REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

“No curto prazo os vencedores das eleições serão ou os partidos nacional-populistas ou políticos como Johnson”
Investigador britânico diz que a vitória dos conservadores confirma uma tendência, nos países ocidentais, para elegerem “líderes fortes” e fala numa adaptação bem-sucedida do primeiro-ministro à agenda populista.

Este Natal peço mais saúde para a Educação
As constantes notícias que me provocam angústia e amargura no coração só provam um diagnóstico de doença grave. Agressões verbais e físicas a professores, por parte de alunos e encarregados da, suposta, educação.

A efervescência terrena e telúrica em Vasco Mendonça
Step Right Up reúne três peças orquestrais do compositor português com o selo da Naxos. Uma sedutora porta de entrada num universo musical com uma profunda consciência dramática.

A guerra em família
Quando querem falar de si mesmos, os americanos voltam-se para o Vietname. Apocalypse Now, está de regresso, pela terceira vez, e numa terceira versão, porque devemos fazer amizade com o horror.

PSD pede debate de actualidade no Parlamento sobre a RTP

“Pela matilha”, os cães voltaram às urnas no Reino Unido

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade