REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

História

O CASTELO DE LEIRIA
Logo após a Porta de São Pedro (ou do Castelo) encontra-se um largo arborizado, que protege a fortaleza. O acesso ao seu interior é feito pela porta da Torre Sineira, que dá acesso ao Terreiro da Alcáçova. Do lado direito deste espaço, mandado erguer por D. Afonso Henriques no século XII, encontra-se a Igreja de Nossa Senhora da Pena. No reinado de D. João I, esta igreja foi reconstruída. A capela-mor e o portal apresentam estilo gótico. O arco que faz a ligação entre o coro e a nave é em estilo manuelino. Ainda neste local se ergue a Torre de menagem e do lado oposto o Paço, uma construção gótica, com traça muito elegante. Apresenta dois torreões, uma galeria panorâmica e no corpo central existe um grande salão.
Entre 1898 e 1944, o castelo foi restaurado por Ernesto Korrodi. Junto da entrada do castelo e do antigo Paço Episcopal (setecentista), ergue-se a Igreja de São Pedro, em estilo românico. Construída no século XII, apresenta uma só nave e portal ricamente trabalhado.

A SÉ
Construída entre 1559 e 1574, a Sé de Leiria apresenta três naves com influências do gótico. No altar-mor apresenta um retábulo do século XVI, maneirista, feito por Simão Rodrigues. O terramoto de 1755 provocou grandes estragos, mas foi reconstruída logo a seguir. O clautro situa-se na cabeceira do templo.

A CIDADE VELHA
A Rua Direita, actual Rua Barão de Viamonte e que começa no largo onde está implantada a Sé, é o actual Eixo da Cidade Velha. O que mais distingue esta rua são as inúmeras casas com cantarias medievais e algumas com varandas de ferro. Os candeeiros de iluminação são em ferro pintado a verde. Ainda por aqui se encontram as velhas mercearias, oficinas de artesãos e cafés.

A IGREJA DA MISERICÓRDIA E A JUDIARIA
Em 1544, na judiaria, a Igreja da Misericórdia foi construída em cima das ruínas da Sinagoga. Com três naves e capelas laterais em talha dourada, esta Igreja foi reconstruída no século XVIII. Junto à Sinagoga situa-se uma tipografia (fundada no século XIV) de grande importância. Foi de lá que saiu a primeira obra científica impressa no país, o "Almanach Perpetuum", impresso em 1495.

A CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
No final da rua fica o Largo Cândido dos Reis, onde na Casa dos Ataídes surge a Capela de Nossa Senhora da Conceição, construída no século XIX. Daqui pode serguir-se a Rua João de Deus e a Rua do Comércio até à Praça Rodrigues Lobo. Deixa-se o coração da antiga cidade, seguindo para o Largo 5 de Outubro, onde está o edifício do Banco de Portugal, em estilo neo-barroco. A obra esteve a cargo de Korrodi Cruze.

A FONTE LUMINOSA
No centro da praça, está a escultura de Lagoa Henriques, representativa do Lis e do Lena, que se ergue na fonte luminosa. Não deixe de atravessar a rua e visitar o Jardim Luís de Camões.

A IGREJA DO ESPÍRITO SANTO
A Igreja do Espírito Santo, construída no século XVIII (possui uma escultura do Espírito Santo, quinhentista), e a fonte Grande (de setecentos) situam-se no Largo Alexandre Herculano.
Alcança-se a Igreja do Convento de Santo Agostinho seguindo pela Rua Tenente Valadim. Apresenta uma imponente fachada barroca e, na capela-mor, um retábulo de pedra, da autoria de Korrodi

O MOINHO DO PAPEL
Existe uma peça única no Largo de Infantaria 7, o Moinho do Papel, construído no século XV (1411). Aí está também o Monumento aos Mortos da Grande Guerra. O Santuário de Nossa Senhora da Encarnação situa-se no Monte de S.Gabriel, em frente ao moinho do papel. Apresenta um monumental escadório barroco. Com uma panorâmica espectacular, atrai curiosos e peregrinos. A Igreja é rodeada por galilé (galeria com arcos). Os azulejos que revestem o interior de uma só navesão seiscentistas. Na capela-mor existe um lanterim (fresta) que deixa entrar a luz. Há ainda uma sala de ex-votos.

O CONVENTO DA PORTELA
O Convento da Portela, também conhecido por Igreja de São Francisco, é um edifício que vale a pena visitar. Tem data de 1904 e apresenta estilo neo-românico.

O SANTUÁRIO DO SENHOR DOS MILAGRES
O Santuário do Senhor dos Milagres, em estilo barroco, foi construído durante o século XVIII na localidade de Milagres. Apresenta painéis de azulejos e mármores embutidos.

A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA LUZ
A Igreja Matriz de Maceira, dedicada a Nossa Senhora da Luz, é uma construção do século XVI. A porta lateral apresenta estilo manuelino. No interior destacam-se a pia baptismal, manuelina, o retábulo renascentista com a Deposição de Cristo, o púlpito e os azulejos mudéjares.

POVOAÇÃO DE CORTES
A seguir ao vale do Lis e das encostas de vinha de Barreira, surge Cortes. Nesta povoação bastante antiga erguem-se moinhos e azenhas e também grandes casas solarengas. A Igreja Matriz apresenta talha dourada abaixo das nervuras da abóbada de construção quinhentista.


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Primoz Roglic, um “voador” do esqui a “voar” em duas rodas
Corredor esloveno, que chegou tarde à modalidade, confirmou neste domingo, em Madrid, o primeiro triunfo numa “grande volta”.

Erva Daninha, de Guilherme Daniel, é o grande vencedor do festival MOTELX
Esta é a segunda vez que o realizador Guilherme Daniel conquista este prémio, depois de no ano passado ter vencido com A Estranha Casa na Bruma.

Tunisinos escolhem candidatos sem experiência política na primeira volta das presidenciais, segundo projecções
O empresário Nabil Karoui, actualmente a cumprir pena de prisão, e o académico Kaïs Saïed vão disputar a segunda volta das presidenciais em Novembro.

Líder do PSD afasta maioria absoluta do PS
Catarina Martins responsabilizou o Governo do PSD-CDS pelos cortes na saúde e nas pensões no tempo da troika.

No final do século, o Algarve terá menos 80% de água mas rega-se mais que nunca
O nordeste algarvio já vive momentos dramáticos. Cerca de três quilómetros da ribeira de Odeleite estão salinizados e as populações do interior de Castro Marim estão a ser abastecidas por auto-tanques. Os furos artesianos secaram.

Susana Veiga vice-campeã de 50 metros livres nos Mundiais de natação adaptada
O segundo lugar da atleta de 19 anos foi o único pódio para Portugal nos Mundiais de Londres.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade