Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Também a Beira Interior defende a continuação dos apoios à plantação de vinhas
A Comissão Vitivinícola da região que vai de Castelo Rodrigo à Cova da Beira une-se ao coro de protestos contra a ideia do ministro da Agricultura de colocar “um travão” nas novas plantações de vinha.

Viagens de portugueses ao estrangeiro batem recorde
Viagens dentro da União Europeia representaram 79% do total, com Espanha, França e Itália a manterem-se nas posições cimeiras. Em Portugal, o Norte reforçou-se como segundo destino.

Levar a água do Alqueva para o Algarve: impacto ambiental em discussão pública
Barragem de Odeleite vai receber água do rio Guadiana um volume anual máximo de 30 hectómetros cúbicos com a ajuda de uma torre de 42 metros e conduta adutora com cerca de 41 quilómetros de extensão.

Frederik e Mary da Dinamarca divulgam novo retrato oficial e está repleto de história
O retrato é da autoria de Steen Evald e vai passar a estar exposto nos instituições dinamarquesas, bem como nos consulados e embaixadas do país em todo o mundo.

Dulce Maria Cardoso vence Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários
A autora de O Retorno e Eliete vence agora prémio da Associação Portuguesa de Escritores com o segundo volume de Autobiografia Não Autorizada.

Ministério da Saúde vai assinar protocolo negocial com os médicos em Maio, diz sindicato
Ao longo do dia, a ministra da Saúde vai reunir-se com os sindicatos representativos dos enfermeiros e termina a agenda com a audição do sindicato dos farmacêuticos.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade