Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Missão Escola Pública: “Estado não consegue garantir todos os professores, mas promete tutores digitais”
Movimento de professores defende que o problema nas escolas não é a ausência de Inteligência Artificial, mas de recursos humanos que possam combater a “escola a duas velocidades” que existe no país.

Secretariado da UGT aprova greve geral por unanimidade
UGT mantém a convergência com a CGTP para a greve de 11 de Dezembro. Mas líder diz que, se Governo reformular o processo negocial e integrar algumas das suas propostas, ainda pode ser desconvocada.

Fim do shutdown ainda não afasta nevoeiro sobre economia dos EUA
Estará o desemprego a disparar ou a inflação a subir? Nos EUA não se sabe e, apesar do fim da paralisação no governo federal, ainda será preciso esperar para ter dados credíveis sobre os indicadores.

Ecofin chega a acordo para taxar encomendas abaixo de 150 euros
Esta é uma resposta “ao grande volume de mercadorias de baixo custo importadas de países terceiros, em particular da Ásia e da China”, através de plataformas como a Temu, a Shein e a AliExpress

Advogado-geral da União Europeia deixa o caminho aberto à amnistia de Puigdemont
O advogado-geral do Tribunal de Justiça da União Europeia acredita que a amnistia “não se opõe à directiva” europeia contra o terrorismo e que cumpre “todos as normas” em matéria de direitos humanos.

Herscht 07769, de László Krasznahorkai: o som subterrâneo do fim
László Krasznahorkai volta a dar atenção aos indícios de fim de um tempo, o do homem ante a (im)possibilidade do bem. Herscht 07769 tem ironia, mas sobretudo tragédia e profissão de fé na linguagem.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade