Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Albufeiras do país estão a atingir capacidade máxima de armazenamento
Alqueva recebe efluentes de rios e ribeiras nacionais na ordem dos 2500 m3/s. Albufeiras estão a deixar de ter espaço para receber mais água, sobretudo as barragens agrícolas.

O populismo na Assembleia a brindar com vinho do Porto
No meio de uma catástrofe nacional e de uma campanha eleitoral, a iniciativa do JPP passou despercebida. Mas não deve. Porque simboliza a nova forma de fazer política inspirada no populismo Opinião de Manuel Carvalho

Sporting empresta Alisson Santos ao Nápoles
Extremo brasileiro garante encaixe de 3,5 milhões de euros, verba que poderá ascender a 20 milhões caso o emblema italiano exerça a opção de compra.

Não é imigração: é memória, história e retorno
Uma reflexão sobre imigração, emigração e o lugar dos descendentes na construção da identidade portuguesa. Opinião de Amanda Rattes

SNS paga 20,5 euros por mamografia aos convencionados, ADSE mais do dobro. Preços baixos afastam prestadores
Federação dos prestadores vai reunir-se com o Ministério da Saúde e reclamar a revisão urgente das tabelas de preços. Custos de contexto associados ao licenciamento das unidades agravam dificuldades.

O que fazer? Terça é dia de cartoon e pandeiro
A par da oficina Bloco Pandeiro Lx, há traços do World Press Cartoon, fotografia de Bruno Saavedra e exposições que vão a Angola e à Colecção da Caixa Geral de Depósitos.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade