Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

As sondagens que se lixem
Se nos deixarmos influenciar pelas sondagens estamos a sabotar esse “o que vai acontecer”, viciando, paradoxalmente, o alcance das próprias sondagens. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Seguro entre a força da Maria da Fonte, o augúrio de Machado e a ajuda de Jorge Pinto
Candidato socialista recusa responder a críticas dos adversários e prefere centrar-se no apelo ao voto útil directo aos eleitores. “Todos os que chegarem até às 19h de domingo vêm a tempo.”

Adiamento da reforma entre os professores pode revelar-se medida “economicamente danosa”, alerta Missão Escola Pública
Inquérito revela que há muitos docentes a adiarem a reforma em zonas onde não há tanta escassez. Missão Escola Pública questiona se medida não poderá estar a bloquear entrada de docentes mais jovens.

Obreiros do sistema internacional
Kennan e Bohlen tinham diferentes visões quanto ao modelo a adotar no sistema de pós-guerra que se erigia. Opinião de Alexandre Guerra

Com trunfo Cavaco, Mendes tenta evitar “lotaria” da segunda volta
“Tenham comigo a coragem de acreditar que vamos vencer!”, apelou Marques Mendes para tentar galvanizar eleitorado moderado. Cavaco Silva, em vídeo, passou atestado de independência.

Juiz ordena transferência de Jair Bolsonaro para prisão de Brasília
Ex-Presidente do Brasil foi condenado a mais de 27 anos de prisão por ter liderado tentativa de golpe de Estado.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade