Ilustração sobre a Localidade

Coruche

Coruche é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, com cerca de 8 900 habitantes.

Desde 2002 que está integrada na região estatística (NUTS II) do Alentejo e na sub-região estatística (NUTS III) da Lezíria do Tejo; continua, no entanto, a fazer parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, que manteve a designação da antiga NUTS II com o mesmo nome. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo, mas constante nos discursos de auto e hetero-identificação.

É sede de um dos maiores municípios de Portugal, com 1115,72 km² de área mas apenas 19 944 habitantes (2011) 1 , subdividido em 6 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Almeirim e Chamusca, a nordeste por Ponte de Sor, a leste por Mora, a sueste por Arraiolos, a sul por Montemor-o-Novo e pela fracção secundária do Montijo, a oeste por Benavente e a noroeste por Salvaterra de Magos.

 

História

A presença humana ao longo de todo o vale do rio Sorraia está testemunhada pelos inúmeros vestígios arqueológicos que, dados os recursos naturais disponíveis, confirmam a fixação humana de forma continuada desde o Paleolítico.

Datável entre o 5.º e o 3.º milénios a.C., o conjunto megalítico de Coruche, localizado no extremo sudeste do concelho, é composto por cerca de três dezenas de monumentos, intervencionados na década de 30 do século XX pelo Professor Manuel Heleno, à data director do Museu Nacional de Arqueologia. Associado às antas ou dólmenes, antelas e cistas foram encontrados inúmeros objectos, directamente relacionados com o culto funerário do período Calcolítico.

Igualmente os romanos deixaram marcas no vale do Sorraia, sugerindo um povoamento concentrado junto ao rio e uma ocupação rural intensa entre os séculos I e V d. C. Uma vez mais o rio Sorraia assume uma importância primaz como via de comunicação por excelência, permitindo o escoamento e recepção de mercadorias de vários pontos do Império.

No período de domínio islâmico, Coruche, dada a sua posição geográfica, assume uma importância estratégica entre as cidades de Xantarîn (Santarém) e Yâbura (Évora), daí a construção de uma fortificação que, posteriormente, durante o processo da Reconquista teve um papel de grande relevo.

D. Afonso Henriques chega a Coruche em 1166, sendo que entrega a manutenção deste espaço, em 1176, à Ordem militar dos freires de Évora ou Ordem militar de S. Bento. O primeiro foral da vila de Coruche foi outorgado por D. Afonso Henriques em 26 de Maio de 1182, segundo o modelo do foral de Évora, confirmado por D. Sancho I, em 1189, e por D. Afonso II, em 1218, mantendo-se até D. Manuel, quando este, no século XVI, procede à reforma dos forais.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

AIMA diz que só vai agir no caso do jovem deportado quando for citada pela Justiça
Agência afirma que tomará decisão em relação ao caso do brasileiro Kauê Matos quando for notificada pela Justiça, nos termos legalmente previstos. Tribunal deu sete dias para AIMA se posicionar.

Eis a 32.ª edição do Paredes de Coura, “a mais difícil de fazer dos últimos dez anos”
Competição pouco habitual com os festivais escandinavos complicou a construção do cartaz. “Não sinto que seja a melhor edição de sempre”, admite João Carvalho, que já trabalha no alinhamento de 2027.

Alia nasceu na A9 a caminho de Loures. Foi o primeiro parto de dois bombeiros de Benavente
Ambulância dos Bombeiros Voluntários de Benavente seguia em direcção ao Hospital de Loures quando a frequência das contracções da mãe aumentou. Tiveram de parar ao quilómetro 39.

Spotify lança etiquetas para distinguir artistas reais de perfis gerados por IA
Em Setembro começarão a aparecer etiquetas com as palavras “AI Persona” pela app. Os perfis fabricados com recurso a inteligência artificial não serão recomendados pelo algoritmo da plataforma.

Portugal continua a pagar multas por zonas protegidas não regularizadas — até quando?
Falta regularizar apenas três Zonas Especiais de Conservação para Portugal cumprir as obrigações europeias da directiva Habitats. A multa é de 2250 euros por dia.

Após mais uma derrota, Berardo tenta travar fim de fundação no Constitucional
Supremo Tribunal Administrativo rejeitou nulidade do seu próprio acórdão de Maio deste ano, mas defesa de José Berardo segue até à última instância em Portugal.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade