Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Met Office prevê o El Niño mais forte de que há memória
O El Niño mais intenso desde o século XIX deverá elevar as temperaturas do Pacífico em mais de três graus, tornando 2027 muito provavelmente o ano mais quente de sempre.

Para evitar ser retalhado, o banco mais velho do mundo quer comprar outros dois bancos italianos
Sob uma OPA do gigante Intesa Sanpaolo, Monte dei Paschi di Siena lança duas ofertas sobre BPM e Banca Generali. São 34 mil milhões de euros. O puzzle italiano da consolidação continua a mexer.

Exportação de cannabis para fins medicinais já ultrapassou 66 toneladas este ano
Portugal é um dos maiores exportadores de cannabis para fins medicinais, mas por cá os preparados só chegam a menos de mil doentes.

É assim o fresco gaspacho alentejano do Chana do Bernardino
Não há melhor prato para o calor do que o gaspacho alentejano. Fomos ver como é feito por Teresa Grave, num dos bons restaurantes tradicionais do Alentejo, na Aldeia da Serra, Serra d’Ossa.

Suspeito de atentado ao gasoduto Nord Stream detido na Croácia enquanto ajudaria em filme
Depois de ter conseguido escapar duas vezes às autoridades alemães, Volodymyr Zhuravlev foi detido em Pula, onde estaria a fazer consultoria para um filme sobre a sabotagem do gasoduto.

Euribor a 12 meses já está acima dos 3%, agravando prestações do crédito à habitação
Todos os prazos utilizados no crédito para compra de casa e no financiamento às empresas estão a subir há vários meses. BCE deve subir juros

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade