REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Mata Nacional do Vale de Canas

Coimbra Verde

INTRODUÇÃO

A Mata Nacional do Vale de Canas é um dos cartões postais de Coimbra. Infelizmente, um terrível incendio que deflagou em Agosto de 2005 queimou uma enorme parte (80%) da Mata Nacional do Vale de Canas e ameaçou diversas casas situadas nas redondezas.

Hoje, quase 10 anos depois, a Mata Nacional do Vale de Canas começa a dar sinais de recuperação. As autoridades levaram muito tempo até começarem o reflorestamento, mas finalmente começa a dar frutos. Ainda teremos de esperar décadas para termos árvores de grande porte como antigamente, mas pelo menos o primeiro passo já foi dado.

 

 

INFORMAÇÕES SOBRE A MATA NACIONAL DO VALE DE CANAS

A Mata Nacional de Vale de Canas localiza-se junto da povoação com o mesmo nome, na cidade de Coimbra em Portugal. Conhecida por ter o eucalipto (Eucalyptus diversicolor Müller) mais alto da Europa, a mata ocupa uma área de 16 hectares.

No século XVI já havia referências a esta mata que era nessa altura designada por Mata do Rei e constituída por vegetação espontânea.

Em 1867 foi adquirida pelo Estado Português, para retirar a madeira do pinheiro necessário às obras hidráulicas da Mata Nacional do Choupal contra as cheias.

Em 1866-1870 sofreu um repovoamento com plantas autóctones e exóticas, algumas vindas de França e da Alemanha, sob a orientação de Manoel Afonso D'Esgueira e com a colaboração do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Da Austrália vieram os eucaliptos distribuídos por 32 espécies da família Myrtaceae.

Em 1936 sofreu obras de melhoramento orientadas pelo Dr. Manuel Braga.

A Mata Nacional de Vale de Canas foi afectada por um violento incêndio no Verão de 2005, encontrando-se actualmente em fase de reflorestação, que tem privilegiado as espécies autóctones como o castanheiro.

A Mata Nacional de Vale de Canas possui um belo jardim, sendo frequentemente visitada por grupos de alunos que ali assistem a interessantes sessões de educação ambiental.

Para além disso, a Mata possui o maior eucalipto de Portugal, com 70m de altura.

Source: Wikipedia.

 

FOTOGRAFIAS:


CENTRO DE INFORMAÇÕES (2014-08-02 Autor: Leandro Mello)

Outrora, antes do incêndio de 2005, aqui também funcionava um bar/café que era muito utilizado pelos visitantes após um passeio para se refrescarem com uma bebida gelada ou um café no inverno.

 

PAINÉIS INFORMATIVOS (2014-08 Fotografia: Leandro Mello)

Espalhados pela Mata Nacional do Vale de Canas encontrará painéis informativos com indicações diversas. O painel ilustrado acima mostra algumas das muitas espécies de insectos existentes no parque.

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

"Nós temos noção de que temos dois pequenos milagres em casa"

Viver melhor com menos: o minimalismo como modo de vida
Ser minimalista é ter o essencial. Não se trata de abdicar da qualidade de vida e do bem-estar, mas antes de identificar e abdicar dos bens materiais que não tenham um propósito claro e que muitas vezes mantemos apenas para preencher vazios existenciais.

Imigrantes
Será Portugal, serão os países europeus e será a Europa capazes de evitar o fanatismo dos defensores da imigração e a intolerância dos inimigos dos imigrantes?

Percepção de fragilidade do bebé prematuro: Sim! Impotência dos pais: Não!
Nem todos os bebés prematuros têm o mesmo tipo de problemas. As possibilidades de sobrevivência dependem da idade gestacional, do peso e dos problemas graves ao nascimento, como sejam: respiratórios; cardíacos; infecciosos e malformativos. De todos eles o mais importante é a idade gestacional.

“Eu tive cancro, mas ele nunca me teve a mim”
Entre 15 e 30 de Outubro, do Dia Mundial da Saúde da Mama até ao Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, respectivamente, mais de uma dezena de mulheres respondeu ao desafio do PÚBLICO de escrever, na primeira pessoa, o que é ter cancro e como o ultrapassaram. Para além das palavras, seis delas aceitaram ser retratadas. É uma partilha que se pretende útil para quem está a passar pelo mesmo.

Toda esta ilha é fragosíssima
Rebentam grandes foguetórios no passar do ano, há incêndios quando calha e torrentes de lama e pedras que, desde que a ilha se levantou, por força teimam roê-la e afundá-la no mar oceano.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade