervalo em relação à saída de outra figura-chave, a epidemiologista Rita Sá Machado. DGS garante que já encontrou substitutos

Festival de Música da Póvoa de Varzim com menos público mas com transmissão na internet
Segundo o vereador com o pelouro da Cultura na autarquia poveira, “era necessário que acontecesse com a mesma qualidade, mesmo com as limitações provocadas pela pandemia”.

Jerónimo de Sousa recusa estigmatização de Rita Rato por ser comunista
O secretário-geral do PCP defendeu a ex-deputada das críticas à sua escolha para a direcção do Museu do Aljube.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade