Ilustração sobre a Localidade

O Castelo de Penela

O Castelo de Penela começou a ser construído no século XI. Está situado no alto de uma colina, na freguesia de São Miguel, no terreiro no qual se encontra a Igreja de São Miguel. Existem sepulturas antropomórficas da Baixa Idade Média cavadas no arenito existente entre a Igreja e o castelo.

Parte integrante da antiga linha defensiva do Mondego, depois do Castelo de Montemor-o-Velho é o arcaboiço medieval mais amplo e robusto que subsistiu até os nossos dias.

De arquitectura militar românica, gótica e manuelina, possivelmente teve duas 2 épocas de construção/reconstrução principais: o séc. XIV, a que pertence o circuito das muralhas e o séc. XV a que pertence a porta da vila e o castelejo.

A arquitectura do Castelo é composta por uma planta poligonal irregular com implantação Norte-Sul. Possui duas portas, uma a Sul-Oeste, a da Vila, de arco a pleno centro e ombreiras cortadas abertas na face de uma torre. E outra a Norte-Este, a da Traição ou dos Campos - onde D. João Afonso Telo foi emboscado e posteriormente teve a cabeça decepada - rasgada numa torre com 2 aberturas em tércio-ponto dispostas em cotovelo. Os panos de muralha a Oeste são mais elevados e fortificados que os a Este. As muralhas, ameadas, são flanqueadas de torres. Das 12 torres originais, continuam de pé de Sul para Norte, uma quinária, uma redonda e duas quadrangulares. Da torre de menagem persistem ainda hoje apenas uma porta de arco quase a pleno centro e 2 bombardeiras.

Passou a estar classificado e protegido ao abrigo de MN, Dec. 16-06-1910, DG 136 de 23 de Junho de 1910, ZEP, DG 208 de 05 Setembro 1958.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Prémio Mies van der Rohe para Pavilhão do campus da Universidade Técnica de Braunschweig
E na categoria Arquitectura Emergente o prémio foi para a Biblioteca Gabriel García Márquez, em Barcelona.

Sérgio Conceição renovou com o FC Porto até 2028: “Não estou agarrado ao lugar”
Pinto da Costa justificou timing do anúncio, a dois dias das eleições para os órgãos sociais, com o facto de estar assegurada a presença na final da Taça de Portugal.

Sexta na TV: As Ondas de Abril, Os Olhos da Revolução e os 50 anos d’A tourada
Há também Missão Impossível: Nação Secreta, Beekeeper - O Protector, O Caso Asunta, Adeus, Terra, mus-e: 25 anos em Portugal e Baleias, Tartarugas e Homens.

Contra as guerras, Marcos Barbosa ergue as flores
Escrita a partir do encontro com uma correspondência entre mãe e filho durante a Guerra Colonial, Código Postal fala dos traumas que teimamos em silenciar. Até domingo, na Escola do Largo.

Marcelo defende que é preferível “sempre a democracia, mesmo imperfeita, à ditadura”
Presidente revisitou a história política e os principais protagonistas desde o 25 de Abril de 1974 sem citar qualquer nome. Aguiar-Branco e partidos alertam para perigos do populismo.

Sporting iguala final da Liga de voleibol após cinco sets
“Leões” receberam e venceram o Benfica por 3-2, depois de terem tido uma vantagem de dois sets.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade