Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Em Empregos Modernos, escreve-se um poema sobre o trabalho contemporâneo
De 18 a 22, no São Luiz, seguindo para Matosinhos e Penafiel, ?Empregos Modernos, de Alfredo Martins, põe quatro corpos maquinais e vozes sufocadas a espelhar o mundo do trabalho em que vivemos.

Estratégia nacional para sem-abrigo perde o seu coordenador nacional
Último inquérito apontava para mais de 14 mil pessoas sem tecto. Fenómeno tem aumentado. Estratégia com metas até 2030 foi revista em 2024.

A infantilização dos adultos em modo Happy Meal
Há anos que se fala da adultização das crianças. Em contracorrente, cresce a infantilização dos adultos. A mais recente campanha da McDonald’s Portugal com bonecos da série Friends é um exemplo disso. Crónica de Ana Luísa Rego

FBI confirma ter recuperado ADN da luva encontrada perto da casa de Nancy Guthrie
A luva é uma das 16 recolhidas nos últimos dias num descampado à beira da estrada, a cerca de três quilómetros da casa da mãe da apresentadora de televisão Savannah Guthrie.

Há sinais de um El Niño a formar-se, que pode trazer anos de calor recorde
O mais recente El Niño contribuiu muito para que 2024 fosse o ano mais quente jamais registado. O período de 2026 a 2028 pode vir a ter novos recordes de temperatura global.

Mau tempo: cerca de 11 mil clientes ainda sem electricidade nas localidades afectadas
Dezasseis pessoas morreram em Portugal na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade