Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Marie Bashir (1930-2026), gente que dá esperança
Marie Bashir foi mãe e uma mulher reconhecida com múltiplos títulos. Profissional de excelência na área da saúde mental, política consensual e benfeitora de causas várias — todas ligadas aos outros.

Manifesto a favor de mais manifestos sobre o uso de IA nas universidades
A maioria da escrita funcional deve ser medíocre e indistinta. Nenhum imperativo ético exige a seres humanos que dediquem talento a redigir pessoalmente cartas de recomendação ou programas eleitorais. Crónica de Rogério Casanova

A nova pirâmide alimentar dos EUA é uma arma… (e eu não sabia)
É difícil encontrar uma justificação para colocar carne picada num guia alimentar e para dar um tão grande destaque a um alimento que certamente não precisa de ser promovido. Opinião de Pedro Carvalho

Morrer em Minneapolis
Minneapolis organiza-se e mostra o caminho da resistência. Os manifestantes, que saem à rua apesar da neve e das temperaturas negativas, dizem não estar a protestar mas sim a proteger a Constituição. Opinião de Graça Castanheira

Patricia Hayes: “As fotografias coloniais são piores e melhores do que pensamos”
Com uma vida dedicada à história africana e às suas representações visuais antes, durante e após os tempos coloniais, Patricia Hayes diz que a exposição sobre José Veloso de Castro deve ser debatida.

As múltiplas faces de José Veloso de Castro
Militar, cartógrafo, administrador colonial, editor de postais, dono de revistas, tudo isto sempre com a fotografia por perto. Mas além de imagens, deixou muitos outros traços de uma vida conturbada.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade