Ilustração sobre a Localidade

TERMAS DE MONTE REAL

As Termas

As Termas de Monte Real são rodeadas pelo velho e verde Pinhal de Leiria. O vento refrescante das praias de São Pedro de Moel, Vieira e Pedrogão amenizam o calor do verão. A paisagem ao redor é composta por pinheiros centenários e uma flora muito rica, em especial em hortências azuis.

Já na altura das ocupações romanas as águas de Monte Real eram aproveitadas pelas suas qualidades terapêuticas. O rei D. Dinis e a rainha Santa Isabel visitaram, durante o século XIII, a Vila de Monte Real, ficando instalados no paço que lá existia. O parque termal propriamente dito só foi construído no século XX. No século XIX (1807) foram encontradas algumas peças junto da nascente (uma árula com inscrições latinas e várias moedas que se encontram no Museu Nacional de Arqueologia).

As águas termais nascem a 18º e são bacteriologicamente puras. São do tipo sulfúreo-neutro, com alguns elementos de interesse terapêutico, como é o caso do magnésio.

Neste local é possível tratar alguns problemas de saúde. As águas estão recomendadas para reumático, problemas do aparelho digestivo, músculo-esqueléticos, dermatológicos e alergológicos. Os tratamentos são variados e complementam a ingestão de água.

Além da água, também a calma e sossego da região ajudam nas terapias. É possível apreciar os banhos medicinais ("bolha de ar", por exemplo): duche lombar, banho subaquático, duche circular, hidromassagem, duche escocês ou duche hepático. Há ainda tratamentos como inalações, fisioterapia, massagem, estimulação do aparelho circulatório e muitos outros.

A época termal vai de Abril a Novembro e é favorecida por toda a envolvente natural.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

St. Vincent: “Este disco não é sobre persona; é sobre vida, morte e amor”
Em All Born Screaming, álbum com fantasmas à espreita, Annie Clark deixa momentaneamente de lado a ideia de persona para ser, simplesmente, ela própria. O Ípsilon entrevistou-a.

Estados Unidos repõem neutralidade da Internet
A neutralidade da rede, conceito que protegia a Internet como um serviço público, foi aprovado em 2015, durante a presidência de Barack Obama, mas extinto em 2017 pelo sucessor Donald Trump.

Despertador: A liberdade de Abril encheu a avenida. E 50 anos de música de intervenção

Ameaça de demissão de Sánchez marca arranque da campanha na Catalunha
Tribunal de Madrid confirmou abertura de “um inquérito preliminar” à mulher de Sánchez, Begoña Gómez, por alegado tráfico de influências e corrupção.

Taylor Swift e a importância de não envenenar a horta
O mundo que se conta a partir do que se diz. Crónica de António Rodrigues

O 25 de Abril e o direito ao desporto

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade