Ilustração sobre a Localidade

História

O burgo de Leiria se desenvolveru a partir do morro onde está implantado o castelo. Depois do século XIII desceu encosta abaixo, até chegar à beira do rio Lis. Leiria nasceu da Collipo romana, fundada no século I a.C, que terá existido na colina de São Sebastião, nas proximidades de Andreus.

Todo o burgo esteve sob domínio dos mouros, até que em 1135, D. Afonso Henriques conquistou o castelo, atribuindo-lhe foral em 1142. A fortaleza foi reconstruída por D. Sancho em 1192, que lhe atribuiu foral em 1195. Neste ano verificou-se o derradeiro ataque dos muçulmanos.

Apesar de Afonso III, em 1254, reunir cortes em Leiria, apenas no reinado de D. Dinis o castelo seria decretado residência real (nesta altura foi doado a Santa Isabel de Aragão juntamente com a alcaidaria). A partir daí, deu-se a expansão da povoação para fora das muralhas protectoras do castelo. As muralhas cercaram novamente a vila pois os perigos de novas guerras com Castela estavam sempre presentes.

Em 1385 teve início a Dinastia de Aviz com a Batalha de Aljubarrota. É nessa altura que é estabelecida a paz defenitiva com Castela. Tem início também a expansão no Norte de África.
Enquanto o reino se afirmava além fronteiras, o povoado crescia até ao rio. As ruas e praças quatrocentistas recebem as feiras medievais afamadas no reino. A conjuntura de desenvolvimento económico e social favoráveis do século XV permitiu que em Leiria fossem criadas a primeira fábrica de papel e uma das primeiras oficinas tipográficas do reino.

Foi durante o século XVI que se construíram a Sé Catedral e a Igreja da Misericórdia. Na Praça Rodrigues Lobo, centro da cidade antiga, foi edificado, também nesta altura, o Paço dos Marqueses de Vila Real. Neste local terá existido um hospital na Igreja de S. Maninho.

O poeta Francisco Rodrigues Lobo, conta, na sua poesia seiscentista sobre a Igreja do Convento de Santo Agostinho, barroca, e também das vistas panorâmicas só possíveis de alcançar do Santuário de Nossa Senhora da Encarnação.
Deste lugar vê-se a cidade, as Termas de Monte Real e o famoso Pinhal de Leiria, base das caravelas usadas nos Descobrimentos Portugueses. Este secular pinhal existe até hoje e continua a circundar a Lagoa da Ervedeira.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Um colapso glaciar que causou um evento sísmico? O que se sabe sobre as cheias no Nepal
O aquecimento pode reduzir o suporte de gelo em encostas íngremes, aumentando o risco de colapsos de grande dimensão. O desastre pode ser um exemplo clássico de “evento composto”.

De Braga a Paris: jovem artista brasileira expõe no Carrossel do Louvre
Vick Felix, 19 anos, nasceu no Brasil, em Bento Gonçalves (RS), e mora em Braga desde os 10. Retomou a pintura há nove meses e, agora, leva a coleção Fragmentos a Luxemburgo e a Paris.

Mais de 100 castanheiros destruídos por veados em aldeia de Bragança
A legislação diz que estes prejuízos devem ser suportados pela entidade responsável pela zona de caça, neste caso a junta de freguesia.

Roubado Tesouro de Vilhena, um dos mais importantes da Idade do Bronze na Europa
Assalto ao Museu de Vilhena, na província espanhola de Alicante, ocorreu durante a madrugada desta quinta-feira. O número de peças roubadas bem como valor estimado é ainda desconhecido.

Imagens mostram trabalhos no terreno após cheias atingirem Nepal e China

A chuva, a instabilidade das encostas e a destruição de vários acessos têm dificultado as operações de busca e salvamento.

Exército insiste em ocupar horta comunitária na Graça e diz que vai lá fazer edifício
Ministério diz que registo que põe terreno como parte da escola nasceu de erro em levantamento topográfico de 2008. E assegura que ali surgirão “infra-estruturas de apoio ao alojamento de militares”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade