REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Artesanato do Concelho

ALCOBAÇA
O artesanato de Alcobaça é conhecido internacionalmente pelas faianças e porcelanas pintadas segundo técnicas seculares, e os seus cristais de grande pureza. Também são muito conhecidos os lenços a que se dá o nome de "Alcobaças".

ALQUEIDÃO DA SERRA
A arte dos calceteiros é uma das características do artesanato local. A calçada portuguesa, constituída por pequenas pedras cúbicas de calcário branco ou negro e basalto, é arrancada à serra à base da picareta e da própria mão humana.

ARROTEIA, PORTO DE MÓS E REGUENGO
Possuem uma grande tradição em passadeiras, mantas, tapetes e carpetes de trapos (restos de tecidos e roupas usadas cortadas às tiras).

BAJOUCA
Bajouca é conhecida pela sua louça, de decoração simples, que tem um tom mais claro que o normal. Além disso, também são famosos os alguidares de vidro verde, os galheteiros, os mealheiros e os potes com tampa.

BATALHA
Conhecida pela fabricação de mobiliário de vimes de alta qualidade e pelos canteiros, artistas que trabalham a pedra criando cantarias em traça antiga e recente. Estes verdadeiros artistas costumam trabalhar também no restauro das cantarias antigas de casas e casarões.

CRUZ DE LÉGUA
Famosa pelos trabalhos em barro vermelho.

JUNCAL E POMBRAL
Nestas localidades, não deixe de adquirir os azulejos pintados manualmente, com um toque de grande requinte e qualidade. No Juncal destaca-se ainda as alcofas de junco de óptima qualidade.

MARINHA GRANDE
A Marinha Grande é famosa internacionalmente pela sua tradição já com dois séculos e meio, da produção artesanal do vidro. Juntamente com o trabalho no vidro, aparecem os artesões que fazem o empalhamento de garrafas e garrafões.

MIRA DE AIRE E OURÉM
A tecelagem é o artesanato de maior destaque nesta localidades.

PORTO DE MÓS
As oficinas de empalhadores continua a funcionar. O seus artesões dão a cada peça de mobiliário um toque único herdado da presença e contacto com os povos do norte da África. Os artesões desenvolvem ainda trabalhos com diversos materiais criando utensílios utilitários de madeira, tanoaria e macramé.

POMBAL E NAZARÉ
Os bordados e as bonecas de trapos assumem uma grande importância na sua tradição artesanal. Quando visitar a localidade, não deixe de adquirir uma das bonecas vestidas com traje tradicional de Nazaré são nesta terra um ex-libris.
Em Nazaré, ainda se vê nas ruas a população local trajando blusas de rendas finas, as sete saias e aventais, peças bordadas à mão e vendidas nas lojas de recordações. Nas praias de Nazaré os homens tecem redes na própria praia, constituindo mais um interesse turístico.

LEIRIA
É frequente as peças de latoaria, utilizadas principalmente para o fabrico do queijo. O artesanato local também é conhecido pelos arreios para animais (correaria).

PRAIA DA VIEIRA (Leiria)
Muito popular com as miniaturas de embarcações - barcos de meia-lua - que estão expostas aos olhares dos amantes do mar.



loading...



COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Vem aí uma estratégia europeia para a igualdade de género
Von der Leyen já disse que a nova estratégia abordará a forma como as leis influenciam a tomada de decisão das mulheres ao longo das várias fases das suas vidas

É como se a UE tivesse um país inteiro de cuidadoras
Aos 25 anos de Pequim – Plataforma de Acção para e Igualdade, Desenvolvimento e Paz, a igualdade entre homens e mulheres continua longe de alcançada na União Europeia. A disparidade de distribuição de trabalho não pago é o grande entrave

Queixa contra Portugal por colocar em risco aves afectadas por aeroporto no Montijo
Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e dois cientistas enviaram a queixa no início do ano, defendendo que Portugal não está a cumprir o acordo que subscreveu sobre a protecção de aves aquáticas migratórias. APA ainda não tinha divulgado esta terça-feira a declaração de impacte ambiental final do aeroporto.

Um guia para viajar ou viver no Reino Unido depois do “Brexit”

Galegas das Azenhas
Não chamamos galegas às couves por serem galegas. Chamamos galegas às couves porque gostamos muito delas: tanto como gostamos dos galegos.

PAN propõe registo de deputados-advogados como lobistas e maior período de nojo para ex-políticos
Familiares até ao segundo grau de políticos e altos cargos públicos (cônjuges, filhos, netos, pais e avós) não poderão ser lobistas.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade