Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O espírito brasileiro
Façamos o Carnaval em Agosto. Deixem-nos ir directamente da praia para o desfile. Dispensem-nos, por favor, de tremer de frio. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Relação confirma que processo de ex-CEO contra a TAP fica no tribunal cível
Relação julgou improcedente a apelação da TAP, mantendo a decisão do Juízo Central Cível de Lisboa.

Frederick Wiseman (1930-2026), sempre à procura do drama
O cineasta morreu esta segunda-feira, aos 96 anos. Servia-se dos protocolos do documentário, como outros se servem da ficção, para encontrar o drama.

Um Governo enrolado na tempestade
Os estragos que as tempestades provocaram são enormes e o esforço que o Estado precisa de fazer para ajudar as populações é também ele hercúleo e não pode ser propaganda. Editorial deHelena Pereira

A1 cortada no Carregado, no sentido Sul-Norte
Os automobilistas devem sair da auto-estrada no Carregado e seguir pela N3 até Aveiras, onde podem regressar à A1.

António José Seguro visitou estragos em Coimbra e deixou “palavras de ânimo”
Apesar da insistência, o Presidente da República eleito não prestou declarações. Autarca de Coimbra aproveitou a visita para reportar os “maiores problemas” que o concelho sofreu nos últimos dias.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade