Ilustração sobre a Localidade

Artesanato do Concelho

ALCOBAÇA
O artesanato de Alcobaça é conhecido internacionalmente pelas faianças e porcelanas pintadas segundo técnicas seculares, e os seus cristais de grande pureza. Também são muito conhecidos os lenços a que se dá o nome de "Alcobaças".

ALQUEIDÃO DA SERRA
A arte dos calceteiros é uma das características do artesanato local. A calçada portuguesa, constituída por pequenas pedras cúbicas de calcário branco ou negro e basalto, é arrancada à serra à base da picareta e da própria mão humana.

ARROTEIA, PORTO DE MÓS E REGUENGO
Possuem uma grande tradição em passadeiras, mantas, tapetes e carpetes de trapos (restos de tecidos e roupas usadas cortadas às tiras).

BAJOUCA
Bajouca é conhecida pela sua louça, de decoração simples, que tem um tom mais claro que o normal. Além disso, também são famosos os alguidares de vidro verde, os galheteiros, os mealheiros e os potes com tampa.

BATALHA
Conhecida pela fabricação de mobiliário de vimes de alta qualidade e pelos canteiros, artistas que trabalham a pedra criando cantarias em traça antiga e recente. Estes verdadeiros artistas costumam trabalhar também no restauro das cantarias antigas de casas e casarões.

CRUZ DE LÉGUA
Famosa pelos trabalhos em barro vermelho.

JUNCAL E POMBRAL
Nestas localidades, não deixe de adquirir os azulejos pintados manualmente, com um toque de grande requinte e qualidade. No Juncal destaca-se ainda as alcofas de junco de óptima qualidade.

MARINHA GRANDE
A Marinha Grande é famosa internacionalmente pela sua tradição já com dois séculos e meio, da produção artesanal do vidro. Juntamente com o trabalho no vidro, aparecem os artesões que fazem o empalhamento de garrafas e garrafões.

MIRA DE AIRE E OURÉM
A tecelagem é o artesanato de maior destaque nesta localidades.

PORTO DE MÓS
As oficinas de empalhadores continua a funcionar. O seus artesões dão a cada peça de mobiliário um toque único herdado da presença e contacto com os povos do norte da África. Os artesões desenvolvem ainda trabalhos com diversos materiais criando utensílios utilitários de madeira, tanoaria e macramé.

POMBAL E NAZARÉ
Os bordados e as bonecas de trapos assumem uma grande importância na sua tradição artesanal. Quando visitar a localidade, não deixe de adquirir uma das bonecas vestidas com traje tradicional de Nazaré são nesta terra um ex-libris.
Em Nazaré, ainda se vê nas ruas a população local trajando blusas de rendas finas, as sete saias e aventais, peças bordadas à mão e vendidas nas lojas de recordações. Nas praias de Nazaré os homens tecem redes na própria praia, constituindo mais um interesse turístico.

LEIRIA
É frequente as peças de latoaria, utilizadas principalmente para o fabrico do queijo. O artesanato local também é conhecido pelos arreios para animais (correaria).

PRAIA DA VIEIRA (Leiria)
Muito popular com as miniaturas de embarcações - barcos de meia-lua - que estão expostas aos olhares dos amantes do mar.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Também a Beira Interior defende a continuação dos apoios à plantação de vinhas
A Comissão Vitivinícola da região que vai de Castelo Rodrigo à Cova da Beira une-se ao coro de protestos contra a ideia do ministro da Agricultura de colocar “um travão” nas novas plantações de vinha.

Viagens de portugueses ao estrangeiro batem recorde
Viagens dentro da União Europeia representaram 79% do total, com Espanha, França e Itália a manterem-se nas posições cimeiras. Em Portugal, o Norte reforçou-se como segundo destino.

Levar a água do Alqueva para o Algarve: impacto ambiental em discussão pública
Barragem de Odeleite vai receber água do rio Guadiana um volume anual máximo de 30 hectómetros cúbicos com a ajuda de uma torre de 42 metros e conduta adutora com cerca de 41 quilómetros de extensão.

Frederik e Mary da Dinamarca divulgam novo retrato oficial e está repleto de história
O retrato é da autoria de Steen Evald e vai passar a estar exposto nos instituições dinamarquesas, bem como nos consulados e embaixadas do país em todo o mundo.

Dulce Maria Cardoso vence Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários
A autora de O Retorno e Eliete vence agora prémio da Associação Portuguesa de Escritores com o segundo volume de Autobiografia Não Autorizada.

Ministério da Saúde vai assinar protocolo negocial com os médicos em Maio, diz sindicato
Ao longo do dia, a ministra da Saúde vai reunir-se com os sindicatos representativos dos enfermeiros e termina a agenda com a audição do sindicato dos farmacêuticos.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade