Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Avança fusão das carreiras de guarda-florestal, vigilantes da Natureza e guarda-rios

Batalha do Baluchistão: atentados à bomba e 40 horas de trocas de tiros acabam com quase 200 mortos
Exército de Libertação do Baluchistão levou a cabo uma série de ataques coordenados na província paquistanesa. Forças de segurança envolveram-se em confrontos com os insurgentes e mataram 145.

Segurança Social: em 2025, mais de metade das contribuições na agricultura, pescas e florestas foram de estrangeiros
Estrangeiros deram em 2025 um saldo positivo de 3,2 mil milhões de euros, mais 11% do que no ano anterior. Brasil, Índia, Angola e Cabo Verde no top, mas também países como Bangladesh e Nepal.

Kristin: as 15 medidas do Governo para apoiar famílias e empresas afectadas
As medidas, apresentadas pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, foram aprovadas em reunião extraordinária do Conselho de Ministros deste domingo. Situação de calamidade mantém-se até 8 de Fevereiro.

Birmânia: morreram 170 pessoas nas primeiras eleições cinco anos depois do golpe militar
Junta Militar derrubou o Governo da Nobel da Paz Aung San Suu Kyi a 1 de Fevereiro de 2021. Eleições gerais, que foram vistas como uma farsa, deram maioria ao partido dos militares.

Secretário de Estado anuncia a compra de equipamentos Siresp para todas as juntas de freguesia
Governo irá “tão breve quanto possível” adquirir equipamentos Siresp para dotar presidentes de junta com os meios de comunicação necessários para ultrapassar situações como a que o país está a viver.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade