Ilustração sobre a Localidade

«O HOMEM DAS BARBAS BRANCAS »

Lenda do Pai Natal

"O Pai Natal não existe!", diz a rir a Lídia, uma menina adorável de 6 anos. A sua expressão de certeza absoluta faz sorrir o mais sério dos homens. 

"É uma maluca", diz a mãe a desculpá-la.

"Não existe. É o meu pai e a minha mãe", adianta com uma expressão clara e decidida.

Mas o que a Lídia não sabe e também ninguém lhe soube explicar, nem mesmo o pai católico praticante, é que o Pai Natal como o conhecemos hoje foi inventado na grande América, mas o antigo, aquele que apareceu no início da era cristã, era de carne e osso e chamava-se Nicolau. Tinha uma família como toda a gente, e uma casa, amigos e vizinhos.

Esse homem celebrizado pela sua extrema bondade e generosidade para com todos os que tinham necessidades oferecia presentes a muitas pessoas, especialmente às crianças.

Um dia a Lídia irá compreender a história e irá até procurá-la pelos seus próprios meios para a poder contar a seus filhos. Mas até lá vai continuando a dizer, embora com uma certeza pouco certa que "ele não existe".

Existem pois as suas memórias, a sua presença no século IV, a sua ligação à igreja enquanto bispo, as suas ações enquanto homem. Mas para que se saiba quem foi o pai dos muitos Pais Natal que hoje encontramos por todo lado, aqui fica um pouco de história. Só espero que um dia a Lídia possa ler este texto e aperceber-se que foi escrito para ela, e para que ela o pudesse ler aos seus filhos.

 

» A VERDADEIRA HISTÓRIA DO PAI NATAL

» TROCA DE PRESENTES

» O PAI NATAL DO SEC. XX

 

(*) Textos e imagens de Salome Joanaz especialmente para o regiaocentro.net

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Em Estrasburgo, até eurodeputados estrangeiros estranham mudança total na lista do PS
Pedro Nuno Santos escolheu uma lista de candidatos totalmente nova. Sendo esperada alguma mudança, a “limpeza” não o era. Há algumas vozes descontentes.

Moreira não deu sinais de querer ser cabeça de lista. Mas “o convite não existia”
A falta de preparação da substituição do presidente da Câmara do Porto terá pesado para a direcção do PSD não o escolher para cabeça de cartaz das europeias. Um “não” de Moreira seria “catastrófico”.

Em Acapulco, o furacão levou o dinheiro e o turismo, deixou uma tempestade de crime e devastação
Outrora meca turística, destino Hollywood, refúgio de milionários, Acapulco entrou em decadência, acelerada pela destruição do furacão Otis. Entre a esperança e a falta dela, eis Acapulco 2024.

Tutti-Frutti: três deputados do PSD vão tornar-se arguidos
Investigação iniciada há oito anos ainda não tinha arguidos. Suspeitas envolvem líder da concelhia do PSD de Lisboa, Carlos Reis e Margarida Saavedra, que foi dirigente do urbanismo na capital.

Directores pedem bom senso no vestuário, especialistas dizem que impor restrições é insensato
Directores falam de “bom senso” quando o assunto é a roupa que os alunos devem levar para as aulas. Já os especialistas defendem que medidas para a “uniformização” de vestuário são “insensatas”.

SNS: um resultado de Abril de 74 e um desafio para a democracia
Os recursos escassos não permitem a generalização do acesso à saúde, pelo que se convergiu para um sistema misto. Opinião de Albertina Dias

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade