Ilustração sobre a Localidade

«O QUEIJO DA TRADIÇÃO»

Serra da Estrela

Depois de subidas as escadas que levam ao balcão (varanda em pedra) entra-se num pequeno corredor que dá acesso à sala e aos quartos. A casa é pequena e antiga. Em frente é a cozinha. Local privilegiado da vida rural. É ali que Tildes faz o queijo. Bem junto à lareira para que o calor favoreça ainda mais o seu paladar apurado. Desde miúda que mete as mãos na massa. Nunca soube fazer outra coisa. Guardar ovelhas e fazer queijo. Ela e o marido Jorge são pastores. Desde que casaram que têm rebanho próprio. "O Jorge guardava o gado do pai. 
Depois quando casamos arranjou umas ovelhas para vivermos".

O dia começa cedo. Mesmo antes de ir para a escola o Paulo ajuda o pai a ordenhar. Nesta altura as ovelhas ainda estão no curral. Depois o leite vem nas ferradas para a mãe tratar dele e fazer o queijo. "Lá pelas oito ou nove horas faz-se o queijo. Primeiro passa-se por um pano muito fino, o coadouro. Depois mistura-se o cardo e o sal e deixa-se coalhar". Tildes vai para o pasto com as ovelhas quando o marido vai trabalhar para fora. Sai aí pelas 10 ou dez e meia e só volta à noite. Por lá come um bocado de pão com queijo e entretém-se a fazer renda.

Passa o dia a falar com as ovelhas e com o cão da serra que as guarda. "Às vezes é preciso ir a casa à hora do almoço porque o Jorge almoça em casa. Deixo as ovelhas no pasto. À tarde, se preciso cuidar da casa ou do jantar vem o Paulo cuidar dos animais".

Irene é outra pastora desta aldeia. Tem pouco mais de vinte anos. Durante todo o dia canta junto das ovelhas. Há muito deixou a escola e agora ajuda os pais com o gado. É a mãe que faz o queijo, mas quando a D. Aurora não tem tempo é a própria Irene que põe as mãos na massa, ou então a irmã Amélia.

É bem no final do dia que o gado volta para casa. Atualmente, como é proibido haver animais dentro da aldeia, por questões de higiene, os pastores foram obrigados a arranjar outros locais. Jorge e Tildes construíram um barracão numa quinta que têm nas proximidades da aldeia. É lá que guardam as ovelhas, fazem a ordenha e têm os cães de guarda. É lá também que engordam o porco para a matança anual.

Os pais de Irene alugam uma quinta antiga próxima da sua casa para guardarem o rebanho. O queijo fazem-no em casa, à lareira, onde é também feito o requeijão.

Tildes prepara o leite com a sabedoria antiga. Coa-o para dentro de uma panela. À parte coloca o cardo seco com água morna e sal, que espreme envolvido por um pano fino para dentro do leite, quando estiver bem amolecido. O leite, acabado de ordenhar, ainda deve estar quente quando se mistura o cardo. Mexe-se bem e tapa-se com um pano branco. Depois espera-se cerca de 45 minutos a uma hora até estar coalhado e é então que se começa a fazer o queijo.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

SNS está a gastar cada vez mais, mas a resposta assistencial não está a melhorar
Despesa dispara em 2026 apesar do discurso de contenção adoptado no ano passado. Cirurgias diminuíram 4,2% no primeiro semestre face ao mesmo período de 2025. Primeiras consultas hospitalares baixam.

COP17 termina com acordo e críticas: “progresso glacial” na protecção da natureza
A cimeira da ONU em Ierevan terminou com acordo sobre o balanço global, o financiamento e as regras para distribuir o dinheiro do Fundo Cali. Quito, no Equador, vai receber a COP18.

PS quer tirar ao Governo e passar para o Parlamento decisão de mexer no ISP
Socialistas vão propor redução dos limites máximo e mínimo do imposto, e também um mecanismo para redistribuir receita fiscal decorrente do excesso da inflação prevista.

Conta de investimento proposta pela CMVM pode ter gestão pessoal ou profissional
Modelo pressupõe isenção em IRS dos rendimentos de instrumentos financeiros detidos na Conta Individual de Poupança e Investimento, desde que mantidos durante três anos.

As casas não são laranjas
Não será fácil, mas o que é absolutamente óbvio é que a crise não se resolverá com facilitação de despejos ou reduções fiscais. Há outros caminhos, outras políticas urgentes a lançar. Opinião de Ana Drago

Dois acidentes, 115 mortos, uma quebra de confiança
As estatísticas do Eurostat, relativas a 2024, revelam que houve 1507 acidentes ferroviários significativos na União Europeia, dos quais resultaram 750 mortos. Editorial deSónia Sapage

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade