Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

A revolta em França pode mudar o cenário político no país?
Os protestos estudantis em França expõem desigualdades sociais e colocam pressão sobre o Governo a seis meses das presidenciais. Quem pode beneficiar desta revolta?

Uma execução em directo é um retrocesso civilizacional
“Eu apoio totalmente a pena de morte, mas transmitir execuções ao vivo é o que os jihadistas fazem”, escreveu o republicano Austin Scott nas redes sociais. “A América é melhor do que isso.” Editorial deSónia Sapage

Cartas ao director

Setembro foi o segundo mais quente de sempre e o planeta voltou a ultrapassar 1,5°C
Pelo segundo mês seguido, a temperatura global ficou acima de 1,5°C em relação ao período pré-industrial. Oceano bateu recorde para Setembro. El Niño caminha para um dos mais fortes de que há registo.

O que Demóstenes pode ensinar a Portugal sobre a democracia
Num tempo marcado pela ascensão do Chega, pelo trumpismo e pelo bolsonarismo, as democracias enfrentam uma crise de confiança. Há 23 séculos, Demóstenes ofereceu uma resposta que continua atual. Opinião de William J. Dominik

Por que os brasileiros discriminados votam em Bolsonaro?
O voto das pessoas discriminadas na extrema-direita não deve ser explicado pela ignorância ou pela irracionalidade. Trata-se de uma complexa hierarquização de prioridades. Opinião de Donizete Rodrigues

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade