REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.



loading...



COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

“Vila Real, óh que linda és!”, dizem estes postais ilustrados
Colecção de postais é apresentada sábado no Museu Arqueologia e Numismática de Vila Real. Onze artistas locais foram convidados a mostrar a sua “visão” da cidade transmontana.

Barcelona contrata Braithwaite em maré de polémicas
Avançado dinamarquês ocupa vaga de Dembélé e deixa Leganés inconformado. O presidente, Josep Maria Bartomeu, e Éric Abidal ofuscaram o reforço, que teve direito a duas questões.

Madeira: “a maior catástrofe do século” pelo olhar de oito fotógrafos da ilha

No Dia Mundial da Língua Materna
O Dia Mundial da Língua Materna 2020 terá como tema “Línguas sem fronteiras” e será dedicado ao diálogo pacífico e ao desenvolvimento de sociedades inclusivas. Não se trata de nos fecharmos numa língua, mas tomarmos o plurilinguismo e a compreensão intercultural como um modo de construção da cidadania global. É esse o maior desafio.

Sindicato dos juízes exige sindicância urgente ao Tribunal da Relação de Lisboa
Ex-presidente do tribunal é suspeito de estar envolvido na viciação da distribuição de processos aos juízes, que deve ser feita por sorteio.

Subida da inflação na zona euro para 1,4% em Janeiro
Portugal apresenta a terceira taxa de inflação mais baixa da União Europeia.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade