Ilustração sobre a Localidade

Feira Medieval de Coimbra

Febras, torresmos e sardinhas, tostam nas brasas e são servidos em folhas de couve ou em pão de centeio.

Saída da missa de abertura da Feira Medieval

 

 

A Feira Medieval de Coimbra faz-nos recuar no tempo e leva-nos a um convívio de perto com almocreves, mercadores, mendigos, gentis-homens e clérigos. O espírito medievo de uma feira do século XIV invade o visitante e transporta-o para um tempo imemorial.

No ar pairam os mais variados aromas. Febras, torresmos e sardinhas, tostam nas brasas e são servidos em folhas de couve ou em pão de centeio. Chouriço cozido em vinho, diversos pescados e costeletas de javali, saciam outros apetites. Associando-se a estes cheiros, outros, mais doces, completam o menú. Assim, manjares de leite e mel, tijeladas, papas de melado, com sangue de porco e mel e frutos secos (especialidade da época) e as mais diversas frutas, completam a dieta alimentar da época.

Se recuarmos no tempo ficamos a saber que a feira de Coimbra foi instituída por portaria fernandina a 7 de Junho de 1377. Embora já existissem no século XII, a centúria de Duzentos surge efectivamente como o século de ouro das feiras em Portugal e o monarca D. Dinis apresenta-se como o grande incentivador das mesmas, totalizando 43 no seu reinado.
Maria Helena da Cruz Coelho, em brochura intitulada Feira Medieval - A feira de Coimbra no contexto das feiras medievais portuguesas, fornece uma descrição notável de uma feira medieval em Coimbra: «A Coimbra de Duzentos, movimentada, ruidosa, fervilhando de gentes, animais e mercadorias, oferece-se perante os nossos olhos.

 

O Padre e o Mendigo

São os cavalos, as mulas, os asnos e os homens que circulam nas ruas da cerca, transportando os mais variados produtos. Chegam de fora, de noite e de dia, para abastecerem a cidade. E erguendo-se o sol o comércio começa.
O vinho de fora vende-se nas alfândegas do rei. A carne de cabrito, cordeiro, leitão, cervo, corça ou gamo e o pescado, da lampreia e sável às peixotas e congros secos, compram-se nos açougues régios.

 

Doceria Conventual

 

Padeiras

 

Na casa das padeiras se busca o pão. Igualmente nos açougues, que designam todo o espaço do mercado, em locais improvisados de venda, oferecem-se aos vizinhos o milho, o trigo e a cevada, que seriam pão conforme as bocas; as verças das almuinhas da cidade e seu aro; a fruta que os homens e as mulheres trazem às costas; a imprescindível madeira. Aí se regateia o mel e o azeite, os alhos e as cebolas (...) Sendo a necessidade de panos (que não sejam de cor) ou roupas buscam-se as bancas dos fanqueiros, feltreiros, adéis ou dos que vendem mantas e buréis. Carecendo-se de peles, artefactos de pele ou sapatos, acorre-se aos peliteiros, correiros e sapateiros (...) Ocorreria esta azáfama, já o dissemos, na Alta, dentro do espaço muralhado.»

 

vendedora de verduras

 

A Antiga Arte de Fantoches

 

(*) Fotografias de Leonardo Opitz

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Austrália quer dar aos utilizadores controlo sobre os algoritmos das redes sociais
CEO do Instagram não acredita que a app seja “viciante” e afirma que os utilizadores terão uma pior experiência num mundo sem algoritmos.

Sónia Duarte Lopes: “A PJ não considerou que era tráfico porque o portão estava aberto”

Sónia Duarte Lopes realça uma realidade incómoda: há portugueses a serem traficados em Portugal.

BCE volta a subir juros para travar pressão da inflação
Taxas de juro são agora de 2,5%. Receios de que a subida dos preços da energia se espalhe para o resto da economia levaram o banco central da zona euro a agir, mas economia pode ressentir-se.

A chef peruana Pia León nadou com atuns no Algarve e descobriu os jesuítas da Culatra
Considerada em 2021 a Melhor Chef Mulher do Mundo, Pia veio a Portugal com a Residência de João Rodrigues, que iniciou a sua 3ª temporada, para cozinhar no Ocean com produtos portugueses e peruanos.

As atletas de elite têm “medo de engravidar” e dizer adeus à alta competição
“Parece que é um fim de linha. Ou somos mães ou continuamos a ser atletas de alto rendimento.” A maternidade continua a exigir às atletas de elite uma rede de apoio que nem sempre existe.

Sócrates garante nada ter a ver com “espectáculo da renúncia” de advogados
Ex-primeiro-ministro voltou ao tribunal que o está julgar após um ano. Na nona sessão em que falou, voltar a acusar um dos procuradores, qualificando-o como covarde.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade