Ilustração sobre a Localidade

Geografia

A FLORA 
As manchas florestais existentes na região são compostas principalmente por carvalhos, azinheiras, sobreiros e pinheiros. Existem inúmeras espécies de plantas medicinais, aromáticas e ornamentais na região.

VESTÍGIOS PRÉ-HISTÓRICOS 
No amplo Vale do Poio Novo (na Redinha) foram encontrados vestígios pré-históricos que atestam a presença humana em tempos remotos e a importância do local. O Algar da Pena, local de grande dimensão e interesse, é outro local onde foram encontrados vestígios pré-históricos. No Bairro estão identificadas pegadas de Dinoussauro. O P.N.S.A.C. é importante no registo destes vestígios e estudos palentológicos.

PAISAGENS
Nas serras, e em especial em Cela - Alcobaça, os campos fascinam pelo rendilhado das propriedades, cujos muros de pedrão são uma verdadeira riqueza panorâmica.Devido à grande permeabilidade dos solos, a erosão da água criou algares e grutas profundas. A destacar pela sua beleza de recortes no calcário estão as grutas de Santo António, Mira de Aire, da Moeda e de Alvados. As estalagmites e estalagtites que aqui surgem revelam a antiguidade das grutas.
No litoral, o mar é o senhor das paisagens. O passeio à beira-mar é muito agradável, em especial, na praia do Osso da Baleia. É possível também partir à descoberta da Mata do Urso. Na Praia do Pedrógão o que mais desperta a atenção é a extensão das dunas. Uma visita às praias não deve deixar de incluir uma ida à Praia de Vieira de Leiria e ao Pinhal de Leiria, também conhecido como "Pinhal do Rei", o centenário pinhal de Leiria é um dos ex-libris da cidade. Foi mandado plantar pelo rei D. Afonso III, ainda no século XII, esta mata conheceu enorme expansão com o lavrador D. Dinis.

PARQUE NATURAL DAS SERRAS DE AIRE E CANDEEIRO
No Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros estão integradas partes dos concelhos de Alcobaça, Porto de Mós e Ourém e também uma área do concelho da Batalha. A paisagem é dominada pelo calcário, o que lhe imprime invulgar beleza.
Mas os muros de pedra que surgem em Chão de Pias, Vale de Andorinha ou Planalto de Santo António criam um rendilhado único. A pedra retirada da terra resultou nestes muros de divisão de propriedade. De referir também as formações espantosas de Telhados Grandes. O polje de Mira de Aire, as dolinas do Planalto de Fátima e as lagoas de Arrimal, constituem por si só pormenores da pureza natural desta região.

DESPORTOS NÁUTICOS
É possível a prática de desportos náuticos nas prais de São Pedro de Moel, Nazaré, ou na concha de S. Martinho do Porto. Na vastíssima Praia do Salgado, junto da Serra da Pescaria imperam a prática da asa Delta e do Parapente.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Seguro reuniu-se com inquilinos, proprietários e construtores em Belém
António José Seguro fez na terça-feira um apelo à procura de soluções com urgência para a habitação, através do diálogo, sem recurso à violência.

Em resumo: colisão de comboios em Espanha mata pelo menos 68 pessoas
Primeiras impressões apontam para erro humano como causa do acidente na linha de alta velocidade entre Madrid e Sevilha.

Preço do gás natural passa a barreira dos cem euros
Receios de uma escalada da guerra entre os EUA e o Irão e a aproximação do Inverno com reservas menos preenchidas do que o habitual pressionam o preço desta matéria-prima.

Um acidente ferroviário “inexplicável” marca campanha a um mês das eleições em Espanha
Desastre ferroviário em Toledo adiciona uma nova camada a uma pré-campanha que, até aqui, foi marcada pelos temas da habitação e imigração. Espanhóis vão a votos no dia 29 de Novembro.

Conselho das Escolas concorda que licenciados em Educação Básica passem a poder dar aulas no 1.º ciclo
Órgão que representa os directores considera que medida pode ajudar a combater a falta de professores, mas defende que o recrutamento seja excepcional e acompanhado de apoio pedagógico e avaliação.

Odivelas testa sistema com dados de satélite para antecipar impactos das cheias
A tecnologia, que deverá começar a ser testada “de forma mais concreta” durante o próximo Inverno, irá permitir obter informação sobre a extensão das áreas inundadas.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade