Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Optou por chegar a Portugal pelo aeroporto do Porto? Cuidado, há riscos de filas
Constrangimentos na chegada e na saída de Portugal não se restringem ao aeroporto de Lisboa. Também no terminal Francisco Sá Carneiro há problemas, como os que ocorreram nesta sexta-feira (31/07).

Marcolino celebra cem anos com uma instalação na Passos Manuel
A relojoaria, parte da vida da cidade desde 1926, comemora este ano o seu centenário com intervenção artística que une, literalmente, o passado e o futuro da marca.

Em Esteiro, com “Polbo á feira”, a grande perdição galega
No polvo, no bacalhau, nas sardinhas, nos cozidos, nas feijoadas, nas cabidelas, nessas comidas que valem pelo que são, o pior que se pode fazer é querer inventar ou recriar. Crónica de Pedro Garcias

“Estamos a entrar no princípio do fim da guerra”
Tenente-general Marco Serronha analisa o choque entre duas culturas militares e duas formas de fazer a guerra na Ucrânia.

Das luvas de Madonna e BTS às peças de Shakira: lembranças do Mundial leiloadas por meio milhão
As luvas com cristais Swarovski usadas por Madonna renderam mais de 36 mil euros, mas o recorde foi para a camisa de Jimin, quase 100 mil. No total, as 27 peças ultrapassam os 560 mil euros.

Franco Baresi (1960-2026), o capitão que viu o futebol antes dos outros
Campeão do mundo pela Itália, lenda do AC Milan e um dos melhores defesas da história do futebol, Franco Baresi morreu aos 66 anos. Recordamos a vida e o legado do eterno capitão italiano.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade