Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Conflito alastra: países do Golfo continuam sob fogo do Irão e Israel anuncia entrada no Líbano
Exército de Israel anuncia bombardeamentos contra Teerão e contra Beirute. Há 30 mil libaneses deslocados.

Guerra do Irão ameaça estabilidade recente das taxas Euribor
Contratos futuros da Euribor a três meses estão a subir ligeiramente. No mercado monetário, as variações das taxas utilizadas no crédito à habitação ainda são modestas.

Frases inesperadas são das coisas mais divertidas da maternidade
Ana e Isabel Stilwell juntam o top 5 de frases que guardaram e convidam os leitores a partilharem as suas memórias.

#SendBarron: campanha satírica pede alistamento de Barron Trump na guerra com o Irão
Toby Morton, ex-guionista de South Park, criou uma campanha satírica que incentiva, em tom provocador, o alistamento de Baron Trump na guerra, após a morte de soldados norte-americanos no conflito.

Análise de arbitragem: penálti mal assinalado no FC Porto-Arouca

Rochedo da praia do Peneco, em Albufeira, está em queda livre
Por mais sinais de perigo que se ponham, diz a ministra do Ambiente, “as pessoas muitas vezes não respeitam”. Por isso, não afasta a hipótese da proibição do acesso à praia.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade