REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

«O HOMEM DAS BARBAS BRANCAS »

Lenda do Pai Natal

"O Pai Natal não existe!", diz a rir a Lídia, uma menina adorável de 6 anos. A sua expressão de certeza absoluta faz sorrir o mais sério dos homens. 

"É uma maluca", diz a mãe a desculpá-la.

"Não existe. É o meu pai e a minha mãe", adianta com uma expressão clara e decidida.

Mas o que a Lídia não sabe e também ninguém lhe soube explicar, nem mesmo o pai católico praticante, é que o Pai Natal como o conhecemos hoje foi inventado na grande América, mas o antigo, aquele que apareceu no início da era cristã, era de carne e osso e chamava-se Nicolau. Tinha uma família como toda a gente, e uma casa, amigos e vizinhos.

Esse homem celebrizado pela sua extrema bondade e generosidade para com todos os que tinham necessidades oferecia presentes a muitas pessoas, especialmente às crianças.

Um dia a Lídia irá compreender a história e irá até procurá-la pelos seus próprios meios para a poder contar a seus filhos. Mas até lá vai continuando a dizer, embora com uma certeza pouco certa que "ele não existe".

Existem pois as suas memórias, a sua presença no século IV, a sua ligação à igreja enquanto bispo, as suas ações enquanto homem. Mas para que se saiba quem foi o pai dos muitos Pais Natal que hoje encontramos por todo lado, aqui fica um pouco de história. Só espero que um dia a Lídia possa ler este texto e aperceber-se que foi escrito para ela, e para que ela o pudesse ler aos seus filhos.

 

» A VERDADEIRA HISTÓRIA DO PAI NATAL

» TROCA DE PRESENTES

» O PAI NATAL DO SEC. XX

 

(*) Textos e imagens de Salome Joanaz especialmente para o regiaocentro.net



loading...



COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Promessas há muitas, mas a Casa da Pesca continua ao abandono
Depois de tentativas de assinaturas de protocolos falhadas em 2007 e 2016, este poderá ser o ano em que a Casa da Pesca ganha uma nova vida. Ministério da Agricultura e câmara de Oeiras garantem que elaboração do documento que efectiva a cedência do espaço se encontra "em fase final de execução". Município quer reabilitar o espaço.

Porto mudou as linhas de autocarros e instalou a discórdia
Milhares de passageiros vão perder autocarro directo para o centro do Porto. Decisão de Moreira causou divisões até dentro da Área Metropolitana do Porto. Representante das empresas de transportes queixa-se de violação das concessões

Jorge Ferreira de Vasconcelos lembrado na Sociedade de Geografia
Quando se cumprem 500 anos da sua Comedia Aulegrafia, Jorge Ferreira de Vasconcelos é lembrado esta sexta-feira na Sociedade de Geografia, em Lisboa. Conferencista: Silvina Pereira.

Eles não eram mais estúpidos do que nós
Temos de viver balizados por aquilo a que chamaram “otimismo trágico”: extrair sentido do pior do nosso passado para irmos a tempo de salvar o futuro.

Lello já está a avaliar uma primeira edição d’Os Lusíadas para possível aquisição
Se o exemplar estiver em boas condições, o negócio poderá fechar-se em breve pelos 250 mil euros previstos na OPA lançada pela livraria portuense, mas a compra só será anunciada no feriado do 10 de Junho, dia de Portugal e de Camões.

Imigração: uma coisa é o que diz a lei, outra é como tratamos os imigrantes
Portugal está bem classificado no ranking europeu de integração dos imigrantes, tem "uma uma política generosa”, reconhece o sociólogo Pedro Góis , mas depois demora três a quatro anos a conceder a nacionalidade "porque o sistema está bloqueado”

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade