REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

«O HOMEM DAS BARBAS BRANCAS »

Lenda do Pai Natal

"O Pai Natal não existe!", diz a rir a Lídia, uma menina adorável de 6 anos. A sua expressão de certeza absoluta faz sorrir o mais sério dos homens. 

"É uma maluca", diz a mãe a desculpá-la.

"Não existe. É o meu pai e a minha mãe", adianta com uma expressão clara e decidida.

Mas o que a Lídia não sabe e também ninguém lhe soube explicar, nem mesmo o pai católico praticante, é que o Pai Natal como o conhecemos hoje foi inventado na grande América, mas o antigo, aquele que apareceu no início da era cristã, era de carne e osso e chamava-se Nicolau. Tinha uma família como toda a gente, e uma casa, amigos e vizinhos.

Esse homem celebrizado pela sua extrema bondade e generosidade para com todos os que tinham necessidades oferecia presentes a muitas pessoas, especialmente às crianças.

Um dia a Lídia irá compreender a história e irá até procurá-la pelos seus próprios meios para a poder contar a seus filhos. Mas até lá vai continuando a dizer, embora com uma certeza pouco certa que "ele não existe".

Existem pois as suas memórias, a sua presença no século IV, a sua ligação à igreja enquanto bispo, as suas ações enquanto homem. Mas para que se saiba quem foi o pai dos muitos Pais Natal que hoje encontramos por todo lado, aqui fica um pouco de história. Só espero que um dia a Lídia possa ler este texto e aperceber-se que foi escrito para ela, e para que ela o pudesse ler aos seus filhos.

 

» A VERDADEIRA HISTÓRIA DO PAI NATAL

» TROCA DE PRESENTES

» O PAI NATAL DO SEC. XX

 

(*) Textos e imagens de Salome Joanaz especialmente para o regiaocentro.net


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Milionário americano paga empréstimos de centenas de alunos universitários
Robert F. Smith vai gastar 40 milhões de dólares para eliminar as dívidas aos bancos de 400 alunos, um problema que penaliza ainda mais a comunidade afro-americana.

Liderava rede de pedofilia a partir de sucata. Começa hoje a ser julgado
O arguido havia sido condenado a uma pena suspensa de dois anos em 2017. Pelo menos desde 2015 que o arguido geria uma darknet onde partilhava filmes de cariz sexual com crianças.

Huawei garante que decisões sobre Android não afectarão clientes
Fabricante chinês diz que eventual exclusão do Android e da Google Play Store não será problema para quem tem telemóvel Huawei

O que fica depois do fim de A Guerra dos Tronos — o adeus dos actores e o aumento das audiências
Há mais uma bebida indesejada no episódio, mas a internet ocupa-se da despedida do elenco e das suas opiniões sobre o último acto da série.

Professores têm até 30 de Junho para decidir como querem recuperar tempo congelado
Docentes podem optar por receber um terço dos dois anos, nove meses e 18 dias já em Junho, em vez de esperarem pela próxima progressão. Regra está prevista no diploma publicado hoje que estende a recuperação do tempo a outras carreiras.

Angola quer legalizar taxistas, empregadas domésticas e vendedores de rua
Legalização dos grupos de trabalhadores que geram rendimentos no mercado informal é uma prioridade para o actual executivo. 58,3 milhões de euros vão servir para criar emprego e formalizar a economia informal.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade