Ilustração sobre a Localidade

História

O burgo de Leiria se desenvolveru a partir do morro onde está implantado o castelo. Depois do século XIII desceu encosta abaixo, até chegar à beira do rio Lis. Leiria nasceu da Collipo romana, fundada no século I a.C, que terá existido na colina de São Sebastião, nas proximidades de Andreus.

Todo o burgo esteve sob domínio dos mouros, até que em 1135, D. Afonso Henriques conquistou o castelo, atribuindo-lhe foral em 1142. A fortaleza foi reconstruída por D. Sancho em 1192, que lhe atribuiu foral em 1195. Neste ano verificou-se o derradeiro ataque dos muçulmanos.

Apesar de Afonso III, em 1254, reunir cortes em Leiria, apenas no reinado de D. Dinis o castelo seria decretado residência real (nesta altura foi doado a Santa Isabel de Aragão juntamente com a alcaidaria). A partir daí, deu-se a expansão da povoação para fora das muralhas protectoras do castelo. As muralhas cercaram novamente a vila pois os perigos de novas guerras com Castela estavam sempre presentes.

Em 1385 teve início a Dinastia de Aviz com a Batalha de Aljubarrota. É nessa altura que é estabelecida a paz defenitiva com Castela. Tem início também a expansão no Norte de África.
Enquanto o reino se afirmava além fronteiras, o povoado crescia até ao rio. As ruas e praças quatrocentistas recebem as feiras medievais afamadas no reino. A conjuntura de desenvolvimento económico e social favoráveis do século XV permitiu que em Leiria fossem criadas a primeira fábrica de papel e uma das primeiras oficinas tipográficas do reino.

Foi durante o século XVI que se construíram a Sé Catedral e a Igreja da Misericórdia. Na Praça Rodrigues Lobo, centro da cidade antiga, foi edificado, também nesta altura, o Paço dos Marqueses de Vila Real. Neste local terá existido um hospital na Igreja de S. Maninho.

O poeta Francisco Rodrigues Lobo, conta, na sua poesia seiscentista sobre a Igreja do Convento de Santo Agostinho, barroca, e também das vistas panorâmicas só possíveis de alcançar do Santuário de Nossa Senhora da Encarnação.
Deste lugar vê-se a cidade, as Termas de Monte Real e o famoso Pinhal de Leiria, base das caravelas usadas nos Descobrimentos Portugueses. Este secular pinhal existe até hoje e continua a circundar a Lagoa da Ervedeira.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Rogério Bravo: da PJ às empresas de cibersegurança
O antigo inspector-chefe da Judiciária foi sócio fundador de uma tecnológica em 2012. Criou outra empresa em 2023, ano em que deixou a polícia.

Um ano depois, 37% das câmaras sem maioria conseguiu fazer acordos para governar
Foram 28 as que encontraram soluções para obter a maioria. Autarcas de Braga, Amadora e Sines fazem um balanço positivo do primeiro ano, apesar de continuarem a governar em minoria.

Com o aval do Tribunal de Contas, empresa tem 90 dias para entregar as 1568 novas taser à PSP e GNR
Polícias têm actualmente 402 armas eléctricas. Com a entrega de 1000 novos equipamentos à GNR e de 568 à PSP, o número vai aumentar para perto de 2000. Bodycams estão mais atrasadas.

Investigação. Novos elementos revelam como PJ ajudou Doyen no caso Rui Pinto
Inspector da PJ redigiu proposta à PGR e pediu que ocultassem a origem. Troca de informações permitiu à Doyen obter identidade e localização do autor do Football Leaks.

Hitachi não concorreu ao concurso da alta velocidade por causa da bitola
A Hitachi não tem comboios de alta velocidade adequados para a bitola ibérica. Apesar da vontade, o custo de adaptar o modelo ETR1000 não compensou tendo em conta a reduzida encomenda da CP.

Vamos lá então às cunhas (e a Lacerda Sales)
É preciso exigir um investimento público muito maior na área dos cuidados paliativos e continuados que torne fácil a qualquer cidadão aceder a essas estruturas. Mas é despesa pública... Crónica de Ana Sá Lopes

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade