Ilustração sobre a Localidade

Geografia

A FLORA 
As manchas florestais existentes na região são compostas principalmente por carvalhos, azinheiras, sobreiros e pinheiros. Existem inúmeras espécies de plantas medicinais, aromáticas e ornamentais na região.

VESTÍGIOS PRÉ-HISTÓRICOS 
No amplo Vale do Poio Novo (na Redinha) foram encontrados vestígios pré-históricos que atestam a presença humana em tempos remotos e a importância do local. O Algar da Pena, local de grande dimensão e interesse, é outro local onde foram encontrados vestígios pré-históricos. No Bairro estão identificadas pegadas de Dinoussauro. O P.N.S.A.C. é importante no registo destes vestígios e estudos palentológicos.

PAISAGENS
Nas serras, e em especial em Cela - Alcobaça, os campos fascinam pelo rendilhado das propriedades, cujos muros de pedrão são uma verdadeira riqueza panorâmica.Devido à grande permeabilidade dos solos, a erosão da água criou algares e grutas profundas. A destacar pela sua beleza de recortes no calcário estão as grutas de Santo António, Mira de Aire, da Moeda e de Alvados. As estalagmites e estalagtites que aqui surgem revelam a antiguidade das grutas.
No litoral, o mar é o senhor das paisagens. O passeio à beira-mar é muito agradável, em especial, na praia do Osso da Baleia. É possível também partir à descoberta da Mata do Urso. Na Praia do Pedrógão o que mais desperta a atenção é a extensão das dunas. Uma visita às praias não deve deixar de incluir uma ida à Praia de Vieira de Leiria e ao Pinhal de Leiria, também conhecido como "Pinhal do Rei", o centenário pinhal de Leiria é um dos ex-libris da cidade. Foi mandado plantar pelo rei D. Afonso III, ainda no século XII, esta mata conheceu enorme expansão com o lavrador D. Dinis.

PARQUE NATURAL DAS SERRAS DE AIRE E CANDEEIRO
No Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros estão integradas partes dos concelhos de Alcobaça, Porto de Mós e Ourém e também uma área do concelho da Batalha. A paisagem é dominada pelo calcário, o que lhe imprime invulgar beleza.
Mas os muros de pedra que surgem em Chão de Pias, Vale de Andorinha ou Planalto de Santo António criam um rendilhado único. A pedra retirada da terra resultou nestes muros de divisão de propriedade. De referir também as formações espantosas de Telhados Grandes. O polje de Mira de Aire, as dolinas do Planalto de Fátima e as lagoas de Arrimal, constituem por si só pormenores da pureza natural desta região.

DESPORTOS NÁUTICOS
É possível a prática de desportos náuticos nas prais de São Pedro de Moel, Nazaré, ou na concha de S. Martinho do Porto. Na vastíssima Praia do Salgado, junto da Serra da Pescaria imperam a prática da asa Delta e do Parapente.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Irão: agências estimam até mil turistas portugueses com “dificuldades em regressar”
Entre clientes de agências e viajantes independentes, as associações de agências de viagens avançam com um número de portugueses retidos na zona do conflito entre 400 e 1000.

Um em cada dez portugueses não faz os tratamentos dentários necessários, a maioria por falta de dinheiro
Portugal é o quinto país da UE com maior proporção de pessoas com necessidades de cuidados dentários não satisfeitas. Nos tratamentos médicos, o principal obstáculo são as listas de espera.

Montenegro não diz se condena ataque dos EUA contra o Irão e anuncia desconto do ISP
Debate quinzenal acontece numa altura em que a esquerda exige explicações do primeiro-ministro sobre a utilização da base das Lajes. Luís Neves estreia-se na Assembleia da República como ministro.

“É preciso entender a máquina”
Ela tinha sido modista na Roménia, e em Portugal tinha continuado a ser modista até que o cansaço a tinha feito trocar os pedais da Singer pelos do Opel que conduzia. Crónica de Ana Lázaro

António Rodrigues, do PSD, acusa deputada do Chega de o filmar enquanto discursava
Incidente aconteceu na Comissão de Assuntos Constitucionais. Parlamentar do Chega nega. Deputado social-democrata admite apresentar queixa formal na Comissão de Transparência.

O cérebro pode sentir o cancro? Equipa da Champalimaud recebe financiamento para explorar nova fronteira da oncologia
Financiamento de cerca de dois milhões de euros atribuído pelas agências Cancer Research do Reino Unido e Instituto Nacional do Cancro dos EUA, no âmbito da iniciativa global Cancer Grand Challenges.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade