REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Penela

O concelho de Penela apresenta um rico património arquitectónico. A começar pelos castelos de Germanelo e Penela, a vila romana de Rabaçal, o convento de Santo António, os pelourinhos de Penela e Podentes, as igrejas de S. Miguel e Santa Eufémia em Penela, o ordenamento e traça arquitectónica das vilas de Penela e Espinhal. Quando visitar o concelho, não deixe de ver também a Cumieira, Espinhal, Podentes e Rabaçal. A beleza do tipicismo das aldeias de Malhada Velha, Podentes e Ferraria de S. João é admirável. As colinas e serras circundantes formam inúmeros panoramas a não perder como aqueles que se observam em Chanca, Louçainha, Monte de Vez, Pedra da Ferida e S. João do Deserto. A serra calcária propicia a formação de inúmeras riquezas espeleológicas, como as Grutas das Taliscas, recentemente descobertas.

Monumentos Nacionais
Castelo de Penela - Decreto de 16/06/1910
Z. P. D. G. n. 208, II-a Série, de 05/09/1958 
Pelourinho de Penela - Decreto 16/06/1910

Imóveis de Interesse Público 
Pelourinho de Podentes - Decreto n. 23122 de 11/10/1933

Espaço Cultural 
"Villa" Romana do Rabaçal. Foi inaugurado recentemente um museu que visa preservar os importantes achadas

Espaço Natural 
Louçaínha - área composta por paisagens naturais e piscina fluvial 
Pedra da Ferida - queda de água localizada próximo do Espinhal 
Grutas das Taliscas - recentemente descobertas e em fase de exploração

 

 



loading...



COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Farmacêuticos avisam que está posta em causa segurança dos doentes nos hospitais
A falta de pessoal fez com que os serviços farmacêuticos no hospital de São João, no Porto, tivessem de encerrar durante a noite. Segundo Ana Paula Martins, há farmacêuticos que já não conseguem sequer substituições por licenças de parto ou por doença.

Pois então dancemos!
Canções mais incisivas, letras sintéticas e ideias esparsas, a frequência rítmica (quase) sempre nas 128 BPM — o planeta onde Chaz aterrou é orgulhosamente hedonista. Dancemos, então!

Toro y Moi: the dancing king
Em 2017, quando era editado Boo Boo, dizíamos que Toro y Moi, o “homem no espaço”, prosseguia a sua viagem — Outer Peace é mais uma momentânea paragem desse inesgotável percurso, um dos mais fascinantes da música popular do século XXI. Vamos poder testemunhá-lo (e dançá-lo!) em Maio no Porto e Lisboa.

Enquanto Chaz preparava o seu regresso...
Pelo meio da conversa com Chaz, três nomes centrais no seu universo artístico e afectivo foram surgindo. Uns transmitiram-lhe atitude, com outros cresceu e testemunhou as suas curvas e contra-curvas, outros ainda foi ele a vê-los crescer em maturidade e talento. A palavra a Chaz.

Promessas há muitas, mas a Casa da Pesca continua ao abandono
Depois de tentativas de assinaturas de protocolos falhadas em 2007 e 2016, este poderá ser o ano em que a Casa da Pesca ganha uma nova vida. Ministério da Agricultura e câmara de Oeiras garantem que elaboração do documento que efectiva a cedência do espaço se encontra "em fase final de execução". Município quer reabilitar o espaço.

Porto mudou as linhas de autocarros e instalou a discórdia
Milhares de passageiros vão perder autocarro directo para o centro do Porto. Decisão de Moreira causou divisões até dentro da Área Metropolitana do Porto. Representante das empresas de transportes queixa-se de violação das concessões

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade