Ilustração sobre a Localidade

História

O burgo de Leiria se desenvolveru a partir do morro onde está implantado o castelo. Depois do século XIII desceu encosta abaixo, até chegar à beira do rio Lis. Leiria nasceu da Collipo romana, fundada no século I a.C, que terá existido na colina de São Sebastião, nas proximidades de Andreus.

Todo o burgo esteve sob domínio dos mouros, até que em 1135, D. Afonso Henriques conquistou o castelo, atribuindo-lhe foral em 1142. A fortaleza foi reconstruída por D. Sancho em 1192, que lhe atribuiu foral em 1195. Neste ano verificou-se o derradeiro ataque dos muçulmanos.

Apesar de Afonso III, em 1254, reunir cortes em Leiria, apenas no reinado de D. Dinis o castelo seria decretado residência real (nesta altura foi doado a Santa Isabel de Aragão juntamente com a alcaidaria). A partir daí, deu-se a expansão da povoação para fora das muralhas protectoras do castelo. As muralhas cercaram novamente a vila pois os perigos de novas guerras com Castela estavam sempre presentes.

Em 1385 teve início a Dinastia de Aviz com a Batalha de Aljubarrota. É nessa altura que é estabelecida a paz defenitiva com Castela. Tem início também a expansão no Norte de África.
Enquanto o reino se afirmava além fronteiras, o povoado crescia até ao rio. As ruas e praças quatrocentistas recebem as feiras medievais afamadas no reino. A conjuntura de desenvolvimento económico e social favoráveis do século XV permitiu que em Leiria fossem criadas a primeira fábrica de papel e uma das primeiras oficinas tipográficas do reino.

Foi durante o século XVI que se construíram a Sé Catedral e a Igreja da Misericórdia. Na Praça Rodrigues Lobo, centro da cidade antiga, foi edificado, também nesta altura, o Paço dos Marqueses de Vila Real. Neste local terá existido um hospital na Igreja de S. Maninho.

O poeta Francisco Rodrigues Lobo, conta, na sua poesia seiscentista sobre a Igreja do Convento de Santo Agostinho, barroca, e também das vistas panorâmicas só possíveis de alcançar do Santuário de Nossa Senhora da Encarnação.
Deste lugar vê-se a cidade, as Termas de Monte Real e o famoso Pinhal de Leiria, base das caravelas usadas nos Descobrimentos Portugueses. Este secular pinhal existe até hoje e continua a circundar a Lagoa da Ervedeira.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Ambulâncias suspendem marcha lenta após serem incluídas nos apoios aos custos com combustíveis
Além dos apoios, Liga Portuguesa de Ambulâncias vai negociar com o Governo outras preocupações do sector, nomeadamente os atrasos nos pagamentos das instituições do SNS. Primeira reunião é amanhã.

A habitação e a hipoteca do futuro dos jovens
A habitação é, neste contexto, apenas uma das faces de uma falência mais ampla. E talvez a mais visível, porque transforma uma promessa abstrata — a de um futuro melhor — numa impossibilidade concreta Opinião de Maria José da Silveira Núncio

Luís Neves nega ordens à PSP e desvaloriza bastonadas sobre manifestantes: “O que eu vi foi força física”
Depois de Neves ter dito que só viu “um bastão”, Ministério esclareceu que ministro queria referir-se ao uso de bastões “numa situação específica” em Lisboa. Feridos são “decorrência” da acção da PSP.

Lula vence em Lisboa e no Porto com 60% dos votos. Flávio ganha em Faro
Em Portugal, como um todo, o presidente Lula teve 59,42% dos votos e Flávio Bolsonaro, 40,58%. O petista teve 10.886 votos a mais que o concorrente.

Europa dá a maior parte dos votos a Lula. Flávio Bolsonaro se destaca na Ásia
Brasileiros na Europa dão a maior parte dos votos a Lula. Portugal, segundo maior colégio eleitoral fora do Brasil, encerrou há pouco a votação e votos estão sendo consolidados.

Acampadas pela habitação em Lisboa e no Porto: duas semanas de protestos, três cargas policiais, feridos e detenções
Manifestações começaram a 10 de Outubro, inspiradas pelo que aconteceu em Madrid. Primeira carga policial foi a 15 de Outubro no Porto, mas Lisboa também tem sido palco de confrontos.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade