Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Menos likes nas redes sociais
A proposta de limitação do acesso às redes sociais até aos 16 anos, que deverá ser facilmente aprovada, é uma medida de bom senso e, em muitos aspectos, inevitável. Editorial deHelena Pereira

IA na sala de aula: o dilema da avaliação e a sobrecarga docente
O desafio é inventar novas estratégias de avaliação e metodologias viáveis na era da IA. Eis algumas ideias que a experiência de cerca de 50 anos de ensino me sugere. Opinião de João Nuno Tavares

PSD quer impedir uso livre de redes sociais a menores de 16 anos
Na próxima segunda-feira, dá entrada no Parlamento um diploma que impõe um mecanismo de verificação de idade na criação de contas e que visa efectivar a proibição do acesso a menores de 13 anos.

“Se a lei impede que se aprovem projectos, muda-se a lei, diz ministro da Agricultura ao ICNF”, publicado a 23 de Janeiro
Direito de resposta do ministro da Agricultura a notícia publicada a 23 e 24 de Janeiro, respectivamente, nas edições online e impressa do PÚBLICO.

APA tem dois dias para preparar albufeiras para “semana muito complicada”
Durante o fim-de-semana serão preparadas as albufeiras para ganharem encaixe, tendo em conta os picos de chuva previstos para os dias seguintes.

EUA: Senado aprova financiamento do Governo até Setembro, excluindo Segurança Interna
Aprovação do orçamento para o Departamento de Segurança Interna está dependente da discussão de alterações às políticas anti-imigração da Administração Trump.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade