Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Ainda falta muito?
Somos naturalmente locais. Podemos ter o telescópio que quisermos, mas ainda medimos tudo nos passos que é preciso dar para chegar ao telescópio. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Em 2025, emitimos 10% mais gases de estufa do que no ano do Acordo de Paris
Dez anos depois do acordo feito entre as nações para limitar o aquecimento global, continua a aumentar a quantidade de CO2 que lançamos para a atmosfera, agravando as alterações climáticas.

Carneiro desafia Montenegro: para quando a nova coordenação da emergência hospitalar?
Líder do PS critica políticas do Governo que levaram a redução das cirurgias oncológicas, aumento dos idosos acamados nos hospitais e cortes nas despesas de equipamentos e serviços nos hospitais.

Terminou o shutdown, voltou Epstein
Oito democratas juntam-se aos republicanos para reabrir a administração federal. Mas o regresso do Congresso traz também de volta o caso Epstein.

Empreendedoras brasileiras não competem, preenchem espaços abertos em Portugal
Entre histórias de coragem e reinvenção, mulheres mostram, no 1.º Fórum de Empreendedorismo Feminino, em Lisboa, que empreender é também uma forma de pertencimento e autonomia.

Benfica soma primeiro ponto na Champions feminina
Golo de Martín-Prieto deu vantagem às “encarnadas”, que continuam sem vencer e vão a Paris sem Lúcia Alves.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade