Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Mais uma Audrey Hepburn
Quando as gerações mais novas escolhem fazer homenagens a heróis das gerações mais velhas, estão a construir pontes com o passado. Estão a garantir continuidades. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Brasileiros não poderão pedir vistos para Portugal pelos Correios a partir de abril
De 17 de abril em diante, requisições de vistos para trabalho ou estudo em Portugal terão de ser realizadas presencialmente por meio da VFS Global, empresa que presta serviços para Governo português.

Brasil usa comida como cartão de visita em feira de turismo
Do barreado à tapioca, com direito ao brinde com espumante gaúcho, o potencial gastronômico é um dos motores turísticos para levar cada vez mais estrangeiros ao Brasil.

Governo autorizou uso condicional das Lajes após ataque ao Irão, diz Rangel
Ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou, na CNN Portugal, que EUA receberam autorização condicional de Portugal para usar base das Lajes. Rangel diz que oposições e Belém foram consultados.

Gil Vicente estudou bem a lição, mas Benfica passou teste em Barcelos
“Encarnados” ganharam no Minho, por 1-2, e repuseram a diferença em relação ao FC Porto, antes de receberem o líder do campeonato, na próxima jornada.

Trump e Netanyahu abrem a caixa de Pandora no Irão
A morte de Khamenei fecha um ciclo no Irão, mas a ofensiva de Washington e Jerusalém pode abrir outro mais instável. Editorial deTiago Luz Pedro

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade