REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

«O HOMEM DAS BARBAS BRANCAS »

Lenda do Pai Natal

"O Pai Natal não existe!", diz a rir a Lídia, uma menina adorável de 6 anos. A sua expressão de certeza absoluta faz sorrir o mais sério dos homens. 

"É uma maluca", diz a mãe a desculpá-la.

"Não existe. É o meu pai e a minha mãe", adianta com uma expressão clara e decidida.

Mas o que a Lídia não sabe e também ninguém lhe soube explicar, nem mesmo o pai católico praticante, é que o Pai Natal como o conhecemos hoje foi inventado na grande América, mas o antigo, aquele que apareceu no início da era cristã, era de carne e osso e chamava-se Nicolau. Tinha uma família como toda a gente, e uma casa, amigos e vizinhos.

Esse homem celebrizado pela sua extrema bondade e generosidade para com todos os que tinham necessidades oferecia presentes a muitas pessoas, especialmente às crianças.

Um dia a Lídia irá compreender a história e irá até procurá-la pelos seus próprios meios para a poder contar a seus filhos. Mas até lá vai continuando a dizer, embora com uma certeza pouco certa que "ele não existe".

Existem pois as suas memórias, a sua presença no século IV, a sua ligação à igreja enquanto bispo, as suas ações enquanto homem. Mas para que se saiba quem foi o pai dos muitos Pais Natal que hoje encontramos por todo lado, aqui fica um pouco de história. Só espero que um dia a Lídia possa ler este texto e aperceber-se que foi escrito para ela, e para que ela o pudesse ler aos seus filhos.

 

» A VERDADEIRA HISTÓRIA DO PAI NATAL

» TROCA DE PRESENTES

» O PAI NATAL DO SEC. XX

 

(*) Textos e imagens de Salome Joanaz especialmente para o regiaocentro.net


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

The Crown, a série que converte críticos da monarquia, está de volta
À terceira temporada, o ceptro é passado a Olivia Colman - uma actriz que acusaram de ter “cara de esquerda” que se rende agora à “suprema feminista” Isabel II. Muda o elenco, muda o século XX que a série retrata, mas a Coroa nunca muda.

Sara não pertence a Tires
Não sabemos as dores que Sara teve no parto feito com as suas mãos e a sua força. Sozinha num passeio. Não sabemos a dor que Sara teve na despedida ao Salvador. Não sabemos. Não sabemos nada dos outros, os que estão na outra margem. Mas devíamos saber.

Tem cuidado com o que desejas
Não é excessivo dizer que a eleição de Corbyn abriria uma ainda mais profunda crise europeia, e também uma profunda crise ocidental.

Até quando haverá cartazes das legislativas nas ruas?
A lei não define um prazo para as candidaturas removerem a propaganda eleitoral. Partidos garantem que já estão a retirar cartazes.

Luxemburgo ficou na história de Eusébio e pode ficar na de Ronaldo
Se Portugal conseguir vencer neste domingo a selecção luxemburguesa, garante a qualificação para o Campeonato da Europa de 2020. Fernando Santos assegura que o frio e o mau estado do relvado do Stade Josy Barthel não servirão de desculpas.

Objectivo do Governo é ter a primeira refinaria de lítio da Europa
O secretário de Estado da Energia, João Galamba, não garante que venha a haver minas de lítio em Portugal, mas tem esperança que alguma consiga ter o estudo ambiental aprovado, para convencer empresas europeias a trazer para Portugal uma refinaria de lítio.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade