Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Dono francês do Novo Banco assina compra de seguradora GamaLife
A antiga BES Vida, depois GNB Vida, e agora GamaLife, que opera em Portugal e em Itália, deverá passar para as mãos do BPCE no próximo ano. Grupo francês expande a sua pegada financeira no país.

Ministro dos Transportes espanhol anuncia medidas para “minimizar risco” na ferrovia
Óscar Puente anunciou pacote de medidas para restaurar confiança dos cidadãos no caminho-de-ferro. A quem pede que se demita, diz que não tomou “nenhuma decisão que tenha contribuído” para o acidente.

Aumento de votos em Lula na segunda volta é “impossibilidade matemática”? Falso

A alegação de Flávio Bolsonaro é falsa, os números batem certo.

Governo admite concentrar participação do Estado na refinaria de Sines
Depois de falhado o negócio com a Moeve, a ministra do Ambiente e Energia garante que o Estado tem meios legais para travar uma eventual perda do controlo nacional da refinaria de Sines.

Identidade de género: Conselho da Juventude repudia revisão da lei, JSD absteve-se
Conselho Nacional da Juventude (CNJ) aprovou moção que repudia projectos de lei do PSD, Chega e CDS-PP. Apesar de ter posição semelhante à dos partidos, JSD absteve-se na assembleia geral do CNJ.

CDS trava debate de urgência requerido pelo PCP para falar sobre carga policial
PS, Livre, PCP, BE, PAN e JPP votaram a favor da realização do debate e da alteração do calendário de discussão orçamental. Chega, PSD e Iniciativa Liberal não se pronunciaram. CDS foi o único contra.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade