Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Governo espera “flexibilidade” de Bruxelas para cumprir regras orçamentais em 2026
Ministro das Finanças espera que Comissão Europeia classifique as tempestades como “evento não controlável” e exclua os apoios à reconstrução da contabilização da despesa primária líquida.

Espanha: a criticar ou a dar a mão, os partidos do centro podem estar a ajudar o Vox
Enquanto os partidos do centro distribuem culpas pelo crescimento do Vox, o partido de Abascal continua a sair favorecido da normalização do discurso pelo PP e pela fragilidade do Governo.

Governo avança com estudo de adaptação do Sistema Eléctrico Nacional às alterações climáticas
O estudo, a ser realizado em seis meses, vai debruçar-se sobre a identificação de áreas críticas com maior exposição a incêndios rurais ou fenómenos meteorológicos extremos e avaliar soluções.

Grupo de debates reforça parcerias entre Brasil e Portugal: economia e inovação
Convidados internacionais marcam trajetória do projeto, que conta com reuniões remotas e presenciais e reúne acadêmicos e empresários para discutir temas como geoestratégia, economia e inovação.

Cheias: situação no Tejo está mais estabilizada, mas ainda não normalizou
Embora o rio já tenha regressado ao seu leito na zona mais a norte, isso ainda não aconteceu na Lezíria, na parte sul do distrito de Santarém. O nível de alerta amarelo deve manter-se esta semana.

Rússia diz que vai enviar a Marinha para proteger a “frota fantasma” contra “pirataria ocidental”
A sugestão foi feita por Nikolai Patrushev, antigo chefe dos serviços secretos russos. França libertou petroleiro ilegal após pagamento de multa milionária.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade