Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Kristin: a cronologia da resposta do Governo aos efeitos da tempestade
Autarcas pediram estado de calamidade, Governo não quis avançar sem “fundamentação”. Começou por mandar dois secretários de Estado ao terreno e só na sexta apareceu em peso nas regiões afectadas.

Portugal investe menos de metade do necessário para se adaptar à crise climática
Estudo do Instituto McKinsey alerta que o país terá de multiplicar por dez o investimento anual até 2050 para responder ao aumento da exposição ao calor extremo, à seca e às cheias.

Gaza: longas esperas na reabertura muito limitada do posto de Rafah
Apenas poderão entrar em Gaza 50 pessoas por dia, e 50 poderão sair para tratamento médico, um número insuficiente perante as 20 mil que precisam.

Chamem o almirante
À frente do processo de reconstrução tem de estar alguém com autoridade, capacidade de decisão, experiência de organização e comando. Opinião de Pedro Lauret

Consulado do Brasil em Portugal dá 14 consultas jurídicas e psicológicas ao dia
Em janeiro, o maior consulado brasileiro da Europa fez quase 300 atendimentos no setor de assistência a brasileiros, além da emissão de documentos e outros serviços inerentes à entidade.

Moltbook, a rede social onde 1,4 milhões de inteligências artificiais criticam humanos
Imagine um Facebook onde não pode escrever nada, apenas observar máquinas a “coscuvilhar” sobre os seus chefes. Bem-vindo ao Moltbook, o fenómeno viral que é um pesadelo de segurança.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade