Ilustração sobre a Localidade

Alcobaça

Alcobaça é uma cidade portuguesa da sub-região do Oeste, região Centro, com cerca de 7 000 1 habitantes no seu núcleo central, no entanto a area urbana abrange cerca de 18 000 habitantes distribuido pelas freguesias de Alcobaça e Vestiaria e por parte das freguesias de Aljubarrota, Maiorga e Évora de Alcobaça. Foi elevada ao estatuto de cidade em 1995.

É sede de um município com 408,14 km² de área2 e 56 693 habitantes (2011),3 4 o segundo mais populoso da Comunidade Intermunicipal do Oeste e do distrito de Leiria, subdividido em 13 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município da Marinha Grande, a leste por Leiria, Porto de Mós e Rio Maior, a sudoeste pelas Caldas da Rainha e a oeste pela Nazaré (que rodeia por três lados), tendo dois troços de costa atlântica, a noroeste e sudoeste.

A cidade está localizada a 92 km a norte de Lisboa (124 km via A8, ou 110 km via IC2 / A1), e 88 km a sudoeste de Coimbra (114 km via A8 / A17 / IC8 / A1, ou 105 km via IC2 / A1).6

Alcobaça é banhada pelos rios Alcoa e Baça, nomes de cuja aglutinação a tradição faz derivar o seu nome – o que está longe de ser consensual.

 

Património natural


O concelho é densamente povoado, acima da média nacional; por isso, a paisagem rural fora dos centros populacionais é um misto de habitação, agricultura, mato e floresta, sem grandes espaços sem marca humana.

As maiores manchas florestais do concelho são as seguintes:

Pinhal: na freguesia de Pataias, (Pinhal de Leiria)
Serra dos Candeeiros (eucaliptal)
Vimeiro (Carvalhal do Gaio)
Parte da zona oriental do concelho está inscrita no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (freguesias de São Vicente, Prazeres, Évora e Turquel).

A 3 km da cidade, na freguesia da Vestiaria, situam-se as Termas da Piedade.


Litoral


O concelho conta com zona litoral nas freguesias de Pataias, a norte, e São Martinho do Porto, a sul. Todo o litoral é constituído por arribas, a maioria delas com uma pequena praia na base. A excepção é a concha de São Martinho do Porto, uma baía natural ladeada por dois promontórios de rocha. A concha foi em tempos muito mais vasta: até ao século XIV o mar chegava à vila de Alfeizerão, hoje a 4 km de distância.

No litoral norte encontram-se sete praias: Água de Madeiros, Pedra do Ouro, Polvoeira,Paredes da Vitória,Vale furado, Légua e Falca. No litoral sul, encontramos as praias da Gralha e de São Martinho do Porto. Apesar de algumas destas praias terem tido bandeira azul em anos anteriores, nenhuma obteve esse galardão no ano de 2009.


Miradouros

O melhor miradouro da cidade e dos seus campos adjacentes encontra-se no morro do castelo em ruínas. Nos seus arredores oferecem belas panorâmicas o adro da Capelinha de Santa Rita, na serra do Monte em Coz; o lugar de Montes; a capela de Santo António, em São Martinho do Porto; e a Portela do Pereiro, no cimo da serra dos Candeeiros.

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Bomba por detonar da II Guerra Mundial encontrada junto ao estádio do Mainz
Engenho, de origem norte-americana e da altura da II Guerra Mundial, foi encontrado junto ao campus universitário que se situa nas imediações da MEWA Arena. Vai ser desactivado esta sexta-feira.

Crimes do colonialismo? Nunca aconteceram! A direita manda calar o Presidente

Os ziguezagues de Marcelo
Há uns anos, os socialistas diziam sobre Cavaco Silva que era preciso ajudar o Presidente a terminar o mandato com dignidade. Agora, são os próprios sociais-democratas que já dizem o mesmo de Marcelo. Editorial deHelena Pereira

PALOP destacam o seu contributo para a revolução e Marcelo promete fraternidade
No CCB, os países africanos de língua oficial portuguesa e Timor-Leste juntaram-se para discutir o passado colonial e a importância da revolução de Abril.

De Norte a Sul de Portugal, um colectivo quer fazer dos rios um tema de conversa
Desde 2019, o Guarda Rios tem caminhado pelos territórios ribeirinhos para pensar os rios e as suas gentes, com ajuda da arte: “O rio é uma metáfora, uma desculpa para falar de muitas outras coisas.”

Seis canções que ajudaram a fazer Abril: Grândola, vila morena
Seis canções, seis conversas sobre como o caminho para Abril também se fez de música. A última canção é Grândola, vila morena e a conversa é com Francisco Fanhais.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade