Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Jogadores em fuga e loucura total no triunfo do Senegal na CAN
Tudo aconteceu na final da Taça das Nações Africanas vencida pelo Senegal. Houve jogadores a fugirem do relvado, um penálti à Panenka falhado e triunfo da equipa que tinha decidido desertar do jogo.

Catarina de “olhos bem abertos” a votar Seguro para “derrotar extrema-direita”
Catarina Martins assume derrota, mas vê Marques Mendes e Montenegro sob “hecatombe”. José Manuel Pureza quer mobilização total do partido para derrotar André Ventura na segunda volta.

Um homem com qualidades
É afinal do mundo dos partidos que emergirá um Presidente que nada deve a ninguém. Opinião de Pedro Norton

Marques Mendes: “Os portugueses escolheram e não me escolheram a mim, não guardarei mágoa ou rancor”
Marques Mendes começou por assumir a responsabilidade pelo resultado e garantiu que não ia apoiar nenhum candidato na segunda volta.

O patinho feio do PS é agora um cisne
Seguro não precisa para nada dos barões socialistas. A vingança do PS de António Costa tardou mas chegou. Opinião de João Miguel Tavares

Montenegro: “O PSD foi escolhido para governar Portugal e não emitirá nenhuma indicação de voto para a segunda volta”
Luís Montenegro explicou que a “conclusão que o PSD retira desta eleição é que o seu espaço político não estará representado na segunda volta.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade