Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Obras no IP3: trânsito cortado nas noites de segunda a quarta-feira em Tondela
Durante os trabalhos noturnos, entre as 21h e as 5h, o trânsito será desviado pela antiga Estrada Nacional 2, em ambos os sentidos.

Trump duplica apoio a refugiados, 99% dos quais são agora sul-africanos brancos
Africânderes recém-chegados aos EUA, única excepção a um bloqueio norte-americano aos refugiados, vão receber 4500 dólares para se instalarem.

Exames nacionais: 69 escolas submeteram reapreciações fora do prazo, conclui inspecção
Auditoria não identificou “elementos que permitam sustentar a existência de actuações deliberadas”, que tenham comprometido “a integridade ou a confidencialidade das provas realizadas”.

Tribunal Constitucional dá luz verde à lei do retorno e asilo
Juízes do Tribunal Constitucional consideram, por unanimidade, que a lei que facilita deportação de imigrantes está conforme à Constituição.

Isaltino Morais vai ser julgado por nomear dirigentes camarários sem concurso
Autarca de Oeiras voltou a usar expediente já depois de Tribunal de Contas lhe assacar responsabilidades financeiras. Autarcas do Seixal também serão julgados pelas mesmas práticas ilegais.

Nem só de campeãs vive a Miss Quebramar Cup. Também há pranchas para quem esteja em risco
Mães e crianças em risco social, utentes do Lar do Divino Salvador, também se fizeram ao mar na 22.ª edição da competição de surf e bodyboard feminino, promovida pela Associação de Surf de Aveiro.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade