Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Pedidos de asilo desceram 23%: fluxo é “praticamente inexistente” em Portugal, diz ministro
Portugal preferiu pagar quase 8,5 milhões para não receber refugiados. Ao contrário do que se passa noutros países, não há um “uso impróprio” do asilo, diz Leitão Amaro.

Estágio curricular: laboratório de aprendizagem ou fábrica de trabalho gratuito?
O estágio curricular não é mão-de-obra disfarçada de oportunidade, é um compromisso formativo que só faz sentido quando todos o levam a sério. Crónica de Luzia Arantes

Presidente da APA recusa esclarecer intervenção da Navigator na obra do Mondego
São conhecidas as intervenções da Navigator em inundações, pois o canal de rega fornece água à fábrica da papeleira em Lavos. Mas não se sabe quanto custa ao erário público.

Mau tempo: Segurança Social com mais de 200 técnicos no terreno apoia 1537 desalojados
A Segurança Social mantém equipas no terreno a operar 24 horas por dia, com particular atenção a idosos e pessoas com mobilidade condicionada, além de crianças e jovens em situação de risco.

Cinco coisas a saber sobre o colesterol, o “inimigo silencioso” do nosso coração
Há colesterol bom e colesterol mau. É este último que queremos afastar das nossas artérias para prevenir doenças, reforçando um estilo de vida saudável, dizem as especialistas.

Aliados europeus acusam Rússia de assassinar Alexei Navalny com veneno de rã
Investigação conjunta de cinco países conclui que opositor russo foi envenenado com toxina extraída de uma rã-dardo-dourada equatoriana.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade