Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Christina Oiticica apresenta na Itália obra transformada pelas águas do Lago Maggiore
Inspirada por um sonho, Christina Oiticica mergulhou a obra Mamã Muxima no Lago Maggiore por três meses. A tela integra a exposição Quando o Céu Invade a Terra, em exibição em Verbania, Itália.

Stavros Halkias, o “canalha” de quem toda a gente gosta
O cómico norte-americano tem vindo a ganhar cada vez mais audiência. A Netflix estreou Uncle Stav, o seu terceiro especial de comédia.

Quem escuta os humanos na era da inteligência artificial?
O que o caso Jacob Coxon expõe sobre ambientes corporativos. Opinião de Giuline Bastos

Coreia do Norte confirma lançamento de mísseis balísticos em “exercício de ataque”
Pyongyang respondeu assim aos exercícios militares de uma semana que juntaram Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão.

“É muito difícil proibir um partido e dizer que é fascista”, afirma juíza do Constitucional
Maria Benedita Urbano confirma que o Tribunal Constitucional recebeu um pedido para extinguir o Chega, mas que ainda não houve tempo para o analisar.

China pede “barreira de segurança” para a IA face aos avanços internos e receios nos EUA
Autoridades de Pequim lançam um alerta sobre os riscos associados à tecnologia e criticam os Estados Unidos por tentar limitar os avanços de outros países.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade