Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Se não há pacote laboral não há ministra do Trabalho
Fica também uma leitura nas entrelinhas: se não houver acordo para o pacote laboral é pouco provável que o lugar de Maria do Rosário Palma Ramalho se mantenha no cargo.

Zuckerberg nega em tribunal que Instagram tenha crianças como público-alvo
Caso envolve uma mulher do estado norte-americano da Califórnia, que acusa a Meta e a Google de procurarem lucrar viciando crianças nas suas plataformas.

Aprender a dizer a verdade
Ao contrário de dizer a verdade, mentir dá muito trabalho — para mais com a tabela de descontos sempre aos saltos, à maneira das cotações da bolsa. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Reaberta estrada para Ereira, em Montemor-o-Velho, após vários dias de isolamento
A Câmara de Montemor-o-Velho recomendou, ainda assim, uma “condução prudente”, realçando que podem “existir zonas com sujidade ou piso irregular”.

Quem não deve, não teme — a propósito da Proposta de Lei 59/XVII/1
Esta calamidade pode ser uma oportunidade para que o património seja de novo considerado merecedor de manutenção e monitorização sistemática. Opinião de Sofia Aleixo

Liga dos Bombeiros denuncia no parlamento quatro meses de dívidas do INEM
António Nunes revelou que a LBP chegou a colocar “em cima da mesa” a possibilidade de o INEM passar a contratar directamente os 436 corpos de bombeiros.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade