Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Das abelhas aos escaravelhos, há 222 espécies polinizadoras em Portugal
Livro Guia de Polinizadores de Portugal é apresentado este sábado, às 11h00, no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

Liga dos Bombeiros ameaça com protestos devido à “gravidade da situação” actual
Reunião do conselho nacional acontece numa altura em que surgem movimentos inorgânicos no seio dos bombeiros voluntários.

No Hearts, só se ouve Cláudio Braga
O clube de Edimburgo lidera a Liga escocesa e uma das “estrelas” é um avançado português que, há cinco meses, jogava na segunda divisão da Noruega.

Bir Nabala, vila palestiniana a quem o muro da separação roubou a Cidade Santa
A vila habitada por palestinianos desde o tempo em que não havia Estado de Israel tornou-se um enclave, cercada por betão e colonatos. Décadas após a construção do muro, ainda há famílias separadas.

Vítor Neves: “Em Portugal não há um rastreio do cancro digestivo instalado”
O cancro digestivo lidera em diagnósticos e é o segundo que mais mata em Portugal. No entanto, falta um rastreio nacional que funcione e mais prevenção, diz Vítor Neves, da Europacolon Portugal.

O diálogo entre humanos e máquinas e a ilusão de escuta emocional
O uso de inteligência artificial em contextos íntimos revela uma tentativa de domesticar a incerteza. A previsibilidade do algoritmo oferece conforto diante da instabilidade da relação humana. Opinião de Maria Klien

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade