REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Alcobaça

Alcobaça é uma cidade portuguesa da sub-região do Oeste, região Centro, com cerca de 7 000 1 habitantes no seu núcleo central, no entanto a area urbana abrange cerca de 18 000 habitantes distribuido pelas freguesias de Alcobaça e Vestiaria e por parte das freguesias de Aljubarrota, Maiorga e Évora de Alcobaça. Foi elevada ao estatuto de cidade em 1995.

É sede de um município com 408,14 km² de área2 e 56 693 habitantes (2011),3 4 o segundo mais populoso da Comunidade Intermunicipal do Oeste e do distrito de Leiria, subdividido em 13 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município da Marinha Grande, a leste por Leiria, Porto de Mós e Rio Maior, a sudoeste pelas Caldas da Rainha e a oeste pela Nazaré (que rodeia por três lados), tendo dois troços de costa atlântica, a noroeste e sudoeste.

A cidade está localizada a 92 km a norte de Lisboa (124 km via A8, ou 110 km via IC2 / A1), e 88 km a sudoeste de Coimbra (114 km via A8 / A17 / IC8 / A1, ou 105 km via IC2 / A1).6

Alcobaça é banhada pelos rios Alcoa e Baça, nomes de cuja aglutinação a tradição faz derivar o seu nome – o que está longe de ser consensual.

 

Património natural


O concelho é densamente povoado, acima da média nacional; por isso, a paisagem rural fora dos centros populacionais é um misto de habitação, agricultura, mato e floresta, sem grandes espaços sem marca humana.

As maiores manchas florestais do concelho são as seguintes:

Pinhal: na freguesia de Pataias, (Pinhal de Leiria)
Serra dos Candeeiros (eucaliptal)
Vimeiro (Carvalhal do Gaio)
Parte da zona oriental do concelho está inscrita no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (freguesias de São Vicente, Prazeres, Évora e Turquel).

A 3 km da cidade, na freguesia da Vestiaria, situam-se as Termas da Piedade.


Litoral


O concelho conta com zona litoral nas freguesias de Pataias, a norte, e São Martinho do Porto, a sul. Todo o litoral é constituído por arribas, a maioria delas com uma pequena praia na base. A excepção é a concha de São Martinho do Porto, uma baía natural ladeada por dois promontórios de rocha. A concha foi em tempos muito mais vasta: até ao século XIV o mar chegava à vila de Alfeizerão, hoje a 4 km de distância.

No litoral norte encontram-se sete praias: Água de Madeiros, Pedra do Ouro, Polvoeira,Paredes da Vitória,Vale furado, Légua e Falca. No litoral sul, encontramos as praias da Gralha e de São Martinho do Porto. Apesar de algumas destas praias terem tido bandeira azul em anos anteriores, nenhuma obteve esse galardão no ano de 2009.


Miradouros

O melhor miradouro da cidade e dos seus campos adjacentes encontra-se no morro do castelo em ruínas. Nos seus arredores oferecem belas panorâmicas o adro da Capelinha de Santa Rita, na serra do Monte em Coz; o lugar de Montes; a capela de Santo António, em São Martinho do Porto; e a Portela do Pereiro, no cimo da serra dos Candeeiros.

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

1917: o travelling e a questão de moral
A proeza técnica é extraordinária, mas nada há em 1917 para além disso.

China anuncia nove mortos por causa de pneumonia viral. Macau regista primeiro caso
O número total de infectados é superior a 400. Os casos no estrangeiro são de pessoas oriundas de Wuhan: já foram registados casos em Macau e nos Estados Unidos.

100 Oportunidades: esta lista reúne jovens que podem — e querem — ser ouvidos pelos media
100 Oportunidades é uma lista de jovens, de vários contextos, que querem ser ouvidos pelo espaço público. A ideia é que exista “um diálogo intergeracional” em vez de “um combate geracional”, diz João Marecos, um dos responsáveis e co-fundador d’ Os Truques da Imprensa Portuguesa.

Ministério das Finanças admite “documento de trabalho” sobre injecção no Novo Banco
Ministério liderado por Mário Centeno referiu ao PÚBLICO que não comenta o documento de trabalho que prevê injecção de 1,4 mil milhões no Novo Banco. Mas não o nega. E reafirma compromisso assumido no OE 2020.

Mosquito: “Este filme é uma forma de me redimir por ser filho de colonizadores”
Mosquito, a segunda longa de João Nuno Pinto, tem esta quarta-feira honras de abertura do festival de Roterdão. Inspirada pela história verídica do avô que nunca conheceu, é uma odisseia por África que revela o lado negro da colonização portuguesa

Há dúvidas que Eurobic tenha alertado autoridades para esvaziamento de conta da Sonangol
Banco de Portugal é a única entidade que poderá inspeccionar a instituição de crédito, para verificar se cumpriu lei da prevenção do branqueamento. Se detectar infracção pode aplicar uma multa até cinco milhões de euros.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade