Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

1,2 milhões de baixas: o “preço extraordinário” que a Rússia paga por “ganhos mínimos” na Ucrânia
Quase 600 mil baixas ucranianas desde o início da guerra. Serão no total quase 1,8 milhões os mortos, feridos e desaparecidos de ambos os lados do conflito, conclui análise do CSIS.

Quem quer ser Presidente?
Ventura nunca despe a roupagem de líder do Chega e usa a eleição presidencial para publicitar o seu projeto de governo. Já Seguro quer mesmo ser Presidente da República. Opinião de Susana Peralta

Saúde, imigração e o que disseram outros Presidentes: os factos do debate entre Seguro e Ventura
Fact-checking do PÚBLICO ao único debate para a segunda volta das eleições presidenciais de 2026, que pôs frente-a-frente André Ventura e António José Seguro.

Muitas coisas regressam
Dizemos que as coisas boas nunca regressam, que devemos aproveitar as saudades para dar valor à sorte de ter vivido aqueles momentos. Mas regressam. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Trofa e Porto são os municípios com mais alunos a entrar nos cursos de Medicina
Selectividade da Medicina tende a reproduzir desigualdades socioeconómicas mais do que a superá-las. UBI é a que vai buscar alunos mais longe, “funcionando como pólo de atracção no interior do país”.

Estudar longe não é para todos: concelho onde se vive e percurso do secundário condicionam escolhas no ensino superior
Uma grande concentração de alunos no litoral e a “quase inevitabilidade” de quem vive no interior ter de se deslocar. Investigadores traçam mapa da mobilidade e deixam recomendações.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade