Ilustração sobre a Localidade

Geografia

A FLORA 
As manchas florestais existentes na região são compostas principalmente por carvalhos, azinheiras, sobreiros e pinheiros. Existem inúmeras espécies de plantas medicinais, aromáticas e ornamentais na região.

VESTÍGIOS PRÉ-HISTÓRICOS 
No amplo Vale do Poio Novo (na Redinha) foram encontrados vestígios pré-históricos que atestam a presença humana em tempos remotos e a importância do local. O Algar da Pena, local de grande dimensão e interesse, é outro local onde foram encontrados vestígios pré-históricos. No Bairro estão identificadas pegadas de Dinoussauro. O P.N.S.A.C. é importante no registo destes vestígios e estudos palentológicos.

PAISAGENS
Nas serras, e em especial em Cela - Alcobaça, os campos fascinam pelo rendilhado das propriedades, cujos muros de pedrão são uma verdadeira riqueza panorâmica.Devido à grande permeabilidade dos solos, a erosão da água criou algares e grutas profundas. A destacar pela sua beleza de recortes no calcário estão as grutas de Santo António, Mira de Aire, da Moeda e de Alvados. As estalagmites e estalagtites que aqui surgem revelam a antiguidade das grutas.
No litoral, o mar é o senhor das paisagens. O passeio à beira-mar é muito agradável, em especial, na praia do Osso da Baleia. É possível também partir à descoberta da Mata do Urso. Na Praia do Pedrógão o que mais desperta a atenção é a extensão das dunas. Uma visita às praias não deve deixar de incluir uma ida à Praia de Vieira de Leiria e ao Pinhal de Leiria, também conhecido como "Pinhal do Rei", o centenário pinhal de Leiria é um dos ex-libris da cidade. Foi mandado plantar pelo rei D. Afonso III, ainda no século XII, esta mata conheceu enorme expansão com o lavrador D. Dinis.

PARQUE NATURAL DAS SERRAS DE AIRE E CANDEEIRO
No Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros estão integradas partes dos concelhos de Alcobaça, Porto de Mós e Ourém e também uma área do concelho da Batalha. A paisagem é dominada pelo calcário, o que lhe imprime invulgar beleza.
Mas os muros de pedra que surgem em Chão de Pias, Vale de Andorinha ou Planalto de Santo António criam um rendilhado único. A pedra retirada da terra resultou nestes muros de divisão de propriedade. De referir também as formações espantosas de Telhados Grandes. O polje de Mira de Aire, as dolinas do Planalto de Fátima e as lagoas de Arrimal, constituem por si só pormenores da pureza natural desta região.

DESPORTOS NÁUTICOS
É possível a prática de desportos náuticos nas prais de São Pedro de Moel, Nazaré, ou na concha de S. Martinho do Porto. Na vastíssima Praia do Salgado, junto da Serra da Pescaria imperam a prática da asa Delta e do Parapente.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O 25 de Abril que falta
Somos um país de braços abertos. Somos muito abertos, muito internacionalistas, muito amistosos. Somos portugueses, porra! Opinião de Miguel Esteves Cardoso

Uma entrevista com Sebastião Bugalho, precisa-se
Chegou o momento em que tem de ser perguntado a Sebastião Bugalho se é ou não verdade que agrediu uma ou mais ex-namoradas. Opinião de Carmo Afonso

25 de Abril: Lula da Silva participa em jantar na residência da Embaixada de Portugal no Brasil
Chefes de Estado de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e de Timor-Leste vão participar, em Lisboa, numa sessão evocativa do 25 de Abril.

Em Estrasburgo, até eurodeputados estrangeiros estranham mudança total na lista do PS
Pedro Nuno Santos escolheu uma lista de candidatos totalmente nova. Sendo esperada alguma mudança, a “limpeza” não o era. Há algumas vozes descontentes.

Moreira não deu sinais de querer ser cabeça de lista. Mas “o convite não existia”
A falta de preparação da substituição do presidente da Câmara do Porto terá pesado para a direcção do PSD não o escolher para cabeça de cartaz das europeias. Um “não” de Moreira seria “catastrófico”.

Em Acapulco, o furacão levou o dinheiro e o turismo, deixou uma tempestade de crime e devastação
Outrora meca turística, destino Hollywood, refúgio de milionários, Acapulco entrou em decadência, acelerada pela destruição do furacão Otis. Entre a esperança e a falta dela, eis Acapulco 2024.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade