Ilustração sobre a Localidade

Aveiro - História

História

A mais antiga forma que se conhece do topónimo Aveiro, data de 959, altura em que a condessa Mumadona Dias doa em testamento toda a região ao mosteiro de Guimarães. "Suis terras in Alauario et Salinas" é esta a primeira referência conhecida.

É contudo, no século XIII que Aveiro é elevada à categoria de vila, desenvolvendo-se a povoação à volta da igreja principal, consagrada a S. Miguel. Monumento secular acabou por ser destruído em 1835 dando lugar ao que é hoje a Praça da República.

Era já vila a alguns anos quando D. João I, a conselho de seu filho, Infante D. Pedro, que, na altura, era donatário de Aveiro, mandou rodeá-la de muralhas. Uma fortaleza que vem a ser destruída apenas no século XIX, sendo parte das pedras utilizadas na construção dos molhes da barra nova.

Chega o ano de 1434 e o rei D. Duarte concede à vila o privilégio de realizar uma feira franca anual. Lugar de almocreves que conseguiu resistir ao tempo chegando aos nossos dias como a Feira de Março.

Ainda no século XV, mas no ano 1472, a filha de Afonso V, Infanta D. Joana, entra no Convento de Jesus, onde viria a falecer a 12 de Maio de 1490. Efeméride recordada actualmente, no feriado municipal. A estada da filha do rei teve importantes repercussões para Aveiro, chamando a atenção para a vila e favorecendo o seu desenvolvimento.

O primeiro foral conhecido de Aveiro é manuelino e data de 4 de Agosto de 1515, constando do Livro de Leituras Novas de Forais da Estremadura.

Desde muito cedo a vila foi fixando população, sobretudo devido à sua situação geográfica. O desenvolvimento, esse, deve-o às actividades de salinagem, de pescas e de comércio marítimo.

Apesar dos atractivos, no final do século XVI, princípios do XVII vai registar-se um forte movimento de emigração populacional que leva à significativa diminuição do numero de habitantes. A razão desta mudança ficou a dever-se à instabilidade da vital comunicação entre a Ria e o mar que levou ao fecho do canal, impedindo a utilização do porto e criando condições de insalubridade provocadas pela estagnação das águas da laguna. Com menos população, Aveiro protagoniza uma grave crise económica e social. Foi, porém, e curiosamente, nesta fase de recessão que se construiu, em plena dominação filipina, um dos mais notáveis templos aveirenses: a igreja da Misericórdia.

Chega o ano de 1759 e D. José I eleva Aveiro a cidade. Anos mais tarde, em 1774, a pedido de D. José, o papa Clemente MV instituiu uma nova diocese, com sede em Aveiro.

Já no século XX, a cidade vai ocupar a linha da frente das lutas liberais com personalidades como José Estêvão Coelho de Magalhães a destacarem-se pela sua actividade. Este parlamentar desempenhou ainda um papel determinante no que respeita à fixação da actual barra e no desenvolvimento dos transportes, sobretudo, a passagem da linha de caminho de ferro Lisboa-Porto.

 

 

Texto de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net
*Fotos participantes do 1o. Concurso Fotográfico RC. Reproduzidas em concordância com o regulamento do Concurso.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Empresário Manuel Serrão e jornalista Júlio Magalhães alvos de buscas da PJ
Em causa está uma investigação relacionada com o desvio de mais de 50 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

CUF Descobertas e Hospital de Cascais alvo de queixas por deixarem compressas em mulheres
Entidade Reguladora da Saúde revela casos no relatório publicada esta terça-feira. Hospitais de Santa Maria e São José com processos por violarem liberdade de escolha.

Ser pai não é um posto, é um lugar que se merece
Não basta, nem a um pai, nem a uma mãe, gerar ou “parir” uma criança, é preciso muito mais do que isso para se ser pai e mãe a sério.

Um filme para o dia do Pai? Aqui tens 25
A relação entre pais e filhos é algo que tem sido explorado no cinema de inúmeras maneiras. O P3 traz-te alguns títulos memoráveis com a paternidade como pano de fundo.

Porter, o PREC nos vinhos, e mais compras de quintas e adegas

Seis mortos em colisão de camião com posto da polícia em Sevilha
Camião despistou-se em Sevilha e colidiu com um posto de controlo anti-droga da Guardia Civil. Dois agentes e quatro civis morreram. Homem foi detido. Polícia desconfia que motorista estava cansado.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade