Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Polaco Pietuszewski assina com FC Porto por três épocas
Extremo de 17 anos poderá custar até 10 milhões de euros e terá cláusula de rescisão de 60 milhões.

O dia em que uma iniciativa cidadã venceu: a “mais bela magnólia do Porto” foi classificada
Quase três anos depois do requerimento, magnólia do século XIX está protegida. “Para que algo mude é preciso não desistir”, diz o escritor Afonso Reis Cabral, rosto e motor do “acto cívico colectivo”

Morte no Seixal: PS exige explicações urgentes do presidente do INEM na AR e do primeiro-ministro
Partidos questionam Governo sobre falha no socorro a idoso que poderá ter contribuído para a sua morte. Caso deverá marcar debate quinzenal com o primeiro-ministro. Ana Paula Martins de novo na mira.

Canil de Foz Côa sem fiscalização ou veterinário reconhecido pela DGAV por ser ilegal
O canil em Foz Côa?, de onde foram resgatados 70 cães em Maio de 2025, foi encerrado com ordem do Ministério Público. 

Inflação da zona euro regressa ao objectivo dos 2%
Preços voltaram a abrandar na zona euro, dando mais argumentos aos que defendem que o BCE deve começar a pensar em baixar as taxas de juro outra vez.

A intervenção dos EUA na Venezuela e o colapso das garantias internacionais
O tipo de atuação dos EUA transmite uma mensagem profundamente corrosiva: a de que o direito é vinculativo apenas para os Estados sem poder militar suficiente para o contornar. Opinião de Dantas Rodrigues

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade