Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Belos são os campos...
O campo é agora um cenário de experimentações genéticas e agrícolas, com “parques” de ruralidade conservada ou produzida para vender a urbanos nostálgicos. Opinião de António Guerreiro

Ministro da Economia de Espanha: “O sucesso da economia espanhola não seria possível sem imigrantes”
Em entrevista ao PÚBLICO, o ministro da Economia de Espanha relembra que, a propósito das ameças de Trump, qualquer medida punitiva contra um Estado-membro activa automaticamente uma resposta dos 27.

Portugal e Espanha apostam numa aliança para lidar com as alterações climáticas
Numa cimeira sem os responsáveis pelas infra-estruturas, restam acordos na área económica e sobre alterações climáticas. Portugal e Espanha querem acabar com barreiras às empresas transfronteiriças.

Governo precisa ou não de um orçamento rectificativo? Resposta está nos 2000 milhões
Margem de segurança prevista nos orçamentos aprovados pelo Parlamento têm ajudado os governos a evitar rectificativos. Desta vez, o limite de impacto suportado pode estar nos 2000 milhões de euros.

Cartas ao director

O Presidente Marcelo
Quão genuína é, no íntimo, a dança de Marcelo entre o Presidente dos afetos e o Presidente dos privilégios? Opinião de Susana Peralta

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade