Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Evaya, Nunca Mates o Mandarim, Marquise e Dinis Mota na final do Festival da Canção
A primeira semifinal decorreu este sábado à noite em directo dos estúdios da Valentim de Carvalho, em Paço de Arcos.

O acabado de aprender
Será brilhante quem diz tudo o que sabe, mesmo em cima do momento em que acabou de aprender aquelas verdades eternas? Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Os ficheiros Epstein e a transformação das super-elites
Uma das chaves do sucesso de Epstein radicava nas suas qualidades como desbloqueador de relações entre super-ricos, super-inovadores e, pasme-se, super-intelectuais. Opinião de Pedro Adão e Silva

EUA: novos dados revelam que polícia de imigração já tinha matado um jovem norte-americano em 2025
Ruben Ray Martinez, de 23 anos, foi morto por um agente da unidade de investigação criminal do ICE, a 15 de Março do ano passado. Família continua a “lutar por responsabilização”.

Luís Neves: um polícia que joga com garra e chega a ministro
Com 30 anos na PJ e um percurso ligado ao combate ao crime violento e ao terrorismo, Luís Neves troca a direcção da Judiciária pelo Ministério da Administração Interna.

Luís Neves, o escolhido de Montenegro que não alinha na narrativa da insegurança
O até agora director nacional da PJ assume segunda-feira a Administração Interna. Escolhido por Montenegro defende valorização das polícias e não alinha na narrativa que cola insegurança à imigração.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade