Ilustração sobre a Localidade

História

O burgo de Leiria se desenvolveru a partir do morro onde está implantado o castelo. Depois do século XIII desceu encosta abaixo, até chegar à beira do rio Lis. Leiria nasceu da Collipo romana, fundada no século I a.C, que terá existido na colina de São Sebastião, nas proximidades de Andreus.

Todo o burgo esteve sob domínio dos mouros, até que em 1135, D. Afonso Henriques conquistou o castelo, atribuindo-lhe foral em 1142. A fortaleza foi reconstruída por D. Sancho em 1192, que lhe atribuiu foral em 1195. Neste ano verificou-se o derradeiro ataque dos muçulmanos.

Apesar de Afonso III, em 1254, reunir cortes em Leiria, apenas no reinado de D. Dinis o castelo seria decretado residência real (nesta altura foi doado a Santa Isabel de Aragão juntamente com a alcaidaria). A partir daí, deu-se a expansão da povoação para fora das muralhas protectoras do castelo. As muralhas cercaram novamente a vila pois os perigos de novas guerras com Castela estavam sempre presentes.

Em 1385 teve início a Dinastia de Aviz com a Batalha de Aljubarrota. É nessa altura que é estabelecida a paz defenitiva com Castela. Tem início também a expansão no Norte de África.
Enquanto o reino se afirmava além fronteiras, o povoado crescia até ao rio. As ruas e praças quatrocentistas recebem as feiras medievais afamadas no reino. A conjuntura de desenvolvimento económico e social favoráveis do século XV permitiu que em Leiria fossem criadas a primeira fábrica de papel e uma das primeiras oficinas tipográficas do reino.

Foi durante o século XVI que se construíram a Sé Catedral e a Igreja da Misericórdia. Na Praça Rodrigues Lobo, centro da cidade antiga, foi edificado, também nesta altura, o Paço dos Marqueses de Vila Real. Neste local terá existido um hospital na Igreja de S. Maninho.

O poeta Francisco Rodrigues Lobo, conta, na sua poesia seiscentista sobre a Igreja do Convento de Santo Agostinho, barroca, e também das vistas panorâmicas só possíveis de alcançar do Santuário de Nossa Senhora da Encarnação.
Deste lugar vê-se a cidade, as Termas de Monte Real e o famoso Pinhal de Leiria, base das caravelas usadas nos Descobrimentos Portugueses. Este secular pinhal existe até hoje e continua a circundar a Lagoa da Ervedeira.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Dois familiares de vítimas mortais dos atrasos do INEM vão ser ouvidos no Parlamento
Presidente da comissão de inquérito diz que “não houve qualquer contacto” no sentido de forçar as audições, que foram aprovadas com os votos a favor de PS e Chega e as abstenções de PSD, IL e Livre.

Manifestação de polícias em Lisboa inclui associação dos oficiais da GNR
Será a primeira vez que a Associação Nacional dos Oficiais da Guarda participa num protesto. Em causa está a ausência de resolução de problemas da profissão no Orçamento do Estado.

Depois de ano e meio dando aulas, professora brasileira é posta para fora da escola
Gianna Ribeiro, com cursos superiores de línguas inglesa e portuguesa e de pedagogia, teve concurso no qual foi aprovada anulado pelo Ministério da Educação. Ela foi afastada em pleno ano letivo.

PS privilegia pensões e admite deixar cair IVA zero do cabaz de bens essenciais
Socialistas estudam regra para obrigar Governo a converter excedente em aumento efectivo de pensões. PS e Chega garantem que irão procurar respeitar equilíbrio orçamental.

É tempo de impor regras aos três “grandes”

Manteigas diz que Mourinho é para treinar, não para definir a estratégia do clube
O candidato à presidência do Benfica defende ao PÚBLICO que, de forma progressiva, o clube deveria implementar eleições com um voto por cabeça. E diz que Mourinho tem de se adaptar ao seu projecto.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade